Produtos de limpeza caseiros e ecológicos - Vamos experimentar?


Sempre quando escrevo sobre esse tipo de assunto, gosto de deixar claro que não faço parte de nenhum movimento ecológico, embora, os admire demais. O meu pensamento sustentável vem fluindo dentro de mim mesma, com uma consciência aberta a aprender e colocar em prática tudo aquilo que colabora para diminuir a agressão ao nosso planeta. Podem me chamar de chata, e não me importo com isso. Toda pessoa que tem um pensamento verde é sempre chamada de Eco Chata. Rs O desejo de meu coração é contribuir um pouco para deixar um mundo melhor para meus descendentes. Não me importo de ser chamada de Eco Chatinha, embora, tenha muito o que aprender e colocar em prática nesse sentido.

Os produtos de limpeza aqui da NZ, em minha opinião, são mais fortes e concentrados que os do Brasil. Talvez, eu não esteja certa, mas as minhas mãos sentiram muito esse impacto. Nunca havia usado luvas pra fazer limpeza em casa, mas na verdade, eu pouco fazia isso. Por trabalhar longo período, geralmente, eu tinha alguém que fizesse isso por mim, e eu só conservava. 

Mas, infelizmente, não foi o pensamento verde que me fez usar luvas e experimentar os produtos caseiros, e sim uma alergia que apareceu em minha mão direita. A partir daí, comecei a analisar sobre os produtos de limpeza que estava usando e comecei a mudar os hábitos.

A mudança não aconteceu de uma hora pra outra, ainda estou em fase de adaptação. Estou gostando tanto de usar os produtos caseiros que sinto até mal ao sentir o cheiro dos outros.

Pesquisando na internet, achei muitas dicas de limpeza ecológicas preparadas com bicarbonato de sódio e vinagre branco. O vinagre foi fácil encontrar, mas o bicarbonato puro, eu só achei numa loja ecológica.  Tem nos supermercados, mas eu não sei se é realmente puro.
Comprei logo um bom estoque, e esvaziei a prateleira da loja. A vendedora ficou curiosa por eu estar comprando aquela quantidade, e expliquei que na nossa cultura ele é usado em várias ocasiões.

Desde então, venho usando ambos na limpeza de minha casa. São dicas fáceis que valem a pena tentar.
Sei que muitos já conhecem esses tipos de sugestões, eu também conhecia alguns, mas nunca havia as colocado em prática.

Os produtos de limpeza ecológicos daqui são de boa qualidade, segundo informações de alguns usuários. Eles são usados por muitos, mas eu ainda não os experimentei aqui em casa para poder falar da eficiência deles. O preço é um pouco mais que os produtos tóxicos.
Sei que no Brasil já existem várias marcas conhecidas fabricando e vendendo os produtos ecológicos, mas não tenho ideia da qualidade e dos preços.

Separei alguns links que a Daniela do site Donas de Casas Anônimas postou alguns dias atrás, nesse link aqui. E, foi ela que gentilmente, autorizou-me a mencioná-los no Blog. Vale á pena passear por lá e conferir muito mais dicas que facilitam a vida doméstica.

Dicas com bicabornato de sódio:

Dicas com vinagre

Como fazer produtos ecológicos


Conheci outros sites e aprendi várias receitas, mas como não pedi autorização prévia, não os mencionei. Fica para as próximas sugestões.

Espero que vocês tenham gostado. São receitas fáceis e econômicas que além de ajudarem ao nosso tão sofrido meio ambiente, fazem um bem enorme para a nossa saúde.

Uma linda e abençoada semana para todos nós!

22 comentários:

  1. Lucinha

    Gostei de ver tua preocupação com o nosso ambiente! Isso é muito legal!

    Muito usei o vinagre nos tapetes, no fogão e funciona mesmo.

    A praticidade me fez abandonar os tapetes e para o fogão, deixei de se fanática em querer ver tudo brilhando...Passei dessa fase!sr.
    Hoje, faço o que posso e uma vez por semana vem a faxineira( que não é uma Brastemp, mas ajuda!)

    Mas o que quero dizer e confessar é que deixei de usar esses produtos caseiros. Porém procuro os mais ecológicos possíveis no mercado.

    Mas é muito bom saber desses sites ,quem sabe um dia eu volte com eles..
    Gosto de ler teus post, tuas explicações e conseguiste ficar bem boa da alergia? Eu não sei fazer nada com luvas.

    beijos,tudo de bom,linda semana!chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucinha, obrigada pelos elogios, você é muito amável.
    Também sou adepta desses produtos caseiros. Aprendi com a Maria Alice a fazer aqueles cheirinhos (agora me falhou o nome) de ambientes. Aqui em BH, no Mercado Central, eu encontro a essência "Trousseau", igualzinha a que eles usam nas lojas, onde vendem caríssimo cada frasquinho. Eu uso nos banheiros, borrifo na roupa de cama e banho, na casa... tudo fica com cheirinho gostoso e suave e com muita economia.
    Beijos e ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucinha!
    Esta preocupação é de suma importãncia! Aqui quase não encontramos estes produtos mais ecológicos. Assim ainda continuo a usar algumas coisas, mas as consequências não são boas a começar por nós mesmas. Como não sei fazer nada com luvas, sofro um pouco.rss
    Beijinhos e uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Gostei muito de seu blog,parabéns.
    Sabia que agora seu blog pode aparecer em um portal,isso mesmo,o Portal Teia,um portal só de blogs de qualidade.
    Se quiser participar é só nos fazer uma visitinha.
    Até mais

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Gostei muito de seu blog,parabéns.
    Sabia que agora seu blog pode aparecer em um portal,isso mesmo,o Portal Teia,um portal só de blogs de qualidade.
    Se quiser participar é só nos fazer uma visitinha.
    Até mais

    ResponderExcluir
  6. Lucinha, querida, como tem passado?

    Espero que muito bem! Veja como são as coisas, nas casas antigas, até pela inexistência de produtos de limpeza industrializados, usava-se muito bicarbonato e vinagre, para a higiene doméstica. Até hoje eu uso muito estes produtos, embora use também dos outros.
    Muito útil este post!

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Eu uso produtos industrializados e acho-os muito bons.
    Os desengordurantes são geralmente, ótimos.
    Mas sempre tenho limão, água sanitária, vinagre de alcool e bicarbonato de sódio.
    Uso-os de vez em qdo.
    São bons mesmo.
    O que não deixo de fazer é lavar todas as vasilhas plásticas, de lata, de vidro, antes de jogar nas lixeiras próprias.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa sua postagem, as pessoas ainda precisam de muito tempo para se conscientizar a não maltratar o meio ambiente ...eu procuro fazer a minha parte, uso muito pouco esses produtos , minha mãe sempre diz que no tempo dela não existia nada desses produtos e a casa e a a louça estavam sempre brilhando e cheirando bem!
    abraços querida
    boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Amei sua postagem amiga!
    Gosto muito de vinagre e bicarbonato na limpeza(mas não uso muito).
    Visitei o blog que indicastes, achei ótimo e super interessante. Vou procurar usar mais esses produtos.
    Valeu amiga!
    Abraços! Dias abençoados e lindos
    pra ti.

    ResponderExcluir
  10. Minha querida Lucinha,

    Gostei muito de sua postagem,amiga,e fui até o blog.Quantas dicas!E cada uma melhor que a outra.Vou começar a usar em algum tipo de limpeza aqui em casa.A banheira vai ser eleita a primeira,pois tem uma mancha verde que não sai nem com reza brava.

    Estou gostando deste seu serviço de "utilidade pública".Ótima ideia!

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucinha,
    super bacana as dicas, eu sempre uso bicabornato para as roupas, aquele amarelinho que fica do desodorante, clareia e sai todo o cheiro que esteja na roupa. Mas no banheiro eu nunca usei. Por falar em banheiro!Reparei na cortina, viu que charme? Arteira tem olho clínico KKkk!!
    Mas gostei da ideia!!
    Beijos e boa semana!
    Simone

    ResponderExcluir
  12. Uso muito vinagre Lucinha e também cravo da índia para limpar o ambiente,ótimo repelente
    bom dia!
    beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucinha!
    Eu uso em casa produtos caseiros, mas também alguns industrializados. Para desencardir rejuntes, vinagre é ótimo, para limpar a geladeira bicarbonato. E dia desses lendo e aprendendo na internet achei uma solução econômica e muito boa para o amaciante de roupas. Usei no tapete depois de higieniza-lo para soltar as fibras do tapete e ter de volta a maciez. Amei o resultado e usei também com aromatizador. Misturei uma tampinha do produto em 500 ml de água e coloquei num borrifador, espirrei nas almofadas e cortinas e o cheiro bom ficou na casa por horas.
    Vou deixar guardadinhas essas dicas com esses links, pois são sempre úteis.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  14. Olá minha amiga e também amiga do ambiente :)) Obrigada pela partilha das receitas/dicas à base de vinagre e bicarbonato de sódio.
    Como disse o preço dos produtos de limpeza ecológicos seja um pouco mais que os produtos tóxicos, a qualidade não tem comparação, embora eu só ainda use detergente ecológico para limpeza do chão da cozinha e casa de banho. Vai aos poucos até porque também eu estou em fase de adaptação.

    Beijos **

    Ah! "Dão" é o nome do rio que atravessa a minha terra, daí o nome "Vinho do Dão", donde também se produz vinagre.

    ResponderExcluir
  15. Lucinha rs, continue sendo essa adorável Eco Chatinha, viu? O Planeta agradece! Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Lucinha que bom voce compartilhar essas dicas conosco! Eu tenho muita alergia com produtos de limpeza, a ponto de fechar os olhos.
    Já usei muito vinagre e bicarbonato, mas , sabe a comodidade dos produtos me fez esquecê-los. Agora com toda a alergia ja comprei bicarbonato de novo.
    Você está correta, o meio ambiente precisa de nossa colaboração.
    Vou aguardar novas receitinhas.
    beijo Zizi

    ResponderExcluir
  17. Seus posts são enriquecedores, parabéns!!
    boa semana, bjs

    ResponderExcluir
  18. Buscar divulgar produtos que ajudem o meio ambiente é muito legal.Parabéns!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Lucinha, só agora pude aparecer, mas antes tarde que nunca, rsrsrs! Realmente, esses produtos são bons. Também vi num programa feminino a Fernanda Reali, fazer demonstração desses produtos e acabei de receber um e-mail com dicas bacanas,abração!

    ResponderExcluir
  20. Uso o bicarbonato na limpeza da geladeira e do micro-ondas.
    Simples, mas funcionais esses produtos.
    Beijos, Lucinha!

    ResponderExcluir
  21. Oláa!!
    Apreciaria um feedback na http://ecowee.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias