Três Caminhos diferentes e uma só meta.
A Quarta-feira de Cinzas abre para nós três caminhos que nos auxiliam a chegar à mesma meta: a conversão.
Toda Liturgia apresenta a oração, o Jejum e abstinência, e o terceiro caminho a esmola. Mas, como estes três podem ser um itinerário de conversão? A conta parece contraditória mas não é: um mais um e mais um é igual a um. Oração, Jejum e esmola é igual a conversão.
A Oração nos chama à conversão em relação a Deus. Quem busca a oração se depara com a mais bela realidade de si mesmo , pois só Deus tem a verdadeira imagem de nós memos, e, a oração se torna um caminho de autoconhecimento à luz da graça divina. É nela que nos aproximamos mais de Deus e, consequentemente, de nós mesmos, de nossos anseios, nossas fraquezas, qualidades... Quem foge da oração, antes foge de si mesmo. Para entendermos São João 1, 4-5, nos diz que Deus é Luz. Ora, a Luz dissipa as trevas e revela o que há naquele ambiente: os móveis como estão, as teias de aranhas, as sujeiras, ou a limpeza que há, as roupas velhas e novas, etc.
O Jejum e a abstinência, nos chamam à conversão em relação a nós mesmos. Quem vive o jejum durante as sextas-feiras da quaresma começa a experimentar uma graça tão forte a limpar-nos de nossos desvios, desequilíbrios das paixões. Ao renunciar algo material (comestível ou não) não nos enfraquecemos, pelo contrário, fortalecemos as virtudes humanas e da graça para equilibra-nos e superar as nossas transgressões quanto ao amor próprio desmedido. Estamos mais aptos para vivermos a liberdade no amor e na verdade. Jejuar é readquirir a beleza interior que foi desprestigiada por nossos pecados.
Enfim, a Esmola nos chama à conversão em relação aos nossos irmãos. Dar a quem tem necessidade de ser assistido é sair de si, de seu egoísmo e construir a solidariedade. A esmola (por dinheiro ou outro valor) nos dá um novo olhar: o outro é meu irmão que precisa de minha atenção, meus cuidados, meu tempo, enfim, preciso de mim mesmo. Pois este é o maior presente que a esmola nos leva a dar: naquele pouco estamos dando a nós mesmos, como o fez Jesus na Cruz.
Por Leandro de Souza Soares fundador da Comunidade Mãe do Verbo Divino.
~~~~~~~~X~~~~~~~~
O selinho da imagem, correspondente à Caminhada da Quaresma 2011.
Somos poucos, mas fomos os escolhidos.
Que o nosso sim, possa se transformar em força e que as graças se multipliquem para que possamos cumprir aquilo que o Senhor pede de nós nesse tempo.
Oremos para que aqueles que ainda estão indecisos, que ainda possam sentir o desejo de caminhar conosco.
Quarta-feira
9/3/2010
Pe JAC
Quinta
10/3/2010
Maria Luiza
Sexta
11/3/2010
Gisele
Sábado
12/3/2010
Felipa
Domingo
13/3/2010
Dulce
Segunda- feira
14/3/2010
Teresa
Terça- feira
15/3/2010
Regina
Quarta-feira
16/3/2010
Ailime
Quinta-feira
17/3/2010
Lucinha
Sexta-feira
18/3/2010
Joaquim
Sábado
19/3/2010
Marili
Domingo
20/3/2010
Utilia
Segunda-feira
21/3/2010
Sandra
Terça
22/3/20011
ACR Viana do Castelo
http://acr.http://acr-vianadocastelo.blogspot.com/
Quarta
23/3/2011
Giovana
Que Deus nos abençoe e nos dê sabedoria.
Você é muito chique! Que bonito post, que texto super selecionado. Parabéns pela inspiração! Que Deus nos ajude. Bem, como vc já leu,eu já fiz a minha entrega. Não quero criar burburinho na minha cabeça com tantas atividades que aparecem em profusão. Quero silêncio e quietude, mas é o Senhor que comandará.Meu abraço e meu afeto. Bjbjbjb
ResponderExcluirQue esta caminhada seja feita com muita fé, fazendo vibrar o coração.
ResponderExcluirQue o Espirito Santo nos ajude
ResponderExcluirGostei muito Lucinha
Obrigada
Beijinhos
Que Deus nos ajude, e já está ajudando: temos mais um caminhante! Trata-se de um movimento da Ação Católica, a ACR, de Viana do Castelo, que se juntou a nós nesta caminhada de preparação para a Páscoa do Senhor Jesus. Já pedi à Utilia que acrescentasse esse blog à lista.
ResponderExcluirQue Deus nosso Pai continue velando pelos seus filhos.
Beijinhos