O belo tempo da quaresma - 9º dia da caminhada


St. Michael's Parish - Remuera-Auckland-NZ

Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Mateus 6,16

Quaresma não é tempo de tristeza nem cara feia. É ocasião para estreitar nossa amizade com Jesus e assumir seus pensamentos, sentimentos, critérios e valores.A beleza da quaresma está em adquirirmos a liberdade interior, desvinculando-nos do mal e do pecado. Assumir nossas sombras, curar nossas feridas, libertar nossa alma para a prática do bem fraterno e do bem comum, faz parte da penitência quaresmal.
A beleza da quaresma consiste ainda em realizar nestes quarenta dias uma romaria ao nosso interior, através de um retiro diário. Quanta riqueza contém os evangelhos da paixão de Nosso Senhor. É preciso meditá-los para ali, na escola de Jesus, aprendermos a admirar a imensidão do amor de Deus, a desagregação que vem do pecado e a recriação da humanidade. 
Como não deixar-se atrair pelo sangue de Jesus? Suas chagas e o coração transpassado? Seu jeito de rezar, de catequizar, de viver cada etapa do seu processo, condenação e execução na cruz? É impossível não ser tocado por sentimentos de assombro e admiração perante a atitude filial de Jesus no sofrimento, sua fineza no trato com as pessoas, sua solidariedade mesmo sendo a vítima inocente?
Quaresma é tempo para fazer a experiência do encantamento pela pessoa de Jesus Cristo, para conhecê-lo interiormente, amá-lo ardentemente e seguí-lo generosamente. Em Jesus vemos o rosto do Pai e encontramos o nosso verdadeiro eu. Daí a necessidade de fixar nossos olhos nele.
Quem encontra Jesus Cristo tem a vida plenificada e a alegria de viver. Tem razões para sofrer e vencer, para amar inclusive a quem nos rejeita. Jesus faz a vida livre, nova, bela e grande. A amizade com Jesus abre as portas para grandes possibilidades, para a dilatação do coração e para a transformação da realidade.
Quem crê em Jesus Cristo passa da morte para a vida, da tristeza para a alegria, do absurdo para o sentido, das trevas para a luminosidade, do desalento para a esperança. Portanto, conhecer Jesus Cristo é nossa alegria, segui-lo é acolher a verdade do evangelho, torná-lo conhecido é oferecer o maior tesouro a todos os povos, através da missão.
A beleza da quaresma se expressa na oração, jejum e partilha (esmola). A oração coloca em ordem nossa relação com Deus, o jejum modera nosso egoísmo, especialmente o orgulho e as paixões, a partilha (esmola) é expressão do amor fraterno. Eis a espiritualidade quaresmal.
Morrer ao pecado e nascer para a vida nova, é uma páscoa cotidiana. Estamos sempre em páscoa, isto é, em passagem do mal para o bem, da mentira para honestidade, da vingança para a misericórdia. É um processo de conversão permanente, um combate ético e espiritual.
A quaresma pede um jeito novo de viver e um ritmo diferente na vida cotidiana cujo objetivo é alcançar o amor fraterno. O coração do cristianismo é o amor sem medidas, sem limites, sem recompensas e interesses. Amar do jeito que Jesus amou. Ele amou primeiro, de modo incondicional, amor universal, amor de entrega e doação de si. Jesus é a visibilidade do amor de Deus e protótipo do amor humano.
Meditando a paixão de Jesus, somos tomados de maravilhamento por Deus e de compaixão com os irmãos. A beleza da quaresma se expressa no aumento da fé, da esperança e do amor. Paulo apóstolo aconselha-nos a crucificar o mundo, a carne, as paixões e, por outro lado, a carregar a cruz dos irmãos. Hoje os crucificados do mundo são muitos. Existe pois a paixão do mundo que são os sofrimentos da humanidade. Até a natureza geme e sofre, esperando a libertação. A paixão de Jesus redime todas estas paixões e abre as portas de um mundo novo, que chamamos, reino de Deus.
Dom Orlando Brandes- Arcebispo de Londrina-PR -Brasil
~~~~~~x~~~~~~
Evangelho do dia. Meditemos sobre ele também.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta. 
Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”. Mateus 7, 7-12
Altar da Catedral de Auckland - St. Patrick's Cathedral - St. Patrick à esquerda

Hoje é dia de São Patrício, "St. Patrick's day", que é o padroeiro da Catedral da cidade de Auckland onde moro.
Como estou vivendo aqui, não poderia deixar passar em branco esse dia.
~~~~~x~~~~
 O santo de hoje nasceu na Grã-Bretanha, no ano 380. Oração, penitência, uma vida de entrega a Deus que foi capacitando São Patrício a responder em Cristo diante das tribulações da vida.
Aos 16 anos foi capturado e preso por piratas irlandeses. No perdão, na oração e na atenção de encontrar um espaço para a fuga, conseguiu fugir para a França, onde continuou seu discernimento na busca da vontade de Deus.
Tornou-se sacerdote missionário, evangelizando na Inglaterra e na Irlanda. Já como bispo, salvou muitas almas através de seu testemunho de santidade, a ponto de tornar a antiga Irlanda toda católica, do empregado ao rei. 
A historia da Irlanda ficou marcada com a contribuição de São Patrício, que através da construção que fez de diversos mosteiros, deixou nesse lugar a fama de “ilha dos mosteiros”.
Faleceu com cerca de 80 anos.
São Patrício, rogai por nós!
Fonte

Seguimos caminhando amanhã com o amigo Joaquim do blog,http://queeaverdade.blogspot.com/

19 comentários:

  1. Irmãos de caminhada,

    Meditando sobre a mensagem de Dom Orlando sobre o belo tempo da Quaresma, eu escolhi essa passagem bíblica do Evangelho de São Mateus, para confirmar o exposto por ele nesse texto. O versículo já por si, confirma.

    Sobre o evagelho do dia o que mais me tocou foi onde o Senhor diz: "Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta".
    É lindo demais! Se tivermos uma vida de oração, ele sempre nos atenderá. Ele é fiel, sempre!

    Dia de São Patrício: Continuemos nossa caminhada ruo à Páscoa do Senhor, tentando seguir o exemplo dele, que teve uma vida de oração, penitência e entrega a Deus.

    Abraço fraterno,

    ResponderExcluir
  2. Lucinha, companheira de caminhada
    o dia de hoje ficará marcado para mim pela força do amor que Jesus põe no teu coração.
    Que bom foi ler este desfilar de sentimentos. Fixo-me aqui:
    "Quem crê em Jesus Cristo passa da morte para a vida, da tristeza para a alegria, do absurdo para o sentido, das trevas para a luminosidade, do desalento para a esperança."

    Que bela maneira de iniciar este dia.
    Que S Patricio ore por nós e que o tomemos como exemplo de perseverança e entrega a Jesus para que, tal como dizes e muito bem: acolhermos a verdade do Evangelho e oferecer "o maior tesouro a todos os povos, através da missão."

    Obrigada e continuemos na Paz de Deus e sobre a Sua luz e proteção.
    Abraço em Cristo e Maria

    ResponderExcluir
  3. Amiga Lucinha,

    A começar pelo título da reflexão: " O belo tempo da quaresma". Que lindo, que verdadeiro e o quanto precisamos meditá-lo para o fazer vivo, em nosso interior, todos os dias da nossa vida e assim iluminar a todos. Viver sobre o encontro com o nosso Salvador, seguir os seus passos... sentí-lo em nossas vidas e anunciar, anunciar o seu amor!

    "...A beleza da quaresma se expressa na oração, jejum e partilha (esmola). A oração coloca em ordem nossa relação com Deus, o jejum modera nosso egoísmo, especialmente o orgulho e as paixões, a partilha (esmola) é expressão do amor fraterno. Eis a espiritualidade quaresmal.
    Morrer ao pecado e nascer para a vida nova, é uma páscoa cotidiana..."

    Que bom ,também, que nos deixaste a história de São Patrício.Obrigada,

    A Paz,

    Gisele

    ResponderExcluir
  4. Domingo à tarde realizou-se a oração da via-sacra, na minha paróquia, com a presença e participação das crianças da catequese. Apesar de ser feita pelas crianças, com a ajuda das catequistas, foi uma coisa tão monótona e aborrecida e triste, e eu só me lembrava das palavras de Jesus, as mesmas que a Lucinha postou em cima: Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.
    Quaresma não é tempo de luto ou tristeza mas de alegria, pois Jesus quer isso mesmo, que nos preparemos bem para a celebração da Páscoa, como Ele o fez, mas que o façamos com alegria e fé. Está certo que Ele chorou, que sofreu, mas devemos dar graças porque Ele conseguiu cumprir a missão para que veio, para nos salvar.
    Louvar a Deus, pedir, agradecer, mas tudo com força na voz, cantando alto. Nada de falsas tristezas, de hipocrisia, mas alegria, é alegria o que Jesus quer que mostremos, ainda que estejamos mortos de fome por causa de jejuns ou abstinências mais fortes, Ele não quer que nos mortifiquemos para o mundo ver mas para que o Pai veja e mais ninguém. Por isso deixou estas palavras.
    Gostei de ler as palavras de dom Orlando, vão em conformidade com aquilo que eu penso.
    E hoje é dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda; não é um santo muito conhecido em Portugal, apesar de nas escolas se festejar este dia, nas aulas de Inglês. O símbolo que o identifica é um trevo de 4 folhas.
    Bonita postagem, Lucinha, você esmerou-se!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Salve Maria!

    "Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta."

    Preciso dizer que o que mais procuro hoje em dia é um Clero que lute por sua santidade; que lute pela salvação das almas; um Clero sério, fiel a Santa Igreja; um clero que traga em si a dignidade dos grandes santos e porque não dizer a dignidade de São João Maria Vianney!

    Em minhas orações é o que na maioria das vezes peço, porque me causa asco um clero que busca fazer das coisas de Deus (exemplo: Santa Missa) um show, onde Jesus é esquecido e todos ficam a babar falando ou pensando: "Como este padre canta bem!"; "Como faz um excelente homilia!"; "Como este padre é comunicativo!" (...) e por aí vai!

    Vaidade das vaidades ...

    São João Maria Vianney era aos olhos dos homens e do Clero o padre mais incapaz; era considerado incompetente, provavelmente hoje ninguém acharia graça em suas Missas, porque na Santa Missa deste santo apenas Cristo era o centro.Por isto foi enviado ao vilarejo de Ars, terra pervertida! Chegando lá e percebendo a vida de pecado daquele povo, ouviu de um dos moradores "padre, aqui não tem mais o que se fazer!", prontamente Cura d'Ars (como passou a ser chamado) disse:
    "Engano seu, é justamente aqui que se tem muito a fazer!" E daí para frente começou a rezar diante ao Santíssimo, sozinho e por horas a fio durante as madrugadas, e as conversões foram acontecendo. Ele não cantava, suas homilias eram simples demais, mal conseguia rezar o latim, tamanha sua pequenez intelectual. Porém, na pequenez deste padre Cristo cresceu e pessoas de longe o buscavam para confissão e ele passava quase o dia todo atendendo estas pessoas.

    Em minhas orações o que eu peço é que Deus nos dê a graça de outros Cura d'Ars!

    Então, lendo o texto do Arcebispo de Londrina percebi que nem tudo está perdido aqui no Brasil. Apesar de conhecer muitos clérigos, não conheço Dom Orlando, mas confesso que o texto dele muito me alegrou! Quem sabe já não seja o começo de uma resposta aos meus pedidos?

    "Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem!"

    São Patrício rogai por todos os sacerdotes!

    Amen.

    ResponderExcluir
  6. Lucinha, sua expressão de fé tornou esse post como um farol a nos guiar nessa caminhada. Muita unção por parte desse bispo Dom Orlando, ao expor o verdadeiro e profundo sentido da Quaresma. "A oração coloca em ordem nossa relação com Deus" É a frase que irei meditar hoje. Há no momento um turbilhão de desassossego em mim. Que as orações que eu proferir me tirem de tantas angústias. Bjbjbjbj!

    ResponderExcluir
  7. Lucinha belíssima reflexão e partilha.

    Gostaria de salientar a chamada de atenção para a alegria que o cristão deve viver, mesmo na Quaresma.

    Realmente a Quaresma é tempo de mudança, que leva à confiança, que "produz" a esperança.

    Então é tempo de alegria serena em Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Um abraço amigo em Cristo

    ResponderExcluir
  8. Bela mensagem de ânimo, Jesus é o caminho, verdade e vida quem Nele crê será salvo.
    Grande abraço fraterno, e continuamos na caminhada firmes.

    ResponderExcluir
  9. Lucinha, que bom ter vc. na caminhada conosco, nosso objetivo é caminharmos sempre na mesma direção. Vc tem razão quando diz que a quaresma é tempo de alegria espiritual, paz, e luz para a nossa alma. Esse tempo nos traz sabedoria e discernimento em nossas vidas. Viver como Jesus nos ensinou é dificil, mas com um espírito repleto de sabedoria e mansidão no o coração como o de Jesus, nossa vida se torna mais alegre e bonita.
    Deus acompanhe sempre.abraços Regina.

    ResponderExcluir
  10. Lucinha
    Amiga de Caminhada
    Agradeço a Deus tudo o que nos trouxe com a sua reflexão.
    Li e saboreei palavra por palavra.Parei por aqui

    "amizade com Jesus abre as portas para grandes possibilidades, para a dilatação do coração e para a transformação da realidade"
    Que Deus continue a abençoar esta Caminhada e que são Patricio interceda por nós todos.
    Assim seja.
    Grande abraço em Cristo

    ResponderExcluir
  11. Lucinha um belo post onde a mensagem do Arcebispo Orlando Brandes é de uma grande beleza.
    Que são Patrício abençoe a todos aí.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lucinha!
    Estava com saudade e por isso resolvi passar pra fazer uma visitinha... que lindo esse post.
    Muito sentimento e amor a Deus e ao próximo.
    Fica na paz.
    Ana

    ResponderExcluir
  13. olá lucinha gostei muito do seu texto ..

    sabem , o tempo de quaresma é realmente um tempo de perdão e reflexão , mas há pessoas que ao comentar esquecem isso ,,,, eu peço a Deus que ilumine sempre os seus padre o clero em geral , mas não me esqueço que todos eles são seres humanos como eu , tem o direito de acertar e errar , mas quem somos nós para julgar ??? há pessoas que se calhar até devem tar a roçar na santidade e por isso toca a que criticar ,ou mandar lenha para a fogueira , é um erro , grave ...
    gosto de ir há missa , gosto de ouvir uma bela homilia , um bom sermão e adoro ver um padre a cantar , que maravilha ,,, uma excelente maneira de envangelizar ,,, que eu me lembre jesus cristo era uma pessoa alegre feliz e não gostava de criticar ninguém ,,, antes pelo contrário , era com os pecadores que ele andava , não era com os santos ....
    era bom nós nos lembrar-mos disso nesta quaresma , ter cuidado com as palavras ,,, e lembrar que o senhor era manso e humilde de coração ..
    não era nada mau lembrarmo-nos disto nesta caminhada ...
    pois o importante nesta caminhada é reflectir , meditar , e limpar a nossa alma de todo o pecado.
    não é com certeza mandar «recados» a ninguém .

    beijinho grande , lucinha , e gostei muito do teu texto ....

    ResponderExcluir
  14. Amiga Lucinha,
    Uma bênção a sua reflexão.
    "Quem encontra Jesus Cristo tem a vida plenificada e a alegria de viver. Tem razões para sofrer e vencer, para amar inclusive a quem nos rejeita. Jesus faz a vida livre, nova, bela e grande. A amizade com Jesus abre as portas para grandes possibilidades, para a dilatação do coração e para a transformação da realidade".
    Sim, toda a nossa vida toma outro sentido, outro rumo depois do nosso encontro com Cristo.
    Cheguei agora do meu trabalho e ler a sua meditação e o evangelho foi um bálsamo para o meu coração.
    Muito obrigada pelo seu Enorme Testemunho de Fé em Cristo.
    Por intercessão de S. Patrício peçamos ao Senhor que continue a iluminar o coração dos que anunciam a Verdade do amor em Cristo.
    Um grande beijinho e que Deus a proteja em todos os momentos da sua via.
    Com o meu carinho e amizade.
    Ailime

    ResponderExcluir
  15. Minha linda,
    que meditação linda a fazer com seu texto.
    Estou fazendo os EE de Santo Inácio (de quaresma), e estou plenamente envolvida como você disse "O belo tempo da Quaresma" com certeza é o tempo mais Belo de toda liturgia.
    Obrigada pela partilha fique com Deus e que Ele a abençoe!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Um belo post, que nos deixa "pista" claras e corretas de como devemos viver o caminho até à Páscoa

    Caminho que só tem sentido se no final houver mudanças.
    Requer força e coragem...
    Que sirvam os exemplos "lidos" para nos apoiarmos e seguir caminho.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Oi Lucinha, vim agradecer a visita e acho que cheguei no blog certo kkkkk menina tenho uma trepadeira sapatinho da judia que estava lindona até ja deu flores, mas agora começou a ficar com folhas amarelas e estão secando...será que vai morrer???

    Agora quanto ao seu post amei até lembrei da minha infância, minha vó muito religiosa nos levava sempre nas orações na época da quaresma...ai que saudade...
    Bjinhus e bom restinho de semana!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Lucinha vc aí tão longe..., mas a net nos possiblita este encontro foi bom conhecê-la. Que mensagem gratificante nesta quaresma. Que são Patrício abençoe esta caminhada e a nós tbm. Abraços.

    ResponderExcluir
  19. É realmente na Quaresma que a proximidade com Deus se acentua. É neste tempo de quaresma que todo o seu amor e paixão nos toca.
    Ninguém pode ficar indiferente...

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias