21º dia da Caminhada do Advento-Precisamos estar prontos para o encontro com o Senhor


Preparai o caminho do Senhor, aplainai a estrada de nosso Deus” (Is. 40,3).

Imagem da Comunidade Católica Shalom


O tempo do Advento, que assinala também o início de um novo Ano Litúrgico. No decurso dos quatro domingos do Advento, o povo cristão é convidado para preparar os caminhos para a vinda do Rei da Paz. O Cristo Senhor, que, há dois mil anos, nasceu como homem numa manjedoura em Belém da Judeia, deseja ardentemente nascer em nossos corações, conforme as santas palavras da Sagrada Escritura: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo" (Ap 3, 20).

Abra o coração para receber Jesus

No Advento temos a oportunidade de nos aprofundar na expectativa do "Senhor que virá para julgar os vivos e os mortos" e na semana que antecede a festa natalina a preparação próxima para celebrar o "Senhor que nasceu pobre no Oriente". Entre essas duas vindas, o cristão celebra, a cada dia, o seu coração que se abre para o "Senhor que vem" em sua vida e renova a sua existência.

Tempo de pedir perdão para " estar com Jesus"

Celebrar o Natal é reconhecer que "Deus visitou o seu povo" (cf. Lc 7, 16). Tal reconhecimento não se pode efetivar somente com nossas palavras. A visita de Deus quer atingir o nosso coração e transformar-nos desde dentro. A tão desejada transformação do mundo, a superação da fome, a vitória da paz e a efetiva fraternidade entre os homens dependem, na verdade, da renovação dos corações. Somos convidados, em primeiro lugar, a aprender a "estar com Jesus", e então nossa vida em sociedade verá nascer o Sol da Justiça.
O Advento constitui precisamente o tempo favorável para a preparação do nosso coração. Deixemo-nos transformar por Cristo, que mais uma vez quer nascer em nossa vida neste Natal. Celebrar bem a solenidade do Natal do Senhor requer que saibamos apresentar a Deus um coração bem disposto, pois "não desprezas, ó Deus, um coração contrito e humilhado" (Sl 51, 19). Um coração que busca com sinceridade a conversão é fonte de inestimável comunhão com o Senhor e com os irmãos. Neste tempo de Advento não tenhamos medo de Cristo. "Ele não tira nada, Ele dá tudo".
Texto de :Dom Orani João Tempesta Arcebisto da Cidade do Rio de Janeiro-Brasil
Imagens: Figuras Bíblicas

Mais uma pequena reflexão:
São quatro as figuras do Advento:
Isaías, João Batista, Maria e:
José: Nos textos bíblicos do Advento, se destaca José, esposo de Maria, o homem justo e humilde que aceita a missão de ser o pai adotivo de Jesus. Ao ser da descendência de Davi e pai legal de Jesus, José tem um lugar especial na encarnação, permitindo que se cumpra em Jesus o título messiânico de "Filho de Davi".
José é justo por causa de sua fé, modelo de fé dos que querem entrar em diálogo e comunhão com Deus.

Faltam poucos dias para a chegada do Messias, já vamos entrar amanhã no 4º Domingo do Advento.
Vamos continuar caminhando e  nos preparando para receber  O MESSIAS em nossos corações.

Seguiremos amanhã na casa da Utília,http://demaosdadasnacaminhada.blogspot.com/

14 comentários:

  1. O Advento é tempo para que as famílias se renovem na esperança de um mundo melhor...
    Obrigada pela visita sempre tão bem vinda no meu Blog.
    Um abraço!
    ♥.•:*¨¨*:•.♥ Feliz Natal! ♥.•:*¨¨*:•.♥

    ResponderExcluir
  2. "Deus quer atingir o nosso coração e transformar-nos desde dentro. A tão desejada transformação.."

    Trabalhar de dentro para o exterior.
    Transformar o nosso coração deixar o homem velho e pegar no homem novo
    Peço a Deus que nestes ultimos dias que resta de caminhada possamos aprofundar verdadeiros caminhos interiores que tenham grandes aberturas neste mundo em que vivemos
    Que o Espirito Santo nos ilumine.
    Obrigada Lucinha
    Que Deus abençoe a nossa caminhada.
    Assim seja
    Beijinhos
    Utilia

    ResponderExcluir
  3. Lucinha, gostei muito da sua reflexão, principalmente por nos ter lembrado São José. Sendo uma figura com um papel supostamente secundário na encarnação e nascimento de Cristo, ele foi, na verdade, uma grande figura, pois acreditou e aceitou que em Maria se cumprisse o propósito de Deus, apesar de não compreender nada. Aceitou e confiou em Deus, defendeu o Menino, alimentou-O com o suor do seu rosto, foi Pai, verdadeiramente, do Filho de Deus.

    Um bem-haja por esta partilha, obrigada
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Lucinha, eu lhe digo que Advento é o tempo de limpar nosso coração fazendo uma faxina especial para receber Aquele que vem. É um tempo tão forte que até exteriormente, nas coisas materiais fazemos faxina tbém, pq ao longo do ano vamos acomodando e nos enchendo de entulhos pela casa. Pelo menos eu cuido das grandes faxinas que já começam em novembro. Tempo lindo , tempo bom. Jesus merece o presépio mais lindo e limpinho para nascer! Lindo post. Adorei o artigo de D. João Tempesta. Parabéns junto com meu abraço!

    ResponderExcluir
  5. Lucinha eu já tinha feito um comentário gde, mas na hora de postá-lo, eu perdi. Acontece muito e para não perdê-los eu copio antes. Hoje, por estar com pressa, não o fiz e perdi, portanto minha querida, quero lhe dizer que estou amando seu crescimento; tanto nas postagens, como nos comentários que vc tem feito por aí. Parabéns pelo lindo post com um artigo profundo de D. João Tempesta, grande bispo. Abração bem forte!

    ResponderExcluir
  6. Muito bela esta postagem.
    Que o Divino Espírito continue nos abençoando e iluminando as nossas vidas e do Mundo em geral.
    Abraço
    Mer

    ResponderExcluir
  7. Lucinha
    vou pegar nesta frase que gosto muito:
    "deixemos transformar-nos por Cristo"

    Este sim à transformação é deixar que Jesus "trabalhe" em nós para nos pôr ao Seu serviço.
    Renovo neste Advento este querer deixar e aceitar ser cada vez mais Cristo: nas minhas palavras e atitudes.

    Vinde Senhor Jesus!
    Obrigada por tão bela e tocante partilha.
    Abraço em Cristo

    ResponderExcluir
  8. Mais uma lufada de ar fresco para nos refrescar os pensamentos ao encontro do Messias.

    Obrigada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Obrigada à todos pelo acolhimento na "Caminhada do Advento" e pelo carinho nos comentários.

    Eu havia planejado outra mensagem, já que seria o meu blog o último da lista. Mas como vamos continuar até o dia 9 de Janeiro (muita benção), eu mudei o texto final.

    O assunto já havia sido muito bem colocado nas mensagens postadas pelo blogs, mas ao ler essa colocação de Dom Orani no 2º parágrafo, refleti que ainda temos tempo de fazer a faxina espiritual e tirar tudo que ainda estiver acumulado dentro de nossos corações.

    E me senti muito tocada pra falar de São José, que muitas vezes é esquecido por nós. Sendo ele muito especial na vinda do Messias.

    E continuaremos unidos com A Sagrada Família na nossa Caminhada.

    A paz!

    ResponderExcluir
  10. Lucinha,

    ..."Deus visitou o seu povo" (cf. Lc 7, 16).

    Vem, Senhor Jesus!

    obrigada por essa linda partilha,

    beijinhos

    Gisele

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela sua visita, me fez muito feliz. Sua caminhada conosco nos orgulha e nos enche de carinho. Jesus te ilumine, te dê muita sabedoria. Chuvas de benção a ti.
    abraços Regina.

    ResponderExcluir
  12. Lucinha,
    Muito bela a sua reflexão sobre o Advento.
    Logo no início fixei-me nesta passagem do Apocalipse que integra um cântico que costumamos cantar na minha Paróquia e que sempre me emociona.

    "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo" (Ap 3, 20).
    Sublime.

    Que o Senhor nos ajude à conversão e que o nosso coração esteja bem preparado para O receber e melhor acolhermos a Sua mensagem de amor e paz.
    Muito obrigada pela sua linda partilha de Advento.
    Um grande beijinho.
    Ailime

    ResponderExcluir
  13. mais uma belissima reflexão , caminhando e aprendendo ..
    muito obrigada pela partilha ..

    beijo ..

    ResponderExcluir
  14. Olá, querida
    Temos mais alguns dias para refletirmos em nossa opção cristã... O Natal do Menino Deus é excelente oportunidade para crescer nossa fé,esperança e amor...
    Boas Festas!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias