Então é Natal! Blogagem Coletiva


Então é Natal
Tempo de oferecermos ao outro o que temos de melhor
Mas um ano termina, outro começa a chegar e com ele chegam também novos sonhos, planos, aspirações e desejos de fazer o mundo melhor. As ruas iluminadas, as casas decoradas, a troca de cartões e presentes nos contagiam. Há um clima diferente no ar que nos envolve e faz nosso lado melhor vir à tona. Gestos de ternura e perdão são espontâneos e votos de felicidades voam distâncias e cruzam mares para chegar aos corações.
Então é Natal! A esperança volta a brilhar nos horizontes, nos lares e na alma de cada um que se deixa contagiar pelo encanto desta época de paz, amor e luz. E é precisamente no contexto deste tempo que somos convidados a vivenciar o Mistério do nascimento de Cristo.
Acredito que quando celebramos o Natal algo diferente acontece dentro de nós e nos contagia, inclinando-nos à mudança, à simplicidade e à busca do essencial.

No centro do presépio dois bracinhos de criança, que se abrem em nossa direção, cheios de ternura e de paz, nos ensinam que é abrindo os braços na direção do outro que construímos um feliz ano novo e uma feliz vida nova. Discreto e sereno lá está também José, figura tão importante no nascimento de Cristo. Homem simples, trabalhador, como tantos entre nós. Dedicação, pureza, humildade e obediência a Deus movem seu coração e conduzem suas atitudes. É com razão que padre Zezinho afirma, em uma das suas inúmeras canções, que "O mundo seria bem melhor se todo pai fosse José [...]". Ainda no presépio encontramos Maria refletindo a serenidade, a luz e a paz de que a humanidade tanto precisa. Sua ternura materna irradia e consola o coração de filhos aflitos que a contemplam, buscando aprender com ela o jeito de corresponder a Deus.

E quando vamos a caminho do presépio também nos deparamos com os Reis Magos. Eles também nos ensinam, pois envolvidos pelo encanto do Natal, trazem em suas mãos: ouro, incenso e mirra, ou seja, o que tinham de melhor para oferecer. Certamente é próprio do tempo natalino oferecermos ao outro aquilo que temos de melhor. Não falo de bens materiais, aliás, os presentes de Natal só têm sentido se simbolisam o amor que nos move a doá-los e nunca podem ocupar o centro das celebrações. Natal é tempo de oferecer o que temos de melhor sim, e o que temos de melhor habita dentro de nós, não se vende nem se compra, só pode ser oferecido. Procuremos, portanto, oferecer hoje nosso melhor sorriso, o abraço mais caloroso, a palavra mais afavel e amemo-nos uns aos outros sem esperar nada em troca.
É tempo de nos deixarmos envolver pela eterna simplicidade, alegria e pureza do presépio, expressas nos bracinhos abertos do Menino Jesus. Assim, verdadeiramente o Natal estará acontecendo em nossa vida e haverá paz na terra e em nossos corações!
Dijanira Silva-dijanira@geracaophn.com
 Missionária da Comunidade Canção Nova, em Fátima, Portugal. Trabalha na Rádio CN FM 103.7 www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=12127
Imagens: Internet, em site permitido para uso das imagens.

Tema: " O Nascimento do Menino Deus", proposta pela amiga Rosélia do Blog Orvalho do Céu, a qual agradeço imensamente . http://espiritual-idade.blogspot.com/
Desejo um Natal abençoado para todos vocês que visitam o meu jardim e partilham comigo.
Sintam-se abraçados. Lucinha

12 comentários:

  1. Parabéns, querida Lucinha por ter postado essa beleza de reflexão! Gostei muitíssimo do momento que fala dos "bracinhos abertos de Jesus, que se abrem em nossa direção ensinando-nos que é abrindo os braços em direção ao outro que construiremos um mundo melhor." Que beleza de detalhe observado! Sua visita também é motivo de muita alegria em meus blogs.Obrigada! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Lucinha, linda sua postagem, texto e imagens numa perfeita harmonia.
    Tenha um santo e abençoado Natal junto aos seus mais queridos!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. OI, Luicinha, Estou muito feliz por receber sempre sua visita. Muito linda sua post de natal. Como vc. destaco umas das frases que mais gostei.
    "A esperança volta brilhar nos horizontes, nos lares,e na alma de cada um que deixa contagiar pelo encanto dessa época de paz, amor e luz." Que Natal lhe traga tudo o que deseja. Jesus abençoe,hoje e sempre. Regina

    ResponderExcluir
  4. Natal com a presença de Jesus,o filho de Deus,que tanto nos legou e tão pouco aproveitamos.Bjs no coração.Feliz Natal!!

    ResponderExcluir
  5. muito lindo ..
    lucinha passo para te desejar um santo e feliz natal com o nosso Deus menino no coração ..

    beijo ..

    ResponderExcluir
  6. Lucinha, linda a sua postagem. Feliz Natal.
    Passe seu endereço, que vou te mandar um organizador de bolsa bem bonito, feito por mim. beijos.

    ResponderExcluir
  7. Passei para desejar um santo e feliz Natal e aproveitei para ler tão bela mensagem; Jesus que nasce, Deus que nos olha e nos estende os bracinhos dentro de um berço, Jesus nascido no meio da pobreza mas também no meio da pureza e do amor...
    Desejo boas festas, um santo Natal e que o Menino a cubra de bênçãos
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. L ouvem o nome de Javé!
    U ma norma estabelecida para José
    C ura os corações despedaçados!
    I mpede meu coração de se inclinar para o mal.
    N ão coloquem a segurança nos poderosos
    H aja paz dentro dos seus muros!
    A bres a mão e sacias à vontade todo ser vivo.

    Obrigada, amiga, por ter participado da nossa Blogagem Coletiva Natal.
    Boas Festas!!!
    Bjs festivos

    ResponderExcluir
  9. Bela postagem!
    Desejo-lhe um Santo Natal!
    Que o Menino Jesus nos conceda a graça de continuarmos a caminhar por e para Ele.
    Abraço em Cristo Salvador
    Dulce

    ResponderExcluir
  10. Bonitas Imagens e bonito texto de Dijanira Silva. Agradeço a sua visita e desejo um feliz Natal e um ANo Novo muito abençoado. Aproveito para segui-la, se você me permite.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela postagem, gostei muito.
    Um lindo e gratificante natal para ti.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  12. Lindíssima postagem.
    Subtil, humilde, e muito muito bela.
    Bem-haja
    Abraço com carinho
    Mer

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias