Dia Internacional da Mulher


"A grandeza da mulher está precisamente em cultivar o que lhe é próprio: a afetividade e a capacidade de amar". Prof. Felipe Aquino

O Dia Internacional da Mulher é uma homenagem a um episódio trágico que aconteceu nos Estados Unidos. Em 1857, mulheres de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque se rebelaram contra suas condições de trabalho. Foi a primeira vez que as mulheres se uniram para reivindicar melhorias. Mas a rebelião foi contida de forma violenta, culminando com a morte de 129 tecelãs, que morreram carbonizadas dentro da fábrica.

Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women’s Trade Union League. Essa associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho. Cinco anos depois mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque, reivindicando o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito ao voto. Caminhavam com o slogan ”Pão e Rosas”, em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

Em 1910 surgiu a idéia de se criar uma data para homenagear essas operárias e marcar um dia de luta feminina. Em 1975 a Assembléia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) decretou o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher. O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher.

A data simboliza justamente a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres. E não se pode dizer que se trate de uma luta do passado. Apesar dos muitos avanços verificados durante o século passado, subsiste a distância entre a situação ideal e a situação real da mulher, como reconheceram unanimemente representantes de 189 países na 4ª Conferência Mundial das Nações Unidas sobre as Mulheres (Pequim, Setembro de 1995).
http://wiki.cancaonova.com
~~~~~X~~~~~~~
Deixo meu abraço à todas vocês que partilham comigo aqui no jardim e que já fazem parte da minha vida.
Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher!

9 comentários:

  1. Linda essa postagem sobre o dia internacional da mulher. Gostei muito.
    Um feliz dia da Mulher pra você - hoje e sempre!
    ps.: adoro suas visitas sempre tão carinhosas, e gentis. Obrigada por sua bela presença no meu pequeno espaço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucinha!
    Linda homenagem!
    Parabéns pelo dia!
    Espero que esteja tudo bem por aí!
    Tem selinho em meus blogs, leve-o se gostar.
    Boa semana com muita alegria, amor e amizade.
    Beijos
    Helô

    ResponderExcluir
  3. Lucinha parabéns a você também pelo dia da Mulher.
    Xeros

    ResponderExcluir
  4. Amiga adorei o que tu escreveu sobre a história do nosso dia. Por incrível que pareça muitas mulheres não sabem o por que temos este dia.
    Feliz dia 8 de março para nos toDas!!!

    ResponderExcluir
  5. Quanta facilidade a Internet nos traz! Vc fez a pesquisa completa e a publicou instântaneamente. Quantos saberão o porque do Dia Internacional só hoje. E há muitos anos atrás, eu fuçava nas bancas de revistas, nos jornais, revistas atrás disso e olhe eu sempre achava e passava no mimeógrafo para os alunos, ao invés daqueles desenhos ridículos, já todos deformados. Eu sempre fui fascinada para saber o porque, como tudo começou e o sou até hoje. Um dia, resolvi e escrevi um poema. Procuro por ele para publicar aqui. Agora só ano que vem. Quanta lição eu transformava em música para os alunos aprenderem. Só depois que professores foram parar no fantástico é que virou notícia esse tipo de ação de professores. Lucinha, seu post, fez-me refletir o calibre que eu tinha como professora. Sempre dormirei tranquila quanto a isso! Parabéns, a pesquisa está além daquele episódio trágico. Parabéns a nós! Meu grande abraço. Desculpa falar tanto de mim assim no seu post!Não resisti às lembranças! Bjbjbj!

    ResponderExcluir
  6. Vim deixar um beijinho para todas as mulheres que aqui passam. Hoje no meu blog um grande amigo também me deixou um post lindo, com um raminho de flores simples do seu quintal.

    Beijos, beijos *****

    P.S:Um beijo grande para a Tina do Cantinho da Roça, pois eu não consigo comentar no blog dela :((

    ResponderExcluir
  7. Lucimha
    As mulheres, ainda têm muito a conquistar, mas aos poucos vão avançando.
    Parabéns por essa data que deveria ser comemorada, todos os dias.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Amiga Lucinha,
    Muito obrigada pela sua partilha sobre o Dia Internacional da Mulher!
    Pela Pessoa encantadora que é, pela sua labuta em terras distantes, deixo-lhe o meu abraço e um beijinho neste dia tão marcante.
    Ailime

    ResponderExcluir
  9. Não poderia deixar de vir aqui, mesmo atrazadinha para te dar um afetuoso abraço pelo nosso dia.
    E chegando já vem voce com mais coisas boas, nem imagina como já aprendi com voce...obrigada.
    Mesmo distante, e virtualmente, te quero muito bem amiga
    beijinhos
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias