Roseiras - Continuação


Roseiras em forma
Tratar de roseiras sem produtos químicos é sempre possível…
Rosas: uma das flores mais apreciadas. Um pouco por todo o lado, as roseiras invadem os nossos jardins. Mantê-las saudáveis é, por isso, muito importante.
Que males podem atacar uma roseira?
A doença das manchas negras, cujos primeiros sinais costumam aparecer nas folhas mais velhas, é uma das mais comuns.
Sintomas? Pequenas pintas negras e redondas que tendem a sobrepor-se. As folhas acabam por amarelecer e morrer. A queda de todas elas acontece quando se deixa arrastar a situação.
A solução é retirar, o mais rápido possível, as folhas doentes. Como prevenção, apanhe sempre, no Outono e no Inverno, as folhas caídas e, na Primavera, coloque um pouco de palha à volta do pé da planta. Só assim pode evitar que os esporos atinjam a roseira.
O oídio é uma doença caracterizada pela formação de um depósito esbranquiçado nas folhas mais jovens e nos ramos. Como consequência, a planta começa a degradar-se e, eventualmente, pode morrer. Assim, ao menor sinal da doença, retire as partes afectadas e regue de forma abundante as plantas durante o tempo seco.
Também a ferrugem pode atacar as roseiras: manchas cor-de-laranja nas folhas são a sua marca. Se não for tratada, a planta pode mesmo morrer. As mesmas medidas indicadas para a doença das manchas negras podem ser aplicadas para esta situação.
São estas as principais doenças que podem atingir as roseiras. Mas existem variedades mais sensíveis a elas do que outras.
Dentro das roseiras pequenas, as floribundas são menos frágeis do que as de flores grandes. Entre as variedades mais resistentes das roseiras floribundas encontram-se as City of Leeds (cor-de-rosa salmão),Evelyn Fison (vermelha), Queen Elizabeth (rosa) e Trumpeter (vermelho-alaranjada).
Mas entre as de flores grandes também podemos encontrar algumas menos sensíveis às doenças. A Grandpa Dickson (amarela) é sempre uma boa escolha, tal como a Sunblest (amarelo-dourada) ou a Cheshire Life ( cor-de-laranja forte).
Outro tipo de roseiras são as arbustivas, que podem ser modernas, antigas ou bravas.
Quanto às primeiras, a resistência varia muito com as variedades. Destacamos, no entanto, duas: a Fred Loads(flores duplas, de cor escarlate) e a Fountain (vermelho luminoso).
As roseiras antigas são muito sensíveis à doença das manchas negras e ao oídio. Por isso, o melhor é mesmo esquecê-las.
Finalmente, as roseiras-bravas são as que melhor capacidade de resistência possuem, constituindo sempre uma boa escolha.
Podemos ainda falar das roseiras inglesas. Graham Thomas (amarela) e Mary Rose (cor-de-rosa luminoso) são as variedades mais indicadas. As roseiras inglesas resistem bem a todas as doenças e têm a vantagem de florir durante todo o Verão.
A última espécie de roseiras, a que nos vamos referir, são as roseiras trepadeiras. Antes de tudo certifique-se, ao comprá-las, que dois rebentos possuem, pelo menos, a espessura de um lápis - a poda excessiva pode impedir o seu crescimento.
Além disso, convém plantá-las num lugar protegido e soalheiro, de maneira a que os efeitos das geadas não sejam tão prejudiciais.
Que variedades são mais resistentes? Aconselhamos a Compassion (entre cor-de-rosa e cor-de-pêssego), aDublin Bay (vermelha), a New Dawn (rosa-pérola) e a Phyllis Bide (amarelo-pálido e rosa).

No post anterior sobre roseiras surgiram muitas dúvidas.
Os comentários me ajudaram bastante e a amiga Ailime indicou-me um site de Portugal com essa matéria acima.
Essa foto foi tirada no jardim do meu vizinho do lado esquerdo, nossos terrenos são divididos pelo caminho, onde ele planta lindas espécies de flores.
Ele já meu deu algumas mudas e até plantou pra mim, mas ainda estão pequenas, espero que na próxima Primavera, eu posso mostrar algumas flores do meu jardim, que era pelado até eu vir morar aqui.rsrs Ou seja, só gramado, a não ser os lindos agapantos do caminho.
Obrigada meninas pelas dicas e Maria Luiza por favor não desista de sua roseira, vamos tentar salvá-la.
Outra coisa: Eu particularmente , sou contra o uso de produtos químicos, tento resolver de todas as maneiras com receitas caseiras.
Todas as sugestões serão bem vindas.

6 comentários:

  1. Sorte da roseira, Lucinha, pois não estou com vontade alguma de mexer com ela. Explico: minhas duas colunas tanto a lombar como a cervical, me incomodam tanto que peguei ojeriza de me abaixar. O vaso é pesadíssimo e colocá-lo em outro lugar para que eu possa ficar mais confortável, não tem jeito. Então ela vai ficar assim não sei até quando. Mas o seu post está ótimo com tantos ensinamentos. Obrigada pelas informações e se eu achar a foto em que aparece o vaso da roseira eu lhe mando. Meu grande abraço! Bjbjbjbjbj!

    ResponderExcluir
  2. hummm...adoro rosas também, as minhas são mini mas agora estão sem flores...snif snif
    Então descobri o que tava acontecendo com o sapatinho da judia. O padrinho do filhote é agronômo e diagnosticou o problema, um monte de percevejos que estavam acabando com a seiva da planta...vamos passar veneno hoje e torcer pra que tudo de certo...
    Bjinhus!!!

    ResponderExcluir
  3. LUCINHA QUERIDA,
    ADOREI A POSTAGEM AFINAL SOU LOUCA POR ROSAS.BEIJOCAS ÓTIMA SEMANA

    ResponderExcluir
  4. LUCINHA RESPONDENDO SUA PERGUNTA SOBRE QUEDA DE CABELO LÁ NO MEU MUNDO,A QUEDA TEM VÁRIAS CAUSA
    ALGUMAS DELAS É O STRES OQUE NÃO É SEU CASO,MAS LAVAR OS CABELOS COM ÁGUA QUENTE FAZ COM QUE O CABELO CAIA ALÉM DE FAZER O COURO DESCAMAR(OQUE AS VEZES É ATÉ CONFUNDIDO COM CASPA),O EXCESO DA VITAMINA A POR EXEMPLO FAZ COM QUE O CABELO CAIA TB,LEMBRANDO QUE CAIR ATÉ 100 FIOS POR DIA ESTÁ DENTRO DA NORMALIDADE.MAS SE MESMO ASSIM VC ACHAR QUE A QUEDA ESTÁ DEMAIS PROCURE UM DERMATOLOGISTA.BEIJOCAS ESPERO QUE FIQUE TUDO OK
    *A DEMORA DA RESPOSTA FOI PORQUE O SEU COMENTÁRIO NÃO APARECEU NA POSTAGEM EU DESCOBRI QUANDO FUI FAZER ALGUMAS MODIFICAÇÕES NO MEU BLOG.

    ResponderExcluir
  5. Amo flores, infelizmente não tenho um lugar para plantar. Na pequena área de serviço tenho uma floreira com vários vasos. pelo menos não fico sem curtir minhas flores.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. A foto sumiu!!!! Isso já aconteceu comigo também. Vou voltar para ler o texto que escreveu.
    xoxo

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias