Calêndula - Calendula officinalis L.


Utilizada em preparos fitoterápicos, cosmésticos e na culinária, a erva é indicada contra infecções, queimaduras e reumatismo.

Nomes Populares: malmequer, margarida, dourada, maravilha, maravilha dos jardins, malmequer dos jardins, bem-me-quer, malmequer amaralo, flor de cemitério, erva do sol, flor de todo ano, noivinha do sol e verrucária.
História: originária do mediterrâneo, mas especificamente do Sul da Europa. Muito fértil nas regiões litorâneas do Brasil, principalmente no Sul, onde o clima é semelhante ao do Mediterrâneo.
Propriedades medicinais: tem ação analgésica, antiúlcera, gástrica, antiespasmódica, antiemética, vasoditadora, tonificante da pele, emoliente, suavizante, adstringente, antifúngica, antialergência, depurativa, emenagoga, bactericida, sedativa e imunomoduladora. Um experimento realizado na Faculadade de Ciências Famacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), da Universidade de São Paulo (USP), revelou que o extrato da flor protege a pela contra os efeitos da radiação ultravioleta emitida pelo Sol, retardando o envelhecimento da pele. Na França, foi relatado que o extrato possui atividade antitumoral.
Contraindicação: a erva tem baixa toxidade. A ingestão em doses elevadas, no entanto, pode provacar náusea e depressão. Quando fresca, a planta pode promover dermatite de contato em pessoas com hipersensibilidade. As formas concentradas (tintura, extrato glicólico e alcoólico ou chás de infusão) são contraindicadas durante a lactação e, principalmente, na gravidez, por possuir ação emenagoga, que estimula a menstruação, podendo ser abortivo.
Pode ser encontrada: seca, pronta para o uso caseiro em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, ou industrializada, como cosmético, tinturas e extratos. Deve se tormar cuidado com a procedência do produto, certificação, prazo de validade e aparência da erva, que não deve estar fungada e esbranquiçada.
Curiosidadade: o nome deriva do latim calendulale ou calends - "o primeiro dia de todo mês", pois se achava que florescia no primeiro dia de cada mês; o nome popular noivinha do sol enfatiza que ela se abre com as elevações do sol, no século 12, acreditava-se que apenas olhar para a planta melhoraria a visão.
Como usar:
Feridas, úlceras, acnes: 2 colheres (sopa), de flores em 1 xícara de (chá) de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por 5 dias. Coe em um pano. Para o uso interno, tome 1 colher (chá) diluída em um pouco de água, 2 vezes ao dia. Para uso externo, aplicações locais, com um chumaço de algodão, de 2 a 3 vezes por dia, com a tinta diluida em igual quantidade de água.
Entupimento do canal lacrimal: 1 colher (sopa) de flores em uma xícara de (chá), de água fervente. Abafe por 15 minutos, coe e espere esfriar. Faça aplicações nos olhos (fechados), com um chumaço de algodão, de 2  a 3 vezes ao dia.
Feridas,  úlceras, pruridos, eczemas, fungos da pele: em um recipiente, coloque 1 colher (sobremesa) óxido de zinco, 1 colher (sopa) de vaselina e 1 colher (sopa) de lanolina. Misture bem, e aplique2 vezes ao dia com algodão.
Reumatismo e dores musculares: amase em um pilão, 2 colheres (sopa) de folhas frescas até adquirir uma consitência pastosa. Espalhe em um pano ou gaze, aplique no local afetado e cubra com um pano. Deve ser aplicada 2 vezes ao dia, durante 15 minutos ou deixe agir a noite toda.
Queimaduras (sol, fogo, ácido): faça compressas com a tintura de calêndula sobre uma gaze, deixando de 20 a 30 minutos. Dependendo da queimadura aplique 2 a 3 vezes ao dia.
Crédito da matéria em todo o seu conteúdo da Revista Vida Natural & Equilíbrio.
Nº 39 - Páginas 10 e 11. Digitada por Lucinha
Tive um final de semana bem diferente: dispensei uma corrida do esporte que pratico Jetsprint, para estudar.
Estou naquela parte de decorar o nome científico das plantas. Misericórdia! Será que alguém consegue decorar tudo? Acredito que sim, mas não é fácil. Ainda mais quando se resolve estudar depois de velha uma certa idade.rs Isso porque sou jovem há mais tempo.rs
Aproveitando para relaxar um pouco a mente, eu trouxe essa matéria, que tirei de uma revista maravilhosa que recebi pelo correio há alguns meses atrás, enviada por uma amiga que tem me ajudado muito nesse sentido. Ela se preocupa em me manter atualizada na leitura em Português. Vou falar sobre ela em um post especial, ela merece!
Fiz questão de digitar todo o texto na íntegra, principalmente na contraindicação e modo de usar. Muitas vezes, por falta de informação, usamos as ervas de forma errada. Mesmo sendo naturais, devem ser usadas na medida certa e no tratramento certo.
Eu aprendi muito com esse texto, espero que os ajudem de alguma forma. E se souberem mais sobre a erva, por favor comentem, isso é troca de conhecimentos.
Tenham um abençoado Domingo. O meu já está terminando. risos
Agradeço de coração, pelo carinho de todos com relação ao post do meu gato adotivo. Os comentários foram muito úteis pra mim e já estou colocando em prática. Não é fácil passar a ser mãe de um gato de um minuto pro outro, sem nenhuma experiência.
Recebi também várias sugestões de nomes muito legais, mas eu escolhi "Aparecido", que foi sugestão da amiga Ailime, lá de Portugal. Isso porque ele apareceu de repente na minha vida, então, ele é o "Aparecido".
Obrigada a todos!


7 comentários:

  1. Lucinha, por acaso essa calêndula é aquela que nasce de montão nos terrenos baldios? Se não for, é muito parecida. ela é linda, na cor laranja e que poderes terapêuticos fantásticos, heim? Adorei seu post!!! Beijinhos! Ah! Já estou até vendo aquele gatão ser chamado de "cido"", ou não?

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucinha, vim aqui agradecer sua visita la na BCFV.
    Gostei da sua postagem esclarecedora e de tudo que vi. Já sou sua seguidora.
    Beijo
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  3. Lucinha,
    Sou fascinada por plantas, você já percebeu...
    Ainda solteira (a long time ago... "faz de conta que você não leu isso"), vivia fazendo visitas à floricultura. Tenho aquela coleção, chamada Plantas e Flores, em 6 volumes.
    Até os nomes científicos acho fantásticos. Às vezes, pela associação que faço no blog dos pratos com as plantas, uso o nome científico nesse link.
    Meu marido acostumou-se tanto quando caminhamos e paro para fotografá-las, que ele aprendeu alguns nomes.
    Em minha recente viagem ao Espírito Santo, confirmei que a Mussaenda philippica é comum em várias cidades. Perguntei ao taxista se ele sabia o nome comum da planta, já que só lembrei do científico. De um Estado para outro os nomes populares são diferentes, mais uma razão para questioná-lo, mas ele não sabia...
    Preciso passear mais pelo seu jardim! Voltarei com calma.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Lucinha,que lindo seu blog!Muito interessante o artigo sobre o mal me quer!Tem tantas propriedades curativas que não sabia!Adorei!Bjs,

    ResponderExcluir
  5. Lucinha, vivendo e aprendendo não é mesmo? Nunca pensei q a calêndula tivesse tantas propriedades curativas. Amazing!
    Uma ótima semana pra você my friend.

    ResponderExcluir
  6. oi Lucinha- esta flor além de linda é super útil - a minha mãe faz suas pomadas milagrosas com calêndula, pra tudo ela tem uma poção mágica , acho que tu adoraria conversar com ela, ela ficaria horas te explicando tudo que ela sabe - tem livros antigos só de plantas e suas funções, tem um interesse muito forte pelas plantas, flores...
    não sabia que estava fazendo um cursinho - adorei - ser mais jovem por mais tempo
    vou te contar uma -
    uma vez uma senhor ja idosa me falou - mas aqui é só para melhor idade (como estão chamando os idosos por aqui) - falei-lhe - uaiii mas eu também estou na minha melhor idade - a idade que se tem que deve ser sempre a melhor !
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  7. Ó amiga Lucinha,
    Ainda não dormi e mais logo as contas esperam por mim, porque estive a colocar o meu "post" para hoje, sobre a Paixão do Senhor e onde passei o testemunho para a Lucinha.
    Agora vim aqui dar uma espreitadela e eis que feliz surpresa: tenho um "afilhado" gatinho!
    Muito obrigada pela sua simpatia.
    Vou tentar não me esquecer de ir mandando uns miminhos para o Aparecido.
    Beijinhos e tenha um dia feliz.
    Ailime

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias