Queda de cabelo. Que coisa desagradável!


Queda de cabelo é um assunto cercado de mitos. Veja algumas das idéias que mais circulam sobre esse assunto e confira o que é verdade e o que não é.

"Lavar os cabelos todos os dias causa queda capilar."
 Mito: Pelo contrário, uma boa higienização do couro cabeludo reduz a queda. Manter os cabelos sujos impede o crescimento e obstrui os poros. A lavagem apenas ajudará os fios que já estão soltos a se desprender com mais facilidade.

"A limpeza do couro cabeludo diminui a caspa."
 Verdade: A limpeza do couro cabeludo com xampus destinados a remover as escamas, oleosidade e fungos diminuem a seborréia. Para elimá-la por completo, entretanto, o paciente também deverá eliminar os fatores agravantes e reguladores da doença.

"Tinturas e descoloração fazem cair mais cabelos."
 Mito: O uso das tintas não é bom para o cabelo (já que tem componentes como o amoníaco que danificam a estrutura capilar). Contudo, a tinta danifica apenas o cabelo, e não o couro cabeludo — portanto não influenciará a queda de cabelo..

"Os cabelos crescem mais rápido no verão."
 Verdade: O sol estimula o crescimento. Isso acontece porque ele estimula alguns hormônios que fazem com que os cabelos cresçam mais rápido.

"Secador e chapinha causam queda."
 Mito: O uso correto e moderado não prejudica; o abuso, sim, pode danificar os fios. O ideal é utilizar o secador à baixa temperatura e não aproximá-lo demais do cabelo para não danificar o couro cabeludo.

"Cabelo muito oleoso e com caspa intensifica a queda."
 Verdade: A oleosidade impede o crescimento saudável, causando queda. O aumento da oleosidade pode gerar caspa e descamação no couro cabeludo — e esses podem ser fatores que levam à queda de cabelo.

"A alimentação influencia na queda de cabelo."
 Verdade: Uma alimentação com vitaminas e minerais são essenciais para manter o cabelo bonito. De 60% a 90% da composição capilar é aminoácido. Portanto, uma alimentação rica em proteínas pode melhorar a qualidade dos fios e deixar os cabelos mais fortes.

"No inverno há piora da caspa."
 Verdade: O clima frio determina uma maior descamação do couro cabeludo, devido à maior velocidade no crescimento e maturação celular. Outro fator que incfluencia bastante são os banhos muito quentes, que pioram o estado seborréico.

"O uso de condicionador pode causar queda de cabelo."
 Mito: O condicionador não causa a queda de cabelos; o que ocorre é que os fios que já estão na fase de queda cairão com mais facilidade. Mas o ideal é que o condicionador seja utilizado apenas nos fios, e não diretamente no couro cabeludo, pois isso pode agravar a dermatite seborréica e favorecer a queda.

"No outono os cabelos caem mais."
 Verdade: A explicação para esse fato é que existem em nossa pele sensores de luminosidade, que recebem mais estímulos no verão, fazendo com que os cabelos cresçam mais e caiam menos nessa estação. Com a chegada do outono, os fios que não caíram começam a cair e dão a impressão de uma queda mais intensa.

"Usar bonés e chapéus faz cair cabelo."
 Mito: O uso do boné não faz cair os cabelos, mas pode em algumas pessoas (que não tiram o boné da cabeça o dia todo) agravar doenças como a dermatite seborréica — esta sim podendo contribuir para a queda.

"O estado emocional e de estresse interferem na queda."
 Verdade: Fatores emocionais já foram comprovados cientificamente como agravantes da queda em pacientes predispostos. O estresse provoca no corpo alterações que levam à perda dos fios e, mesmo que indiretamente, mudanças hormonais consequentes a esse estado podem também potencializar a queda.

"Cortar as pontinhas dos fios ajuda no crescimento."
 Mito: O fato de cortar o fio do cabelo não interfere em seu bulbo capilar, responsável por seu crescimento.

"Alisamentos causam queda de cabelo."
 Mito: O alisamento age nos fios e não na raiz dos cabelos. Quando o alisamento é feito corretamente e com intervalos, não há influência na queda. O que pode ocorrer é o enfraquecimento da haste dos cabelos, resultando fios mais fracos, ressecados, com pontas duplas e com tendência à quebra.


Há muitos anos atrás, eu pintava o meu cabelo com henna, fiz isso durante muitos anos. Um belo dia, eu resolvi trocar pra tinta. Até hoje não entendo porque fiz essa troca.
No mês de Novembro do ano passado, eu resolvi voltar a usar a hena novamente. Pesquisei no google, conversei com algumas pessoas e comprei uma caixa. Esperei o tempo sugerido para poder fazer a aplicação.
Vocês não podem imaginar como meu cabelo ficou horrível. Acho que nunca ficou assim em toda a a minha vida. Mas pra não desacreditar no produto que custou caro, e era de uma marca famosa, eu usei todo pacote. Rs. Coitado do meu cabelo que não tinha culpa de nada, ficou horroroso.
Quando minha família estava aqui em Janeiro, ele estava muito feio. Posso ver isso nas fotos.
Parei de usar a Henna e fiquei sem pintar mais de um mês. Nossa, parecia uma bucha. Rs Depois pintei novamente com tinta e ele foi melhorando.
Mas começou a cair demais. Fiquei muito preocupada e até pedi ajuda de umas amigas aqui da blogosfera, que me deram ótimas dicas.
A queda diminuiu bastante nos últimos dias. Não sei se  a queda foi por causa da troca brusca dos produtos, mas aconteceu.
Cortei meu cabelo hoje. Agora está na altura dos ombros.  Amei, e vou cortar mais da próxima vez. Rs
Pois é, essa tal vaidade as vezes nos atrapalha. Tá certo que meus cabelos começaram a branquear muito cedo, aos 30 anos, mas se eu tivesse fingido que não estava vendo,  teria me acostumado e assumido. Eu acho lindo nas mulheres. Nos homens, mais ainda. Rs
Outro dia eu li um post sobre isso em um blog. Rs

Olha só como nele não fica feio. O que vocês acham?
Não costumo ser fã de ninguém, mas eu ..eu ...acho ele lindo. Rs Ai ai..fui...


P.S. Se vocês ouvirem sobre o tornando na Nova Zelândia, não se preocupem. Estou bem. Aconteceu em Auckland,  cidade onde moro, mas aqui não foi atingido pelo tornado, a não ser um forte temporal.
Estava na estrada quando tudo começou. Parei o carro num lugar seguro e esperei até acalmar. Não sabia o que estava acontecendo, só vim saber quando cheguei em casa. 
A Valéria leu a notícia no site do jornal daqui, e me escreveu preocupada, mas já dei notícias.

12 comentários:

  1. Lucinha é sempre muito importante dar notícias aos seus leitores. Feliz com você por estar bem, claroooo!!!

    Essas dicas aí de mito e verdade ajuda sempre. Para mim, uma grande novidade que cortar as pontas não ajuda o cabelo a crescer. kkkk Sempre achei isso, mas os "especialistas" sempre disseram que dava força para crescer.

    E cabelos grisalhos ou totalmente brancos fica muito bonito, mas depende de quem usa, o corte e a pessoa.
    Minha mãe pintou muito tempo,,, depois incentivei pra ela parar e hoje tem os cabelos brancos e fica muito bem nela.
    As vezes vejo pessoas pela rua com cabelos brancos, mas algumas não combinam.
    Tem que fazer o teste para saber. rs

    Boa semana

    Xeros

    ResponderExcluir
  2. Que bom que estás bem e que já passou...Susto,não?

    Quanto aos cabelos, os meus estão ( se não pintar de 12 em 12 dias, 99,9% brancos...)

    Assim, não posso me descuidar...É dooooose!!1mas, não combino com eles brancos,srrs

    Beijos,chica e um lindo e feliz dia!Sem mais sustos aí!

    ResponderExcluir
  3. Oi gente,

    Eu não pretendia escrever sobre o tornado, mas comojá vi na primeia página do Globo.com e já estou recebendo mensagens de pessoas que já ouviram ou leram, achei melhor deixar esse recado para tranquilizar as pessoas.
    Obrigada e um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. Nooosaaa! Que tornado é esse de que eu nem soube? Graças a Deus que esteja tudo bem com vc. Quanto aos cabelos, eu só quero estar olhando para o meu estilo de homem ... esse aí... o bonitão. Ele exerce em mim grande fascínio. Essa foto eu não tinha, permita-me, vou copiá-la para colocar no meu álbum V.I.P. Lá eu já tenho várias. Post muito bem explicadinho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. OLÁ LUCINHA,
    É SEMPRE BOM ESSES MITOS E VERDADES É MUITO ESCLARECEDOR PARA OS LEIGOS,QUANTO A TINTA QUE VC USAVA ANTES( HENNA) ELA TEM QUE SER USADA COM MUITO CRITÉRIO APESAR DE PARECER SER UMA TINTA "NATURAL"ELA NÃO É COMPATIVEL COM MUITOS PRODUTOS(PARA NÀO DIZER A MAIORIA),PARA VC TER UMA IDÉIA TEM QUIMICAS QUE SÓ PODE SER FEITA QUANDO NÃO A REQUISIOS ALGUM DA HENNA,OU SEJA,SOMENTE COM MUITA PACIÊNCIA ,PARAR DE PASSAR A HENNA IR CORTANDO E DEIXAR CRESCER PARA QUE AI SIM,APLICAR O PRODUTO DESEJADO.BEIJOCAS ÓTIMO DIA PARA VC
    *LUCINHA EU ADORO OS FIOS GRISALHOS TANTO EM HOMEM COMO EM MULHERES

    ResponderExcluir
  6. nossa, ainda bem q vc ta bem! pq eu aqui ainda to mal!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo que você está bem e que o susto já passou. Quanto aos cabelos são bons os esclarecimentos.
    Gosto dos meus cabelos brancos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. entrei aqui e senti um alto astral delicioso.
    adooooro

    te sigo.

    beijao

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela postagem, sempre bom aprender e também saber que está tudo bem contigo.
    Jesus te abençõe.

    ResponderExcluir
  10. Que bom que está bem. que incrível...tb amo Richard Gere. Ele tá maravilhoso nessa foto.
    Gostei do post. Minha filha de 17 anos tá com uma queda gritante. Acho que é emocional. Mesmo assim vou marcar um dermatologista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Ô CUMADI, QUE SARDADE DE OCÊ, ANDO SUMIDA PQ ESTOU COM UMA TIA VINDO P/ MINHA CASA, PARA FAZER EXAMES NO H.CANCER DAQUI,É AQUELA SITUAÇÃO, QUE TODOS FICAM MEIO ANESTESIADOS E ESTAVA MEIA SEM VONTADE DE POSTAR, AGORA ELA SÓ VIRÁ PRA CÁ DIA 18, PRA SABER O RESULTADO DA BIÓPSIA.
    E VC? TÁ BEM?? QUERIDA TÁ TUDO LIDO DEMAIS AQUI SÔ,LÁ EM MINAS VI TANTO TREM BÃO,COMI MINGAU DE MILHO TORRESMO FRESQUINHO EITA COISA BOA! E MEU COLESTEROL TÁ MEIO ALTO! UM BJO AMIGA E TE ESPERO NO " GOSTO CAIPIRA HEIM!BJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  12. Eu o acho o maior charme, com cabelos brancos ou não. Lucinha deixa o Richard Gere para lá, fiquei feliz em saber que você está bem, apesar do tornado ter passado por perto. Beijos.

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias