Saudade - Quando as boas lembranças invadem a alma





É assim que o padre Fábio de Melo define o chamado de quem compõe, escreve ou canta: a tentativa de aproximar o coração humano do coração de Deus. Nesses dias, senti muita saudade... Isso me fez dar mais atenção a esse tema, que sempre foi fonte de inspiração para lindas e importantes obras de arte ao longo da história.

Mas o que seria saudade? Será aquele sentimento que chega de mansinho e invade a alma, arrastando-nos, por um instante, a pessoas e lugares, que passaram por nossas vidas, os quais agora estão distantes? Acredito que saudade seja muito mais que isso! 

Talvez seja aquela certeza que, lá no fundo da alma, nos garanta: valeu a pena! Quando vivemos com intensidade as oportunidades que Deus nos dá, as pessoas e os fatos não passam como o vento em nossa vida... Eles levam um pouco de nós consigo e deixam um pouco deles conosco. Esse pouco ou, às vezes, muito, do que é deixado em nós, é que desperta em nós, de vez em quando, o sentimento que chamamos de saudade. Padre Fábio ainda afirma: "De todas as certezas que possuo, esta é a mais bela: sou metade incompleto, que só a eternidade poderá preencher, não posso negar: o meu coração tem saudades do céu... deseja voltar". De todas as saudades, acredito que esta seja a mais real e a menos compreendida: Saudade do céu! 

Santo Agostinho, a meu ver, é quem melhor consegue explicar esse sentimento, quando diz que o homem nasceu do coração de Deus e permanecerá inquieto enquanto não retornar a Ele. Talvez, seja por isso que saudade traz em si um misto de eternidade. Mas, como lidar com esse sentimento sem sufocá-lo nem deixar que ele nos maltrate quando se trata de algo com o qual precisamos conviver? Primeiro, devo concordar com o diácono Nelsinho, quando diz: "Só se tem saudade do que é bom!" 

Portanto, se esse sentimento lhe trouxer alguma sensação ruim, o maltratando e o arrastando para a tristeza, merecerá outro nome. Saudade, cuja essência é um sentimento ligado a algo bom, deverá, portanto, trazer-nos alegria e inspirar-nos coisas boas, trazendo-nos paz, mesmo que seja uma paz inquieta. De maneira simples, lido com a saudade comunicando-me como e quando posso com os entes queridos. Está provado que a comunicação ameniza esse sentimento "saudade".
Texto e imagem daqui.


Não estava procurando nada relacionado a esse sentimento chamado "saudade". Estava lendo algumas formações no site da Canção Nova e me deparei com esse texto. 

Sei que saudade é um sentimento positivo, pois como diz a música do Diácono Nelsinho, já citado acima: "Só se tem saudade do que é bom"! E não estou comparando esse lindo sentimento com a tristeza, mas eu preciso entender.
 Que sentimento é esse então, que fica entre os dois? Se eu sinto saudade do que é bom, das boas lembranças e das pessoas e coisas que amo, porque essa dor no peito que machuca e me faz chorar?


Gente peço mil desculpas, não quero fazer do meu blog um muro de lamentações, não foi pra isso que o criei. Porém, aqui é meu diário virtual, se eu não desabafar aqui, não vou aguentar.
Sou uma pessoa muito sincera em tudo, não consigo esconder nenhum tipo de sentimento, sou transparente demais.
Estou sentindo saudade até de chá de boldo. Risos 

Tenham um lindo e abençoado final de semana.

19 comentários:

  1. E eu te entendo muito bem...

    Temos saudades do que foi legal, mas tambem temos essa mistura de sentimentos ao lembrar de pessoas queridas que não estão perto de nós e essa dói...um beijo,lindo fds,chica

    ResponderExcluir
  2. Amiga Lucinha tudo muito profundo que escreveu..e você adivinhou pois hoje vou postar algo falando de saudades..rss..pois me sinto assim também.....Minha irmã mora em Cachoeira Paulista sede da Canção nova..Eu fui visitar ,conhecer...gosto de saber de tudo,conhecer muitas coisas..Sou evangélicas sabes,mas tenho uma cabeça aberta a tudo e acho quea fé que é oque importa não é?
    Lucinha não tenho estado tãos constante no bloguinho,pois meus trabalho aos poucos esta voltando.Aleém de dona De casa transporto crianças e idosos..
    Muitos beijos e uma fim de semana com Deus...
    Sua amiga
    Titi
    Ah.fiquei feliz que tenha gostado da foto virado a paulista!! só vim em casa faço para você!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Lucinha
    Você é uma pessoa linda, justamente por ser sincera e transparente.
    Saudade na minha opinião é um sentimento bonito. Só sentimos saudades dos bons momentos Eu sinto muitas saudades dos momentos que vivi ao lado da minha mãe, dos meus avós...era o verdadeiro amor ÁGAPE (Pe.Marcelo Rossi). E, sinto muitas saudades da fase quando os meus filhos eram pequenos.Das comemorações do Natal, dos aniversários, dos dia das mães, dos pais...época boa que guardo no coração.Sou uma chorona de marca maior, como essa palavrinha mexe com a gente!
    Lucinha um beijo no coração e um ótimo final de semana.
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Lucinha, como eu entendo o que sente. Estou deprimida e choro sempre que estou só, sinto-me prisioneira enquanto todo o mundo passeia e viaja.
    Peço desculpa, não quero carpir aqui as minhas mágoas, só deixar um grande abraço para você.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucinha!
    Que texto lindo!
    Saudade é muito bom, nos indica que ainda temos um coração aberto pulsando por emoções que nos foram caras e preparados pelas que teremos amanhã.

    Beijão e tenha um fds de paz!

    ResponderExcluir
  6. Bem complicado esse duosentimento.
    Me sinto assim há tempos e como doí, essa dor latejante que deita e levanta conosco, que fica 24 horas sem parar a martelar em nossos corações.
    Lindo texto e sua reflexão perfeita.
    Beijos amiga!

    ResponderExcluir
  7. Oh Flor de Nova Zelândia, que texto lindo, Florzinha Dizem que tudo na vida tem dois lados, um bom e outro ruim. Depende nos olhos de quem está a pimenta. Mas se tem algo realmente ambiguo para uma única alma é um troço chamado saudade. Com ou sem primenta nos olhos, O dito popular é quem melhor traduz a dualidade de uma saudade quando diz que esta é a maior prova de que o amor valeu a pena. Então sentir a falta é bom, e ruim Em todos os pontos de vista. Vai entender...
    FLORZINHA AMIGA, escreva sempre,conte sim os seus sentimentos,desabafe o quanto quiser, estou aqui para ouvi-la SEMPRE, desabafar faz bem pra alma, quanto mais quando podemos fazer isso com AMIGOS, Minha linda conte sempre comigo, viu?
    Muitos, muitos, muitos, beijos adoro quando vc escreve!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucinha por aqui ainda esta frio mas não esta gelado como tempos atras,sentir saudades eu não sei se é bom ou ruim,mas só tem saudades quem tem um passado ou pessoas pra sentir saudades,acho que é uma forma de amar.bjs querida bom fim de semana,por ai ja é domingo então bom domingo

    ResponderExcluir
  9. Essa também é a minha visão de saudade, como uma coisa boa de se lembrar.
    E saudade do céu é um assunto muito oportuno para a coletiva fases da vida...
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  10. Lucinha...

    Saudade faz parte da vida.Da parte boa da vida.
    E vc pode expressar a sua a vontade.
    Gosto de te ler. Imagino o que sentes.
    Pena que vc está longinho..eu te daria um carinho de perto.,..
    Mas o meu carinho de longe vc já tem viu??
    Um beijo...
    Ma

    ResponderExcluir
  11. Lucinha querida,gostaria de te dar um colinho,mas como a distância é imensa,te mando um poema de Fernando Pessoa:

    Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
    Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
    Se achar que precisa voltar, volte!
    Se perceber que precisa seguir, siga!
    Se estiver tudo errado, comece novamente.
    Se estiver tudo certo, continue.
    Se sentir saudades, mate-a.
    Se perder um amor, não se perca!
    Se o achar, segure-o!
    Fernando Pessoa

    Bjssssss,amiga e muito carinho,
    Leninha

    ResponderExcluir
  12. Lucinha, eu coloquei um texto muito profundo e você também, da moça da Canção Nova aí de Portugal, parabéns por você ter conseguido esse texto tão bonito que traduz verdades tão reais, mas não posso deixar de citar que o que eu mais gostei foi de fato uma frase da nossa Felipa que disse não querer "carpir" no seu jardim aqueles sentimentos que ela estava sentindo. Rsrsrsr! Eu achei o máximo!!! E o poema de Fernando Pessoa, que Leninha colocou, um dos meus preferidos, também veio muito a calhar. Paz do Senhor para vc!

    ResponderExcluir
  13. oi lucinha
    querida quem sente saudade è só quem viveu.
    como só se sente saudade de coisas boas e de momentos felizes,
    quer dizer que você viveu coisas boas e momentos felizes.
    è natural sentir saudade do que se foi.
    e a saudade faz bem, porque nos recorda que fomos amados,queridos,emfim que fomos felizes.
    eu também sinto saudades de muitas coisas e de muitas pessoas que fizeram parte da minha vidas,como eu digo que fizeram um pedaço de estrada comigo.

    bacione e seja feliz.

    ResponderExcluir
  14. Oi linda!
    Vim aqui pata te dar um oi, um bj e um bom domingo. Me deparo com textos tão maravilhosos, o q vc postou da Canção Nova, o seu próprio e o das suas seguidoras como o da Titi q me é especial, como os de todos as outras e ainda tem até poesia lindíssima, de Fernando Pessoa.
    Nossa, quanta coisa linda!
    Linda também a sua saudade!
    Lindo o carinho que elas têm por você!
    Tudo isso só me dá uma certeza: você é muito amada, querida!!!
    Bjosss
    E um BOM domingo!

    ResponderExcluir
  15. Saudades!!!
    Tenho saudades do tempo em que não sabia o que era essa palavra. Quando sinto saudades é sempre de boas lembranças,objectos, sabores, cheiros, principalmente, pessoas, e aqui há uma mistura de sentimentos, mas quase sempre sinto saudades das coisas boas vividas com essa pessoa ou pessoas.
    Gostei muito do Post!
    Um abraço com a minha amizade,
    Paula

    ResponderExcluir
  16. Olá tudo bem Lucinha.
    Vim visitar o blog, e acabei seguindo, achei tudo de muito bom gosto.
    Também possuo um blog e qdo quiser visitar e seguiur pode ficar a vontade.
    Bjnhs e até mais - Liliam

    ResponderExcluir
  17. Eu sei o que é saudade... fazer amizades e ter que mudar... fazer uma vida e ter que deixar tudo para trás...

    Amei receber sua visita!
    Uma linda semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Amiga Lucinha,
    Que texto lindo sobre a saudade.
    A saudade sim é lembrança de coisas boas, de pessoas que amamos e que estão longe e é sinal de que nos fazem falta.
    Terça feira, se Deus quiser, abraçarei o meu filho que chegará a Portugal para umas férias e de quem tenho tantas saudades...tantas...porque o Atlântico nos separa.
    Por esse facto vou estar ausente da net durante algumn tempo e depois regressarei de novo ao vosso tão agradável convívio.
    Um grande beijinho e desejo que o seu coração fique bem tranquilo.
    Ailime

    ResponderExcluir
  19. OI LUCINHA, AUI ESTOU EU. OB4IGADA PELA VISITA.
    DEUS TE GUARDE, MINHA QUERIDA.

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias