conversar com as plantas.
E cavalete virou aparador.
As bebezinhas.
Podem me chamar de lixóloga. Acabei de concluir que sou mesmo. Rs Por falar nisso, vocês sabiam que Lixólogo será a profissão do futuro? Então vamos lá:
A nova palavra denomina um profissional que será muito procurado dentro de dez anos. O lixólogo ou gestor de fluxos é uma carreira que aparecerá em razão da quantidade crescente de lixo produzida no mundo e da iminente necessidade de dar um destino sustentável a esses materiais. A previsão é de um estudo realizado pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Iet), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O ranking com 81 profissões com chance de alta empregabilidade no futuro, coordenado pelo professor de arquitetura Carlos Antônio Leite Brandão, aponta o lixólogo como o futuro especialista em criar soluções para o gerenciamento de todos os tipos de detritos (sólidos, líquidos ou gasosos), desde aqueles gerados em casa aos produzidos em hospitais e indústrias.
O gestor de resíduos dará uma nova funcionalidade ao lixo, focando na produção de fontes energéticas alternativas, convertendo o lixo, antes incinerado, em gás e energias limpas.
É motivo de preocupação o aumento da quantidade de lixo produzido e o seu destino. Até o surgimento das primeiras indústrias na Europa, no século XVIII, o lixo era gerado em pequena escala. De lá para cá, o volume e a diversidade de resíduos originados e a escassez de áreas para acondicioná-los implicaram na poluição do solo, das águas e pioraram as condições de saúde das pessoas.
Até mesmo para fora do planeta o homem já mandou lixo. Qual será, por exemplo, o destino dos satélites obsoletos que cairão do espaço? Estas serão questões com as quais o lixólogo se preocupará.
Para quem se interessou pela carreira, a orientação é que procure cursos de formação básica que dê orientação teórica sólida que possa ser aplicada em diversas áreas. Desse modo, independente de como o mercado se comporte, será possível responder às mudanças e acompanhar o lixo desde a emissão até a solução para a eliminação de resíduos nos mais diversos segmentos.
Atualmente apenas a Universidade Bandeirante (Uniban), em São Paulo, oferece o curso, com o nome de Tratamento de Resíduos. Futuramente a profissão pode ter também o nome de Gestor de Resíduos.
Fonte dessa importante matéria: Vestibular Brasil Escola.
Conheço vários profissionais dessa área que são formados e graduados nessa profissão sem terem ido à faculdade. Vocês conhecem algum? Rs
Mostrei aqui, há alguns meses atrás, como as pessoas deixam as coisas na beira da estrada, para que outras peguem e reaproveitem. E, lá estavam dois cavaletes iguais a esse da foto. Não trouxe os dois porque meu carro é pequeno e não coube. Risos Estava cheio.
Tenho outros planos pra ele, só que eu precisava de um aparador para as minhas suculentas, e resolvi pintá-lo e usar dessa forma por enquanto.
Já comentei aqui, que quase todos os meus vasos são ganhos ou achados. Muitos poucos eu comprei. E se comprei foi por um bom preço. Por esse motivo, eles são diferentes. Já estou avisando, para vocês saberem o motivo da falta de combinação.
O fato é que eu gostaria de ter todos os vasos iguais e de cerâmica, que são os meus preferidos. Só que numa crise econômica em que vivemos, e a necessidade de diminuir a quantidade de lixo, não dá pra fazer diferente.
O que faço com eles, é dar uma repaginada com as poucas habilidades que tenho para trabalhos manuais. Só faço questão que eles fiquem com aparência de limpos.
O mais importante, em minha opinião, é a forma com que cuidamos de nossas plantas. Não adianta plantar num vaso caríssimo, se não damos carinho e os cuidados mínimos necessários para cada espécie.
Quando cheguei das férias, fiquei muito chateada ao ver minhas suculentas sem cuidado e cheia de matinhos em volta. Algumas já estavam quase mortas, mas eu acreditei nelas, e já estão se recuperando. Só tem uma que não está reagindo, mas hoje, eu dei outro trato nela, e vou aguardar mais alguns dias.
Acabei formando um berçário de suculentas sem planejar. Tenho vários potinhos iguais a esse da última imagem com várias mudinhas minúsculas. Depois que elas crescem um pouquinho, vou passando pra vasinhos individuais, assim como da imagem ao lado.
Essas mudinhas são formadas das folhinhas que caem. As aparo com um pratinho em baixo dos vasos, e coloco nesses vasinhos. Dá uma pena de ver as folhinhas caídas no assoalho de madeira. Se eu não fizer esse procedimento, elas secam.
Com esse post de hoje, eu começo a perceber que estou voltando ao meu ritmo normal. Hahahaha.
Hoje, eu recebi um e-mail muito carinhoso de uma grande amiga que me deu uma puxadinha de orelha carinhosa, sobre minha demonstração de desânimo, o que me fez acordar pra muitas coisas.
Explico: desde que voltei de férias, tenho me sentido muito desanimada e desmotivada. Claro que isso tem um motivo, que não cabe comentar aqui. Somos humanos, e assim, temos sentimentos, altos e baixos em nossas vidas. Não estou vivendo um dos melhores, mas com a fé que tenho, sei que as promessas de Deus pra minha vida são as melhores, e sei que tudo virá no tempo dele.
E, conversando com minhas suculentas hoje, boa parte do dia, eu me sinto mais revigorada. Santas Suculentas! Maravilhosa terapia!
Abraço suculento!
Ai se estivesses pertinho de mim ia roubar-te umas mudinhas não posso ver quero logo ehehe estão lindas... e que sejamos todos lixólogos :D
ResponderExcluirBeijinhos
Que lindas suculentas e como tu, acredito que conversar com as plantas as deixa lindas e faz um grande bem pra nós.
ResponderExcluirE não importa sejam ou não iguaizinhos os vasos. Importa é tê-los, com cuidado, acolhendo e renovando a natureza perto de ti.
Lindo teu trabalho.
Quanto ao desânimo, nem sempre podemos estar com cara de sol radiante. Mas sabemos que a qualquer hora, podemos VER o SOL... Isso vale!!! beijos,lindo fds!chica
Lindinha sua plantas..tudo que você afz é muito lindo..
ResponderExcluirLucinha nem sempre estamaos felizes,com pensamentos positivos e fico feliz que esteja se animando,se recuperando...e a vida é assim mesmo entre altos e baixos vamos indo...
bom fim de semana..
beijos no coração
titi
Cada suculenta lindaaaaa, Lucinha.
ResponderExcluirLucinha querida!
ResponderExcluirInteressei-me por essa nova profissão, já sou um pouco lixológa... Amo suculentas
acho-as muito bonitas e fáceis de cuidar. Na vida temos momentos que precisamos hibernar um pouco...Mas saímos dessa hibernação fortalecidos e restaurados prontos para recomeçar. Também não estou num bom momento,mas tenho certeza que tudo passa e a vida retoma ao curso natural.
Abraços! Um final de semana abençoado e alegre pra ti.
Lindas plantinhas do bem!!!
ResponderExcluirAdoro suculentas, são tão simpáticas e na delas.... hehhehhe
bjão
Oi Lucinha!
ResponderExcluirQue belezas de suculentas!Nunca tinha ouvido falar nesta profissão, mas que se faz cada vez necessário, ah sim! O problema do lixo é mundial, pena que neste nosso país anda a passos de tartaruga, embora já se vem sendo feito algumas coisas. Adorei saber!
Quanto ao desanimo, acontece, digo que tenho uma certa bipolaridade.rss
Beijinhos e um super fds!
Gostei foi mesmo da sua última frase, pois eu já andava preocupada com sua indisposição. E gostei também da "puxadinha de orelha" de sua amiga que fez você se animar! Que bom, pois assim suas suculentas é que saíram ganhando. As suas estão bonitas nas fotos. Eu tenho uma que gosto demais e quando ela começa a ficar viçosa e brotar, algo acontece. Dias atrás eu derrubei o vasinho e elas acabaram saindo do vaso. Coloquei-as de volta com muito cuidado com cuidado, mas as duas menores já morreram e parece que a maior está indo para o mesmo caminho. Que chateação! Fique com Deus, menina!
ResponderExcluirQue plantinhas lindas! Elas devem ser muito felizes por tê-la como dona, acredite.
ResponderExcluirLixólogo ou lixeiro, o que importa é que o planeta vá ficando mais cuidado.
Bom de ver que está regressando, Deus vai acompanhando os seus passos.
Bj
Nada de desanimo, temos que ser feliz mesmo nas nossas tristezas.
ResponderExcluirproblemas todos temos, o jeito de encarar é que muda tudo!
adoro entrar no seu blog, saio energizada!
eu não tenho sorte com suculentas, não sei cuidar elas apodrecem....
e acho lindas!
bom fim de semana!
abraços!
adorei suas suculentas, minha vizinha Beti faz coleção,uma graça beijos e bom final de semana
ResponderExcluirOi minha querida amiga Lucinha. Boa noite. Menina, que é isso, baixo astral, ora, ânimo, se até o Bolinha, coitadinho, que só pede água e um pouquinho de ração é feliz, porque nós, que temos tudo, não podemos ser... mas eu sei que nem sempre é fácil... ainda mais morando num país diferente e sem muito calor humano... como faz falta um calor humano né... Você tem uma capacidade enorme de transformar os objetos em obras de arte... na vida, nada se perde, tudo se transforma... Não sabia que o nome daquelas folhagens era SUCULENTAS... legal,vivendo e aprendendo né... Olha, te desejo um ótimo final de semana... saia, ande, veja o mundo como ele realmente é: LINDO, MARAVILHOSO. Um grande beijo, FIQUE COM DEUS.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirpassei para conhecer o seu blog,
adorei aqui.
beijos
Oi Lucinha,
ResponderExcluirSou lixóloga há muito tempo hehehehe... amo suculentas,quando aprender postar fotos rsrsrs, mostrarei a minha coleçãozinha, tá uma beleza só! Adoram carinho e pouca água, conversa então sai de baixo,ficam logo viçosas!
Ânimo minha querida, tem dias que a saudade bate e temos que ter muita força de vontade pra superá- la... Fique com Deus.
Paz e Bem, forte abraço!
Voltei pra dizer que adorei o comentário l´na velhinha de 89 anos,srrs Um beijo,obrigado!chica
ResponderExcluirOlá Florzinha,
ResponderExcluirSou lixóloga sim, acho que até já comentei aqui, meu marido diz que adoro guardar e pegar lixo, só um pouquinho, kkk, sempre digo: estou reciclando!, kkkkk
Adorei as suculentas, mas confesso que não tenho nenhuma, por morar em apartamento, pois fico com peninha delas de não poderem ficar ao ar livre.
Passei para lhe desejar um ótimo e abençoado final semana e um grannnnnnde beijo.
Olá amiga Lucinha,
ResponderExcluirMuito obrigada por ter comentado no meu cantinho.
Adorei ver as suas suculentas e saber que está com outra disposição.
Compreendo-a perfeitamente, porque penso termos algo em comum a respeito de sentimentos.
O silêncio, a paz de espírito são muito importantes para o nosso equilíbrio.
Que Deus lhe proporcione toda a ajuda que necessita e merece.
Um beijinho e excelente fim-de-semana.
Beijinhos,
Ailime
Oi Lucinha, notei mesmo que andava meio de "farol baixo" depois que voltou. É natural, ainda está com o gostinho do Brasil. Fico assim quando vou para a minha terrinha, pois logo que passamos a divisa já vou ficando meio triste, calada. Mas no dia seguinte quando acordo e vejo esse sol brilhante de Belzonte eu penso: "puxa vida, olha o sol que Deus manda para me aquecer, minhas filhas saudáveis e amorosas, meu bom marido, ficar triste por que mulher!!!" e daí tudo fica esquecido.
ResponderExcluirTenho boa mão com plantas, mas acredita que já tentei fazer uma jardineira com suculentas e não foi para frente? elas ficaram mirradinhas, encolhidas. Qual o segredo? a terra precisa de qual adubo? costumo comprar terra vegetal na Flora, finco as folhas na terra (e fico esperando, esperando...)
Fique bem, viu?
Beijos
Qtas fofura nas suas suculentas amada! Bem lindas!!! Bjokas!!!
ResponderExcluirLucinha
ResponderExcluirAdorei saber sobre a profissão de lixóloga e da sua importância.
Agora, as suas suculentas estão lindas e prova que voce as cuida com muito carinho. Sabe que tenho uma suculenta, é a da quarta foto, que deixei na chácara onde amarrei o vaso em uma árvore. Já se passaram muitos e muitos anos, e ela foi crescendo, hoje o caule tem quase um metro, é uma curiosidade, qualquer dia mostro a foto.
Fiquei feliz saber que está bem.
Beijos e tenha um lindo domingo.
Lu querida, não te desanima não... Mas eu acho super compreensível, visto que voltastes do Brasil, deixando a família aqui e tudo.
ResponderExcluirMas, como vc. disse, nada como uma terapia com as suculentas, né? Eu também adoro!!!
Lu, eu adorei seus vasinhos, ainda mais uns diferentes dos outros, e até achei que era proposital, até ler o post.
Tá tudo muito lindo, e dá pra ver o cuidado que você tem com as plantinhas, com o planeta, com sua vida! Admirável!
Te desejo um lindo domingo, minha amiga, e que fiques cada dia melhor!
Beijosssssssssssssss
Vero
Ah Lucinha... eu acho liiindos os vasos com suculentas... tão delicadas e em cores tão bonitas!
ResponderExcluirEsses dias mesmo fiz um post sobre as minhas novas queridinhas, pois antes eu comprava, mas acabava matando elas afogadas, já que gosto de regar as plantas da varanda todo santo dia... e aí já viu, né?
Mas desta vez vou cuidar melhor delas e não deixar em local de chuva, por exemplo... rssss...
Ahhh e as folhinhas que cairam também "semeei" prá ter novas mudinhas!
beijinhos e obrigada por compartilhar fotos tão lindas!
e bom final de semana!
Ro
Oie to sem net como disse amiga saudades
ResponderExcluira qt a troquinha nao estraviou foi falta de escrupulos da parte dela mesmo mas ficou de lição não participo mas
bjos
decorehouse
Lucinha, minha lixóloga inspiradora, não dê o precioso tempo da sua existência à chatice.
ResponderExcluirDê às plantas, aos cavaletes recuperados, aos amigos que te amam.
Beijo da Nina
OLÁ
ResponderExcluirLUCINHA
ESTOU VINDO AQUI POR MEIO DE OUTROS CANTINHOS E FIQUEI MARAVILHADA COM TANTA DOÇURA QUE VC NOS PASSA. AMEI O VÍDEO DO PADRE FABIO. VC ME FEZ CHORAR COM ESTA MÚSICA. QUE DEUS LHE TRAGA A PAZ QUE VC TANTO PRECISA. AMEI TBM AS SUCULENTAS LINDA. SE VC ME PERMITIR POSSO SER TUA SEGUIDORA E FICAREI FELIZ SE VC TBM FIZER O MESMO POR MIM.UM ABRAÇO
CAINHO
BRISA
Lucinha
ResponderExcluirAmiga, vim agradecer suas palavras de carinho e apoio.
Voce tem razão em dizer que foi um grande aprendizado, sem dúvida foi uma das maiores experiências da minha vida. Até comentei com minha sobrinha/sócia: vamos ter muito o que relembrar quando estivermos mais velhas e rir muito dos apuros que passamos.
A vida é assim, com certeza Deus está nos preparando novos caminhos.
Beijos e tenha uma semana abençoada!
Olá minha linda.
ResponderExcluirAssim como você não ando muito animada e ando meio sumida dos comentários. Vou até todos as pessoas que amo por esse mundo virtual, mas nem sempre consigo deixar meu comentário. Coisas que a vida nos reserva e só nosso Deus pode nos dar explicações e bom mesmo é esperar Nele o Senhor e é o que mais tenho feito esperar sempre e confiar.
Lu também converso com minhas plantinhas e também tenho minhas Santas suculentas. As plantas enchem meus dias de carinho e amor.
E com certeza sou uma lixologa marido meu fica até meu bravinho Quando sai comigo fico olhando nas ruas se acho que que possa reaproveitar e ele diz:- "pronto lá ela levar pra casa" - mas quando fica pronto ele é o primeiro a me elogiar...mas pode!!!
Lu perdão pelos poucos comentários mas venho sempre por aqui pois adoro aprender com você.
Que Deus te abençoe e te guarde na palma de suas mãos!
Muito bom o seu post! As suculentas são demais.
ResponderExcluirAdorei o seu blog e já estou te seguindo.
Sou BU 1310 e aguardo sua visitinha lá no meu blog :)
Beijinhos
Renata
http://escutaessa.blogspot.com/
http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
@blogescutaessa
Lucinha meu anjo bom dia amiga...bom te ver logo cedo no meu blog..sua presença é unica e fico feliz em saber que tenho amigas como você que mesmo virtuais é como se fosse tão real na minha vida..
ResponderExcluirBoa semana para você querida,muita paz no coração ...
conte comigo..
titi
Olá Lucinha!
ResponderExcluirTudo bem comigo sim! Que bom receber sua visitinha! Estou sempre passeando pelos blogs amigos, mas pouco postado e comentado.
As imagens das sua plantinhas estão cada dia mais lindas! Também sou lixológa e agora com a casa nova cada vez mais, é muito bom renovar aquilo que parecia não ter mais vida, não é? Bjos
Boa noite minha querida!
ResponderExcluirHoje venho vestida de blogueira para pedir e desejar felicidade prá vc,prá mim,prá nossos amigos que fazem esse mundo acontecer,virar,mexer,remexer o mundo do bloguista...
FELIZ DIA DO BLOGUEIRO !!!!!!
Lixóloga é ótimo...hahaha! eu também sou, e amooo.
ResponderExcluirSuas suculentas estão lindonas, e plantas fazem um bem danado para nós. Olhar já é bom, cuidar então nem se fala.
Viu...deixa de postar não. É muito bom vir aqui e receber sua visita também.
Bjk e boa quarta.
Querida Lucinha!
ResponderExcluirQue belezinhas estas tuas suculentas! Fiquei encantada em vê-las tão bem cuidadas e animadas...Muito lindinhas mesmo!
E eu também concordo contigo, e acho que cuidar de plantinhas é sempre uma ótima terapia para a alma... Os cuidados com as silenciosas plantas e o contato com as coisas da terra parecem ter mesmo um efeito terapêutico muito importante para nós...E a gente se sente renovada e mais feliz,né?
Por isso é que sempre digo que o mundo seria um lugar bem melhor para se viver,se mais pessoas cuidassem de plantinhas e seus pequeninos jardins... No mínimo seria bem mais bonito e florido... (Rs...)
Ô,minha doce amiga, perdoa por eu estar também meio sumidinha... O início de ano também foi bem agitadinho por aqui... verdade que tivemos momentos muito bons, mas também tivemos momentos de angústia e tristeza, e nessas horas a gente fica meio abalado mesmo... É como você sabiamente disse,Lucinha, somos seres humanos e sujeitos às oscilações das "marés" da vida! Mas olhe, sei o quanto você é uma pessoa especial,linda,corajosa e dona de um generoso coração...Por isso,minha amiga, nos momentos de desânimo,lembre-se disse, e confie em Deus,pois Ele com certeza restaurará as tuas forças e te levará à vôos cada vez mais alto!
E tente viver com a suavidade das flores na primavera, um dia de cada vez, com a certeza que sempre haverá o amanhã e uma nova chance de ser feliz de novo!
Beijo grande no teu coração,minha amiga, e um outono repleto da alegria de viver!
Teresa
Lucinha, querida!
ResponderExcluirPerdoe a minha ausência.
Espero que você esteja muito bem. Temos dias de desânimo, sei bem o que é isto, Mas passa. Se quiser me escrever sobre isto?!
Que post interessante. Nunca tinha ouvido esta palavra: lixóloga. Adoro suculantas. Gosto de tudo o que é flor, acho que vou ser jardineira. No momento observo tudo o que broto que está a vir e fico acarinhando as florzinha em meu pequeno jardim. Adoro esta época do ano.
Fique bem, minha linda!
Beijo no coração
Comadre... SE morre a gente come! E se eu te contar que tenho um galo de Xangô velho brado, violento, perigoso até, vejo ele e fico pensando, "- Esse galo velho é gordo, grande e talvez desse um bom ensopado no fogão à lenha..."
ResponderExcluirPq menina, o bicho é danado, esses dias fui levar sobras de arroz, ele me atacou, pulou em mim, mas eu fui mais rápida e acertei com a panela na cabeça dele! \õ/ Ele nem tonteou! Ficou com a cara toda preta do fundo da panela de fogueira... E eu tive que sair rapidinho dali porque ele queria brigar comigo, vê se pode! kkkkkkkkkkkkkk
Ahhh... sobre sua pergunta...
ResponderExcluirNão comadre, eu limpei tudo com as mãos, coloquei uma luva de plástico pois estava cheio de larvas de borboleta amarelo-marrom (vou ser realista, a porcaria das "bichas-cabeludas" =/ ), segurei perto da raiz e puxei, sacudi as raízes para cair a terra e acumulei o mato num monte que deu uma bela fogueira anteontem. =D
Hoje estou preparando o terreno para terminar a piscina de pedra que eu contruí para os marrequinhos que comprei, porque eu não encontrei pintinhos, então comprei marrequinhos. 3 fêmeas e 2 machinhos, guria, te contar, uma graça! Acho que em vez de postar foto deles no blog eu vou é filmar eles nadando na piscina que eu fiz! =D
ResponderExcluirLucinha passando aqui nesta noite para te deixar beijinhos e beijinhos..
ResponderExcluirfique com Deus
sua amiga
titi
Acho que a Lucinha exemplarmente incentiva quem a lê a reaproveitar, reciclar, cuidar das plantas, suculentas e outras, acarinhar avezinhas e tantos animais e é excelente ver isso. Custa sabê-la desanimada e, consequentemente, desmotivada. Espero que já se sinta de verdade mais revigorada e que tenha uma agradável estação.
ResponderExcluirUm Abraço amigo,
Paula
Oi amiga querida
ResponderExcluirNão me fale em desanimo, em falta de inspiração, é tudo que ando tendo ...mas se Deus quizer logo me reanimo...já melhorei bem rsrsrsrs
amei seu berçário de suculentas, hoje tambem dei uma andadinha por minhas flores que estão tão descuidadas tadinhas! Vendo esta postagem, pensei, amanhã com certeza, vou dar um up na minha horta jardim
Ah!!!Passei para te desejar um final de semana de muita alegria
bjs
Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)
Lucinha, suculentas são plantas lindíssimas. Quanto mais se tem, mais brotam, suas folhinhas são cheias de vida e vivem se reproduzindo.
ResponderExcluirSeu canteiro está lindo! Nem parece que ficou um tempo sem cuidados.
Que lindo o cavalete transformado em aparador. Parabéns. Beijos
Olla´, minha Lucinha linda!
ResponderExcluirComo vai você?
Ai que coisinhas mais lindas, suas suculentinhas. Eu também adoro! e tenho algumas.
São plantas que acho maravilhosas, e resistentes, não precisam de grande cuidado, não têm frescura, não! Se safam super-bem.
Bjn gde no seu coração e fique bem
Fazia tempo que não vinha aqui...
ResponderExcluirAdorei as suculentas e o uso do cavalete !
Beijo
Lucinha, tô me indentificando tanto contigo ando meio desanimada e as vezes consigo dar uma arrancada, reanimo, mas não por muito tempo, to reagindo, já é alguma coisa...eu comentando em quase todos os posts que leio, até parece coisa de psicopata rsrs.mas sou obrigada por que to adorando...
ResponderExcluirBeijinhos
Sheila
http://www.vidasuculenta.blogspot.ie/