Meu primeiro chuchu + Berinjela que virou jiló

O chuchu mais amado da NZ.

No finalzinho do Outono passado, ganhei dois chuchus. Um eu comi com camarão, o outro, plantei.
O inverno chegou e ele quase não suportou. Fiquei triste e cheguei a achar que ele não sobreviveria. Mesmo assim, não desisti. 

Quando viajei ao Brasil no final do ano passado, ele estava começando a crescer. Quando voltei, ele já estava bem grandinho. E, de alguns meses pra cá, ele cresceu muito e está muito bonito.

Fiquei vigiando cada passo, e tomando conta pra verificar se havia alguma florzinha. E nada. Já estava ficando desanimada novamente, pois eu estava preocupada com a proximidade do inverno, e seria difícil ele suportar.

Semana passada, eu vi umas florzinhas por lá, e ontem, eu vi o meu primeiro chuchuzinho nascendo. Ele ainda está muito pequeno e lindinho. Meu coração chegou a disparar de tanta alegria.

A casca dele não é lisa, como os que costumamos comprar no Brasil, mas eu não vou comer a casca, ela vai pra composteira.

Já imagino o que está passando na cabeça de vocês. Afinal, tanta festa só por causa de um pé de chuchu. Risos Sei que muitos não gostam, e sei que custa muito barato no Brasil, e é encontrado com muita facilidade.

Aqui na NZ, encontramos sim, principalmente nos mercados asiáticos, mas não com muita facilidade.
Os Kiwis, pelo menos os que conheço, não gostam e não comem chuchu.

Se meu pé de chuchu der frutos em quantidade, não adianta querer vender na feira mensal que tem aqui perto de casa. O jeito vai ser sair procurando brasileiros ou asiáticos que gostem. Risos Não vou dar conta de comer todos. 

Outra coisa, é que quando estamos longe de casa sentimos falta de muitas coisas, principalmente de comer.
Mas tem uma frase que diz: "quem não tem cão, caça com gato". E, assim, nós vamos superando.

Outro dia, uma amiga brasileira estava com vontade de comer jiló ensopadinho. Quando ela falou, chegou a dar água na boca. Não tem jiló por aqui, e ela teve uma ideia brilhante; preparou eggplant refogadinha. A vontade de comer era tanta, que o cheiro e o gosto ficaram idênticos ao do jiló.  Comemos muito e demos muitas risadas com essa história.
Eggplant é berinjela, mas nós não lembrávamos de forma alguma o nome em Português, até que chegou um  brasileiro e nos salvou. Risos Até isso acontece. Risos

E vocês devem estar pensando: que mau gosto da Lucinha, em gostar de chuchu, jiló e berinjela, com tanta coisa mais gostosa pra sentir falta. Hahahahhaha Até eu penso assim, e claro, sinto falta de outras coisas também.  Até de chá de boldo, imaginem do que mais. Risos.

E, pra não ficar um post muito sem graça, igual ao gosto do chuchu, segue abaixo algumas informações sobre  as propriedades dele.
Aposto que vocês sabem cada receita de fazer chuchu virar a coisa mais gostosa do mundo. Risos 

P.S: Kiwis: como os neozelandeses são chamados.


Provavelmente originário da América Central, o Chuchu (Sechium edule) propagou-se por diversos países de clima quente e temperado. Conhecido na antiguidade pelos astecas, tinha grande destaque entre as demais hortaliças cultivadas naquela época.

É uma planta trepadeira, pertencente à família botânica das cucurbitáceas, da qual também faz parte a abóbora, abobrinha, a melancia, o melão e o pepino. O chuchuzeiro é uma planta perene, que pode ser cultivada todo o ano, produzindo contínuamente.

Alimento nutritivo, contém sais minerais e aminoácidos. É recomendado às pessoas que estão em dieta ou que precisam alimentos facilmente digeríveis. Suas folhas e o broto, que são calmantes e refrescantes, podem ser usados em saladas. O seu fruto é muito útil em casos de obesidade, pressão alta e debilidade estomacal.

FICHA DA PLANTA:

Características: Trepadeira anual de folhas cordiformes, flores unissexuais amareladas. Originário do México. Sua casca pode ser lisa ou com espinhos. Conforme a espécie, sua cor varia do branco ao verde bem escuro.

Dica de Cultivo: Plantio direto durante o ano todo, observando o espaçamento de . 6 a 7 metros entre covas.

Outros Nomes: Caxixe

Princípio ativo: Cálcio, calorias, proteínas, magnésio, potássio, fósforo e fibras, dentre outras.

Propriedades: Diurético, cardiotônico, hipotensor e antidiabético

Indicações: É importante para o bom funcionamento dos intestinos e para tratar a hipertensão arterial.
Fonte de pesquisa

25 comentários:

  1. Gatona olha realmente o amigo chuchu nao ganha meus amores nao, eu com massss, s enao tem também nem lembro de comprar, quando eu era crianca ´´la em barbacena´´minha mae usava chuchu pra aumentar a comida, cozinhava costelas de boi e dentro tome chuchu, kkkkk eu comia o gosto da carne grudava no chuchu era bom, uma vez lembro que ela nao tinha chuchu usou mamao verde, eu comi a achei o mesmo gosto kkkkkk ou melhor SEM GOSTO, isso eu era muito pequena, muito mesmo acho que tinha ns 6 anos mais ou menos mas me lembro bem dessa cena. Mas olha eu nem em sonho imaginei como seria um pé de chuchu, mesmo morando em sitio nunca vi um, pelo que vi na foto parece ser como melancia né? ...planta de rama....como diz meu pai rsss e eu sou super boa de garfo, mas tem duas coisas que nao como nem na porrada, Jiló e amendoin, detesto esses dois, aff amendoin só o cheiro me causa uma vontade enorme de vomitar, rss Meu marido gosta de comer como aperitivos quando bebe vinho, eu passo leguas dele nao dou um minimo beijo, amedoin e eu nao nos damos bem, nem ele e nem seus deviravos como pasta de amefoin ou chocolate com amedoin, nada desce, e assim é o jiló, minha mae plantava muiiito jiló do amarelo, do vermelho, ela fazia dentro do frago, do arroz, ou frito, eu semmmmmpre separava o jiló e jovaga pros meus cachorros, que só cheiravam e deixavam la mesmo, é tao tuim que nem eles queriam kkkkk AMARGA demais, nammmmm.RSSS
    Mas adorei ver um pé de chuchu, eu tenho uma grande amiga, de muitos anos, que nos chamamos de chuchu, eu e ela. rsss bjs Lu.
    Entendo demais suas saudades, rss tb tenho as minhas, um bom churrasco por exemplo hummmmm!!! Farinha, acai, cupu acu, peixe de agua doce, kkkk fruta tirada do pé na hora, hiiii a lista é enorme. vou parar aqui rss bjs mesmo!!

    ResponderExcluir
  2. Lucinha


    Sei da tua alegria ao ver esse chuchuzinho nascendo, crescendo e tu já imaginando ele na panela.

    Mas hoje acertaste 2 coisinhas que não entram aqui em casa: chuchu e jiló,rsrs .

    Podem "disfarçá-los" de qq jeito e eu descubro.Logo, não compro, ninguém come aqui!

    Acho que nem se fosse coberto por chocolate,srrs...

    Beringela, ADORAMOS!

    E teu post, de jeito algum ,ficou sem graça.

    Senti tua emoção pois sei da alegria de ver nossas plantinhas vingarem.

    É lindo!

    E te cuida, vai pensando no que fazer pois ele DÁ muito, muito mesmo. Lembras daquele ditado daqui?

    "Ela DÁ mais que chuchu em cerca?sr"


    um beijo, tudo de bom, sempre bom passar aqui !chica

    ResponderExcluir
  3. oi Lucinha, gosto so um pouquinho de chuchu....mas gosto muito de vc que é um xuxuzinho.....beijos

    ResponderExcluir
  4. Que post fofo, LUCINHA! Nossa, adoro chuchu, berinjela e jiló huuummm...
    desde criança lá em casa, mamãe colocava à mesa para provarmos, nem pimenta escapava eita coisa boa...teu chuchu tá com as folhas bem vigorosas se prepare... sou assim que nem você acompanho o crescimento de minhas plantas sempre, é tão prazeroso né? Aqui em casa não falta, pois marido gosta muito, dizem que é sem gosto mas ele come só com azeite, é ótimo para quem tem pressão alta...
    Minha nossa, pareço matraca... falo muuuuito! Beijos lindona!

    ResponderExcluir
  5. Ola Lucinha!!! Hahahaha sei muito bem o q vc esta falando...cada vontade q da de comer e nao tem por aqui...aqui tbm n se encontra com muita facilidade nao, so em loja brasielira e n eh sempre tem...e qdo eh epoca tbm compro, adoro , tbm faco com camarao limpo , molho de tomate e ele juntinho hummmm e eh delicioso....

    Aqui tb so tem jilo na loja, uma vez comprei pq fiquei com vinatde de sentir o gosto, minha mae fazia mas nunca fiz muita questao nao...

    Aqui nao tem mandioquinha, e eu amoooo numa sopinha eh bom demais....e hj q eu vi uma moca postando bolinho de bacalhauuu....aiiiii q delicia....

    Tbm adorava, pescada limpa e aqui n tem...aiaiai vou parar q fome.

    Lucinha e vc esta melhor???? Espero q esteja bem...

    Bjinhos rose jp

    ResponderExcluir
  6. Adoro chuchu e esta postagem está linda, eu também vibro quando vejo uma plantinha dar flor ou fruta!!
    Beijos querida,
    jud-artes.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucinha!
    Que bonitinho este chuchu! Ele é deixado de lado, mas tem sua importância. Meu marido estaca comendo cru pro causa da hipertensão, um horror. Já beringela adooooro! Ela feita a parmegiana não preciso de carne, basta ela, muito bom! Vou procurar uma receita que tenho com chuchu, que fica parecendo carne de carangueijo, acho que eu iria enganar a Chica!rsss Vou te enviar, pois vc vai ter por aí muito chuchu.rsss
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Gosto de Chuchu, jiló e beringela...
    Imagino a sua alegria vendo o chuchu nascer.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Querida Lucinha!
    Temos os mesmos gostos!
    Amo chuchu, jiló e berinjela, acho-os deliciosos!
    Mas o chuchu, não consigo cultivá-lo, quando começa crescer aparece uma ferrugem nas folhas e morre.
    Já plantei várias vezes...
    Desejo-lhe boa colheita. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Minha querida Lucinha,

    Adoro chuchu,jiló,beringela e tenho uma receita de souflé de chuchu que todos adoram.

    Vou postar no Tudo a Ver e te avisarei.

    Entendo a sua saudade,amiga.Eu também a sentiria.

    E porque você está achando que sua postagem está sem graça?Está ótima,viu?

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucinha, pelo visto já está melhor, que bom!
    Entendo os teus desejos, não que gostamos do paladar, mas porque aquilo nos traz lembranças boas, lembrança da infância, dos dias felizes.
    Quando fui morar em Nova Lima (MG) queria o meu quintal meio cheio de plantas, hortaliças, de folhas, bem repolhudo porque estava em lua de mel com o campo. Saí plantando tudo o que via e plantei chuchu na cerca!!! Eles cresceram tanto e se multiplicaram tanto, mas tanto que tive que cortar vários ramos para não entrar dentro de casa - era o verde invadindo o muro!!!! Fiz de todo o quanto é tipo de prato com eles e até doce (igual doce de mamão), dei para os vizinhos, os amigos, decorei a casa toda com eles. Nossa, estou enjoada deles até agora.
    Se o seu pé for como o meu, vai enlouquecer, terá que importar até para o Brasil!!! mas não mande para mim, viu?
    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que eu quero saber é quanto tempo ele demora para dar o primeiro fruto???

      Excluir
  12. concordo com os kiwis...rsrs...chuchu, lucinha??? rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. OI Lucinha
    Por aqui gostamos muito de chuchu, jiló e berinjela. Quando o filho mais velho tinha uns quatro aninhos, todos ficavam admirados de vê-lo comer verduras, e ele sempre complementava: "Eu como até jiló!"rs
    Gostei muito de ver a sua alegria com o chuchuzinho made Lucinha, a sua postagem ficou uma delícia!
    Beijos com carinho
    Maria Luiza

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo seu chuchu! Que lindinho! Certa vez li essa piada horrenda: mulher é como chuchu; é aguada, pula cerca e se bobear o vizinho come! Pode ter piada mais nojenta que essa? Lucinha, eu sinto a mesma alegria de ver alguma planta dando brotos, ou pimenta, ou flores. Também fico vigiando, vigiando e o tamanho de sua alegria parece maior por estar fora da pátria amada, mas não é, porque eu fico feito boba alegre. Chuchu, quase não compro e quando o faço tem que ser novinho e com a casca bem verdinha. Uso o descascador de legumes e vou tirando as tiras largas e bem fininhas, depois faço isso com a cenoura. Coloco numa panela com caldo de legumes, mas tiro do fogo meio rápido, deixando ainda "al dente." Escorro bem e coloco numa travessa. Daí eu jogo por cima deles, alho frito no azeite, depois borrifo vinagre, bastante salsinha, cebolinha verde, cebola de cabeça, bem fininha e pimenta moída na hora. A água em que eles foram cozidos eu a uso para cozinhar o arroz. Fica uma delícia! Gostei da ficha técnica do chuchu, muito de saber ser antidiabético. Farei mais! Também faço agridoce de chuchu!.Se quiser mando a receita que é facílima e saborisa saladas e carnes! Lindo post e não ficou aguado, não!!! Beijão!

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto de chuchu e a distância da pátria aguça o sabor certamente de tudo que nos faz recordá-la
    Sabe não gosto de jiló, mas experimentei em um Hotel Fazenda um doce feita dele, e amei.
    Grata pela retribuição da visita. Eu estava revendo alguns seguidores e reencontrei vc.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Amiga Lucinha,
    Maravilhosos os seus Chuchus. Estão lindos e viçosos.
    Mesmo há pouco fui comprar fruta e hortaliça e aqui onde moro o preço não é muito acessível, mas pelas suas propriedades que teve a amabilidade de nos indicar vou experimentar.
    Agora resta-me descobrir a melhor forma de os cozinhar.
    Acredito como deve ter saudades dessas comidinhas da sua terra. Agora que tenho mais tempo disponível gosto de cozinhar certas comidas saborosas e nutritivas que minha avó e mãe preparavam.
    Deixo-lhe um beijinho e votos de um excelente fim-de-semana.
    Ailime
    (Como sabe aqui em Portugal e na área onde moro (Sintra) há muitos amigos brasileiros a trabalhar, daí o facto de também os nossos mercados serem muito completos no que respeita a grande variedade de frutos e leguminosas).

    ResponderExcluir
  17. Ei Lucinha, entendo a sua felicidade, também fico muito feliz quando vejo as coisas que plantei na roça viçosas e bonitas, quando dão frutos então, que alegria!
    Parabéns pelo seu chuchuzinho!
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  18. A gente tem saudade de cada coisa né? Adorei o post!

    ResponderExcluir
  19. Semear, plantar e ver crescer os frutos é mesmo um prazer. Eu tive a minha infância ligada à agricultura e conheço um pouco do ciclo das coisas nesta área, por isso, compreendo bem a sua alegria Lucinha.

    Um abraço amigo e tenha um excelente fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  20. Chuchu, eu como com casca. Aliás, a maioria das coisas como com cascas. Para não disperdiçar mesmo.
    Jiló aprendi a gostar qdo morei em Brasília. O povo lá, adora e eu passei a gostar muito.
    Entendo sua alegria com o nascer, florescer, do chuchu. Sou assim.

    ResponderExcluir
  21. oi Lucinha eu não gosto tanto de xuxu..mas de você gosto muito......andei meia sumidinha,mas da ultima vez que vim voce estava dodoi...melhorou???..virose é tão chato judia da gente..Hoje aqui estou sozinha meus filhos sairam e estou com meu gato felix...e é bom a gente ficar um pouco só pensando na vida e em tudo que esta valendo a pena ou não..Lucinha espero você para um cafe..estou com saudades..
    beijos..sua amiga titi..
    fique com Deus

    ResponderExcluir
  22. Eu adoro xuxu, beringela e giló! troco tranquilamente por um bife!

    bj

    ResponderExcluir
  23. Ai que coisa mais linda!
    Eu também fico muuuuito feliz cada vez que um fruto ou legume aponta aqui na varanda... pois é o milagre da vida, né?
    Lucinha, depois você mostra a evolução dele prá gente?
    beijinhos e tenha uma ótima semana,

    ResponderExcluir
  24. Oi, amei seu post. Mais do que escrever sobre o chuchu, vc comentou algo que eu e qualquer brasileiro que esta fora do país passamos... Saudade do gosto, do tempero, dos frutos e legumes que só o Brasil tem. Eu estou em Portugal e agora estou me dedicando a culinária. Minha amiga posso te dizer por experiência própria...Não ha lugar mais saboroso no mundo do que a nossa terra. Beijoka grande pra vc .

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias