Imagens TheKitchn
Vi essa ideia hoje, no blog da Lucy Mizael que acompanho gosto muito das dicas dela, e vim compartilhar com vocês. Pra mim, é novidade.
A ideia original e as imagens são do site TheKitchn.
1.Escolher ervas frescas, de preferência do mercado ou o seu próprio jardim.
2.Se quiser você pode picá-las bem, ou deixá-las em ramos e folhas maiores. Na foto, as ervas foram finamente picadas.
3.Colocar em bandejas de cubos de gelo (cerca de 2/3 cheio de ervas).
4.Você pode misturar as ervas (sálvia, tomilho, alecrim).
5.Colocar azeite extra-virgem de oliva ou manteiga derretida sem sal sobre as ervas.
6.Cobrir com filme plástico e congelar.
7.Remove os cubos congelados e armazenar em recipientes ou sacos pequenos de congelamento.
8.Não esqueça de etiquetar cada embalagem ou o saco com o tipo de erva (e óleo) dentro!
9. Usar em assados, batatas cozidas, etc
Não vou usar esse método aqui no momento, pois eu pego as ervas frescas na horta na quantidade que preciso para cozinhar.
Quando morava no Brasil sobravam temperos, e eu congelava cortadinhos bem fininhos. Nem sei se estava fazendo a coisa certa, mas preferia assim a jogar fora. Com certeza, essa sugestão acima, iria facilitar muito a minha vida naquela época.
Só pra tranquilizar as pessoas que me escreveram pedindo notícias, após terem tomado conhecimento sobre a Erupção do Vulcão Tongariro.
Ele estava dormindo há cento e quinze anos, e resolver acordar. Não há registro de vítimas, apenas alguns estragos nas proximidades. Moro aproximadamente 350 km dele, e está tudo bem por aqui.
Vamos torcer para que o Tongariro volte a dormir calmamente por pelo menos mais um século. Rs
Se desejarem saber mais sobre o assunto é só clicar aqui.
Muito obrigada a todos pelo carinho e preocupação.
Um abençoado dia para todos nós!
Que dica ótima! Recentemente, eu fui visitar uma amiga em Vitória e percebi que ela congela cheiro verde picadinho pra usar durante um mês. A aparência é de queimado, porque ela congela em um recipiente plástico fechado, mas não usa nenhum azeite ou óleo. Mas o cheiro e o sabor são conservados. Acho que ela vai gostar desse outro jeito de guardar os temperos. rsrsrs
ResponderExcluirE sobre esse vulcão, que susto quando vi as notícias na tv. Mas que bom que não teve vítimas, graças a Deus. Tome cuidado e se proteja, de qualquer forma, pois oração e proteção não faz mal a ninguém, né?... rsrsr
Beijos e bom dia.
Adorei essas dicas e a são práticas e rapidinhas, como gosto!
ResponderExcluirMuito legal!!Vou ver se lembro de fazer e até vou mandar pras minhas filhas e nora.
E que bom que esse senhos dorminhoco não fez danos.Ele que fique descansando ou durma para sempre,né? beijos,tudo de bom,obrigado pelo carinho,chica
Oi Lucinha a ideia é ótima ,mas não preciso fazer pois sempre tenho temperos frescos na horta colho na hora o que preciso ,ainda bem que esta longe do vulcão ,imagine so estragos com as nuvens de cinza ,deve ser muito ruim né ,Deus me livre rsrsrs beijos e td de bom
ResponderExcluirQue ideia ótima de congelar ervas! Vou fazer uma experiência para ver se gosto. Depois te falo. Por mim eu congelaria até marido (para ser usado só quando necessário!)
ResponderExcluirBeijos
Adorei a dica Lucinha.E esse vulcão está bom de voltar ao sono eterno.
ResponderExcluirmeu beijo
Bom dia Lucinha! nossa menina eu tinha visto esta imagem dos temperos no facebook, achei muito legal também, pois as ervas frescas estragam muito rápido e assim elas ficam verdes sempre,
ResponderExcluireu nem sabia desse vulcão, pelo visto estou perdendo jornais rs mais q bom que vc mora bem longe!!
abraços
Olá Lucinha, vi que vc comentou sobre o vulcão, estou super nervosa pois depois de amanhã estou indo para Mount Manganui e gostaria de saber qual a proximidade do tongariro, estava pensando em até desistir..onde vc mora?
ResponderExcluirobrigada
bjos
Fabiana
Oi lucinha qdo o marido chegou hj do trabalho ligou no jornal e vimos o vulcao na hra lembrei de vc ainda bem q eh longe , o daqui tbm promete acordar e eu moro bem acerca...
ResponderExcluirLucinha olha eu amei a dica n conhecia eu tbm corto os temperos e congelo, mas eu achei a ideia boa de colocar azeite...melhor ainda!!!! Acho q ela conserva melhor o sabor...
Bjss p vc
Rose jp
Lucinha, creia vc não estava fazendo errado também. Eu faço como você. Higienizo, cloco num pano branquinho, enrolo como rocambole e dexp na geladeira até secar, depois eu pico , coloco num vasilhame e levo para congelar. Ele fica soltinho e parece novo. Quanto ao colocar manteiga derretida é bom para colocar nas batatas e sair fácil da forminha, com azeite deve ser para sair fácil, também porque acredite comigo elas se quebrariam muito fácil. Tô até vendo a cena. Sou a pessoa menos qualificada para retira coisas das forminhas e de abrir embalagens. Se quiser farinha de bolachas, mande-me abri-las pela fitinha vermelha. Rsrsrs! Beijão para vc e eu não soube do vulcão! Não liguei a TV hoje!
ResponderExcluirLucinha te vi no meu blog e adorei essa idéia, inclusive eu tinha compartilhado ela no meu face, o que achei muito bom , parabéns pelas suas idéias e dicas.Beijinhos.
ResponderExcluirOlá Lucinha!
ResponderExcluirOtima idéia! Eu como vc tenho as ervas fresquinhas no pomar,mas as amigas quando levam as nossas ervas, vou mostrar a postagem para elas.Obrigado, beijos
oi lucinha
ResponderExcluirsuper dica
eu sempre fazia isto mas colocava cortadinho e um pouquinho de água para não estragar
mas esta dica do azeite é otima
é só colocar na frigeira e está completo o tempero
eu desconhecia este fato do vulcão - vamos torcer para ele dormir de novo
bjsss
lu
Lucinha,
ResponderExcluirQue bom que não teve nada aí onde vc mora. E que susto, né? O bichinho dormindo há tanto tempo e acorda assim sem mais nem menos! Não pode!
Adorei essa ideia, bem legal mesmo!
Beijos
Adriana
Olá minha flor!!!
ResponderExcluirAmei a idéia. Simples e nutritiva.
Tenha uma semana mega feliz e abençoada!!!
Para você com carinho:
A Felicidade maior está dentro de nós mesmos. O que satisfaz o nosso ego, que preenche este espaço chamado Felicidade, é saber que alguém é feliz só por saber que você existe e se faz presente em todos os momentos de nossa vida.
Um grande Beijo, que seu dia seja repleto de conquistas e vitórias.
Bjokas...da Bia!!!
http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/
AMIGA QUE IDEIA ÚTIL !!
ResponderExcluirPARA MIM TAMBÉM è UMA NOVIDADE.
ADOREI.
AQUI NA ITÁLIA TAMBÉM è CHEIO DE VULCÕES,MAS GRAçAS A DEUS, FICAM NO SUL,ENQUANTO EU VIVO NO NORTE.
BACIONE
Oi Lucinha!
ResponderExcluirHoje e ontem não vimos o noticiário pois minha irmã gruda nas Olimpíadas e não solta mais...ainda bem que o Sr Vulcão não fez vítimas,não é?E vamos pedir a Deus para fazê-lo dormir mais um século.
Gostei da dica dos temperos...quando eu morava no sítio em Barbacena tinha temperos na horta e era uma maravilha.Agora,que moro em um condomínio,só tenho manjericão,hortelã e salsinha.Mas pretendo plantar mais.Por enquanto vou tentar fazer o que ensinou,pois tenho o hábito de colocar em um potinho com tampa e congelar,mas achei esta outra forma melhor.
Obrigada pela dica,amiga.
Bjsssss,
Leninha
mas que vulcaozinho chato! faz um chazinho de camomila pra ele lucinha! bjo bjo
ResponderExcluirFabiana,
ResponderExcluirComo não aparece seu endereço de email, estou responde por aqui.
Não se preocupe com vulcão. Ele não está representando perigo no momento.
Pela localização da NZ, estamos sempre sujeitos ao desastres naturais, mas as coisas quando estão escritas por Deus, elas acontecem em qualquer lugar.
Não desista de seus sonhos e projetos por medo, seja lá do que for.
A distância entre Mount Manganui e Tongariro, é mais de 250 Km.
Moro em Auckland.
Beijos
Oi Amiga NeoZelandesa ! Hehehehehehe
ResponderExcluirSe já estiver acordada, dá uma passada lá no blog que tem uma idéia bem interessante em crochê.
Mas fora isso, sabe qnd li o título do teu posto, pensei cmg, "eu já congelo tempero..rs"
Mas dessa maneira eu não conhecia !
Acho que o fato de ter óleo junto, deixa melhor o gosto depois do degelo.
Tu sabes que já tentei congelar de algumas maneiras, mas sempre acaba mudando o gosto né.
Cozinhar pra pouca gente é complicado, as vezes não dá pra comprar pouquinho, e não tem horta no pátio, daí acaba que tu compra um monte e sem querer estraga.
Vou seguir a tua sugestão e depois comento.
Beijoo
Cauê
Oi Lucinha. Passando para agradecer a visita e ver as notícias diretamente da NZ.
ResponderExcluirAdorei a dica das ervas também. Normalmente congelo hortelã em água filtrada quando ganho ou compro em maior quantidade. Uso para fazer chá apenas acrescentando cubos em mais um pouco de água e deixando aquecer ... O chá fica muito saboroso como se a erva fosse recém colhida. Vou experimentar as ervas em azeite também.
Beijos e tenha um ótimo fim de semana.
Boa tarde Lucinha. Achei legal essas dicas. Agradecer pelo seu comentário em meu blog. Amei te encontar novamente. Muitas benção de Deus para vc.
ResponderExcluirOi Lucinha, vamos ficar aqui torcendo que ele volte a dormir!
ResponderExcluirLucinha aqui eu faço como vc, corto picadinho e congelo, é mais fácil. Mas essa ideia aí é bem original!
Bjs
Simone
Quando algo acontece como o vulcão, todos pensamos imediatamente naqueles amigos que moram longe. Foi o que eu pensei ao saber a notícia. Vim aqui, não tinha post. Fiquei pensando, mas pedindo a Deus por você. Agora sei que tudo está em Paz.
ResponderExcluirEu vi essa dica no Face, muito boa!
Gosto de temperinhos assim, facilita na hora de cozinhar. Sempre congelei salsinha, e fazia um mix de cebola e alho (que ficava verde!) para agilizar o tempo na cozinha. Hoje, faço tudo na hora, mas a forma de coservar desses temperinhos me chamou a atenção. Vou fazer. Obrigada pela dica!
Lucinha, fique com Deus , que ele te proteja todas as horas.
beijos
Zizi
(ah, vi um post antigo com seu pai, sou Batista, embora não frequente a igreja aqui)
Lucinha, que idéia maravilhosa! Dessa forma nossa salsa, nosso coentro e cebolinha verde não se deterioram, daqui para a frente serão congelados.
ResponderExcluirBeijos.
Vim te ver aqui...Desejo um lindo domingo, tudo de bom,chica
ResponderExcluirMuito legal essa dica de congelamento, Lucinha.
ResponderExcluirVou mostrar para minha serviçal. Vai vê ela entende.
Minha amiga Lucinha,
ResponderExcluirSempre com ideias ótimas para partilhar.
Também uso habitualmente ervas frescas, mas irei empregar estas dicas para as que utilizo menos vezes e assim não serei apanhada desprevenida.
Graças a Deus que sobre o vulcão tudo está sereno.
Um beijinho e uma ótima semana.
Com aminha amizade
Ailime
Olá, querida Lucinha
ResponderExcluirHoje mesmo usei um restinho de congelado de salsinha que trouxe da roça...
Os temperos naturais são tão mais ricos mas longe da roça e sem espaço, faço o que fazia vc antes...
Deus te cubra de bênçãos e te faça feliz!!
Bjs festivos de paz
Lucinha,
ResponderExcluirAprendi esse macete num workshop, é bem prático mesmo.
Grata pelo carinho deixado no blog da Norma, no post do nosso encontro.
Bom domingo, querida!
Que maximo essa dica Lu, menian eu sou um estrago de cozinheira embora ame cozinhar, acredita que eu pego a cebolinah inteira coloco num saco e tasco no congelador kkk juro que faco isso, mas depois dessa dica vou ao menos cortar os temperos né amiga? estou aqui com pimentao inteiro, tomate, cebolinha e rucula, tudo congelado inteiro em sacos kkk juro!!! bjao
ResponderExcluirHaaa nao se preocupe em mandar nao amiga amiga, eu demorei por que meu endereco nao tava ok, e depois eu viajei, nao se preocupe viu, nao vá ter trabalho nao menina, ter vc aqui escrevendo ja me é um grande presente, amo ler e comentar.
Oi Lucinha.
ResponderExcluirMuito bom falar com vc novamente.
Eu recebi essa dica dos temperos congelados no facebook e é uma ótima dica.
Quanto a minha saúde tô me recuperando muito bem, sim. Agora, no dia 08/07 tive um AVC, mas Graças a Deus foi pequeno. Mesmo assim, fiquei com o lado direito sem movimento. O q já tá quase todo normal. Já votei a fazer muitas coisas q não tava fazendo... e tô cada vez melhor, cada vez recuperando mais meus movimentos.
Muita saúde para vc!
Bjosss
Ps: fiquei feliz em saber q vc tá bem distante do vulcão.
Oi Lucinha. Aqui nós colhemos só o que vamos usar. Mas no caso da lavanda (vc viu tudo o que eu colhi?), não sei se seco ou se congelo!
ResponderExcluirE esse vulcão danado, que volte a dormir! Bjs.