O mel mais poderoso do planeta + Abelha ou caixinha de correspondência?

 A abelhinha que guarda as cartinhas.
Acho que vi um gatinho!


Sempre que passava em frente, ela me chamava à atenção, mas não parava para fotografar. Hoje, fiquei falando dentro do carro, como na infância quando minha mãe me pedia pra ir à quitanda comprar alguma coisa. E fui o tempo todo repetindo: "não esquecer de parar pra fotografar a caixinha de correio. Não esquecer........ pronto, parei e cliquei. O que não esperava é encontrar um lindo gatinho, que nem se moveu. Acho que ele sabia que eu iria mostrar essa foto aqui. Risos

Mais uma sugestão para a caixinha de correspondência "letter box", para arquivarmos em nossos projetos futuros.

E, para completar o post, eu trouxe essa matéria abaixo, onde o Repórter Francisco José, que admiro muito, fala das propriedades do meu produzido aqui na NZ e das ervas medicinais.
Pra quem gosta de enriquecer os conhecimentos e quer saber mais um pouco do país que me acolheu, é só assistir ao vídeo abaixo. Sei que muitos passam com pressa, mas eu garanto que vale a pena assistir.



Narrativa da matéria:

Nova Zelândia produz o mel mais poderoso do planeta

Da flor chamada manuka, as abelhas retiram a substância que reforça o poder do mel. Estudos da Universidade da Nova Zelândia comprovaram que ele tem poder antibacteriano.

Estamos no Pacífico Sul, na Nova Zelândia: um país tão pequeno e tão grandioso. Vulcões, lagos azuis e montanhas nevadas guardam tesouros da natureza.

Deste lado do mundo, nasce uma flor muito especial: a manuka. Por detrás da aparência delicada, está a força da natureza. Dessa flor, as abelhas da Nova Zelândia retiram uma substância que reforça o poder do mel. No país, os pesquisadores já batizaram de "fator manuka".

Para chegar perto das caixas que guardam o mel mais poderoso da Terra, é preciso usar uma roupa especial, que nos protege até a cabeça e as mãos. Nós vamos a um apiário a 70 quilômetros da cidade de Auckland.

Essas abelhas trazem para a colmeia essência de pólen extraída da flor de manuka. Estudos da Universidade da Nova Zelândia comprovaram que o mel produzido no país tem ainda mais poder antibacteriano.

Fomos conhecer o aposentado Claude Stratford que, aos 99 anos, usa o mel de manuka diariamente. Ele também come o pólen, riquíssimo em vitaminas e minerais importantes para a saúde, logo pela manhã.


Ele nos conta que, quando criança, teve raquitismo e que os médicos disseram que ele não sobreviveria. O raquitismo é provocado pela falta de vitamina D no organismo. Sem vitamina D, a absorção de cálcio também cai e o desenvolvimento da criança é prejudicado.

Agora, quase centenário, ele atribui ao pólen de abelha a vida longa e saudável. Bill Bracks é amigo do Claude e usa o mel de manuka até sobre a ferida que tem no braço. O curativo é como um emplastro. Segundo ele, a cicatrização é ainda mais rápida. Bill conta também que não há nada melhor para dor de garganta.

Os recursos naturais são preciosos para o povo maori, os nativos da Nova Zelândia. Charles Royal é nosso guia e conhece as tradições. Cada folha que ele encontra na floresta tem um sentido, tem uma utilidade medicinal. É isso que ele explica em uma área de imensa floresta do país.

Uma folha conhecida como kava-kava tem por toda a floresta. Segundo ele, faz bem para o coração, afina o sangue e funciona como um tônico em forma de chá. No Brasil, a kava-kava é vendida em cápsulas e é usada como ansiolítico, para tratamento de ansiedade e insônia. Mas, em excesso, Charles alerta que pode causar problemas no fígado.

A planta também é usada como cicatrizante. Assim como o mel de manuka, eles colocam a folha de kava-kava diretamente sobre o ferimento.

Para Charles, a floresta é uma grande farmácia. Charles coleta tudo o que precisa não só para tratar, como também para prevenir problemas de saúde. Ele costuma ir toda semana à floresta e já está acostumado a andar pelo local.

Para quem estuda ervas medicinais e anda pela floresta na Nova Zelândia, não há nenhum risco com animais, porque no país não tem cobra venenosa, não tem urso, não tem nenhum animal que possa oferecer risco às pessoas que andam pela mata. Bem diferente do país vizinho, a Austrália, que tem talvez os animais mais peçonhentos, mais perigosos do planeta.

Charles conhece bem as trilhas. Na Amazônia, é comum tirar um cipó e encontrar água. Na Nova Zelândia, também. O guia maori mostra que um cipó muito pequeno é úmido e tem água também. Ele é suficiente para matar a sede.

Assim, para quem tem os olhos treinados é até fácil encontrar as ervas medicinais entre as árvores. Charles prepara muitas receitas com piko-piko. Uma delas é feita com cogumelos. Alguns já estão secos, mas basta colocá-los na água para ficarem no ponto novamente.

Charles nos convidou para experimentar uma receita que ele faz com uma mistura de cogumelos, salsichas e as ervas que encontramos na mata. Para acompanhar, chá de kava-kava, pão com piko-piko e biscoitos. É possível aproveitar essas ervas em muitos pratos, da mesma forma que estamos acostumados a usar alecrim, erva-doce, capim limão e tantas outras ervas conhecidas no Brasil e em várias partes do mundo.
Fonte G1

Manuka Flower - Via

Os comentários são muito importantes para o enriquecimento de qualquer publicação. Sem eles, nada teria sentido.
Obrigada pela visita e pelo carinho de sempre.

28 comentários:

  1. Adoramos o seu post,maravilhoso.
    Desejamos a vc uma ótima quarta feira.
    Super beijos da Glorinha.
    Estamos com a campanha Google +1 e contamos com a sua participação.
    http://sbrincos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que coisa linda a abelhinha. Não tem uma com joaninha? A minha seria com ela,rs.

    Quanto ao mel, aqui em casa consumimos bastante e eu não sabia(ignorância) que o melhor do mundo está ai pertinho de ti.

    Que bom. Também essa flor é linda e deve chamar as abelhinhas e trabalhar com mais vontade... beijos,lindos sonhos, bem doces...chica

    ResponderExcluir
  3. Lucinha
    que caixa mais linda.... fofa demais .adorei saber um pouco mais sobre o mel...conhecimento nunca é demais..
    bjs com carinho
    Edna

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucinha.........obrigada pelo carinho de sempre...
    Amei a caixinha de correio de abelhinha..
    O video tb é maravilhoso..lindas imagens..
    E esse mel heim...
    Amei conhecer um pouco do pais que te acolheu..

    bj e excelente dia!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucinha.........obrigada pelo carinho de sempre...
    Amei a caixinha de correio de abelhinha..
    O video tb é maravilhoso..lindas imagens..
    E esse mel heim...
    Amei conhecer um pouco do pais que te acolheu..

    bj e excelente dia!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lucinha,
    Se tem uma coisa que eu adoro na 6@feira,quando estou "acordada",é assistir ao GReporter...e eu adorei conhecer um pouco a NZ.,conhecer sobre o mel,e descobrir que a mata daí não possui animais peçonhentos e perigosos como aqui no BRasil.
    Eu amo plantas,a mata,os chás,isso tudo me remete aos conhecimentos passados a mim por meus avós!
    Uma pena que não tenha o ES.por aí,e obrigada pelo seu carinho!
    Bjs,
    Leska

    ResponderExcluir
  7. Bom dia querida amiga Lucinha. Ufa, ainda bem que eu tenho 8 minutos livre e assim pude assistir ao vídeo e fiquei sabendo que o apiário fica a 70 km da cidade onde você mora atualmente. Sobre o teu blog anterior, não é fácil seguir tantos blogs e ainda manter contato com todos... realmente o mundo virtual é quase igual ao real... só não podemos deixar que esse mundo virtual nos torne escravo dele... Um grande beijo... olha, quando vir até BONITO, traga muita grana viu, isso aqui é para rico... eu estou sofrendo, kkkk. Fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  8. Lucinha querida, de Amiens receba um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucinha!
    Maravilha de vídeo!
    A flor da manuka é linda e bem delicada.
    Realmente é muito rica esta fauna e flora, que benção!
    Linda a caixinha de correio!rss
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Lucinha querida,

    Que gracinha esta caixa de correio,amiga!Adorei!Eu tenho uma pintada por mim,mas tenho medo de colocá-la lá fora,por causa da chuva.Preciso impermeabilizá-la primeiro...
    Quanto ao vídeo,adorei saber tanto sobre o país que a acolheu, em relação às abelhas,flores e o mel,ainda mais com aquele visual tão lindo.Gosto muito do Globo Repórter também.

    E foi muito bom ler você em plena quarta feira.

    Bjsssss,
    Leninha

    Quando vier,vamos combinar uma viagem a BH,tá?

    ResponderExcluir
  11. OI LUCINHA!
    LEGAL TUA POSTAGEM.
    ADOREI A CAIXINHA DE CORREIO.
    EU, TENHO PARA MIM QUE A CURA PARA TODAS AS DOENÇAS ESTÁ NA NATUREZA.
    COM TEU POST VIESTE REFORÇAR O QUE PENSO.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  12. Quantas imagens lindas nesse vídeo!
    e quanta informação que eu não sabia, apesar de consumir o mel todos os dias.
    Linda flor, essa manuka flower portadora desse mel.
    Adoro flores exóticas. a natureza é repleta de coisas que nem imaginamos.
    um linda tarde para voce
    beijos
    Zizi

    ResponderExcluir
  13. Amei o gato da foto. Parece de brinquedo. A pose dele todo faceiro. Muito engraçado. Linda mesmo a caixa de correios.
    E amei a reportagem, não sabia desse mel maravilhoso daí. Linda a flor! Amei saber.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  14. Lucinha querida. Passar para lhe fazer uma visita é garantia de momentos de encantamento. Você com sua delicadeza própria sempre nos traz belezas e novos conhecimentos. Obrigada , querida por nos proporcionar isso. Amei a caixa de correios e essa linda flor com tão poderosa capacidade que não seria nada se não se doasse às abelhas...É a sabedoria da natureza mais uma vez nos dando lindas lições. Uma abraço grande e carinhoso.

    ResponderExcluir
  15. Oi Lucinha boa tarde! Vim agradecer a visita ;) A Teresa é uma pessoa maravilhosa, e tenho certeza que vc tambem é!

    Olha que surpresa vc é la da DISTANTE e exotica nova zelandia, humm aposto como no seu blog tem muitas coisas interessantes! com o tempo vou descobrindo :)

    deixo um abraço pra vc!

    ps: Muito legal essa caixinha de correio em forma de casa de abelha, imaginei aq se algum dia alguma abelha fizer ninho nela rs

    ResponderExcluir
  16. Oi Lucinha,
    que bom que gostou do cestinho, ainda tenho muito que aprender nas costuricas!!
    Lucinha, achei uma graça a caixinha de correspondências. O engraçado é que fiquei olhando a foto e não conseguia enxergar o gato, aí pensei, que gato ela está falando? Depois é que vi, só posando pra foto, bem no cantinho.
    Menina pra viver 99 anos, acho que esse mel é poderoso mesmo,pena que aqui encontramos é muita açúcar se passando por mel!
    Um beijo!
    Simone

    ResponderExcluir
  17. Oi Lucinha fiquei feliz de você gostar do meu blog, em breve vou postar como organizar a gaveta de guardanapos ok, e serei sua seguidora amei seu blog e adorei as idéias da caixinha de abelhinha, é pena que moro num ap senão ia fazer uma igualzinha. Beijos e até breve.

    ResponderExcluir
  18. Linda a caixinha do correio, a matéria do mel é bem interessante, eu como mel todos os dias ...mas esse aí deve ter outo sabor.
    não consegui ver nem a metade do vídio, não tive paciência porque trava muitooo...deixei carregando , tomei banho e nada!
    volto depois pra ver se melhorou!
    as vezes fico pensando que isso aí é um paraíso...um amigo nosso foi morar aí e nunca mais voltou.

    bjsss

    ResponderExcluir
  19. Lu querida, que caixa mais lindaaaaa e inspiradora, eu amei!!! Amei também a foto com o gatinho, que fofo!
    Obrigada por mostrar pra gente, é realmente um projeto a se pensar, e sempre inspirador!
    Vou assistir ao vídeo, achei o assunto muito interessante!
    Beijossssssssss
    E obrigada por suas palavras lá no blog, fiquei com lágrimas nos olhos!!!
    Vero

    ResponderExcluir
  20. Oi, Lucinha passei aqui para lhe dizer que quando o meu PC, chegar eu aqui voltarei para saborear devagarinho esse mel! Abração!

    ResponderExcluir
  21. Me encanta no 1º mundo a possibilidade de vc viver em casas com gramados e sem que seja necessário, colocar um muro alto para que a gente se protejar de ladrões.
    Cx de Correios enfeitam e encantam, Lucinha.

    ResponderExcluir
  22. Menina!!!
    Adorei este conhecimento diretamante da nova Zelândia! Quero este mel poderoso e saboroso com certeza, já pensou em exportar para o Brasil? rsrsrs. Linda a caixinha em formato da abelhinha, post perfeito. Um grande abraço amiga querida, bjs, Ieda.

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho uma colmeia aqui em casa, pela segunda vez. Da primeira, contratamos um homem para tirar as abelhas, mas ele acabou matando-as e ainda envenenou o mel. Sem comentários. Agora achamos um que vai montar uma caixa e transportar as abelhas para um local mais cômodo - elas estão no telhado, bem em cima de um dos quartos. Então a minha pergunta é: onde consigo essa flor? :)
    Bjs.

    ResponderExcluir
  24. Lucinha que caixinha de correspondencia mais linda ahhh e vo o gatinho ali na foto q fofinho!!!!

    Eu ja ando assim tbm tao esquecida q qdo n anoto vou falando e se e qtatidade anoto nos dedos sao cinco, entao se n tiver a qauntia certa paro e fico pensando ta faltando, ta faltando...o q era mesmo???? Afffff

    Bjssss rose jp

    ResponderExcluir
  25. Oi Lucinha!
    hoje quando enviei um e-mail à vc,fiz o seguinte comentario...achei que tudo isso era o PARAISO...agora lendo e assistindo esse video tive certeza.
    Amiga, Deus nos preserva infinitamente as belezas para que possamos entender que riqueza mesmo é a natureza.
    Muita paz...à vc.
    beijo.

    ResponderExcluir
  26. Adorei as ideias são lindas,adoro flores e jardins. Parabéns pelo blog e pelas postagens, bjs Kátia.

    ResponderExcluir
  27. Realmente Lucinha, o mel é o alimento mais poderoso e esse aí, mais ainda e seria bom tomá-lo todos os dias, não é? Gostei de tudo: daquela planta que tem gosto de aspargo, da que sai água, enfim o repórter fez um trabalho muito interessante e muito prazeroso para nós daqui de tão longe. Muito bacana, mesmo! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias