Minhas tulipas ficaram doentes e morreram

Lindas em um dia, doentes no outro.

A minha maior alegria aqui no Inverno é poder cultivar tulipas como muito de vocês já sabem. Esse foi o meu segundo plantio. Pesquisei com cuidado pra ter uma linda colheita. Infelizmente, uma praga que apareceu de um dia para o outro, matou as minhas florzinhas tão lindas.

Um dia antes, eu sentei perto delas e estavam lindas. Não percebi nada de anormal. No dia seguinte eu levei um susto. Elas estavam cabisbaixas e feias. Cheguei perto e vi as folhas cobertas de uma coisa parecida com larvas que tomou conta dos caules. Eu plantei várias e estava super feliz e esperançosa de que seria a mais linda colheita de tulipas de minha vida. Tomei todos os cuidados necessários, desde a compra do bulbos, mas infelizmente não tive sorte.
Além delas, morreu uma suculenta que estava no vaso ao lado. Quase chorei. Risos

Essa foto acima é de um dos primeiros canteiros. Plantei em vários, mas só havia fotografado esse antes do acontecimento. Fiquei tão triste, que me esqueci de fotografar o estado que elas ficaram para mostrar pra vocês. 

O que descobri numa rápida pesquisa é que a praga poder ter sido trazida pelo vento. 

Senti-me um pouco culpada. Como não percebi isso se eu olho minhas plantas todos os dias? Nem nos dias mais frios do Inverno eu deixei de ir lá verificar minhas plantas.

Como vocês sabem, minha horta e minhas plantinhas são orgânicas. Eu não uso nenhum tipo de produto químico para matar pragas ou doenças. Tento proteger e combater com receitas caseiras.

Esse tipo de acontecimento faz parte da vida de quem mexe com plantas e serve como aprendizado para outras ocasiões. O jeito é esperar o próximo Inverno, mas que ele demore a chegar, já que ainda não saiu completamente pra deixar entrar o clima da Primavera. Risos.

Vocês acham que sou sensível demais ou vocês também sentem isso quando algo errado acontece com as plantinhas?

Uma linda e abençoada semana para todos nós!

21 comentários:

  1. Olá amiga Lucina,
    Que lindíssimas tulipas! Elas ficaram muito bonitas vê-se bem o carinho com que as tratou.
    O problema foi mesmo dessa praga que aparece num instante e nem nos damos conta.
    Neste momento o que me entristece mais é não ter espaço aberto para poder fazer um pequeno jardim.
    Por isso substitua por outras que possam florescer ainda e vamos aguardas as próximas.
    Tenha uma semana muito alegre e bem florida.
    Beijinhos.Ailime

    ResponderExcluir
  2. Lucinha, também fico muito triste quando acontece isso. Kiko gosta de comprar tulipas pra mim e sempre morrem ,nunca consegui mantê-las e depois aproveitar o bulbo. Incrível.É a única que não gosta de mim,rs. Desconfio que ela é um pouco "metidinha",rs...

    Linda semana, beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Que lindas!!!

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  4. Menina...sou como vc e entendo bem!
    Eu conheço cada brotinho e folha nova dos meus 38 vasos espalhados pela casa...fora as plantas do chão, hehe!
    Plante de novo e com seu cuidado e amor elas vçao voltar lindas! A foto está belíssima!
    Beijos e te desejo uma linda semana, boas energias e sabedoria na vida!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  5. Ola Lucinha!!! Essa semana vou comprar os bulbos p plantar aqui em casa, espero que elas fiquem lindas, ja estou aguardando desde o inverno passado, e deve ser triste mesmo vc plantar elas nascem crescem tao lindas e no dia seguinta elas morrerem,,,,

    Mas vc n teve culpa nenhuma, agora eh esperar p o proximo inverno e elas vao nascer e crescer lindas viu.

    Bjs e boa semana

    Rose jp

    ResponderExcluir
  6. Lucinha: acho que não foi por falta de atenção, carinho ou tratamento desadequado. A natureza é mesmo assim, um dia dá, no outro tira.
    Também pouco percebo de horto-flor-agricultura, mas examine todas e tente aproveitar as que estejam em boas condições.
    Quanto à suculenta...como se diz por aqui "por morrer uma andorinha não acaba a Primavera". Força e espero e é meu desejo que tenha uma semana serena e criativa.

    ResponderExcluir
  7. Moro em apto e não tenho plantas naturais. E um dos motivos é porque não suporto vê-las morrendo, Lucinha.
    Já tentei várias vezes cultivar pimentas mas elas morrem.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucinha!
    Ahhh é uma pena mesmo! Estavam lindas! Não planto nada, nem cuido pois sempre morrem na minha mão e fico arrasada. Compreendo você e sou solidária, o cuidado com o que adotamos, seja plantas, seja animais resulta nisso, a dó de perder.
    Beijinhos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  9. que lindas tulipas amiga
    tb fiquei triste aqui..com a morte desse planta tão linda....mas virão outros invernos..e vc poderá planta-las novamente.é como o ciclo da vida..uns morrem e outros nascem novamente para brilhar..
    bjs Edna .

    ResponderExcluir
  10. Eu fico possuida, tristissima :( ainda este verão morreram as minhas 3 orquideas :( a vida é mesmo assim tudo tem um inicio meio e fim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Tem razão Lucinha é para ficar triste, mas outras tulipas virão e o jardim florescerá lindamente.
    Tenha uma linda semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Querida Lucinha, as tulipas podem ter morrido, mas o perfume proporcionado pelo carinho com que as cultivou, permanecerá para sempre em seu coração. E outras tulipas florescerão...com muita cor e muito amor.
    Deus te abençoe!
    Com carinho e saudade,
    Angela

    ResponderExcluir
  13. Eu teria chorado. Estou quase chorando aqui. Vc não usa defensivos naturais? Eu uso, mas não sei quais vc pode obter aí.
    droga, elas eram tão lindas.
    Os bulbos tb foram afetados?
    Boa sorte da próxima vez.

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucinha!!!!

    Já perdi algumas plantas e sei como é ruim.

    Tulipas sao flores lindas!

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  15. Talvez os bulbos resistam e logo comecem a brotar novamente! sera?!

    sensível nao, eu tambem fico triste com coisas deste tipo, tenho uma planta aq em casa que encheu de maripozinhas brancas estavam quase a sufocando, como eram muita infelizmente tive que usar VENENO.. O cheiro ruim... mais tambem tenho dó dos bichinho... é uma faca de dois gumes,

    bjs!

    ResponderExcluir
  16. Lucinha querida!
    Isso já aconteceu por aqui com lírios (numa noite as lagartas devoraram tudo)como fiquei triste.
    Sei bem o que sentistes...mas outras flores virão, ainda mais belas para alegrar seu coração.
    Abraços! Um dia abençoado pra ti.

    ResponderExcluir
  17. Lucinha, eu fiz um comentário dizendo até que nós tínhamos poder de comunicação mental porque eu estava pensando nas suas tulipas e na minha que vc plantou e postou, tempos atrás, quando vi com tristeza e muito pesar a notícia de que elas morreram. E neste momento,passo aqui para ver se vc havia trocado de post e resolvi procurar o comentário que eu havia feito! Não está! Que será que eu fiz! bem fica registrado que eu havia postado. Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Lucinha, querida,

    Recentemente eu também passei pelo dissabor de quase ver uma das minhas plantinhas morrer. No meu caso foi um pé de hortelã, que estava tão lindo e vigoroso que eu o estava deixando em minha sala, como planta decorativa, rsrs. Mas eis que percebo, da noite para o dia, que uns 90% da planta secou. Fui observar a coisa com mais atenção e vi que ele estava infestado de um tipo de cochonilha que faz uma espécie de teia. O pior é que em vez de comprar um inseticida pra acabar logo com elas, fui eu mesma fazer uma calda de fumo que precisa ficar pelo menos 24 horas em infusão, antes de aplicar na planta, resultado nesse meio tempo os insetos acabaram com os 10% de verde que ainda havia. Mas eu apliquei a calda assim mesmo. Também continuei molhando e cuidando dos galhinhos secos e aí começaram a aparecer novos galhinhos e a planta agora está em franca recuperação, rsrs.
    Sinto muito pela sua tulipa, espero que você tenha melhor sorte na próxima vez.

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Lucinha,
    eu lamento pelas suas tulipas. Estavam tão bonitas e de repente não existem mais. As pragas vem pelo vento , trazidas nos excrementos dos pássaros, enfim.
    eu nunca tive tulipas plantadas. Já cultivei por bulbos, aquelas flores amarílis, mas tulipas nunca.
    São realmente lindas e também ficaria triste ao perdê-las. Já fui mais sensível, agora quando perco avencas, orquídeas logo trato de substituir.
    beijos
    Zizi

    ResponderExcluir
  20. Que pena Lucinha ,eu também ficaria triste pois estavam tão lindas ,mas isso aconteceu comigo no ano passado ,mas foi com os Gerânios pois de uma hora pra outra morreram todos ,foram contaminados por fungos e apodreceram ,fiquei com tanta pena pensei que nunca iria conseguir novamente as cores que e qualidades que eu tinha ,mas consegui novamente e agora estão lindos e floridos,sei que vc também vai conseguir novamente ,beijos minha querida e tudo de bom

    ResponderExcluir
  21. Lucinha amada de Deus,
    eu também teria ficado arrasada! Só de ler o que contou já fiquei triste! Amo tulipas, mas só pelas fotos na net, nunca vi uma, também com o calor excessivo da minha cidade, nem poderia. Interessante que vc fez um comentário em um postagem minha sobre meu encontro com as meninas em BH, quando estava fazendo a postagem estava me lembrando de você! Porque te conheço da net desde quando criei meu blog, mora tão longe de mim, e a possibilidade de vc passar em minha cidade algum dia destes é fantástico! Caso isto aconteça não deixe de me comunicar, quero te dar um abraço apertado cheio de amor e carinho, te conhecer pessoalmente seria uma alegria imensa para mim. Que seja feita a vontade de Deus, bjs, uma semana cheia de amor, paz na presença de Nosso Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias