O Jardim encantado saindo do anonimato - Jardins que querem florear

Os arranjos são feitos com objetos reaproveitados.


Era um jogo de café. Como a tampa do bule quebrou, as peças ganharam outra utilidade.


Era uma mini adega.
Era uma panela.
Amei esse tom de azul do vaso.
Era um congelador de geladeira.
Imagem
Essa é a Maria das Graças. Esse arranjo que ela segura era uma bolsa.
 Reparem nos objetos atrás dela, e nos pés da bancada. Tudo isso tem uma história.
Imagem

A caixinha de correspondência foi feita pelo primo Raul.
 Olhem como as flores deram ainda mais encanto à entrada da casa.


Jardins do Recreio querem florear
Por: Rafaela Tayão

Uma paixão que o casal Maria das Graças e Raul Soares cultiva há 11 anos: o jardim de casa. Moradores do Recreio, os dois vieram morar no bairro quando a região ainda era dominada por areal. Decidiram então mudar tudo ali no próprio quintal e abrir espaço para a natureza marcar presença. Passada mais de uma década, agora o cenário é outro: uma linda casa rosa clara com portas e janelas brancas decorada com o verde das gramas, as sombras das árvores e o vermelho e amarelo das flores. Com a proposta de exaltar a formosura, o bairro quer conhecer outros amantes da natureza e inscreve interessados no concurso Jardins que Embelezam o Recreio até 4 de outubro.

Para participar, é preciso ir ao Lions Clube, promotor da seleção, ou enviar um e-mail para a instituição inscrevendo o condomínio ou a residência. O vencedor será escolhido por uma comissão de paisagistas e artistas plásticos e receberá o prêmio no “XX Encontro no Parque”, dia 20 de outubro, no Parque Natural Municipal Chico Mendes a partir das 10h.

A paisagista Maria das Graças e o seu marido pretendem entrar na competição. Já na porta da casa deles, é possível ver que estão aptos a competir. Logo na entrada, colado ao muro e ao lado do portão, um florido com a famosa Maria-Sem-Vergonha cor de rosa enche os olhos e aguça a curiosidade dos que passam por ali: dá para imaginar o que é que deve ter lá dentro. Entrando na residência, o jardim dá as boas-vindas com seu tapete completamente verde com cara de grama bem cuidada e o caminho de pedras revela o cuidado dos donos com o lugar. Tem planta de todas as espécies: desde as suculentas bem pequenas dentro de vasinhos coloridos e decorados pela
própria dona da casa, até as onipotentes e maiores, como a palmeira. As diferentes plantas trazem cores ao ambiente: vinho, lilás, amarelo e vermelho dão um toque especial. Tudo em um conjunto só. Em cada canto do jardim, uma cor e uma história.

-Esse é o meu espaço. Aproveito alguns objetos e faço uma decoração com eles, como esta bolsa que usei para servir como suporte da planta. - conta ela, mostrando um pouco do seu dia a dia.

Para o casal, cuidar do jardim juntos é um casamento perfeito: enquanto ele cuida das mudas de várias espécies, entre elas o Pau-Brasil e o Jacarandá-Mimoso, ela trata de colocar cada planta no seu devido lugar. Para manter tudo bonito e organizado, o casal conta com o trabalho de um jardineiro, mas os detalhes ficam mesmo nas mãos dos donos da casa:


-Nós temos bastante cuidado com o jardim e gostamos muito dele. Quando começamos a mexer nas plantas, nem percebemos a hora passar. - conta Maria das Graças lembrando de um dia em que o casal ficou tão focado no que estava fazendo que não percebeu o relógio avançar e deixou o almoço de lado.

Segundo a coordenadora da seleção, Cândida de Castro Petralha, a proposta da competição é valorizar ainda mais a beleza das ruas, deixar um clima mais alegre no ar e ela diz que essa ideia é antiga. Na verdade, há alguns anos, o atual promotor do concurso já havia feito um processo seletivo semelhante e com grande sucesso, mas com o passar do tempo, acabou caindo no esquecimento. Além disso, o Recreio cresceu, as ruas mudaram, agora são pavimentadas, há mais prédios, novas casas e claro, muita gente que mora há pouco tempo por aqui. Por isso, por que não trazer de volta o encanto dos jardins, mostrar a todas essas pessoas o que há de melhor no bairro e estimular ainda mais o sentimento de amor ao local que se vive?

-A ideia é realmente valorizar e embelezar o nosso Recreio. Há muitos anos, fizemos este concurso e foi um sucesso. Agora, queremos ter essa repercussão mais uma vez. - diz ela.

Serviço:
Lions - Rua Genaro de Carvalho, ao lado da Comlurb, de terça a sexta, das 14h às 16h.
E-mail: lcrjrecreiodosbandeirantes@gmail.com

Fonte do texto, reportagem e duas últimas fotos, Utilita Online. Tem mais fotos do jardim no site.


Quando eu falei do jardim encantado por onde passei, nesse post aqui, não mencionei nomes, e nem muitos detalhes. O desejo do meu coração era mostrar pra vocês, tudo de lindo que existe lá. O jardim por si só, já é maravilhoso, mas com o cantinho especial que eles fizeram, ficou ainda mais. O fato, é que eles resolveram mostrar a beleza desse lugar, como vocês leram na matéria acima. 

Passei uma tarde, noite e uma parte da manhã do dia seguinte na casa deles. Estava chovendo, o que atrapalhou um pouco curtir o lugar e tirar mais fotos detalhadas. Mas, foi bom demais passar esse tempo com eles, e matar a saudade.

A prima Maria das Graças é muito talentosa e tem muitos outros dons. O primo Raul também. A caixinha de correspondência foi ele que fez. Ele ajuda em tudo, cuida muito bem das mudas, tem ideias bacanas. Os dois formam uma linda parceria. 

Achei muito legal essa ideia de da competição. Não pelo sentido da palavra, mas pelo fato das pessoas abrirem os portões de seus jardins, para que todos que têm acesso possam ver a beleza existente neles. Uma forma também de trocar ideias e conhecimentos.

Aproveitando as cores desse jardim maravilhoso, eu desejo que a nossa semana seja tão linda e colorida como ele.
Participando da Semana Colorida. Uma iniciativa da Menina Voadora.


45 comentários:

  1. Que lindo tudo isso! Cada detalhe, cada objeto aproveitado, bem pensad0! Muito legal e te imagino olhando encantada por lá!

    Adorei,Lucinha e escrevo tendo diante de mim o mar, o dia já lindo e essa brisa deliciosa! beijos, linda semana bem colorida,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucinha,
    Não tenho palavras para descrever tamanha beleza. Encheu meus olhos de tanta beleza.
    Parabéns pela mostragem
    Fique com Deus
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  3. Daqui do Recreio dos Bandeirantes, ouvindo o barulhinho da chuva tamborilando em minha janela, me encanto com a beleza de sua postagem e com o Jardim Encantado que seus primos criaram. Que vontade de ter estado lá junto com você! Mas não faltarão oportunidades, tenho certeza e esperança.
    Por enquanto, sonho com este dia...
    Bjssssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  4. Lucinha, imagino como esse lugar mexeu contigo! É um sonho ver tudo isso! Um mini Éden, imagino! Maravilhoso o post da BC. Seus primos verdadeiramente amam e vê-se de fato o quanto de amor eles colocam esquecendo-se até do almoço! Os arranjos da prima são demais aproveitando objetos para embelezar as suculentas que estão com aspectos de pura saúde! Muito interessante! Parabéns a eles e que Deus derrame mais bênção do que Ele já tem derramado! Abraço terno, querida! feliz semana!

    ResponderExcluir
  5. que lindo! adorei tudo! acredita que aqui em ribeirao, mesmo sendo tão quente, os cactos nao se dão muito bem?! a terra fica esturricada e ao mesmo tempo as folhas ficam umidas e apodrecem....mnha vizinha de cima tem uma pequena coleção na garagem daqueles em miniatura.

    ResponderExcluir
  6. Post colorido e muito lindo, Lucinha... Belezas multiplicadas e quanta coisa alegre e construtiva vc contou aqui... Admiro muito o gosto e dedicação às plantas!

    Uma semana abençoadíssima p você, querida... Abçs

    ResponderExcluir
  7. Eu acho tudo lindo, Lucinha. Mas, não consigo deixar de pensar que ai tem sapos e rãs.

    ResponderExcluir
  8. Que imagens maravilhosas, adorei sua criatividade
    com a adega, adorei te visitar e me encantar com tudo que encontrei.

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Simone! As fotos são minhas, e o trabalho e criatividade são de meus primos, como relatei no post.
      Abraços

      Excluir
  9. Oi Lucinha! Como vc disse o jardim é maravilhoso! Legal a ideia dos seus primos transformando objetos em vasos bem criativos. Tudo muito colorido,adorei!Bjs e boa semana colorida pra vc!

    ResponderExcluir
  10. que jardim maravilhoso.. me encantou e inspirou.

    tb ando cultivando umas plantinhas assim na mesa

    bjs Edna

    ResponderExcluir
  11. Que lindo o jardim apresentado, os cuidadores tem muita delicadeza nos detalhes... o jogo de café aposentado e transformado em vaso é o meu preferido! Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Que maravilhoso jardim, Lucinha
    Fiquei encantada com sua adorável, postagem
    Uma abençoada semana para tí, querida
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  13. BOA TARDE MINHA FLOR DE SETEMBRO !
    O COLORIDO JUNTAMENTE COM A HISTÓRIA CONTADA FAZ DESSE POST UMA LINDA HISTÓRIA DE VIDA .SUPERAÇÃO FOI O QUE NÃO FALTOU...PARABÉNS PELO CONJUNTO DA POSTAGEM ...BJS

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucinha, fiquei encantada com o jardim do casal, as suculentas, os vasos reaproveitados, enfim adorei tudo, e a ideia do concurso tb é muito bacana.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Linda postagem querida! Colocam amor em tudo! Isto é o que mais importa.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  16. Que maravilhaaaa!!! Adorei e vou roubar umas fotinhos pra por na pagina rsrsr

    Beijinhos
    Sheila
    http://vidasuculenta.blogspot.ie/

    ResponderExcluir
  17. Que belo jardim Lucinha, colorido...adorei os vasos, quanta criatividade! O jogo de café, e a caixinha de correspondência, achei uma fofura!
    Lindo teu post amiga!
    Tenha uma ótima semana!
    bjus!

    ResponderExcluir
  18. Lucinha, que lugar lindo parece jardim das fadas!
    Uma linda semana colorinha!
    Beijinhos
    Pedro

    ResponderExcluir
  19. Nossa um encanto mesmo! Parece um reino encantado!
    Adoro suculentas, e se eu colocar todas juntinhas assim ficarão lindas! Boa dica!
    Lucinha amei o seu comentário amiga, volte sempre que puder.
    Grande beijo e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  20. Muito bom ler seu post e ver essas lindezas!
    Eu já tive um jardim bem bonito, atualmente, só grama, palmeiras, algumas flores .....
    Não é feio, mas não posso cuidar como antes (a coluna não deixa).
    Adoro suculentas!
    Parabéns aos seus primos, que maravilha viver assim.
    Tenha uma linda semana.
    Beijos querida amiga real.

    ResponderExcluir
  21. Olá Lucinha.
    Que maravilha esses seus arranjos.
    Já fiquei espiando viu ? :)
    Beijinhos grandes e uma excelente semana para você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice,

      Obrigada pela visita e comentário!
      Não fui eu que fiz os arranjos. As imagens são minhas, mas o mérito é de meus primos, donos desse linda jardim.
      Abraços

      Excluir
  22. Olá Lucinha, que maravilha esses jardins! Que gosto nesses arranjos e detalhes que me deixaram verdadeiramente encantada! Na verdade é preciso ter arte para criar espaços assim! Por vezes eu digo que não tenho espaço. O que eu não possuo é essa arte de criar um recanto mesmo por mais pequenino que seja! E lindo mesmo é esse concurso para os amantes da natureza. Adorei o seu "post" Tenha uma linda e bem colorida semana e muito obrigada por partilhar tão lindos recantos. Beijinhos Ailime

    ResponderExcluir
  23. Oi Lucinha! Que blog bonito. Gosto muito de plantas também. Meu ap é pequeno por isso dependo de vasinhos com arranjos. Mas não dispenso uma plantinha. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  24. Que lindas plantas, parabéns tbm gosto muito.
    Olá vim de fazer uma visita, espero vc no meu cantinho bjs.

    http://drea-amigos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. É encantador!! Amo estar aí e observar cada detalhe, cada um com sua beleza e magia. Parece na verdade contos de fada. Magnífico...
    Parabéns amiga e obrigada pelo seu carinho aqui.
    MELISSA EALECRIM

    ResponderExcluir
  26. Olá, querida Lucinha
    Muito bom vc divulgar pessoas que promovem a cor pela vida afora!!!
    O verde precisa ser preservado e a Primavera mais florida... requer trato e cuidados especiais, entretanto...
    Pena eu não ter te conhecido quando veio ao RJ pois viajo muito...
    Bjm colorido de paz e bem

    ResponderExcluir
  27. Lucinha... que belo retorno às Segundas Coloridas! Que lugar encantador e ecologicamente correto pois eles fazem o reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo! Eu tenho aqui um "pinico" com suculentas! Ele esperou um bom tempo (foi da minha avó materna) para que eu o decorasse e acabei usando sem decoração alguma! Só as plantas já deram uma linda aparência à ele! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  28. Oi Lucinha,
    Bom dia!
    Valeria a pena uma viagem só para visitar seu jardim.
    Nossos fusos horários são diferentes, acabei de posta um outro conto bem forte. Pena!
    Um lindo dia para você,
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  29. Lucinha
    o jardim de seus primos é de fato um encanto!
    imagino você por lá, vendo toda aquela criatividade
    foi através de você que comecei a pensar de novo nas suculentas
    as minhas estão pedindo um outro vaso, um arranjo
    acredita que já tentei comprar vasos adequados e não encontrei?
    agora olhando aqui nesse jardim posso ter outras inspirações
    tipo um prato de vidro, ou outro objeto na minha cozinha.
    Lucianha tenha um indo dia aí na N.Z
    eu posso dizer que tive o prazer de tê-la conhecido, que bom!
    bj
    Zizi

    ResponderExcluir
  30. Olá Lucinha.
    Tanta beleza deslumbrante com que aqui nos presenteia. Obrigado.
    Sua amiga e marido com o gosto e talento com que estão abençoados, só enquadra bem em fazer jus ao nome: Maria das Graças,
    Abraço grande!

    ResponderExcluir
  31. OLÁ LUCINHA,SEU JARDIM É UMA FLOR AMIGA.BOA QUARTA.BEIJOS.VALÉRIA.

    ResponderExcluir
  32. Que lindos arranjos, parabenizo os seus primos, Lucinha.
    Com o evoluir dos tempos, houve realmente uma evolução da mentalidade das pessoas também. Uma evolução ecológica. Aqui se encontrasse um jardim destes também tirava logo fotos e o tornava público. Coisas encantadoras como estas têm mesmo de sair do anonimato.
    Beijos e continuação de uma óptima semana.

    ResponderExcluir
  33. Amei conhecer esse jardim encantado e seu texto. Belo blog, parabéns e já estou te seguindo.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  34. Amei conhecer esse jardim encantado e seu texto. Belo blog, parabéns e já estou te seguindo.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  35. Oi, Lucinha!!
    É mesmo um jardim encantado e eu fiquei pensando no primeiro post, que seria seu o jardim. Fiz confusão, pra variar! Vi também que postou o livro :D Espero que lhe seja útil!
    Essa competição será boa também para entrosar os vizinhos, principalmente para os que moram a pouco tempo no bairro. Da última vez que fui ao Rio (Rock in Rio) e pude andar mais pela zona oeste, fiquei impressionada com o crescimento urbano e os inúmeros prédios. Morar em uma cidade grande e em uma casa com seu próprio jardim é mesmo um grande privilégio! Tem mesmo que cuidar e adorar as plantinhas!! :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  36. Dearest Lucinha,
    OMG, what a GORGEOUS and enchanting garden♡♡♡ Although my condition of the cold is still ups and downs, the beauty of the garden soothed me physically and mentally p;)

    Sending you lots of love and hugs from Japan, xoxo Miyako*

    ResponderExcluir
  37. Lucinha,
    Estou encantada com tudo isso!! Essas plantas maravilhosas, o trabalho de amor desse casal e a ideia desse concurso...sem palavras!! Passar o dia com eles deve ter sido uma experiência única!!
    Um beijo carinhoso!!!

    ResponderExcluir
  38. Oi Lucinha! Esse polo de roupas que eu cito no meu post é aqui em Araruama. O pessoal vai lá em Itaipava e traz pra revender. Eu nunca fui no de Itaipava, mas os preços aqui são muito bons e eu imagino que lá deve ser ainda melhor! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  39. Muito boa noite Lucinha!

    Que Linda postagem!
    Amo Jardina!
    uma linda semana para você!
    abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  40. ola Lucinha que lugar maravilhoso e como eles cuidam do jardim, ,,tdo tao lindo e como as suculentas ficam lindas em lindas panelas, antiga adega....amei o jardim tdo cuidado c mto amor....e as plantinhas e o jardim sempre agradece ..

    Bjs rose jp

    ResponderExcluir
  41. Lucinha, maravilhada com seu blog e suas postagens.
    Sempre morei em casa com plantas e jardim, minha mãe tem mão ótima para isso.
    Casei e vim para o RJ morar em apartamento, tenho dois filhos pequenos e não tinha plantas em casa até ganhar uma. Mas minha mão é pouco adubada para cuidar de plantas. Me animei a tentar montar uma horta ao ver tanta lindeza por aqui.
    Obrigada!
    fernandanascimentox.blogspot.com

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias