Minha plantação de batata inglesa em flor+ Tirando o mato do jardim

Flores pequenas e lindas.
A rama espalhada pelo chão. Risos
Tenho três desses plantados e outras espalhadas pela horta.

Essa pessoa aqui que vos escreve está numa fase de "ostra", ou qualquer outra coisa que vive algum tempo em algo fechado. Assim, eu estou. Estava, pois não vou me permitir mais que isso me domine.

As blogueiras (os), quando ficam algum tempo sem atualizar os blogs costumam usar a expressão quando voltam a publicar "tirando as teias de aranha". Risos E, como o meu blog é um jardim. Pra quem não sabe, tenho um sonho de ter um lindo jardim. Como não tenho liberdade pra fazer isso, onde moro, resolvi transportar esse desejo para a vida virtual.

E, como é um jardim, ao invés de tirar as teias de aranha, eu vim tirar as ervas daninhas e os matinhos. Afinal, um jardim tão lindo como o meu (são os meus seguidores e leitores que dizem isso), não pode ficar sem cuidados e atenção. Ainda mais que ele é fonte de muita alegria pra mim. 

Não sei explicar o que aconteceu ou está acontecendo comigo. Minha vida está dentro da maior normalidade possível. Mas, o pouco tempo que tenho pra ficar na internet, eu não consigo atualizar o blog, e muito menos visitar aos amigos. Sinto cansaço e sono. Daí, o jeito e desligar o computador e dormir. Passo pouco no Facebook, e tento não ficar sem publicar por muitos dias pra não deixar os amigos e familiares preocupados. Ler as Fanpages e acompanhar as atualizações dos amigos, muito raramente. Isso me deixa um pouco triste. E, como se eu estivesse ainda mais longe de vocês do que realmente estou.

Já estou começando a colher legumes da minha horta. Mas, hoje, só vim mostrar a minha pequena plantação de batatas inglesas, como chamamos no Brasil. Apesar de já ter cultivado em outras ocasiões, eu não havia reparado de perto, a beleza das flores. Quando as flores murcham e as folhas começam a amarelar, é hora da colheita. Depois eu mostro pra vocês.

Outra coisa que me chamou à atenção foi dessa que mostrei, que está se espalhando pelo chão. Isso faz lembrar de um ditado antigo "Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão",  que eu sempre acredite que fosse assim: "Batatinha quando nasce se esparrama pelo chão. (prefiro essa) Risos. Então, pra concluir; muitas vezes, as coisas não saem como queremos e pensamos, ou que o significado delas seja aquele que pensamos ser.

Hoje, eu esparramei a minha vida no chão, e consertei a frase "espalhei a rama da minha vida pelo chão", para que ela nunca pare de crescer, e que eu saiba que muitas vezes, é necessário da uma pausa, para colocar as ramas na direção certa.

Peço desculpas mais uma vez por minha ausência tão longa. Agradeço aos seguidores, leitores e amigos que deixaram muitas mensagens, por e-mail, Facebook e comentários aqui no blog. Em respeito a todos vocês, e pelo desejo do meu coração de continuar dando alegria ao meu jardim virtual, vou tentar estar mais presente.

Esse jardim (blog) nunca será cuidado por obrigação. Ele é fonte de amor e prazer. E, mesmo que um dia (acho quase impossível isso acontecer), eu desejar ou precisar parar com o blog, vocês serão os primeiros, a saber.

Imagem

Participando da semana colorida.

Linda Semana Colorida!
Iniciativa da Menina Voadora.

25 comentários:

  1. Lucinha, que bom te ver e abrndo o coração enquanto livras o jardim das ervas daninhas.

    Sem elas, ele florescerá mais ainda, lindo,livre e pouco a pouco, desejo que essa mudança chegue no teu coração pra te alegrar, animar.

    Gostamos muito de ti e te queremos bem!

    Concordo que nunca podemos cuidar de nossos cantinhos virtuais por obrigação. Isso nunca dá certo.Ao invés de fazer bem ,nos frusta,não?

    Assim, aparecer por aqui, quando quiseres, com vontade e alegria isso sim faz bem!

    Desejo uma semana linda e bem colorida e adorei as tuas flores de batatas! beijos,chica, ótimo advento que hoje inicia! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lucinha! Que texto emocionante!
    Todos temos esse período de ostra... o importante é buscar sempre esse resgate próprio, essa capacidade de limpar as ervas daninhas impedindo que tomem conta do nosso jardim interior.
    Eu também prefiro a segunda e mais conhecida adaptada versão de "batatinha quando nasce". Esses dias houve até uma pequena discussão na sala de um curso que faço devido à esses versos, hahaha.
    Mas preciso registrar que sua adaptação ficou melhor ainda. Muita vida se esparrame trazendo alegrias pra você.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga Lucinha bom dia! Que alegria vê-la de novo aqui no seu encantador jardim! Sabe que não conhecia essa batata inglesa! As flores são maravilhosas e adorei ver a alegria que espelhou através deste seu "post"!Também ando um pouco assim, mas penso que é do frio que se tem feito sentir...rsrsrs! E o nosso outono tem estado maravilhoso e quando posso vou por aí fora...Beijinhos excelente dia e semana (Um afago ao meu afilhado Cido,))! Ailime

    ResponderExcluir
  4. oras bolas Lucinha! vá plantar batatas! rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Ah amiga, me vi nas suas palavras ...........tenho tido uns dias de ostra (sem pérola rsrs).
    E tão angustiante. Algumas decepções "tão na cara", mais a gente custa a ver.
    Espero que aos poucos tudo seja muito melhor. Sorriso é sempre para espantar as mazelas.
    Bom vamos nos esparramar, que sabe não seremos mais felizes!

    Eu tinha horta aqui em casa (antes de construir a piscina). Plantava de quase tudo.
    E batatas inglesas e batatas doces, eu colocava num copo com água e elas brotavam e as folhas penduradas decorava minha cozinha. E depois de um tempo eu plantava na terra da horta ...... e comíamos e distribuíamos batatas para os amigos.
    Se plantar direitinho e com carinho, tudo nos dá gostosuras e muito prazer também.
    Desejo para você um mes de Dezembro bem calmo e feliz (vamos tentar esquecer o que o mes nos remete ....se é que você me entende rsrsr).
    Beijos menina do lindo jardim.

    ResponderExcluir
  6. Voltei para me desculpar dos erros do comentário acima. Na pressa não reli o que escrevi .............
    Beijos amiga.

    ResponderExcluir
  7. Lucinha, depois de lido o teu depoimento, é assim: os amigos se querem felizes e que as suas opções sejam vistas no sentido da felicidade. Tu consegues isso, quando voltas para mostrar os teus encantamentos, como o de agora. A flora é também o meu enlevo, como o é a tua amizade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. AMIGA SEU QUINTAL É MUITO BOM HEIM?? AMEI OS CAIXOTES FUNCIONAL DEMAIS.ESTA SEMANA TAMBÉM MEXER COM TERRA,HEHE.BOM FIM DE DOMINGO.BEIJO.VALÉRIA.

    ResponderExcluir
  9. Lucinha, espero que esteja bem, beijos

    ResponderExcluir
  10. Espero que não pare você faria muita falta,uma jardim amenos,
    não quero nem imaginar, olha heim!!! mostra as batatas quero ver.
    beijinhos tenha um bom resto de domingo.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Acho lindo o jardim e as plantas e que lindas as flores das batatas! As vezes o tempo e a disposição para Blogar e fazer visitas não está em alta em nossas vidas e fica dificil...entendo o que vc diz!
    Beijos e desejos uma ótima semana em sua casa!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucinha
    Eu fiquei doente do corpo e da alma, jamais desisti, tive vontade mas não mereço.
    Pense em você, faça o que der e viva mais. Amanhã se você desaparecer, outra entratá no seu lugar.
    É duro, mas é a verdade nua e crua.
    Adoro o seu jardim
    Beijos saudosos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  13. Querida Lucinha,
    Deixo um beijinho carinhoso e votos de uma semana linda e coloridinha
    Fique bem, querida
    Com carinho de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  14. Lucinha querida, é bom estar no seu jardim tão lindo e muitíssimo desejado por mim...
    Gosto de ver as suas novidades, criatividades e forma de expor os seus sentimentos... O que tem me unido a você é a sinceridade e os valores de um forte coração!
    Você é preciosa para mim...
    Gostei da sua referência às batatinhas...

    Boa Semana... Beijos e abraços...

    ResponderExcluir
  15. Lucinha, muito legal a sua participação! Adorei as flores das batatinhas!
    Beijinhos
    Pedro

    ResponderExcluir
  16. Aonde quer que estejam as ervas daninhas, extermine-as.
    "Arriba" Lucinha!!!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Oi Lucinha!
    Espero amiga, que sua fase "ostra" passe logo viu? Dê uma "arrumada" no seu jardim, tire as ervas daninhas para ele floresça mais lindo do que antes...Gostamos muito de você!
    Nunca tinha visto um pé de bata inglesa, a flor é muito bonita...quero ver as batatas também.
    Tenha uma feliz semana!
    bjus!

    ResponderExcluir
  18. Oi, menina, postei e não pude linkar, pois tive um domingo laborioso!. Bem tarde fui linkar e não vi o seu nome, mas morta de sono, fui dormir. Hoje de manhã perguntei para a Chica querendo notícias suas, fui à Campinas e só agora estou aqui no seu jardim. Lucinha, eu acho que todas as blogueiras precisam de um tempo. Eu sei que também não ando dando conta. Eu só queria postar e nada mais! Mas que bacana conhecer a flor da batatinha. Estou maravilhada de ter conhecido e como é linda! Vc tem razão em dizer que é mais divertido falar "esparrama pelo chão." Fico feliz da sua limpeza! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Lucinha!
    sei bem como é....as vezes precisamos dar um tempo,.
    fazer a limpeza , nos podarmos e voltarmos a tona com todo o brilho que nos é possível, viver é mto bom, e complicado também.
    Espero que na próxima estejas mais animada!
    Estou ausente um pouco dos blogs, por causa da minha visão , fiz cirurgia refrativa e me dei mal.... quase não enxergo nada com a vista esquerda ...erro médico ...estou tentando não cair em tristeza , mas está difícil!
    Me fez lembrar qdo criança o meu primeiro versinho..batatinha qdo nasce....
    FICA BEM AMIGA , TU ÉS UMA PESSOA MTO QUERIDA ENTRE AS BLOGUEIRAS!
    belo dia pra ti! bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  20. Oi Lucinha,
    Sua plantação está linda, as ramas espalhadas pelo chão como na canção, amei!
    Sabe Lucinha, eu entendo sua fase "ostra", eu estou passando por uma tb, mas tô chamando a minha fase de farol baixo, pois ando meio apagadinha, sabe aquele livro famoso da Martha Medeiros "Feliz por nada" tô no inverso " infeliz por nada" rsrs, mas isso passa... acho que é reflexo do mundo em que estamos vivendo, tantas coisas tristes acontecendo e a gente sem poder fazer nada, será? Acho que vou seguir o seu exemplo, não me permitir continuar assim e dá uma reagida.
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  21. que lindo,esses caixotes de madeira,onde estas as batatas!!!!aHHHHHHH de vez quando fica meio depre,nada como um novo dia,para nossa esperança ser renovada...e que seus dias seja colorido como o seu post lindinhaaaaa...bjus-cris

    ResponderExcluir
  22. Lucinha,
    A vida é assim mesmo, mas você faz falta, nos trazendo um modo de vida tão simples, saudável e lindo!
    Que maravilha esses pés de batatas floridos!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  23. Lucinha, batinha quando nasce espalha suas ramas pelo chão, aí a coisa fica muito pra baixo. Plante maracujá que acalma e sobe pelas estacas,rsrs.
    Querida todo jardim tem fase de latência e nós temos momentos de inverno na alma. A vantagem é que passa logo, depois dele surge uma linda primavera.
    Bjks

    ResponderExcluir
  24. Força amiga! Minha querida estou afastada por problemas de saúde e pessoais mas quando puder retornarei!
    Beijinhos sempre...

    ResponderExcluir
  25. Oi, Lucinha,

    Nunca tinha visto a flor da batata, que linda! Dou o maior valor à linguagem culta e ao uso correto das regras gramaticais. Mas não ligo para os esclarecimentos dos especialistas, nos casos como o do "esparrama pelo chão", primeiro porque acho que a batata se espalhar ou a rama dela se espalhar dá no mesmo, rsrs. Depois porque se na origem da expressão era mesmo "espalha a rama", é compreensível que o povo antigo, que ainda falava o português europeu, tenha contraído as duas palavras, que virou uma só, rsrs.

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias