Os cactos do jardim já estão florindo + Aprendo a cuidar

Algumas bem pequenas, outras maiores...
Outras estão prontas para florescer.
Desse arranjo, vou precisar transportar esses orelhudos. Eles estão crescendo muito. Eu peguei as mudas caídas no chão. Não tinha luvas no carro, e espetei minha mão toda. Risos. Outro cuidado que se deve tomar ao manusear cactos.
Esse presenteou com três flores, até agora.

Que sou apaixonada por suculentas, não é novidade por aqui. E, acabei caindo de amores pelos cactos também. Embora, acho que é mais fácil cuidar das suculentas. Elas me deram muito menos trabalho e preocupação. Alguns cactos apresentaram problemas, e tive que buscar ajuda na internet. E, dentro dessa minha pouca experiência, eu dou uma sugestão para que tome muito cuidado ao comprar. As aparências enganam, e muito. Tenho facilidade para perceber isso nas suculentas, com os cactos, já me enganei algumas vezes. Agora, quando compro, ou até mesmo ganho muda, antes de colocar junto com as outras espécies, deixo um tempo separado e fico observando por alguns dias.

Sei que muitos já estão cansados de saber como cuidar das suculentas e cactos, mas é sempre bom aprender mais. E, em minha opinião, o melhor aprendizado é o convívio com eles. Observar muito, cada detalhe, e necessidades de cada espécie.

Como já comentei aqui, há alguns meses, eu perdi vários bebezinhos cactos e suculentas durante uma forte ventania que deu por aqui. E, por esse motivo, e outros, e pensei em parar em multiplicar as espécies. Dei e doei várias suculentas adultas. O que estou fazendo agora são arranjos como esses das imagens. Assim, eu preservo as espécies que desejo, e não fico com uma quantidade grande de vasos. Isso porque as minhas plantas ficam aglomeradas no Deck, e, em grande quantidade, acabam virando uma poluição visual, ou algumas ficam ofuscadas. Não vou mais propagar as espécies por folhas, ou caules como estava fazendo. Pra fazer esse tipo de coleção, é necessário ter um local adequado, fechado, tipo uma estufa, para que elas suportem os dias mais frios do ano.

A Luma Rosa, me presenteou com um livro chamado "Como Cultivar Cactos". Lendo, descobri que cometi vários erros, e tenho muito que aprender. O livrinho é maravilhoso, cujo conteúdo vai desde o local, a terra, a adubação, transplante, a rega, e multiplicação. Abaixo, vou transcrever um pouco sobre a rega, e deixar os dados do livro. Sinto muito se vocês não o encontrarem. Eu já tenho a minha edição, e como não sou nem um pouco egoísta, sempre que falar de Cactos vou trazer um pouco do que tenho aprendido com ele.

A rega:

A administração regular de quantidades adequadas de água é fator decisivo para o bom crescimento, que me solo mineral, que no humoso. Na rega, é preciso diferenciar com clareza três grupos de plantas:

Brotos - (sementes germinadas) e plantas novas. Não têm período de repouso no primeiro ano de vida, e necessitam de umidade constante. Seu crescimento deve processar-se sem intervalos: para isso, necessitam naturalmente de luz e calor suficientes.

Plantas adultas - Passam por um período de repouso desde o começo do inverno até o início da primavera; não crescem nestes meses. Dispensam a rega, que deve ser feita apenas ocasionalmente para as plantas expostas ao sol. Espécies de raízes sensíveis devem ser colocadas em tabuleiro ou vaso maior, cheios de areia ou turfa; apenas esta é mantida úmida. Nunca molhar o torrão dentro do vaso que contém a planta. Esta medida evita o apodrecimento, encolhimento exagerado do tronco, a deterioração dos pilos sugadores, deixando o cacto em condições de florir na primavera subsequente.

As espécies de habitat sombrio e humoso constituem também, sob este aspecto, uma exceção. Precisam ser regados na estação fria, de maneira mais moderada. Os cactos plantados em solo humoso não devem ressecar tanto quanto os que crescem em solo mineral.
Parte das páginas 43 e 44. Livro: Como Cultivar Cactos. Título original alemão: "Fibel Für Kakteen Freunde"- Autor H. Herald - Editora Falken Eich Sicker - Tradução - Editora Tecnoprint Ltda.

Obrigada querida Luma Rosa, estou amando o conteúdo do livro!

24 comentários:

  1. Que lindos estão e acho um amor essas florew. Suculentas eu adoro , cactos,só as flores gosto e confessso, não são meus preferidos e em casa nunca os tenho. Não gosto de ter em casa coisas com espinhos...

    Boas dicas pra cuiidados aqui! Desejo que teu dia seja lindo com as flores que mostraste! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Lucinha querida, que alegria tive ao acordar e encontrar o seu comentário por lá...
    Agora, tempo que tiro para fazer comentários amigos, vejo que você está c post novo e outra alegria veio ao meu coração... É bom estar no seu Jardim!
    Lindos Cactos! Tenho 2, gosto muito, mas eles nunca floriram... Decoram a minha cozinha...

    Um Abraço GRANDÃO...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lucinha! Eu gosto de cactos e suculentas, mas confesso que meus exemplares sempre acabam apodrecendo. Vou adorar saber um pouco mais sobre como cultivar cactos. Adoro a Luma. Suas plantas estão lindas, lindas, e a ideia de cultivar várias espécies no mesmo vaso otimiza espaço, visto que moro em apartamento. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá, seus cactos são lindos. Tenho alguns que apesar de, as vezes, me espetarem, eu os adoro.
    Esta é uma planta que tem muita história, é muito incrível e especial.
    Parabéns pelos seus.
    Tânia Berti
    http://livrostberti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA AMIGA
    GOSTEI DE VER SEUS ARRANJOS COM OS CACTUS , ELES SÃO LINDOS TEM ALGUNS QUE NÃO TENHO, AQUI A CHUVA ESTÁ MASSACRANDO AS PLANTINHAS , TUDO QUE É DIMAIS SEMPRE PREJUDICA NÃO É MESMO?
    BEIJINHOS FIQUE NA PAZ.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. É um perigo disfarçado na beleza natural ;) Tanta vida num imagem concreta da selvageria da natureza. Eu curtiria muito ter um desses em casa.
    parabéns pelo blog


    te aguardo lá tmb, abraço
    diademegalomania.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Lucinha,
    Que legal deve ser mesmo esse livro! Eu não sei plantar nada, mas esses cactos são lindos! Imagino quantos vc tem em casa! Suculentas também acho fofas. Vou tentar "criar" uma! :)
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  8. As fotos estão muito bonitas e é curioso que eu desde miúda tinha medo dos cactos, mas sempre gostei das suas flores, e acho a flor amarela lindíssima!
    Bom trabalho, Lucinha. Parabéns!
    Beijinhos e até à próxima.

    ResponderExcluir
  9. Lucinha, que lindas as suas plantas, as fotos ficaram maravilhosas!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  10. Um encanto teus cactos Lucinha, e as flores são lindas! Eu tenho só um cacto, mas tenho vários vasinhos com suculentas...
    Achei lindo orelhudo rsrsrs....
    Boa noite amiga!
    bjus!

    ResponderExcluir
  11. Que lindo Lucinha! os cactos sao lindossss,eu tenho no meu pequeno jardim,os ganhei de minha mae,trouxe de Maceio-al,eles estao indo bem,tenho de cultivar suculenta acho elas linda...parabens pelas fotos me deixou encantada com as flores..bjus no coraçao..cris

    ResponderExcluir
  12. Que maravilha aprender com vc minha querida!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  13. Lindo de se ver...essas flores belas e delicadas
    meio aos espinhos! A Natureza é surpreendente!
    Abraços amiga! Tudo de bom pra ti.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, cada plantinha encantadora, as florezinhas são lindas demais! E que bom
    que a Luma tenha te dado este livro, ganhou você e ganhamos nós, rsrs.

    Um beijo e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  15. Que orelhudo é esse? Ou melhor, qual é o orelhudo?

    ResponderExcluir
  16. Lindas suas plantinhas!
    Minha vovó adora suculentas e cactos ela tem algumas! dessas plantinhas.
    Beijinhos
    Pedro

    ResponderExcluir
  17. The succulents look so lovely and even for the worst gardener they last so well. Have a lovely weekend.

    ResponderExcluir
  18. Olá Lucinha, quanto amor está colocando nesses cactos e suculentas! Vê-se nas tonalidades o brilho vivo das cores. Lindos todos. Beijinhos e uma semana maravilhosa. Ailime

    ResponderExcluir
  19. Muito belo o seu jardim e seu carinhos com estas irmazinhas do reino vegetal, confesso, não sei cultivar flores nem cactos, mas amo tudo que é belo. Lucinha estamos irmanadas pelos Laços de Pentecostes hoje especialmente quero estreitar este laço fraterno que nos uniu não de forma aleatória , mas porque Deus nos chamou através da amiga Rosélia. prazer imenso em te conhecer.

    ResponderExcluir
  20. São encantadores seus vasos. Também cuido de alguns , mas não de uma forma tão organizada, mas é uma terapia muito boa.

    ResponderExcluir
  21. Mas como estão lindos, Lucinha!!! Parecem de floricultura pelo aspecto tão saudável! Vê-se que colocas muita atenção neles! Luma acertou em cheio, não! E você, como está? Tenho muitas saudades! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  22. Me empolguei com a beleza de seus cactos que até esqueci de lhe dizer que o Pitchuqinho está doente. Pegou a mesma doença do Jingle que sumiu de casa e não mais voltou. Creio que ele tenha morrido. Dizem que eles se afastam quando pressentem que vão morrer! Espero que esse gato melhore. Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Lucinha!!
    Tantos preparativos para o natal que não tenho tido tempo para passear pelos blogues - o "Luz" está em stand-by... e quando chego aqui, essa surpresa!! É, pois achei que iria falar sobre o livro mais para a frente e pelo que vejo ele está sendo muito bem aproveitado!! :D Foi para as mãos certas!! Eu fico super agradecida e feliz pela sua satisfação!! As plantas estão lindas... coração aqui ficou quentinho!! Beijus,

    ResponderExcluir
  24. Ótimo post!
    Sobre o livro, vc saberia informar onde ele pode ser encontrado?

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias