Biscoitinhos para passarinhos - Bird seed feeders

Já prontinhos para desenformar
Olha gente, que fofos que ficaram!
Pendurei um no velho comedouro, mas eles estranharam. Ficaram em cima da árvore só observando.

Depois, tirei do comedouro e pendurei em outro lugar. Não demorou muito....
foi chegando um por um pra experimentar. Risos
Esse foi pra árvore.

Como muitos de vocês sabem, eu alimento os pássaros do meu jardim há bastante tempo. Geralmente, uso sementes preparadas e compradas em supermercados, ou lojas de jardinagem, e também maças. Todos os dias, coloco meia maçã numa árvore, e eles comem tudo.
No outro comedouro, coloco sementes e sobras de pão.

Sempre tive vontade de fazer esses biscoitinhos, que aqui, são chamamos de Bird seed feeders. Porém, eu queria uma receita confiável. Precisamos ter cuidado ao alimentar pássaros e outros animais, para que eles sejam preservados. 

Encontrei o que desejava, através do post da Ivelise, do blog Fofo de Feltro. Ela postou o vídeo, onde a ambientalista Aline Abreu, dá a receita e explica como preparar. 


Material que usei:
Formas de silicone
Gelatina incolor 
Sementes para pássaros
Água fria
Água quente
Pedacinho de madeira pra fazer o furo. Pode usar canudo, palito etc.
Barbante.

Mexi bastante a mistura antes de colocar nas forminhas e durante o procedimento, para que as sementes ficassem bem misturadas a gelatina. A gelatina daqui é diferente, e precisei colocar uma quantidade maior do que ela informou. E como aqui venta muito, optei por fazer os furos no meio, pra ficar mais seguro. Fiz a noite, e só desinformei no final do outro dia. O resultado foi ótimo. Tentei com formas de alumínio, como ela mostra no vídeo, mas não gostei do acabamento, na hora de retirar. Com as de silicone, ficaram perfeitos, como vocês viram nas imagens acima.

Vou comprar formas com formatos diferentes e divertidos. Dei um de presente pra uma amiga, e esqueci de fotografar depois de embalado. Fico devendo essa pra vocês. Risos.

Além da ideia de alimentar os pássaros, presentear e decorar o jardim, pode ser uma atividade bacana pra familiarizar as crianças e adultos com a educação ambiental.

Amei a nova experiência! Que tal experimentar?

19 comentários:

  1. Puxa, Lucinha! São tão lindos que deu até vontade,rs... Lindas fotos e adorei esses biscoitinhos especiais pra eles. Bela ideia e valeu! Além de bonitos, acredito que eles são saboreados logo pelos amiguinhos alados... Um amor! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. São bonitos e os pássaros devem achar saborosos. Devem agradecer muito ao seu generoso coração.
    Beijos, Élys.

    ResponderExcluir
  3. Lucinha,
    é bom demais estar no seu jardim... Obrigada pelas palavras tão amáveis por lá... Hum, já estou me convencendo c os elogios... Rsss...
    Temos aproveitado muitíssimo o passeio...
    Ideia ótima a sua e creio que os pássaros gostaram da novidade... Acho bonito o seu jeito de lidar c os bichinhos e plantas... Também gosto de colocar pedacinhos de mamão p os sabiás do meu jardim...

    Beijos e MUITA PAZ...

    ResponderExcluir
  4. Que coisa mais querida! Eu tenho muitas calopsitas e acho que
    elas vão amar!!
    Também gosto de deixar comidinha para as aves que nos visitam e
    assim vai ser muito bom.
    Obrigada por ensinar!
    Um bejim!

    ResponderExcluir
  5. Apenas a Lucinha para este carinho com as avezinhas.
    Tive outrora numa gaiola pendurado estas sementinhas que eram devoradas alegremente e os casal de "solitarios", pareciam saber quando chegava.
    Fui deixando a porta aberta e eles os dois ja iam ter comigo a cozinha. Um dia partiram, depois de comida a espiga com saber de sementes com mel. Fiquei triste, claro, mas tinham tomado o pequeno almoco...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lucinha!
    Adoro as visitas dos pássaros no jardim, mas as minhas cachorrinhas implicam, não deixam eles chegarem, ficam latindo e espantando, tem uma arvoreta no jardim que chamo de árvore dos pássaros, eles adoram os frutinhos doces, pois aqui os frutos estão estragando no pé, devido as cachorrinhas.
    Adorei a ideia dos biscoitinhos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucinha,
    Saudades de você.
    Achei uma preciosidade, os pássaros merecem, pois seu canto anima a nossa alma sofrida.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  8. Lucinha, que lindinhos parece biscoitinhos de cereais, deu vontade de comer!
    Lindo o seu carinho pelos os passarinhos!
    Pedrinho vai gostar de ver amanhã vou mostrar a ele!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  9. Hello Lucinha, I love your cute shapes and bird feeders.. You are like me attracting the birds to the yard, I like to see them up close.. Thanks for sharing, have a happy weekend!

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucinha, nossa ficaram lindos!!! Eu já tentei fazer, mas o meu derreteu depois que desinformei, vou ver o vídeo e conferir se tem algo de diferente que eu possa fazer para que não desmanchem...embora aqui onde moro faça muuuito calor!!! Mas mesmo assim, eles vêem me visitar, tenho uma árvore de nêspera e eles adoram!!!
    Beijos, tenha um bom final de semana.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lucinha!
    Além de alimentar os pássaros, os biscoitinhos ficaram fofos! Eles devem ter olhado e pensado: "Será que é para comer?".
    O meu terraço fica cheio de passarinhos por causa da piscina e dos vasos de planta. Eles adoram a jabuticabeira que até hoje não consegui colher, pois eles não esperam amadurecer... Está bom mesmo assim, fico feliz com a alegria que fazem enquanto se alimentam. Isso acontece de manhãzinha e no final da tarde. Como é o horário que chego do trabalho, costumo tomar meu lanche por lá, aproveito para contemplar a movimentação e também olhar o céu - um bom exercício de relaxamento.
    Estou feliz por ter você participando mais uma vez do bookcrossing blogueiro!!
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  12. Só vc, não Lucinha, pra postar umas fofuras como essa! Ficaram tão perfeitos que parecem de revistas! Deu vontade até de mastigá-los, de tão apetitosos visualmente! Ficaram lindos! E agora mais um trabalhinho pela frente, não? Fazer biscoitinhos para os passarinhos! Muito legal! Grande abraço, fale pra eles que envio beijinhos! RS!

    ResponderExcluir
  13. Lucinha, voltei pra agradecer os carinhos com Tita e Neno por lá! bjs, tudo de bom, linda semana! chica

    ResponderExcluir
  14. Lucinha, por aqui só tem pombos.
    E nem posso pensar em alimenta-los.
    São transmissores de doenças.

    ResponderExcluir
  15. A ideia de fazer em casa é legal, vou ter que correr atrás das forminhas...kkkk
    aqui compro em bastão , parece um pirulito e tem mel junto, mas é carinho.
    adorei o de coração.
    obrigada amiga pelo carinho sempre!
    bela semana bjssss

    ResponderExcluir
  16. Oi Lucinha,
    Passando para me despedir de você
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  17. São uma tentação , esses biscoitinhos!
    imaginei que tivesse comprado, mas qdo vi a receita...
    ficaram uma gracinha e gostoso, todo passarinho vai gostar!
    aqui J.Rcoloca banana para os passarinhos
    faz muita sujeira
    vou sugerir que ele experimente esse tipo de iscoitinho!
    foi ótimo vc partilhar!
    bj
    Zizi

    ResponderExcluir
  18. Olá amiga Lucinha, já vi que anda bem animada graças a Deus fazendo essas gostusuras que como diz Maria Luiza, parecem de revista;))!
    Claro que a Lucinha amante da natureza e animais não deixaria de colocar muito amor e carinho para que os biscoitos resultassem perfeitos!
    Adorei as fotos! Estão magnificas!
    O Cido não vai correndo atrás delas (aves?);))?
    Beijinhos e excelente semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  19. Lucinha gostei da ideia, sensacional, quando lia pensei que comprava pronto.
    Ah, vou tentar.
    Beijo amiga e fica com Deus.
    Meu abraço.
    Inté mais.

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias