Vamos colher morangos?


A entrada, uma pequena parte da plantação, e uma família colhendo os próprios morangos.

Gosto muito de caminhar em lugares diferentes. Geralmente, saio de carro sem destino certo paro em algum lugar, estaciono, e caminho sem pressa de voltar. Assim, eu vou apreciando os detalhes da natureza à minha volta. 

E, foi numa dessas ocasiões, que passei em um lugar, onde existem muitas fazendas de plantação de morangos. Costumo comprar morangos fresquinhos, logo após a colheita.  Mas, nada melhor, que colher os próprios morangos  não é mesmo? Assim eu fiz. Peguei meu baldinho, como vocês podem ver na foto abaixo, colhi os meus  preferidos, e comprei. 

Esse é um sistema muito usado por aqui, nessa época. Eles fornecem um baldinho, onde vamos colhendo o tamanho e quantidade desejada. Depois é só pesar e pagar.
 Meu baldinho  de morangos.
Enquanto colhia, sentia o cheirinho gostoso de morango no ar.
Essa foto acima é a minha plantação desse ano. Esse vaso, já me rendeu muitos milk shakes no café da manhã, e ainda continua florindo.

Devido à mudança em meus hábitos alimentares, tenho lido muitas matérias sobre alimentação, e aprendido muito com elas.  Aproveitando a tema do post, eu busquei algumas informações nutritivas dessa fruta tão saborosa. São apenas seis, nesse post, mas o morango tem muito mais benefícios.



Seis benefícios do morango:

1. Deixa o coração no ritmo
A cor avermelhada da frutinha se deve às antocianinas, substâncias que neutralizam os radicais livres. "Estudos mostram que o alto consumo da substância pode diminuir o risco de ataques cardíacos".

2. Garante boas doses de vitamina C
O morango é cheio desse nutriente. "A substância fortalece o sistema imunológico, é importante no processo de cicatrização de feridas e ajuda na absorção de ferro dos vegetais", diz a nutricionista Carolina Arbache, da Natue, e-commerce de produtos saudáveis, naturais e voltados ao bem-estar.

3. Tem poucas calorias
Segundo Carolina, o morango é uma das frutas menos calóricas. "Dez morangos médios (100 g) têm apenas 30 calorias", diz.

4. Protege o cérebro
Além de manter o coração saudável, as antocianinas colaboram com o cérebro! "O morango pode auxiliar na prevenção da perda de memória", afirma.

5. Retarda o envelhecimento
"A fruta concentra nutrientes importantes para evitar o envelhecimento precoce da pele, como as antocianinas, o silício e a vitamina C", afirma Carolina.

6. Esbanja nutrientes
"Comparado a outras frutas, o morango concentra boas quantidades de vitaminas e minerais", diz Carolina. Além da vitamina C, a vermelhinha possui silício, manganês, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e vitamina K. "Esses nutrientes são essenciais para o funcionamento do organismo, pois controlam desde a produção de hormônios até o funcionamento do coração e do cérebro", completa.

Créditos da matéria. MdeMulher



Um lindo e abençoado final de semana! Amanhã, Sábado aqui vou colher mais morangos. Rs

29 comentários:

  1. Que lindo,lucinha e que presente esse poder colher ,escolher os próprios morangos a consumir! Legal mesmo! E adorei a tua plantação!
    Aqui gostamos muito de morangos que ,além de belos, tantas coisas boas nos oferecem!

    Boas colheitas! bjs praianos, chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Lucinha.
    É uma sensação maravilhosa colher os frutos do pé, essa ideia de colher e depois pagar achei muito legal, gostei muito da sua plantação. Eu sempre como morangos, não sabia que tinha tantos benefícios.
    Um lindo e feliz fds.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Lucinha,
    que maldade!! Aqui se tiver algo parecido vai ser em um pé de seriguela ou pitomba...rsrs... Morango aqui não tem plantação vem do Sul e é tão caro!! E quando tem. Fico só imaginando euzinha em um local desses, ia enlouquecer, ia pegar baldes e baldes de morango! Adoro!!!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Olá Lucinha!!!
    Morango é minha fruta predileta!! Seria um sonho ter um passeio desses à disposição!!!
    Beijos e ótimo dia pra ti! =)

    ResponderExcluir
  5. Oi, amiga, tudo bem?
    Eu me derreto vendo plantações de quaisquer alimento! Essa 1ª, está show! Muito lindas mesmo, as imagens e principalmente a sua, de moranguinhos, naquele vaso. Parabéns! Me ensina como fazer? Por aqui perto, temos grandes plantações de uvas, morangos, pêssegos, goiabas e muitas outras. e suas festas na colheitas. Quanto aos seus valores nutricionais, sempre busquei saber e gosto demais de conhecer. Valeram esses dados. Agora é moda e bomba nas redes socias, mas antigamente era difícil! Havia pouca literatura, mas eu buscava e como! Lindo post, amiga! Abração e perfeito fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lucinha
    Que sensação deliciosa heim! Escolher os seus frutos direto da plantação. O seu vaso de morangos está maravilhoso. Que continue frutificando por muito tempo minha amiga
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Hola Lucinha,
    Que gusto poder escoger tus propias fresas! He tenido la oportunidad de probarlas, es una fruta que me gusta mucho y durante mi estancia he comprado muchas, tanto en la Isla Norte como en la Isla Sur, siempre muy frescas y deliciosas.
    En varios países de Europa también hay esa costumbre de ir a las plantaciones y recoger las fresas personalmente, no cabe duda que para los amantes de la naturaleza, es una experiencia bien gozosa.
    Un beso, y que pases un lindo fin de semana disfrutando de ese maravilloso país.

    ResponderExcluir
  8. que lindo Lucinha, adoro morangos, beijos

    ResponderExcluir
  9. Deve ser maravilhoso Lucinha! Levaria mais de um baldinho rsrsrs...morango é uma delícia! E sabendo dos seus benefícios, vou gostar mais ainda!
    Adorei tua plantação amiga, o vasinho rosa é muito fofo!
    Feliz final de semana, bjus!

    ResponderExcluir
  10. Que delícia Lucinha! Adorei o seu vaso de moranguinhos! Preciso comer mais e mais morangos!
    Tudo sempre tão lindo por aqui!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  11. Que legal!!! Uma prima descobriu um lugar parecido aqui no sul, onde pode-se colher alimentos orgânicos direto da horta, na beira de uma estrada, que infelizmente, fica fora do meu caminho. Colher moranguinhos assim... hmmm! Que delícia! E adorei o teu vasinho! Muito mimoso! Que 2015 seja um ano de muitas colheitas. Colheitas de morangos, de saúde e muita felicidade!

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucinha!
    Aqui em casa, meu filho e eu adoramos essa frutinha, que já tentei plantar, sem sucesso, só em supermercados mesmo, dizem que usam muito agrotóxico, mesmo assim não resistimos, rsrs, tenho feito muito bolo de chocolate com recheio e cobertura de morango, hummmmm!
    Fiquei imaginado a delícia que é encher esse balde, kkkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Lucinha
    Passando para desejar um feliz domingo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lucinha, como vai? Ainda a pouco perguntei no mercado se haviam morangos... deve ser incrível consumir assim, colhido na hora! Meu futuro genro traz legumes e verduras de um sítio da família dele, nossa, até a durabilidade é diferente! Interessante sistema de compra... um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Ainda me lembro comentar que comprou mudas de morango para plantar pela primeira vez e a promessa de quando frutificar nos mostrar...já lá vão uns anitos, e cá estão eles lindos.
    Meus pais sempre têm morangos e todos os anos é uma farturinha, mas pensava eu e isso lhes transmiti que comer muitos engrossava o sangue, quando afinal os estudos mostram que o alto consumo pode diminuir o risco de ataques cardíacos! Obrigada pela partilha, Lucinha.
    Aqui acho que não existe esse sistema de fornecer um baldinho para nós colhermos, pesar e pagar, mas é uma óptima ideia, pelo menos, para pôr em prática nas zonas mais rurais do nosso país.
    Beijos e passe uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  17. É uma delicia , além de ser uma prazer colher ,

    Tenha uma bela semana.


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nada como colher morangos fresquinhos e sem veneno, eu já os planto por três anos seguidos e como lá mesmo na horta, o seu no vaso está lindo ...colocou oque de substrato? não tive sorte em vasos, ficaram muito pequenos os frutinhos!

    estava desfrutando de férias por isso o sumiço! bjssss

    ResponderExcluir
  19. Oi Lucinha eu adoro morangos, mas hoje em dia tenho um certo receio de comê-los ,pelo muito de agrotóxicos que contèm.
    Meu pai plantava e a gente colhia e comia ,às vezes , sem lavar até. Hoje tenho um cunhado que planta , e desses eu como muito.Adorei as razões para comemrmos morangos.
    Ficou linda tua postagem, amiga.
    Boa semana! bjk

    ResponderExcluir
  20. Olá, querida Lucinha
    Minha tia que morava na roça tinha moranguinho por lá e sempre colhíamos e comíamos fresquinhos...
    Lindo post que alivia o calorão daqui...
    Obrigada pela oração... to por aqui já... devagar...
    Bjm festivo de 2015

    ResponderExcluir
  21. Que maravilha de experiência, colher seus próprios morangos, e, provavelmente sem agrotóxicos que acabam com todos os benefícios desta fruta tão bonita e deliciosa.
    bis

    ResponderExcluir
  22. Que deliciaaaaaaaaaaaaa...e colher e comprar morango na horta ,e tudo de bom aqui onde moro e dificil ver morango nos supermecado,e quando tem a qualidade e horrivel...ahhhhhh seu vaso ta maravilhoso..bjus no coraçao..

    ResponderExcluir
  23. Oi, Lucinha!
    A minha família cultiva morangos em Minas Gerais e temos a Festa do Morango. Infelizmente não confiamos muito nas pessoas para fazer a colheita. Já fizemos uma experiência e tivemos a impressão de vândalos destruindo a plantação.
    Faz tempo que estou distante desse universo. Alguns mitos precisam ser quebrados, principalmente com relação aos venenos e agrotóxicos.
    Uma nova fase de consciência... eu gosto disso!! :) Compartilhe!!
    Boa semana!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  24. Lindo o seu post sobre colheita de morangos, Lucinha! Gostei de conhecer seus benefícios!
    O seu moranguinho no vaso tá 10!
    Beijos + abraços... MUITA PAZ E CARINHO...

    ResponderExcluir
  25. Que postagem linda e generosa com estas informações.
    Muito lindo Lucinha eu vi belas plantações de morango pela Alemanha, são lindas.
    Meu terno abraço amiga.
    Bju de paz.

    ResponderExcluir
  26. Lucinha, que bom receber a sua visita! Obrigada, querida.
    Sabe, nos países do norte da Europa, essa prática é bastante corrente. Acho adorável poder colher os próprios frutos!
    Adoro morangos e este ano comprarei um vaso igual ao seu, onde os possa cultivar!
    Na minha agenda, continua o projecto de visitar Austrália e Nova Zelândia!
    Um grande beijinho da Nina

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias