O melhor lugar do mundo - Dentro de um abraço - Feliz por nada.


Fico pensando nos lugares paradisíacos onde já estive, e que não me custaria nada reprisar: num determinado restaurante de uma ilha grega, em diversas praias do Brasil e do mundo, na casa de bons amigos, em algum vilarejo europeu, numa estrada bela e vazia, no meio de um show espetacular, numa sala de cinema assistindo à estreia de um filme muito esperado e, principalmente, no meu quarto e na minha cama, que nenhum hotel cinco estrelas consegue superar – a intimidade da gente é irreproduzível.
Posso também listar os lugares onde não gostaria de estar: num leito de hospital, numa fila de banco, numa reunião de condomínio, presa num elevador, em meio a um trânsito congestionado, numa cadeira de dentista.
E então? Somando os prós e os contras, as boas e más opções, onde, afinal, é o melhor lugar do mundo?
Meu palpite: dentro de um abraço.
Que lugar melhor para uma criança, para um idoso, para uma mulher apaixonada, para um adolescente com medo, para um doente, para alguém solitário? Dentro de um abraço é sempre quente, é sempre seguro. Dentro de um abraço não se ouve o tic-tac dos relógios e, se faltar luz, tanto melhor. Tudo o que você pensa e sofre, dentro de um abraço se dissolve.
Que lugar melhor para um recém-nascido, para um recém-chegado, para um recém-demitido, para um recém-contratado? Dentro de um abraço nenhuma situação é incerta, o futuro não amedronta, estacionamos confortavelmente em meio ao paraíso.
O rosto contra o peito de quem te abraça, as batidas do coração dele e as suas, o silêncio que sempre se faz durante esse envolvimento físico: nada há para se reivindicar ou agradecer, dentro de um abraço voz nenhuma se faz necessária, está tudo dito.
Que lugar no mundo é melhor para se estar? Na frente de uma lareira com um livro estupendo, em meio a um estádio lotado vendo seu time golear, num almoço em família onde todos estão se divertindo, num final de tarde à beiramar, deitado num parque olhando para o céu, na cama com a pessoa que você mais ama?
Difícil bater essa última alternativa, mas onde começa o amor, senão dentro do primeiro abraço? Alguns o consideram como algo sufocante, querem logo se desvencilhar dele. Até entendo que há momentos em que é preciso estar fora de alcance, livre de qualquer tentáculo. Esse desejo de se manter solto é legítimo, mas hoje me permita não endossar manifestações de alforria. Entrando na semana dos namorados, recomendo fazer reserva num local aconchegante e naturalmente aquecido: dentro de um abraço que te baste. 
Martha Medeiros - Crônica do livro - Feliz por nada. Página 12.



Ganhei o livro "Feliz por nada", da Martha Medeiros, de uma amiga muito querida, Valéria Simonetti. Estava na fila de leitura do ano passado. Como não cumpri minha meta,  ele ficou para  ser lido em 2015.

Estou terminando de ler o quarto livro, isso porque tive que parar para estudar para um curso. Acho que vou superar a meta desse ano e do ano passado. Risos.

Gostei muito do livro da Martha Medeiros. As crônicas são muito boas e construtivas. Isso não quer dizer que concordo com todos os pontos de vista dela, mas gosto muito da forma com que ela escreve e expressa.

Ficou difícil escolher uma para postar aqui. São todas muito interessantes. Acabei escolhendo " Dentro de um abraço". Em minha opinião, também, é o melhor lugar do mundo para estar. Costumo dizer aos meus amigos do Brasil que um abraço cura.

Abaixo, um vídeo da música linda, e com o mesmo título, com Jota Quest.


Uma das coisas que mais sinto falta por aqui, é de estar dentro de um abraço. Abraço brasileiro, daqueles que curam até as dores da alma. Faz-me sentir," feliz por nada".

Sintam-se abraçados!

16 comentários:

  1. Que lindo texto, cheio de verdade! Abraços que unem corações são maravilhosos, aconchegam, fazem bem, reconfortam! Adoro abraços e a Martha! Belo livro e belo compartilhamento ! E se o abraço for NO mar ou DO mar, melhor ainda pra mim,rs...

    bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucinha!

    Martha Medeiros é fantástica!
    Ela escreve com o coração e é simples no que fala.
    Abraço...
    Abraço é uma troca de energias boas, acredito!
    Todos os dias deveríamos abraçar nossa família, nossos amigos, nossos bichos, e até nossas árvores, não é?
    Excelente presente!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito dos textos da Martha.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  4. Minha querida, bom dia!!!
    Seu email chegou!!!!!!!!!! Estou muito feliz,claro que faremos muita partilha agora. ... E estás muito certa,há momentos en que ser prático é a decisão mais sabia a se tomar,mesmo quando o assunto não seja o mais agradável. ..
    Falando da postagem agora, linda demais;adorei a crônica da Martha mas penso como você, não concordo con tudo que escreve... E ,falando do abraço, não tem nada melhor do que um bem apertado, verdadeiro, carregado de bons sentimentos e acolhedor... Sinta-se verdadeiramente abraçada, com muito carinho, então!
    Que seu dia (ou noite????) seja muito feliz e abençoado, permeado de amor,paz e muita luz,muitos abraços carinhosos, Katia.

    ResponderExcluir
  5. Amiga, não há nada do mundo que se compare para alegrar, curar a alma do que um abraço! Fui lendo e o abraço do Tony se fez tão forte na saudade! Precisei parar por um tempo e chorar a falta do abraço dele!
    "O rosto contra o peito de quem te abraça, as batidas do coração dele e as suas, o silêncio que sempre se faz durante esse envolvimento físico: nada há para se reivindicar ou agradecer, dentro de um abraço voz nenhuma se faz necessária, está tudo dito." Nem dá para eu continuar! Sorry! Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Lucinha, texto e música bonitos! Um abraço sincero vale muito, muitíssimo!! Mesmo a distância tem um valor de ouro!!!
    Foi bom refletir agora sobre o ABRAÇO... O de Deus é singular e indescritível! Amo estar nos Seus braços de Amor...
    Um Abração nesta 5a feira...

    ResponderExcluir
  7. Olá, Lucinha!
    Esse lindo texto reitera duas grandes verdades: "– a intimidade da gente é irreproduzível." e
    - abraço é tudo de bom!

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  8. Esse também é o meu lugar favorito - dentro de um abraço.
    Lucinha, gosto muito do estilo de Martha Medeiros e gostei imenso do texto.
    Beijinho grande.

    ResponderExcluir
  9. Meu lugar preferido , sempre qdo estou caidinha , peço ao maridão para me dar um abraço, ou para o neto....coisa mais boa sentir isso, esqueço do mundo nesses instantes...tenho sdss de abraçar minha mãezinha...seu abraço era perfeito!
    Gosta muito da Marta Medeiros e ainda não li esse livro!

    boa tarde amiga bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  10. Que texto lindo. Lucinha, minha linda, saudade de você. Estou tentando retomar o bloguinho, rever as amigas de antigamente, visitar cada cantinho fofo de vocês, mas vou devagarzinho, pois tenho medo de ser novamente puxada pra dentro e me isolar de novo. Como sempre, suas palavras me fizeram viajar. Muito bom vir aqui. Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Estamos em sintonia minha amiga, adoro abraçar e ser abraçada, não há nada no mundo que se compare a essa intimidade.
    Gosto muito de Martha Medeiros e cito-a muitas vezes também.
    Lucinha, o meu abraço é seu !

    ResponderExcluir
  12. Voltei para lhe dizer que a emoção foi grande sobre o abraço e fui pega de surpresa porque vim aqui para lhe dizer que achei o coador, mas topei com esse texto e com a memória do Tony e esqueci de lhe dizer! Achei, sem querer! Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucinha!
    Aqui no Brasil adoramos abraçar, um abraço é um carinho que vem junto com aconchego, afeto, onde passamos a nossa melhor energia, eu adoro abraçar, rsrs. Pensando bem existe uma infinidade de lugares, que seriam os melhores do mundo pra mim, mas o melhor de todos sempre vai ser está em qualquer lugar com saúde e juntinho da minha família.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Um abraço faz verdadeiros milagres...um lugar delicioso de se ficar!
    Lindo o texto, a imagem, a música...o post!
    Adorei amiga, bjus!

    ResponderExcluir
  15. A Martha tem um jeitinho todo especial que agrada e muito.
    Uma bela leitura Lucinha.
    E como nunca havia pensado, estar no abraço é mesmo uma beleza de lugar.
    Assim sinta-se no meu carinhoso abraço amiga.
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Pues estoy totalmente de acuerdo Lucinha, no conozco nada más reconfortante que un abrazo, en multitud de circunstancias de la vida, estar en el medio de unos brazos amigos, es como estar en el cielo.
    Un beso

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias