Agapanto - (Agapanthus campanulatus)

O Agapanto é uma planta da família Liliaceae, de fácil cultivo, necessita de pleno sol e umidade média.
Prefere jardineiras ou vasos grandes, onde logo gera novos rebentos. Também fica bonito como cercadura de canteiros ou de alamedas, fornecendo-lhes uma moldura colorida, na época da floração, a partir de novembro.
Suas folhas são compridas, atingindo até 90 cm conforme a espécie. Produz uma longa haste, em cuja extremidade desabrocha uma umbela composta de trinta ou mais flores, que podem ser brancas ou azuis, em tonalidades que variam de azul-pálido até azul-arroxeado. O formato das flores faz lembrar o de uma corneta.
Se você plantar duas a três mudas juntas, dentro de um ou dois anos terá uma vistosa touceira, pois o Agapanto desenvolve-se melhor quando agrupado. Texto do PlantaSonya.
Elas são lindas demais e estão começando a brotar, e no começo de Novembro é que elas vão florecer em grande quantidade. Essa é a primeira de muitas que vou postar aqui.
Um final de semana abençoado pra todos.

3 comentários:

  1. Lucinha, amo os agapantos. Ano passaado pedi ao jardineiro da prefeitura algumas mudas e toda feliz plntei-as numa faixinha de terra do meu jardim,muito bem, meu filho cortou achando que fosse mato. Eu até chorei. E fico muito feliz de agora ter alguém assim como vc quevai postar sobre plantas. Beijão, amiga!

    ResponderExcluir
  2. O agapanto, sem duvida é uma flor exótica. Muito bonita no seu formato e em sua cor. Gosto muito. Eu quiz deixar este comentário,para ser o primeiro a parabenizá-la, por que sido escolhida para ganhar o Selo-Prêmio Sunshine Award, por estar elencada entre os melhores e mais bonitos blogs do Brasil. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Também tenho destas flores, em branco e azul, e tem o mesmo nome, a diferença é que florescem no Verão (Junho, Julho, Agosto).
    Depois de cairem as pétalas fica a armação e há quem pinte depois, em prateado ou dourado, e faça decorações de Natal.
    Beijo

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias