Jardim que cura

 Visitas que recebi no jardim no final da Primavera.
O nome é Rosella, papagaio originário da Austrália.

Que uma dose de natureza faz bem, a maioria das pessoas sentem na pele, na cabeça e no humor.
Mas nem todo mundo sabe que um jardim pode ser uma terapia.
Pesquisadores decobriram que combinar trabalhos manuais no jardim e contemplar suas belezas ajuda na recuperação de pacientes. Lidar com plantas promove um tipo de interação, esquanto que trabalhar afasta da mente os problemas e a insegurança. Diminui a sensação de solidão e aumenta  auto-estima.
Tendo a hortoterapia como aliada de tratamentos convencionais, o paciente se transforma em protagonista e deixa de ser a vítima. A beleza do jardim ainda ajuda a combater os sentimentos negativos.
Observar a natureza é ver a vida espelhada no verde.
Entre o plantio de uma árvore e a morte de uma flor há uma porçao de idas e vindas que lembram a vida. Ainda de quebra recupera-se o encanto esquecido com um pássaro visitante inesperado.

Desconheço o autor do texto, mas foi um recorte enviado por uma amiga do Brasil, que sempre me envia coisas interessantes que enriquecem o meu aprendizado.

Sou testemunha das curas que podem ser obtidas em conviver com a natureza e trabalhar  com jardins.
O tempo passa, esqueço de tudo. Cura minha saudade, minhas dores, minhas tristezas, minhas preocupações excessivas.
Percebo cada detalhe, até uma simples folha caindo. Sinto Deus nessas pequenas coisas.
Tudo que está escrito nesse texto eu confirmo e ainda posso acrescentar muito mais.

Esses papagaios vieram me visitar várias vezes, mas nesse dia eu consegui tirar algumas fotos.
Eles se alimentam de frutas, motivo da visita na árvore de "mandarin", que é uma fruta cítrica muito parecida com a tangerina.

Espero que vocês tenham gostado da visita deles no jardim, eu amei!
A paz!




7 comentários:

  1. Olá, minha querida amiga! Que inveja do seu mandarin cheio de papagaios, lindos, coloridos!Aqui no meu quintal e jardim é cheio de pássaros que chilrreiam sem parar, mas não são bonitos assim, mas eles me alegram muito. Porém, às vezes, eles me irritam e eu fico a falar:" Cala o bico, passarinho!. Parabéns pelo post. Eu acredito piamente nessa cura. Amo, por demais a natureza e tudo que nela há, pois vivo em oração, contemplando-a.! Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Transportei esse jardim ao Retiro do Éden.
    Comungo da mesma opinião...como gostava que o nosso espaço do Retiro do Éden se convertesse num espaço de cura e paz...mas somente existe o espaço e a vontade...e por ora, isso, ainda não chega para se concretizar esse sonho.
    Adorei esses pássaros coloridos...e refiro ADORO, porque só adoro DEUS e eles, são DEUS.
    Abraço forte
    Mer

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida
    Que beleza de post!!! Tão suave...
    "Sinto Deus nessas pequenas coisas"...
    Eu também... E como!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  4. OLÁ LUCINHA,
    MARAVILHOSA ESTA POSTAGEM TANTO AS FOTOS COMO O TEXTO,AQUI EM CASA A NATUREZA TB É MUITO GENEROZA,ADORO CUIDAR DO JARDIM APRECIAR CADA BROTINHO QUE NASCE COISAS TÃO SIMPLES QUE FAZ TODA DIFERENÇA NA VIDA DA GENTE.BEIJOCAS

    ResponderExcluir
  5. Não há coisa melhor do que admirar a natureza. Muito bonito seu jardim. Não há a menor duvida de que a terapia com a natureza é a melhor de todas. Parabéns. Estou viajando por esses dias e só volto antes do ano novo. Por isso quero antecipar o meu Feliz Natal, desejando que voce e toda sua familia tenham um Santo Natal repleto de bençãos do Menino Jesus e de Sua Santa Mãe.
    Jorge do blog Almas Castelos

    ResponderExcluir
  6. Ah Lucinha... Eu sou suspeita em dizer que adorei esse seu texto, pois eu gosto muuuuito de lidar com as plantas e a terra.
    Quando eu era pequena, minha avó morava com a gente e cuidava de um lindo jardim no nosso quintal.
    Minhas férias eram no Paraná, na chácara onde meus nonos moravam. Lá, adorava subir nos pés de frutas, brincar na horta e também no meio do cafezal... que delícia!
    Acho que é por conta disso tudo que mesmo morando num pequeno apartamento eu sempre tenho muitas plantinhas espalhadas dentro de casa e na varanda.
    um beijo e obrigada por compartilhar um texto tão bonito.

    ResponderExcluir
  7. E curam mesmo...é uma santa terapia!!

    Beijinhos
    Sheila
    http://www.vidasuculenta.blogspot.ie/

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias