As Dálias do caminho - driveway





Dahlia pinnata

Dahlia, nome comum dália, é um género botânico pertencente à famíliaAsteraceae. É uma herbácea de porte médio, perene. Quando adulta, a planta chega a atingir até 1,50 m.
É originária do México, onde é muito popular. Os índios daquela região foram os primeiros a cultivar dálias, ainda no período do império Asteca. Por volta do final do século XVIII, o diretor do Jardim Botânico de Madri encantou-se com a flor, durante uma visita ao México. Foi o suficiente para que a dália atravessasse o oceano e chegasse à Europa, onde se adaptou muito bem ao clima temperado.

Foi o botânico sueco A. Dahl, responsável pela expansão das dálias pela região nórdica da Europa, que inspirou o nome da flor. Os holandeses e os francesesforam os maiores incentivadores do cultivo e da produção de inúmeras espécies híbridas de dálias. Foi a imigração holandesa que contribuiu muito para a propagação desta flor no Brasil.

Hoje, graças ao surgimento de vários híbridos, podemos encontrar diversos tipos de dálias, o que resulta numa grande variedade de formas (pompom, bola, decorativa, etc.) e cores (branca, alaranjada, vermelha, amarela, pink). São mais de três mil variedades resultantes de cruzamentos com outras espécies, como os crisântemos, por exemplo.
Reprodução: por meio de sementes, estaquia das pontas dos ramos ou divisão das raízes tuberosas; sendo que esta última permite a propagação de um exemplar com características idênticas às da planta-mãe.
Substrato ideal para o plantio: 2 partes de terra comum, 2 partes de terra vegetal e 1 parte de areia
Clima ideal: ameno
Luminosidade: Em locais de clima frio, precisa de no mínimo 4 horas de sol pleno; já em clima quente, recomenda-se o cultivo à meia-sombra
Regas: manter o solo sempre úmido, sem encharcar
Floração: produz flores isoladas na primavera e no verão, em várias cores
Cuidados: necessita de proteção contra ventos e adubação orgânica a cada três meses 
Fonte da pesquisa

O verão está indo embora e o vento frio do Outono, não demorar irá soprar.
Mesmo assim, as flores continuam resistindo e alegrando a minha vida.
Como eu já falei muitas vezes aqui, o caminho que dá na estrada, no alto verão estava coberto de Agapantos , eles se foram e vieram as Dálias e outras flores.
Não tem como passar nesse caminho, e não contemplar essa beleza. Aliás, todas as tardinhas eu vou lá e olho pra elas. Escolhi essas pra mostrar pra vocês, espero que gostem.
Vamos aproveitar enquanto elas estão por perto, quando chegar o inverno, elas se escondem, assim como eu. rs
Como explicado no texto, existem muitos tipos de Dálias, não sei o nome de todas, mas se vocês souberem, podem escrever nos comentários.

Maria Luiza, assim como você enviou-me flores para eu colocar no vaso do meu coração, eu lhe envio essas em retribuição, para você colocar no jardim da sua vida. Obrigada!

9 comentários:

  1. Não sei qual é a mais linda, também adoro dálias.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Olha só, menina estou aqui em prantos e nem estou conseguindo enxergar as teclas direito devido a essa forte emoção que vc me causou. Enquanto eu ia lendo lembrava-me de vovó Ermelinda que tinha várias delas no jardim e eu as achava lindas. E vc arremata esse lindo post, oferecendo-me as dálias??? Nooooossa!!! Obrigada! Vc acabou de realizar um exercício quaresmal e tanto: doar-se a um irmão para fazê-lo feliz! Olhe só : flores, lágrimas e alegria. Que belos ingredientes! Obrigada, querida Lucinha!!! Bjbjbjbjbjbjbjbj!

    ResponderExcluir
  3. Quem não se esconde no inverno?Frio e chuva...Primavera é muito lindo!!!

    ResponderExcluir
  4. Por cá nos nossos jardins e hortas também temos dálias diversas, lá para Agosto/Setembro. São flores muito delicadas, mas não conheço os nomes. São dálias vermelhas, brancas, rosas...

    Beijo (*.*)

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga querida
    Que lindas!!!
    Meu marido não se importa com flores, sempre quando mostro alguma do meu jardim ele apenas diz :- hummm! ( mineiro meeeesmo, tranquilo, calmo...). Mas outro dia quando andávamos pela horta-jardim ele me disse:- Planta dália, fiquei pasma, uai voce conhece dália e a resposta foi
    É a flor que acho mais bonita...sei que não devia, mas comecei a rir...não zombando, mas de alegria por saber que ele não é insensível às flores.
    Agora vendo sua postagem, fiquei pensando...são realmente lindas, e preciso com urgência fazer um belo canteiro de dálias.
    beijinhos
    Deus te abençoe
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida Lucinha
    Estive fora por 7 dias na roça e venho logo olhar suas lindas dálias... faz tempo que não aprecio uma...
    Tive a oportunidade de embelezar minha alma hoje... obrigada pela partilha sua...
    Bjs de paz e excelente semana.

    ResponderExcluir
  7. Que lindas, essas dálias! Eu tinha muitas variedade no meu jardim mas os ratos do campo, que por aqui são abundantes, comem as raizes e a planta morre. O ano passado tive uma, que me ofereceram, mas já morreu, foi comida pelos ratos. Tirei fotos às flores, depois mostro. Não sei o nome exacto dela, mas dava uma florzinha vermelha muito bonitinha.
    Lindas as suas fotos, obrigada por alegrar os meus dias com essas belezas
    beijinho

    ResponderExcluir
  8. Lucinha, publiquei as fotos aqui: http://felipa-imagens.blogspot.com
    Depois dê uma olhada, beijinho

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Lucinha! Que dálias mais lindas!!!! Adoro dálias, mas não tenho em meu jardim.
    Estou de volta em casa. A primavera oficialmente chegou por aqui, mas o frio continua, mas eu notei que vários passarinhos já voltaram pra cá. Curto demais vê-los.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias