Pássaros - Cuidados especias para preservá-los

Nosso querido e amado Beija-Flor

Falo de uma coisa, falo de outra, mas sempre voltando ao tema passarinho.rs
É que tem uma coisa me preocupando, desde que eu postei aqui, sobre o pequeno passarinho que sofreu um acidente aqui em casa quando bateu com a cabecinha no vidro da janela.
Algumas pessoas disseram que talvez seja porque eu limpo demais os vidros das janelas. Realmente gosto de limpeza, mas as janelas e as portas são grandes e de vidro, não dá pra ficar limpando toda semana. Além disso, quando aconteceu , as janelas não estavam limpas porque está sendo construido uma churrasqueira no jardim .
Conversando com o meu irmão sobre o ocorrido, ele comentou que os ambientalistas estão realmente preocupados com isso. Muitos acidentes tem acontecido com os pássaros por causa dos vidros dos prédios e casas.
Andei pesquisando sobre o assunto e doeu muito ler alguns depoimentos.
Já existem no mercado alguns vidros especializados que reduzem até 75% das colisões.
Do jeito que vocês sabem que respeito a natureza e amo os pássaros, com certeza, na minha casinha imaginária não vai ter janelas de vidro.
~~~~~~~~x~~~~~~
Outra coisa que preciso falar também é sobre o alimentador de pássaros.
Aqui não tem beija-flor, mas o Tui  também é atraido por coisas doces. 
Já pesquisei sobre o assunto e separei uma parte do texto abaixo, mas se vocês se interessarem em ler todo o artigo é só clicar no link do final.
~~~~~~x~~~~~~
O preparo da água com açúcar exige alguns cuidados. Organizações americanas preservacionistas orietam ferver a água para esterilizá-la. A veterinária especializada em aves, Stella Maris Benez, alerta: "O cloro da água de torneiras é prejudicial, pois pode provocar gastroenterites (inflamação no estômago e intestinos)". Quanto ao açúcar, Bicudo sugere o do tipo cristal. "É interessante por ser menos industrializado." A mistura deve ser preparada diariamente (se posta na geladeira, deve ser usada no mesmo dia). Pode ser enriquecida com um suplemento alimentar com proteínas, vitaminas e sais minerais. Stella sugere o Aminosol, vendido em farmácias veterinárias (2 a 3 gotas pingadas na mistura, por garrafinha de 100ml). "O Gevral, vendido em farmácias também pode ser usado", diz Herculano. Nada disso, porém, supre as necessidades do beija-flor. "Sem flores, poderá sobreviver apenas alguns meses."
A fermentação da água com açúcar causa fungos (invisíveis a olho nu) que matam o beija-flor. Provocam infecção bucal e asfixia por inchaço da língua. Mel ou groselha não devem ser adicionados à mistura. Fermentam com maior rapidez. Deixe a garrafinha em local fresco, à sombra, para não acelerar a fermentação com o calor. Diariamente, jogue fora a sobra da mistura, enxágüe bem as garrafinhas e reabasteça-as. Para eliminar a formação de fungos nos recipientes, higienize-os duas vezes por semana. Limpe-os bem e mergulhe-os em água com água sanitária (uma parte de Cândida para 15 de água), por 30 minutos. A seguir, enxágüe bem para eliminar resíduos.
Coloque as garrafinhas a um metro de distância uma da outra. Água com açúcar atrai além de beija-flores, aves como Cambacicas, Saíras e Sanhaços. Caso apareçam, ponha um poleiro perto do bebedouro para facilitar a vida delas (não têm as mesmas habilidades do beija-flor)
Fonte
~~~~~~~x~~~~~~
Essas fotos foram tiradas na área de serviço do apartamento que meu irmão mora em Brasília-DF. Ele alimenta com todo o carinho os pássaros, foi ele que me cedeu as fotos e me alertou para com os cuidados que devemos ter  na proteção da vida dos nossos amados passarinhos.

10 comentários:

  1. Emocionante ver o carinho com que vc trata esses assuntos. Certa vez, a Globo (EPTV),fez um documentário sobre beija-flores que inclusive foi premiado e nos deu essas mesmas informações sobre o perigo de por açúcar na água. Eu punha antes de saber, agora nem água, pois eles sumiram do meu jardim. Parabéns pela sua pesquisa tão minuciosa e as fotos do seu irmão, então são maravilhosas. Eu já fiquei horas tentando fotografar um, não consegui. Meu abraço! Bjbjbj!!!

    ResponderExcluir
  2. Lí com muita atenção esta postagem, pois gosto muito de pássaros. Há um "beija flor" vermelho, muito raro na Amazonia Brasileira, mas pude vê-lo através de um vídeo sobre os colibris. Parabéns pelas sempre excelentes postagens.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lucinha!
    Ainda bem que vc é amiga dos passarinhos, porque parece que eles sempre aparecem por aí, né?
    Muito bom saber dessas dicas, porque na empresa onde trabalho sempre aparecem esses fofos pra alegrar nossos dia, e a gente nao sabe o que eles comem...
    Agora vou ficar de olho!
    Beijos e fica bem!

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua postagem sobre os cuidados com os pássaros!!
    Beijos,
    jud-artes.

    ResponderExcluir
  5. O que puder ser feito para ajudar os pássaros para que acidentes não aconteçam, nunca será demais. A natureza, toda ela deve ser sempre bem cuidada. Parabéns pela sua dedicação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nasci e cresci numa aldeia, talvez por isso gosto de me descrever como uma "mocinha rústica".Sou uma pessoa com um gosto sincero e afincado pela natureza, pelas culturas e tradições (principalmente as da minha terra), pelas coisas simples da vida.
    O meu pai, como todo o beirão, sempre que trabalhava as terras cantava e quando avistava um passarinho costumava cantar um fado de Coimbra "passarinho da ribeira":

    Passarinho da Ribeira
    Se não és meu inimigo
    empresta-me as tuas asas
    Deixa-me ir voar contigo

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga
    Me lembrei de quando era solteira, nossa casa ficava em um lugar alto, e era branca, quando o sol estava forte, pássaros batiam na parede, muitos morreram, então meu pai pintou a casa de um azul mais forte...e sabe que nunca mais aconteceu de passaros baterem na parede...
    Agora sobre os bebedouros já ouvi dizer que fazem mesmo mal para os beija-flores, todos os dias tem-se que trocar a agua e lavar o vidrinho.
    amo estas postagens suas...adoro passaros
    bjs
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucinha, que bom receber sua visita. Tava com saudades de minhas amigas virtuais.
    Que postagem ótima. Eu tomo o maior cuidado com alimentação que dou aos passarinhos que vem me visitar. Estou com um problema agora pq um gato danado do vizinho fica rondando e atacando os passarinhos. Não sei o que fazer, pois sinto que estou criando um armadinha para os bichinhos alados.
    Agora com licença pois vou ver a sua postagem sobre as rosas.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Lucinha

    Estou indo de sua postagem da Blogagem FFases da Vida e não resisti em ler este.
    Coitadinho dos pássaros em relação aos vidros e que bom que já tem alternativas.
    Anotei essa tua receita sobre o preparo da água para o beija flor. Sempre se aprende algo novo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi,Lucinha!
    Sei que ando meio sumida por aqui,minha amiga...Mas sempre me alegro quando chego até o teu lindo jardim!
    E que delícia de post...É tão bom falar de passarinhos,né? Eles são seres tão especiais e delicados,que encantam a nossa existência! E também é realmente muito importante cuidarmos deles com todo o nosso carinho. Foi como você explicou, não basta a gente ir colocando água para eles sem os cuidados necessários. Até para isso, temos que pensar na higiene e limpeza! Mas sem dúvida nenhuma, tratando a natureza com responsabilidade e amor,sempre teremos como doce recompensa,toda a beleza e alegria contida num mágico vôo de passarinho ou no encanto de uma singela flor! Parabéns,Lucinha, pelo post delicado e ao mesmo tempo tão objetivo!
    Beijos cariocas daqui!!!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias