Roseiras - Elas também precisam de cuidados


Foto by Lucinha


Essa roseira fica na divisa do caminho que vai para a estrada, e como vocês podem ver, ela está no meio de várias touceiras de Agapantos.
 Esse ano ela não floresceu muito e fiquei preocupada.
Procurando saber mais sobre como cuidar dela, eu fui lá no site da Plantas Sonya, onde geralmente vou  buscar ajuda para os exercícios do curso de paisagismo. 
Ela coloca de forma clara e prática, todos os assuntos sobre plantas.
Pra me ajudar no curso e atendendo ao pedido da amiga Ana de Geo e de outros leitores, toda semana vou postar algum assunto ligado ao paisagismo.
Começando pelo mais simples e que muitos de vocês ja sabem.
~~~~~~~x~~~~~~
As roseiras são plantas muito conhecidas e suas flores, as rosas, muito referenciadas pelas pessoas, tanto na literatura quanto no dia a dia.
São plantas possuidoras de espinhos, folhas bem verdes e flores de cores variadas, porém principalmente vermelhas, de uma tonalidade bem forte.
Como Cuidar :
A roseira é uma planta, embora seja bem resistente para se adaptar a mudanças, necessita de bastante luz e solo fértil para produzir muitas flores, aconselha-se então criá-la em área externa onde possa receber várias horas de luz diária, talvez cobri-la apenas do sol a pino para evitar queimaduras nas folhas.
Quanto ao solo, a presença de fósforo auxilia a produção de flores nas plantas, logo é bom garantir que não haja falta deste nutriente, também deve-se utilizar adubação orgânica (húmus), acidez neutra e garantir que a drenagem do solo seja suficiente para não ocorrer a proliferação de fungos.
Roseiras devem ser regadas todos os dias para que o solo não fique seco, mas sempre sem encharcá-lo.
As roseiras devem ser podadas de ano em ano de forma a remover membros mortos ou doentes, assim como também ramos que não estejam com posicionamento muito estético.
Texto dePlantaSonya
Sonya  favor entrar em contato, pois não estou conseguindo postar comentários e nem entrar no fale conosco do seu site. Obrigada!

Um abençoado sábado pra vocês e um abençoado Domingo pra mim, dia do Senhor!

P.S. Se alguém tiver sugestões sobre como cuidar das roseiras, favor postar no comentário. Obrigada!


4 comentários:

  1. Isso é uma consultoria!!! Quis muito uma roseira para levar à Nossa Senhora as suas rosas. Ganhei a muda, plantei, deu algumas rosas, chegou a nascer outro pesinho do lado dela. Empacaram e nunca mais floresceram, pq o vaso é largo, mas rasinho. Noto que todas as folhas estão esburacadinhas de lagartas ou formigas. Não tenho lugar para colocá-las no chão. Sinto muito, mas eu que adoro salvar plantinhas jogadas fora, tenho vontade de jogar essa roseira fora, pq nem sei se ela voltará a florecer! Que vc acha! Bjbj

    ResponderExcluir
  2. Maria Luiza,

    Não jogue a roseira fora. Tente transportar para um vaso mais fundo, com todo o cuidado e siga as intruções acima sobre adubação e poda.
    Essa da foto está sufocada com tantas plantas em volta, dizem que ele foi plantada há muitos anos atrás, mas vou tentar salvá-la.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Lucinha, amo roseiras, como sugestão, tenho uma que aprendi com uma senhora bem idosa, diz ela que não se poda roseiras em mês que tenha letra R, ou seja nos meses de maio à agosto...Idosos sabem das coisas!!
    Obrigada por comentar no meu Blog e pelas felicitações pela data do meu aniversário.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Lucinha,
    É sempre um prazer visitar o seu Blog.
    Rosas, quem não gosta de rosas, uma flor maravilhosa.
    As da foto apesar de estarem com outras plantas fazem um contraste muito bonito com o seu vermelho bem vivo a realçá-las.
    Grata por mais esta partilha e ensinamentos.
    Como não sei nada sobre jardinagem encontrei este site que tem informações que poderão ter alguma utilidade:
    http://www.mulherportuguesa.com/casa-a-jardim/117/1492.
    (Notei há pouco que deixou a sua menção aos meus caixotinhos no "post" - (Não temas)da nossa amiga Gisele - fica tudo em família; agradeço a atenção da sua referência).
    Desejo-lhe um Santo Domingo.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias