3º Dia de Caminhada para a Páscoa - Firma os teus passos. Afirma a tua fé!

Mateus 26, 14-25
Naquele tempo, um dos doze discípulos, chamado Judas Isca­riotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse: “Que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus.

No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos’”.

Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?”
Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”.

Muitas vezes condenamos Judas pela sua atitude de traição. Colocamos toda a culpa do sofrimento de Jesus naquela cruz, somente nele.
Quantas vezes somos Judas? Quantas vezes entregamos Jesus por qualquer moeda?
Julgar Judas é muito fácil. Mas será que trair Jesus, é somente entregá-lo por trinta moedas  de prata?
No Evangelho de ontem, Pedro disse, "Eu darei a minha vida por ti", portanto, Ele negou Jesus por três vezes.
Eu já me senti um "Judas" e já me senti um "Pedro". Ainda bem que Deus se compadeceu de mim.
E quando deixamos de perdoar o nosso  irmão? Quando deixamos de falar do amor de Deus para o próximo? Em muitas outras situações de nossa vida, podemos ser um "Judas".
Que possamos refletir hoje, sobre essa palavra "traição". Que a misericórdia de Deus, se estenda sobre nós, para que nunca possamos ser, nem por um minuto, um traidor de Cristo.
"Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” Mateus 26, 24b

Amanhã seguiremos com  o amigo Joaquim do blog,http://queeaverdade.blogspot.com/

Pequisa Bíblica.
Imagens da internet

17 comentários:

  1. Bela mensagem pra reflexão nesses dias!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Amiga Lucinha,

    Eis a questão. Nos meus momentos de reflexão e interioridade, sempre penso muito sobre isso... Peço a Deus maturidade e discernimento em minhas intenções, ações e palavras pois a conversão é diária e o desprendimento deve ser de coração,literalmente, como uma criancinha que se abandona nas mãos do Pai. Seguir a Cristo, penso eu, que seja muito mais que fazer caminho é deixar-se transformar por suas mãos deixando que ELE vivifique cada vez mais em NÓS !Quantas vezes precisamos travar lutas diárias com o nosso EU , com o homem velho que não quer viver sobre a natureza humana...Quando muitas vezes não perdoamos nosso próximo, não confiamos, julgamos, ...Quantas vezes dizemos ser seguidores e quantas vezes não damos testemunhos de nossas ações como ELE nos pede? ou quantas vezes vamos guardando coisas velhas dentro do nosso coração que só fazem mal...

    obrigada pela partilha,

    abraços

    Gisele

    "Porém vocÊs não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que de fato o Espírito de Deus vive em vocÊs. Quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ELE.Mas se Cristo vive em vocês, isso quer dizer que, embora o corpo vá morrer por causa do pecado, para vocÊs o espírito de Deus é vida porque vocÊs tem sido aceitos por Deus. Se vivem em vocês o Espírito de Deus, que ressuscitou Jesus, então aquele que ressucitou Jesus Cristo dará também vida aos seus corpos mortais, pela presença do seu Espírito, que vive em vocÊs.
    Portanto, meus irmãos, temos uma OBRIGAÇÃO, que é a de não viver de acordo com a nossa natureza humana. Porque, se vocÊs vivem de acordo com a natureza humana, estão indo para a morte; mas, se pelo ESPÍRITO DE DEUS matam as suas ações pecaminosas, vocÊs viverão... Porque, se participamos dos sofrimentos de Cristo, também tornaremos parte da sua Glória." (Romanos 8,9-17)

    ResponderExcluir
  3. Realmente, muitas vezes nem percebemos que ao falar de alguém, criticando, fofocando também estamos sendo Judas, quando não pegamos um alfinete do chão por amor,também estamos deixando de praticar as lições deixadas por Ele, enfim são situações que de tão rotineiras, já nos passam despercebidas e não é isso que deveríamos estar fazendo, mas sim, exercitando contínua e diariamente nossa sensibilidade às palavras e ensinamentos deixados por Jesus para que possamos realmente seguí-lo. Excelente sua participação! Bjbjbj!!!

    ResponderExcluir
  4. Salve Maria!

    "Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!"

    Trair o Filho do Homem e sua Obra Salvífica, Deus nos livre deste destino!

    Falar do AMOR DE DEUS e principalmente falar de todo CAMINHO que usou e usa para nos resgatar.

    Este CAMINHO começa na Anunciação à Santíssima Virgem; passa pela manjedoura; pela fuga no deserto; por seus milagres; Anunciação do Reino de Deus; passa (infelizmente) pelas traições de Pedro e Judas e o destino que cada um teve; vai percorrer a Via Sacra; este CAMINHO É CRUCIFICADO, MORTO E RESSUSCITA AO TERCEIRO DIA; nasce com a Igreja e a segue; este CAMINHO DE AMOR TRILHA O TRILHO DA SANTA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA e assim será até a Segundo Vinda de Cristo!

    Impossível falar do AMOR DE DEUS sem falar disso tudo, do CAMINHO QUE ESTE AMOR QUIS PERCORRER.

    Tomemos cuidado ao falar do AMOR DE DEUS e ao mesmo tempo não o estejamos traindo, e para isto basta desvincular deste AMOR qualquer que seja a etapa que este AMOR PERCORREU OU PERCORRE ATÉ HOJE!

    Não tenhamos medo, ou escrúpulos humanos de levar A VERDADE, e a VERDADE É ESTA:

    JESUS CRISTO É DEUS, O SENHOR E SALVADOR; ELE QUIS SER NASCIDO DA SANTÍSSIMA VIRGEM; ELE ACEITOU SER SUPRICIADO, CRUCIFICADO, MORTO POR NÓS; ELE DESCEU AOS INFERNOS, ELE RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA; O ESPÍRITO SANTO VEIO REVELAR TODAS AS COISAS DO PAI E O FAZ PELA SANTA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA;

    A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA É O CORPO MÍSTICO DE CRISTO, NA QUAL ELE É A CABEÇA! SOMENTE NA IGREJA CATÓLICA ESTÁ A SALVAÇÃO e quem diz o contrário está a seguir os passos de JUDAS QUE O ENTREGOU AO MARTÍRIO, OU DE PEDRO QUE O TRAIU POR 3 VEZES.

    Deus nos livre desta condenação ou desta vergonha.

    ResponderExcluir
  5. Ah ... esqueci de dizer que seu Blog está muito charmoso com este novo template; eu já tinha ficado da outra vez a cuidar do cavalinho, a dar-lhe de comer ... mas hoje, fiquei maravilhada com a meiguice deste novo visual.

    Parabéns! Deus a abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  6. O Evangelho de hoje mostra que o traidor acompanhou Jesus sempre, na verdade poderia ser qualquer um de nós que não tenha aceitado Jesus por algum motivo.
    Meu olhar é de perdão por todas as coisas que aconteceram que não eram da vontade de Deus e saber que Jesus é misericordioso e tem piedade de nós.
    Paz e Bem!!

    ResponderExcluir
  7. Jesus disse...
    “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida pelos que ama” (Jo 15, 13
    E Ele assim fez.
    FELIZ PÁSCOA!

    ResponderExcluir
  8. Sempre tive pena de Judas, porque já antes de ele ter nascido estava escrito que ele haveria de entregar o Filho do Homem. Mas o maior pecado dele não foi trair Jesus, foi o suicídio que cometeu, ao não acreditar e confiar na misericórdia divina para com os arrependidos.
    Judas foi uma vítima das circunstâncias, mas isso não retira a culpa que teve na traição ao Mestre.
    Bela reflexão, Lucinha
    Bjinho

    ResponderExcluir
  9. Lucinha
    Obrigada por este texto que me levou
    a refletir na condição de ser humano que sou: Pois é, muitas vezes somos judas.
    Beijinhos da Utilia

    ResponderExcluir
  10. Passei para conhecer seu blog. PArabéns pelos posts, estou gostando muito de tudo.
    Gostei muito da mensagem. Essa é sem dúvida uma data muito importante para nós cristãos.
    Beijinhos carinhosos
    Joana (Jô)

    ResponderExcluir
  11. Olá Lucinha
    Que bela reflexão a sua.
    Sabe, ainda hoje refleti com a minha irmã neste Evangelho e também nós nos questionamos como você:

    "Eu já me senti um "Judas" e já me senti um "Pedro".

    Fracos e pecadores que somos, tão fácil é derrapar.
    Só como disse e muito bem, a misericórdia de Jesus para nos salvar.

    Abraço em Cristo e Maria

    ResponderExcluir
  12. Amiga Lucinha,
    Cheguei agora do meu emprego e aqui estou meditar com a Lucinha a sua excelente reflexão.
    Quantas vezes não traio também o Amor Daquele que deu a vida por nós.
    Quantos percalços na minha vida não poderiam ter sido evitados.
    Vou pedir ao Senhor que me dê maior força e confiança para poder seguir a Sua Palavra colocando-a ao serviço dos outros meus irmãos com mais vontade e eficiência e tendo complacência para com os que me rodeiam, perdoando e amando mais.
    Uno-me em oração pedindo "Misericórdia, Senhor".
    Grata pela sua sublime partilha.
    (As imagens são muito belas).
    Beijinhos.
    Ailime.

    ResponderExcluir
  13. Oi irmãos,

    Obrigada a todos pela partilha.
    Diante de tudo que lemos e relfetimos, sabemos que Jesus sofreu amargamente naquela cruz, para nos salvar.
    Não podemos condenar Judas, nem pela traição, nem pelo suicídio, nem Pedro por ter prometido fidelidade e depois negado.
    A morte de cruz, foi para a nossa Salvação.
    Ele ressuscitou, ele vive, ele reina e em breve voltará. Repito abaixo a passagem deixada pela amiga Gisele.
    "Portanto, meus irmãos, temos uma OBRIGAÇÃO, que é a de não viver de acordo com a nossa natureza humana. Porque, se vocÊs vivem de acordo com a natureza humana, estão indo para a morte; mas, se pelo ESPÍRITO DE DEUS matam as suas ações pecaminosas, vocÊs viverão... Porque, se participamos dos sofrimentos de Cristo, também tornaremos parte da sua Glória." (Romanos 8,9-17).
    Abraço fraterno,

    ResponderExcluir
  14. E passados mais de dois mil anos, continuamos a ter atitudes semelhantes ás de Judas, continuamos a não assumir completamente no que acreditamos.
    Temos dificuldade em nos comprometer com Jesus,que nos salvará.

    Ó Senhor, perdão pela ingratidão do nosso coração, para tão grande amor por cada um de nós.

    ResponderExcluir
  15. Lucinha

    Obrigado pela reflexão.

    Todos somos em diversos momentos das nossas vidas, Judas, Pedro e todos os outros que com Ele estiveram desde a primeira hora.

    Mas a Sua misericórdia é muito maior do que as nossas fraquezas e por isso a nossa esperança, a nossa confiança reside sempre no Seu infinito amor.

    Um abraço amigo em Cristo

    ResponderExcluir
  16. Olá, querida,

    A sua mensagem é muito oportuna e necessária. Nesses tempos de pouca reflexão e inconsciência é bom que alguém fale sobre o amor de Deus e também sobre as fraquezas de todos nós.

    Um beijo e boa Páscoa para você e os seus amados!

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias