Eu tenho uma galinha carijó - Minha primeira costura

Oi genteeeeeeee! Estou realizada! Podem rir comigo..hahahahahaha
Eu fiz a primeira costura da minha vida! Iupppppppppppppp
Vocês não podem imaginar a maratona que passei pra conseguir costurar essa menina. risos.
Quando eu fiz aqueles pássaros de retalhos, que aliás ficaram feios, eu sei. Meu amigo, aquele das sobras de madeira, que tem sido um pai pra mim. Viu algumas coisas que eu estava tentando costurar, e me ofereceu uma máquina de costura emprestada. Eu aceitei, mas confesso que imaginei que ele fosse chegar aqui com uma máquina bem antiga. Mesmo assim, eu estava super feliz. 
Passaram -se dois dias e chega ele aqui com uma caixa. Gente, a máquina é da Janome, borda, prega botão, ziper, etc..nem sei tudo que ela faz.
Porém, eu nunca havia colocado minhas mãos numa máquina de costura simples, quanto mais numa bonitona dessas.
Fiquei olhando pra máquina, sem saber o que fazer. Ele perguntou: Você sabe usar? Eu respondi: não, mas um "no", tão baixinho que ele riu.
Ele ligou a máquina, pegou um retalho e me ensinou a ligar e começar. Uhuuu eu disse: Deixa comigo!
Fui ao St. Google, pesquisei, vi vídeos do Youtube, fui nos blogs das meninas costureiras, e me animei.
Bem, eu sei que ela não tá perfeita, mas também não está tão feinha.rs
Liguei pra mamãe e contei. Ela não acreditou.risos. Vocês acreditam que eu levava minhas calças jeans pra ela fazer bainha? Isso mesmo. Quando eu saia de férias e ia passar uns dias com ela, levava serviço também. Mas ela gostava dessa parte.risos
Mas eu sabia pregar botão, isso eu ja´contei aqui. Pregava direitinho e ficava bem feito. risos.
Gente sabe onde que eu quero chegar com essa prosa? É o seguinte: nunca é tarde para aprender, basta querer.
Nos últimos dois anos, eu aprendi muitas coisas, muito mais do que a minha vida inteira. Não tenho receio e nem vergonha de contar.
Eu era uma Secretária eficiente, na minha vida profissional, eu fazia tudo da parte Administrativa de uma Empresa. Portanto, na minha vida pessoal, eu me limitava a fazer o trivial na cozinha. A casa eu arrumava até demais, não gosto de bagunça, mas nunca fui tão perfeccionista. As roupas eram muito bem lavadas e passadas. Mas eu não sabia fazer um pudim de leite condensando. Bolo de caixinha solava em minhas mãos. risos.
Nunca fiz um serviço de pintura na minha casa. Uma vez, tentei pintar o rodapé do meu quarto, e parei na metade, de tão ruim que ficou.
Mal trocava uma lâmpada, isso com a minha filha segurando a escada e morrendo de medo. risos Não tinha opção, ou trocava ou ficava no escuro.
Fui trabalhar fora muito cedo, não quis saber de aprender trabalhos domésticos, a não ser aqueles que era obrigada a fazer.
Tive duas filhas, e a única coisa que me lembro, foi que fiz um trabalho de pintura no enxoval da primeira. Não fiz nenhum sapatinho para os meus netos. Olha que avó desnaturada e moderna.risos Mas também fui avó pela primeira vez com 37 anos, muito jovem.risos
Meu ex-marido cozinha muito bem. Não me preocupava com essa parte. Ele comprava o peixe, limpava e preparava. Frutos do mar era é a especialidade dele.
Quando nos separamos, ou melhor, quando ele se separou de mim. risos Eu me vi perdida. Não vou me apro fundar muito. Mas eu posso contar pra vocês, que eu chorei muitas vezes no mercado e no sacolão. Sabe porque? Eu não sabia escolher uma fruta e um peixe. Legumes eu até sabia, essa era a minha parte.
Uma vez, eu estava no antigo mercado Sendas, na banca de frutas. Comecei a chorar com o mamão na mão. O funcionário do mercado perguntou se estava tudo bem, e se eu precisava de ajuda. Eu disse que sim e pedi: por favor, escolhe um mamão pra mim, porque eu não sei! Pasmem, mas isso aconteceu comigo!
Dai em diante, eu realmente tive que assumir as duas partes. Aprendi muito. Principalmente a não esperar que ninguém fizesse nada pra mim, eu precisei sofrer para  aprender.
Dez anos se passaram desde que isso aconteceu. Nesse tempo continuei sendo a Secretária, mãe, pai, avó, avô, homem  e mulher da casa.
Mesmo assim, não tinha tempo de aprender trabalhos manuais. Sempre admirei quem fazia, mas nunca havia tentado.
Quando vim morar do outro lado do mundo, há quase dois anos atrás, tive outra brusca mudança de vida.
Larguei meu trabalho de 21 anos, minha família, meus amigos, minha casa, minha Igreja, toda uma vida pra trás. Acho que foi a melhor decisão que tomei na minha vida.
E pra não perder mais tempo na vida, eu estou ocupando minhas horas vagas como o aprendizado. Isso está me fazendo muito bem. É maravilhoso fazer algo com as próprias mãos, por mais simples que seja.
Ihh esqueci a minha galinha carijó. risos. Falei tanto que esqueci o principal tema desse post. risos
Mas eu sei que vocês vão entender o que quero dizer com isso tudo. E também não programei escrever essas coisas. As palavras sairam e fui digitando.
E depois que cheguei aqui, eu conto em outra oportunidade, tudo que precisei aprender para sobreviver.

Voltando ao assunto:
Quando contei pra mamãe da costura, ela imediatamente em enviou material que ela tinha guardado. Essa galinha foi feita com retalho a minha tia colocou no pacote.
Os olhos eu improvise com botão, pois não achei pra comprar aqui. A única coisa que comprei foi o feltro pra fazer os pezinhos e a crista.
Ela não é pra enfeitar o pé de limão. Rs. É que as fotos na cozinha ficaram horríveis com reflexo dos vidros. Só consegui tirar uma foto melhor, lá fora.
Elas são usadas para decoração de cozinhas e copas, como vocês poderá ver no link da fonte.
Já estou inventando outras coisas, que mostrarei posteriormente.
Agora isso teve ajuda de duas meninas talentosas na costura. Uma fica me provocando com os posts belíssimos de costura. Não conto que é a Leila. Rs
 O molde eu peguei com a Rejane, que é uma menina muito bacana e me incentivou muito. No blog dela tem o Pap, com tudo explicadinho e até um vídeo mostrando como fazer outros tipos de costura.
É isso gente. Eu tenho amigas pra todas as horas aqui no meu jardim. Obrigada meninas,! Obrigada Senhor!

P.S. De tudo que aconteceu na minha vida, não guardo nenhuma mágoa. Muito pelo contrário. No meu coração só cabe amor, nenhum outro tipo de sentimento negativo mora nele.

26 comentários:

  1. Parabéns!
    Está lindo.
    Obrigada por compartilhar essa li~ção de vida.
    bjks

    ResponderExcluir
  2. OLá Lucinha... sabe que aprendi muito com esses mundo virtual... minha casinha tem sido mais mimada... e assim como você quero muito aprender a costurar, até ja pedi meu presente de aniversário.. uma máquina de costura... se Deus quiser Mês que vem estarei equipada...
    Sua galinhazinha ficou fofinha demais... um charme só... percebo através das outras meninas que costurar se torna um vício muito bom... tenho certeza que essa galinha será a primeira de muitas...
    É amiga sua luta foi difícil, mas você venceu...
    Quando puder vai me fazer uma visita... ficarei muito feliz...
    Tenha uma ótima semana...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, está linda sua galinha carijó, lendo sua postagem fiquei pensando que ela poderia ser "peso para porta."
    Lucinha, enquanto vivemos estamos aprendendo, nunca é tarde!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lucinha, se felicidade pudesse ser expressada em palavras eu me expressaria e diria o quanto estou feliz em saber que a sua mudança de vida te trouxe tanto bem estar. Como é bom ver uma pessoa que conhecemos e amamos se realizando e mais do que isso aprendendo coisas tão simples e tão lindas, que, realmente com a vida estressante vivida em algumas partes do Brasil, seria quase impossível. Qaue Deus te abençoe, minha amiga, e te ofereça sempre este tempo para criar e aprender. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eita coisa boa passar por aqui e conversar contigo, saber da tua vida.Isso faz bem e nos aproxima..


    Todos nós temos pedaços de vida e passamos por ummonte de coisas e experiência.

    Boas ou más, todas formam nossa colcha de retalhos e recordações.

    Adorei teu papo, tua vida, saber de ti e clao, da tua PRIMEIRA GALINHA...

    Tenho certeza agora virão mais e mais...beijos,lindo dia,chica

    ResponderExcluir
  6. Que lindo Lucinha,
    a galinha e a história de vida.
    Jamais imaginava que alguém se senti-me angustiada por não conseguir escolher mamão, mas a verdade é que não somos todos iguais né? Há que respeitar isso e interagir para trocar conhecimentos, promovendo uma evolução lado a lado.
    Sua galinha está ESPETACULAR! Quero parabenizá-la por várias coisas mas a galinha é um troféu, duma etapa importante. Conseguiu fazer algo que não sabia, e triunfou menina! Amei sua Carijó.
    Os restantes parabéns vão para a opção tomada de abandonar o transito do Rio de Janeiro e ter agora uma vida mais equilibrada e sádia.
    Também fiz umas opções nesse género mas ainda tenho de implementar outras opções mais arrojadas!
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderExcluir
  7. Lucinha
    Sua galinha ficou lindinha.Tb aprendi a costurar agorinha, já viu meus posts. A primeira coisa que fiz foi uma almofada que aprendi com a amiga do jeitodecasa. Agora já fiz cortinas, mais almofadas, mas tudo com costura reta. Ainda não tive coragem de fazer nada do tipo dessa galinha. Mas vou tentar...O segredo é esse mesmo: juntar necessidade e força de vontade. Sabe que meu marido ficou de cama por um ano e eu tive que me virar tb. Até resistência de chuveiro aprendi a trocar ( ou isso ou banho gelado rsrs). parabéns pelo sucesso e determinação.
    abraços
    Ivelise

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha Lucinha! Tô com uma inveja boa de você, há dias, aliás há meses, que procuro um curso de corte e costura na minha cidade e os que encontro já estão sem vagas. Mas se tivesse uma máquina por perto faria como você, iria a luta! rsrs...Parabéns pelo trabalho e pela história de vida, admiro quem não teme a mudança, porque o choro, a dúvida, uma hora ou outra é inevitável, mas o importante é ter coragem. Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi, vim retribuir sua visita e encontro uma galinha fofa demais, parabéns pela primeira costura !!!
    bjs,lena

    (fiz umas galinhas a um tempo atrás ficaram lindinhas, dê uma olhadinha acho que são irmãs da sua, rsrsr)

    ResponderExcluir
  10. Lucinha minha linda , li tudinho até aquie amei conhecer mais um pouco de vc ,sua tragetoria de vida, e amei sua galinha kkkkk, ela ficou linda e a gente so apremde a costurar assim mesmo,fazendo e errando . Eu tb nunca havia costurado nada que prestasse quando ganhei minha maquina, era metida e queria muito, acho que isso foi fundamental. Até pouco tempo tb deixava que minha mae fizesse as reforminhas para mim,e acho que hoje ela tem um pouco de ciumes que eu nao dou mais pra ela hehehhehe. De vez em quando peço ajuda pra entender como se faz e ela me explica.
    Vai treinando que vc vai ficar craque, hehhehe Se precisar e eu puder te ajudo.

    Bjs Amei esse post.


    Leila

    ResponderExcluir
  11. Olá querida,
    Gostei muito de ver a sua cocoricó!Ficou linda, parabens por tentar, nada é impossível diante da nossa vontade!
    Adorei saber mais de você também, da sua trajetória até chegar aí, agora estou curiosa com a segundo capítulo, como foi e é viver aí.
    Tenho colegas na Escola (2) que tem filhas na NZ que trabalham duro na colheita de frutas, uma já está indo para a Austrália.
    Grande beijo e siga em frente na costura pois para o primeiro trabalho ficou ótimo!!
    Jud-artes.

    ResponderExcluir
  12. nossa, Lucinha, sua historia é incrivel!! e a galinha ficou otima! eu bordo, mas nao costuro! parabens!! bjo

    ResponderExcluir
  13. Dá erro na página, por isso que o cursor demora. Por quê? Não sei! Sabe Lucinha, quero lhe dar um enorme abraço pelas suas vitórias e conquistas. Nossa, como fico feliz de vê-la nesse estado de alma, tão "up", vencendo cada etapa, cada degrau, sem desistir. Sei que muitas lágrimas rolaram e ainda rolarão, mas agora você tem o controle e coloca-o sempre nas mãos do Senhor. Tudo vem no tempo certo, no momento certo e na medida certa. Lembra-se: O tempo de Deus é pra sempre", não supérfluo, como às vezes o tratamos. Bem, vc já deve ter visto que sou apaixonada pelas galinhas d'angola e tenho 45 espalhadas na cozinha e corredor Eram 46, mas ontem Pandorinha detonou uma que era peso de porta e que eu a colocava no jardim, acredita? Eu amei a que vc fez e está perfeita. Esse modelito seu, eu vejo por aqui, mas com as perninhas bem longas que é para elas ficarem sentadinhas, com as perninhas balançando.Parabéns! Meu grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Lucinha, essa galinha está mesmo engraçada, e penso que está bem feita, parabéns!
    Vi que não conhece o São Nuno de Santa Maria, ele foi um homem muito importante na estratégia militar das guerras de Portugal com Castela, era o homem de confiança do rei, o 2º mais rico e poderoso, logo a seguir ao rei, mas deixou tudo e fez-se monge. O seu verdadeiro nome era Nuno Álvares Pereira.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  15. Sabe que tive uma tia-avó que fazia umas bolas, ratos, bonecas, com trapo, retalhos ou farrapos (como se diz em Forninhos) e eu e outras crianças brincávamos na rua com estes brinquedos. Aprender a costurar roupas para bonecas e fazer os nossos brinquedos era também um dos nossos entretenimentos favoritos. No fundo tudo isto estimulava a nossa criatividade e só ao ver a sua carijó percebi que quando se é adulto deixamos de fazer coisas tão simples e tão sadias. Obrigada Lucinha pelos seus posts, foi graças a eles que voltei a fazer trabalhos manuais como as latinhas para amêndoas.
    Ando a pensar comprar uma colcha de retalhos, que acho muito caras, mas depois deste artigo estou a pensar seriamente fazer a minha própria colcha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Adorei, ficou linda a tua galinha. acho que vou fazer uma .

    bjs

    ResponderExcluir
  17. ôô coisa boa essa realização heim....confesso que não tenho qualquer habilidade com essas delicadezas...rs já minha mãe...pinta, borda, faz crochê, tricô, faz caixinhas, costura...aaaffff...
    Adorei sua história de vitória viu...parabéns....mas afinal já sabe escolher o mamão???kkkkk

    bjim querida

    ResponderExcluir
  18. gostei muito de lhe conhecer um bocadinho mais. realmente sua galinha está um show. beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi amiga querida
    Mas sua galinha ficou muito linda!
    E olha que é a primeira né? Imagine como ficarão as outras...voce tem talento querida, e tem mãos abençoadas por Deus...parabéns!
    Ah! vou lá no blog que voce nos falou, quero aprender fazer tambem.
    beijinhos
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir
  20. Amiga Lucinha,
    Apenas lhe posso dizer que é uma mulher espectacular!
    A sua galinha ficou linda! Sabe eu também não sei coser à máquina. Faço algumas coisas de mão, muito poucas embora a minha mãe tivesse muito jeito. Eu de três irmãs fui sempre a que menos jeito tive para trabalhos manuais e ainda hoje sou um pouco assim.
    De crochet, ainda fiz umas coisinhas, mas muito poucas.
    Lucinha, tudo vai correr bem.
    Nada acontece por acaso; só Deus sabe porque as coisas acontecem desta ou daquela forma.
    Nem sempre é fácil, mas como é uma pessoa muito dotada consegue preencher o seu tempo com coisas maravilhosas e ainda tem essa paciência toda para nos ensinar.
    Muito obrigada pelo exemplo que me tem dado.
    É um incentivo, porque penso que não tardará muito tempo e ficarei reformada, como dizemos aqui em Portugal.
    Tenho aprendido muito com a minha querida amiga.
    Deixo-lhe um beijinho e até mais logo:))
    Ailime

    ResponderExcluir
  21. Graças a Deus que aconteceram essas coisas na sua vida, porque senão vc não teria essas histórias pra contar, e nem teria feito a galinha! Ela ficou linda, parabéns!
    Conte mais de sua história, ela me inspira e me ajuda a ser uma pessoa melhor! Isso é maravilhoso, vc sabia que poucas pessoas tem esse dom?
    Eu andei sumida, vi sua mensagem e agradeço a preocupação, mas a explicação está lá no Cantinho, vai lá! Acho que vc vai amar a novidade!
    Fica na paz do Senhor, faz mais costurinhas e mostra aqui pra gente.
    Beijos e saudades!

    ResponderExcluir
  22. Oi,Lucinha!
    Minha querida...Só posso te dizer que a tua "galinha" está encantadora! Achei ela muito bem feitinha e com aquele tempero carioca,hein? Ou seja, cheia de graça!
    E me emocionei também com esse teu "desabafo" ,tão sincero, e que a gente percebe logo que vem do fundo do teu generoso coração!
    Me coloquei no teu lugar por uns instantes,e fiquei imaginando as tuas dificuldades para lidar com a mudança da rotina de uma vida... Não é nada simples não. Mas o importante é que quando a fé e a esperança habitam no nosso coração, a vida sempre nos oferece novas oportunidades pra ser mais feliz. E a força de Deus que nos carrega no colo nos dias de tristeza, é a mesma força que nos leva à caminhos mais iluminados e floridos! Por isso acredito,querida amiga, que Deus tem sempre o melhor para cada um de nós...E ele nunca se esquece das suas promessas de amor.
    "Ouvir" o teu testemunho de vida,com certeza, é incentivo para cada um de nós. Você é uma verdadeira guerreira da luz,que vencendo os caminhos escuros,chega sempre em jardins ensolarados!
    Que Deus te abençoe e acampe sempre os Seus anjos ao teu redor!
    Beijo no teu coração iluminado!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  23. Mas que chiqueee!
    Ficou maravilhosa sua galinha!
    Como é que eu perdi isso? Ainda bem que cheguei a tempo.

    Estás me saindo uma excelente arteira com os tecidos.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  24. Lucinha, você escreve muito bem, estou adorando. Depois vou fuxicar o blog todo. Quero saber como você se adaptou a nova vida. Bjs

    ResponderExcluir
  25. e vim parar até aqui na galinha e dek muitas risadas.

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias