Hibisco e o Outono

O hibisco mais comum nos jardins  é o Hibiscus rosa-sinensis. No Brasil, recebeu nomes populares interessantes, como “graxa-de-soldado” ou graxa-de-estudante”, pois suas flores eram usadas para engraxar sapatos, deixando-os bem brilhantes. Trata-se de um arbusto perene originário da China, que produz flores grandes, em cores que vão do branco ao vermelho, passando pelo rosa, amarelo e laranja. Suas flores têm vida curta: as formas simples duram pouco mais de 24 horas e as formas dobradas podem resistir cerca de dois dias.
Essa tela foi pintada pela amiga Maria Luiza, que me deu a foto de presente.

O hibisco floresce o ano todo e gosta de locais quentes e úmidos. Suporta bem terrenos arenosos e dão ótimos resultados em regiões próximas à praias. A espécie é, ainda, muito utilizada como cerca-viva, pois apresenta um desenvolvimento rápido. Se durante o seu crescimento forem realizadas podas que eliminem as bifurcações do tronco, a planta pode assumir uma graciosa forma de arvoreta. 
Os cuidados são poucos: os hibiscos precisam de bastante água no verão, devendo receber duas regas diária - uma pela manhã e outra no final da tarde. Durante os meses frios basta uma rega diária. Manter planta adubada intensifica a floração e ajuda a fortalecê-la contra o ataque de pragas. Os hibiscos detestam invernos rigorosos e sofrem muito em locais sujeitos às geadas.
Eu não sabia que ele tinha esses nomes no Brasil. Aqui é simplesmente ,"hibisco".
Os ventos do Outono já começam a soprar. As estações do ano são no mesmo tempo que no Brasil. Porém, os ventinhos são mais frios, comparando com minha cidade que é quente.
O lindo hibisco acima, ainda enfeita o caminho, mas não demora ele vai se recolher (e eu também), rs como diz a fonte de pesquisa, ele não gostam de frio.


As folhas das árvores já começam a mudar de cor, aquele tom lindo e típico do Outono. Daqui há alguns dias ela vai ficar carequinha e eu vou mostrar aqui pra vocês.
Seja bem vindo Outono! Mas não precisa trazer ventos muito frios, tá bom?

10 comentários:

  1. Que ele seja bem vindo mesmo...amo essa época do ano. Fica nostálgica, aconchegante com ares de melâncolia. Não, não gosto do verão, gosto apenas do sol e de sua luz.
    Ontem oramos juntas a tragédia do Rio amiga e até agora não consigo entender o que se passa na cabeça dos seres humanos quanta loucura estamos vivendo nesses tempos.
    Que Deus nos abençoe e abençoe essas famílias!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucinha
    Tambem não conhecia estes nomes, pra mim são somente hibiscos. Tenho alguns aqui em casa, inclusive um branco que é o meu xodó...ele é ainda pequeno, agora estou com medo do inverno, porque aqui é muuuuito frio, com geadas etc...vou estudar o que fazer para protege-lo.
    Espero que seu coração esteja mais calmo hoje...imagino como se sente ao ver tanta violência aqui no Brasil, e aí tão longe se preocupa com os seus queridos aqui...
    beijinhos amiga
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amiga. Seu blog está um lindo. Gostei muito da modificação que fez, e gostei muito desse post também. É sempre um prazer muito grande visitá-la.
    Um ótimo final de semana pra você.

    ResponderExcluir
  4. Oiêe...Lucinha...Que bom ler sobre o hibisco (aqui no Sul tbm conhecido por Mimo de Vento)..tenho em meu jardim um de folhas rajadas, a flor é vermelha...lindo mesmo! Já pintei várias telas tendo o hibisco como tema. Adorei a sua postagem!

    bjos...

    ResponderExcluir
  5. Ah! Como é bom para a minha alma, ver flores!Esse post está lindo demais, com a exuberância do hibisco e da tão frondosa árvore. No caminho para a Igreja, passo por pés de hibiscos e tem um dessa cor amarela, lindo demais! Quando levava Gabriela para a catequese, eu apanhava os lindos para ela dar à sua catequista. Também já pintei uma tela com hibicos. Mandarei a foto para vc ver. Gosto demais do outono por causa das ponkãs, das verduras lindas que ficam. Poxa! Elas deviam ficar assim no verão. Lucinha, paciência que logo lhe responderei, tá? Bjbjbj!!!

    ResponderExcluir
  6. Meninas,

    Obrigada pelo carinho.
    Eu também não sabia desses nomes, e lembro-me que no Brasil eu via muitos na cor vermelha. Aqui só vi amarelo, mas com certeza existe em outras cores.

    Todas as flores alegram os nossos corações, mas esse post do hibisco me fez sentir melhor. Essas notícias que vêm do Brasil, são assustadoras.
    Preocupo-me com os meus meninos e todos os nossos brasileirinhos inocentes.

    Acrescentei mais uma foto, que foi uma tela pintada pela amiga Maria Luiza, que enviou-me com todo o carinho. Eta mulher talentosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Vc não existe, Lucinha! Eu só mandei a foto para lhe mostrar o quanto eu amo hibisco, não foi para para vc expô-la, mas fiquei muito feliz e grata.Obrigada! Seu gesto espontâneo como o meu assim o foi, acalentou minha alma! E olhe só eu pintei para o meu filho colocar no apartamento em Itaipava. Agora esse painel fica no quarto dele e ele não me deixa por na sala. Ai! Que legal!

    ResponderExcluir
  8. Ontem não pude comentar a respeito da tragédia no Rio, vi na TV e fiquei chocada, depois li seu post mas não deu pra comentar porque meu pc estava em manutenção e modificou algumas coisas que demorei para perceber como funcionava. Nem sabia postar mensagem no meu blog, agora já sei de novo.
    Não conhecia essa flor, nunca vi. Talvez porque é delicada e não se dá com invernos frios como os nossos (portugueses).
    Por aqui a primavera está maluca, é um calor que parece Verão, nem se aguenta. E na semana passada estava muito frio, andei de gola alta e agasalho...
    Beijinho

    ResponderExcluir
  9. Lucinha!!!! Que lindo ficou o seu blog!!!!! Paraabéns está muito, muito bonito e florecendo como as flores acima.

    Grande abraço,

    Ley Freitas

    ResponderExcluir
  10. Os hibiscos são lindos, de intensa floração e as flores preferidas da minha professora de jardinagem.
    Quando crianças, tirávamos o estame deles. Dentro tinha um "ponteirinho", que usávamos para grudar na ponta do nosso nariz. Não sei exatamente com que finalidade, que historinhas isso gerava... Coisas de criança...
    Bjs.

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias