Autoestima - Como está a sua?



Autoestima é a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma; é a capacidade de respeitar, acreditar e amar a si mesma. A autoestima é um trabalho diário e exige dedicação na mesma proporção que se dá aos filhos, ao companheiro, ao conhecimento, à carreira, à saúde e à beleza.

Para manter a autoestima, faça a si mesma o que você faz aos outros: incentivar, admirar, elogiar, desejar o melhor, tratar bem, com carinho e atenção. Ao se proteger, você preserva sua dignidade, não permitindo abusos. Se alguém te “atacar”, terá forças para reverter o problema a tempo, pois quem tem autoestima reconhece sua capacidade e confia nela.

A autoestima elevada é a condição vivida por pessoas que são elogiadas, apoiadas, autoconfiantes, que têm amor próprio, não vivem em conflito e não são ansiosas e inseguras. A baixa autoestima é o sentimento que se manifesta em pessoas inseguras, criticadas, indecisas, depressivas e que buscam sempre agradar outras pessoas.

Baixa Autoestima

A baixa autoestima revela uma pessoa que não expressa os seus sentimentos, que os guarda a sete chaves. Na tentativa de ocultar os seus sentimentos para os outros, ela acaba tornando-se mentirosa para si mesma.

Quais são as características mais comuns dessas pessoas?

Possuem tendências perfeccionistas e precisam se sentir no controle de tudo o que acontece a sua volta — o que provoca altos níveis de stress.
Tendem a ser negativas.
Preocupam-se demais com o que os outros vão pensar dela.
Geralmente estão acima do peso normal.
Culpam os outros pelos seus problemas.
Têm pouca concentração e geralmente são causadores de problemas.
Não pensam em si, somente nos outros.
Evitam emitir suas opiniões, gostos, valores, pensamentos e sentimentos.

Perde-se a autoestima quando se passa por muitas decepções, frustrações; ou em situações de perda, ou quando não se é reconhecido por nada. Também quando não somos valorizados ou nunca recebemos elogios.

Mas o que fazer para não perder a autoestima?

O que nos abala na realidade não é a falta de reconhecimento por parte de alguém, mas principalmente a falta de reconhecimento por nós mesmos! Na realidade, o que vale é a sua opinião sobre si mesma! Deste modo, sua autoestima é determinada por você mesma: por isso, pare de culpar seus pais, parentes, amigos ou colegas pela deterioração da sua auto- imagem. Quem tem que se preocupar com ela é você, não os outros; não permita que eles a contaminem.

Ame-se, preocupe-se com você, construa seu amor próprio e seja verdadeira com si mesma. Aceite seus defeitos, seja otimista; cuide do seu corpo, saúde, cabelos — cuide da sua beleza e encare a vida de cabeça erguida. Lembre-se: a sua vida é para você.


Hoje, eu me olhei no espelho e achei que apareceram algumas marcas no meu rosto. Risos Pensei logo, preciso me cuidar melhor.
Já havia lido essa matéria ontem e gostei muito, embora discorde do fato de uma pessoa acima do peso, geralmente perder a autestima. Muitos convivem muito bem com isso.
Conheço pessoas que estão no peso ideal ou até abaixo do normal, e têm baixa autoestima. Isso é muito relativo.

Concordo plenamente com essa parte "Perde-se a autoestima quando se passa por muitas decepções, frustrações; ou em situações de perda, ou quando não se é reconhecido por nada". 

Passei por um momento difícil na minha vida, quando fui traida pela pessoa que eu jamais imaginava. Acreditava estar vivendo um relacionamento feliz e sólido, e todos a nossa volta também acreditavam nisso. 
Ele acabou dentro de dias, sem aviso prévio. Pensei que fosse morrer, de tanto que sofri. A dor foi muito grande. Chorei muito, sofri muito, perdi peso, perdi quase tudo, mas não perdi a minha fé em Deus e nem a minha autoestima.
Com Deus, eu venci aquele sofrimento e superei. Com minha autoestima, eu não deixei de me amar em nenhum momento, jamais me desvalorizei. 
Quanto mais eu sofria, orava. Quanto mais eu sofria , cuidava de minha vaidade.

Os demais comentários deixo pra vocês.

Eu me amo!

P.S. Ao escrever "autoestima", surgiu uma dúvida. Com hífen ou não?
Consultei meu "Manual da Nova Ortografia", que diz:
O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal e segundo elemento iniciado por outra vogal.
Elaborado pela Ciranda Cultural

Valéria, estou antenada! Risos

15 comentários:

  1. Minha auto-estima?
    Está boa, obrigada, recomenda-se!
    Se eu não gostar de mim, quem vai gostar?
    Beijos,
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Gostar de nós mesmos é muito importante e sem isso, nem conseguimos gostar dos outros.

    Importante isso por demais.

    Qu bom que não deixaste te abater por nada.Isso é maravilhoso.


    Desejo um lindo dia,tudo de bom.

    um beijo,chica

    ResponderExcluir
  3. Lucinha..bom dia. Perfeita postagem. Adorei a sua intervencao.
    Passei por uma fase dificil. Sempre trabalhei fora, fui dona do meu dinheiro, em fim, minha vida propria.
    Com a Nascimento da minha filha, trabalhei mais dois anos e deixei de trabalhar. Comprei a Jully minha cachorrinha e resolvi virar madade. Talvez por ter comecado a trabalhar muito cedo, estava cansada e meu esposo ja estava numa situacao de ccrescimento na empresa.
    Pois bem...Durante o primeiro ano..s'o alegria.
    Depois..eu me senti muito mal. Me sentia deprimida,
    engordei, e o pior..colocava a culpa da minha infelicidade no outro.
    Um dia acordei. Fui fazer terapia. A primeira atitude que tive apos o primeiro dia de terapia, foi o de colocar aparelho nos dentes. Este fato simples..foi um comeco.
    Comecei a ser mais vaidosa, a cudar mais de mim, mudei meu estilo de vestir, enfim..
    Nao foi de uma hr para outra. As coisas aconteceram gradativamente.
    Mas eu so voltei a ser feliz, quando descobri a ceramica. Com ela veio a certeza que eu era capaz de fazer algo, de deixar a minha marca.
    Hj me sinto valorizada e valorizo. Faco meditacao e me encontrei na espiritualidade.
    As coisas na minha casa mudaram pra melhor.
    Meu mundo mudou quando eu mudei.
    Claro que tem seus percausos e dificudades, mais a auto estima te da forca para vc correr atras de solucoes.
    Falei deais, pra variar...rs
    bjkas..e um lindo dia!
    Ma

    ResponderExcluir
  4. Lucinha, você está muito perfeccionista, rsrsrs, nos explicando o hifem. Eu tenho escrito também palavras erradas, só depois de tempo é que vejo e aí fico morrendo de vergonha. Excelente o artigo e deu pra nos localizar e nos encaixar bem. Parabéns! Quanto ao link, já me aconteceu e eu vou corrigir, tá? Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Apesar dos problemas do dia a dia, tento manter minha auto estima, a mais alta possível.
    A vida é dos animados, confiantes, fervorosos e esperançosos....
    Um grande abraço!Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. oi Lucinha-
    Nossa te admiro mais ainda - eu ficaria um caco à principio e depoi surgiria das cinzas, tenho meus tempos autoestima baixa - mas acho que é decepção, pouco caso, coisas dando errado ...
    oh tu reparou no que escrevi - sobre a tecla - isto já levanta minha auto estima - perceber que tu leu e ainda riu - adoro isto! tem outras teclinhas que minha amiga falou que queria ter pra mandar para o ex marido dela - seria bem mais fácil - so aperta-la e pronto rsrs
    me divirto com esta blogosfera,
    -
    e sobre o convidar para vir visitar tb concordo contigo - mas o que recebo de coments assim...de posts qeu a gente demora para elaborar, muitas vezes nos escancaramos nele, colocaos nossa alma .. e ai abro os coments... a pessoa nem leu. só escreveu oh tô te seguindo vai visitar meu blog -
    - lindo - bjs
    nossa eu acho de um total egoísmo - só o dela é valido, ela pode até ter escrito num momento de eu quero visitas tb - mas não é assim que se conquista uma pessoa, a gente não bate na porta da vizinha e sem conversa nenhuma - simplesmente fala - oh tô te esperando lá em casa - e vai embora -
    concordo em convidar para visitar o cantinho - mas e a amizade , o comentar - nosssa as vezes penso que está virando uma fábrica de blogs - e so querem nrs e não aprender, dividir, fazer novas amizades, conhecer aquela pessoa..eu entro num blog , leio o post , até os anteriores, o perfil diz muita tb - mas tem gente que nem sabe o qeu faço, como sou - só querem a minha carinha lá nos seguidores - acho que foi isto que ela quis dizer , e é isto que sinto e fico muito triste com isto - e muitas vezes deleto para evitar isto- pronto -
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  7. Menina, ta dificil, viu???
    Com esse tempinho de chuva e frio, a auto-estima, balança um pouco...rsrsrs

    Bjs...
    Que seu final de semana seja abeçoado...

    ResponderExcluir
  8. sempre me amei. me respeitei tb. agora com esses dias meio que conturbados me amo mais ainda, me admiro e me trato muito bem. se não for assim, não posso querer isso de outras pessoas, beijos e bela semana.

    ResponderExcluir
  9. Ter autoestima é muito importante, pois só com ela podemos realizar alguma coisa.
    Sem ela como acreditar que podemos?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Lucinha, a lingua portuguesa anda muito complicada, mas com hifem ou sem hifem, vamos nos valorizar! Bejo

    ResponderExcluir
  11. oI AMIGA QUERIDA
    MINHA AUTOESTIMA ACHO QUE É BOA RSRSRSRS
    MAS CONFESSO QUE TEM DIAS QUE FICO BEM PRÁ BAIXO...ME SENTINDO UMA VELHA GORDA E FEIA KKKKKKK
    MAS LOGO PASSA...
    BJS QUERIDA, QUE VOCE TENHA UM MARAVILHOSO E ABENÇOADO FINAL DE SEMANA
    tINA (meu cantinho na roça)

    ResponderExcluir
  12. Ei Lucinha!
    A autoestima(tudo junto não é?)é fundamental para não nos abater em momentos decepção ou de perda do amor no outro. Não devemos deixar a responsabilidade de nossa felicidade em outras pessoas. Devemos amar primeiro a nós mesmas.
    Você foi corajosa e falou com a alma, gosto de pessoas assim, que não tem medo de se expor, quem não tem medo de se mostrar humanos.
    Parabéns pela postagem.
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  13. Lucinha, Lucinha!!! finalmente esse final de semana, depois de tanta dengue, vamos poder ir para nossa casinha em Cravinhos SP, e vou poder fazer meus vasinhos de garrafa plastica!!

    ResponderExcluir
  14. Olá amiga Lucinha,
    O conceito de autoestima está aqui muito bem explicado, embora haja factores exteriores que podem condicionar muito o nosso amor próprio.
    Por vezes temos mesmo que ser muito fortes para que a nossa autoestima não vá por aí abaixo quando temos alguém por perto que precisa de a elevar.
    Grata pela partilha e pelo seu enorme exemplo de vida.
    Beijinhos com a minha admiração.
    Feliz Domingo.
    Ailime

    ResponderExcluir
  15. Minha auto estima (obrigada pela lição de português) vai muito bem. Seu eu tivesse a auto estima que tenho hoje, quando era jovem, ninguém me segurava, rsrsrs
    Minha alergia ainda está comigo, mas minha energia voltou. Tenho tomado mel, e isso está ajudando bastante.
    beijinhos, e uma ótima semana pra você.

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias