Saquinhos de jornal para as lixeirinhas


Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc.), pode ir direto para a lixeira sem proteção. No caso dos lixinhos da pia e do banheiro o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A idéia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. Veja:

Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.
Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.
Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.
Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.
Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a figura acima.
Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.
Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura e repita a operação.
Este é o aspecto final da dobradura
este é o saquinho aberto...
Vamos colocar em prática?

Vamos fazer a nossa parte? O planeta agradece!

Eu vi esse post no blog da Flávia Ferrari, mas as imagens e o texto são daqui.


Esse foi um dos primeiros post do meu blog, logo assim que iniciei. Naquele tempo, eu penso que falava sozinha aqui. hahahahahha Isso por que não tinha seguidores, portanto, não recebia comentários. Risos.

Conversando com minha mãe há alguns dias atrás, ela me perguntou como faria para diminuir o uso dos sacos de supermercados usados na lixeira. Isso por que eu mandei várias Ecobags pra ela não usar mais aqueles saquinhos. Naturalmente, ela ficou sem saquinhos pra colocar o lixo. Bom sinal. Risos.
Mas aí surge o questionamento de todos. Como resolver isso.
Outro dia, eu li uma reportagem no G1, sobre a proibição desses saquinhos em uma cidade brasileira. Isso deu uma polêmica enorme. Vocês devem ter lido.
Isso é apenas uma questão de hábito. Basta começar.
Quando cheguei aqui, estranhei um pouco. Hoje em dia, eu sobrevivo muito bem sem os benditos saquinhos.
Nos supermercados, eles providenciam caixas de papelão,  para colocarmos as compras. Mas as pessoas já levam suas próprias Ecobags.
Em algumas lojas até vendem as tais sacolas, em algumas, nem adianta perguntar. Se não tiver com a Ecobag, carrega na mão até o carro. Isso já aconteceu comigo.

Partindo da pergunta da minha mãe, eu senti vontade de reeditar esse post. Sei que alguns já fazem esse procedimento, mas muitos não tiveram acesso. Sempre é bom lembrar.


Gente, a minha festa de aniversário foi longa. Risos Nossa, eu confesso que não esperava tanto carinho e atenção. Aliás, pensei que ninguém soubesse o dia do meu aniversário. Risos
Foi lindo demais! Nunca imaginei ter uma festa de aniversário virtual e tão real.
Além das flores, presentes, mensagens,  posts exclusivos, abraços, beijos, poemas; teve até brinde com direito a "champagne", que a amiga Ailime trouxe lá de Portugal.
Tim tim -! No Brasil
Tchim tchim ! Em Portugal
Cheers! Na Nova Zelândia.
Obrigada Senhor pelo Dom da Vida e pelos amigos que conquistei aqui!

19 comentários:

  1. Esses saquinhos são bons mesmo e fico feliz que teu blog tenha aumentado tanto os leitores.

    De jeito algum hoje falas sozinha,rssr

    Que legal que tua festa foi bem animada.Isso mostra o quanto és querida!

    um beijo,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Lucinha.. as homenganes vc ..mais que merecidas.. vc e muito querida!

    Adorei este post.
    Muito interessante. Vou comecar a usar aqui em casa. Assim contribuimos para o bem estar da nossa terra, tao sofrida.
    Obrigada pelo carinho..
    Um beijo..

    Ma

    ResponderExcluir
  3. Não sei se consigo usar os jornais, Lucinha! Sou desastrada, jogo coisa molhada dentro da lixeira, tipo casquinha de frutas e verduras...
    Estou tentando é usar a lixeirinha sem saquinho mesmo, vou até comprar outra pra usar uma enquanto a outra seca depois de cada lavagem...
    Ontem tive uma experiência que preciso dividir com vc!
    Fui buscar as meninas na escola e levei para comer panquecas na lanchonete do Cordeirão, um supermercado daqui de Carpina. Aproveitei e enquanto elas comiam, fui comprar duas coisas que precisava: detergente de lavar louça e morangos (um desejo incontrolável que tive ontem, depois vc vai entender)... Ao passar pelo caixa, percebi que não tinha levado a ecobag, então recusei a sacolinha de plástico e pus as compras dentro de minha bolsa mesmo. Resultado: tudo bem com os morangos, mas o detergente vazou um pouquinho, molhou o livro que estou lendo (emprestado, ai!) e deixou um cheirinho de maçã na bolsa! hehehe
    Mas sabe que nem fiquei brava? Vou explicar para a dona do livro, a Regeane (http://gsfnamissao.blogspot.com/ depois vc visita ela?) o que aconteceu... valeu pelo fato de não quebrar a minha promessa de não pegar mais na sacolinha!!!!
    Estou decidida! hehehe
    Eita comentário comprido! Mas eu precisava te dizer isso!
    E que bom que passou bem o seu niver! Vc merece! Agora vou embora!
    Beijos e fica na Paz!

    ResponderExcluir
  4. Lucinha,
    Gostei do saquinho de jornal, muito mais ecologico que o saco plastico. Muito bom, vou tentar fazer.
    Que bom que a festa foi animada!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida Lucinha
    Vc merece ser feliz... para isso Deus nos criou... Curta mesmo!!!
    Estive fazendo barquinhos de jornal pro netinho caçula e chapéu de soldadinho... seu post me fez recordar... boa ideia!!!
    Bjs de paz e excelente fim de semana

    ResponderExcluir
  6. Oi Lucinha!
    Sensacional essa idéia! Não conhecia. Muito bom ter postado novamente!

    Beijão e um fds de alegrias!

    ResponderExcluir
  7. noooossassssaaaa, legal seu blogniver!!! rs por aqui ainda usamos saquinho plastico pq alem de estarem disponiveis, nao tinha pensado em outra ideia para substitui-los, principalmente qdo resolvemos ir ao mercado de ultima hora....a solucao, ideia da mamae, é deixar uma eco bag ou uma bag feita em casa no carro....aos poucos vamos nos adaptando e torcer pro meio ambiente aguentar mais um cadinho....porem, a minha parte qto as sacolinhas de plastico com certeza sera usar essa ideia do jornal.......tem muuuuuuuuuuuuuuuuuuito jornal aqui em casa pq meu pai le o jornal local todo dia.....se vc quiser dar uma espiada no jornal da minha cidade, da uma olhada: http://www.jornalacidade.com.br
    agora vou voltar pro segundo tempo no trabalho....eu trabalho como orçamentista em uma loja de vidros: http://www.jvvidros.com.br
    fui, bjo bjo

    ResponderExcluir
  8. que blog lindo amei
    sou das blogueiras unidas e vim seguir vc
    faça-me uma visitinha também
    http://brendagabrielle2010.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá amiga Lucinha,
    Do longe se faz perto e foi muito bom brindarmos ao seu Aniversário!
    Que Deus a cumule de bênçãos.
    Sobre o facto de reutilizarmos os jornais é mais uma ideia muito boa.
    Em Portugal ainda se usa muito o plástico embora em alguns hipermercados já podemos reutilizar os mesmos sacos. Eu transporte sempre um comigo para compras de urgência.
    Mas considero um atentado à mãe natureza.
    Vamos aos poucos contrariando essa tendência tão má para o nosso tão belo Planeta.
    Beijinhos e muito obrigada pela sua atenção.
    Ailime

    ResponderExcluir
  10. Uma das coisas que eu gosto muito é um bom jardim. Bom, dentro já desse jardim, comecei a observar as mudanças do seu blog e ler com atenção tudo quanto voce escreveu. Lí tambem o item "sobre mim". E gostei muito tambem. Quando o Blog é feito com carinho como o seu é, acaba atraindo outras pessoas e não só te faz bem, como faz bem para os outros tambem. Sei disso por que é o meu caso. Quando estou triste, venho ao seu blog e tudo muda. Por isso só tenho que te agradecer por voce estar mantendo seu blog com muita sublimidade.

    ResponderExcluir
  11. Mas que interessante,precisamos colocar em prática esta dica.Eu tento fazer td que sei para prevenção do nosso planeta. Parabéns à você, mesmo atrasada, vi que foi linda sua festa. Sou um pouco lenta rsrrsrs na net. Bom fds.Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Querida, adorei seu comentario no meu ultimo post. Obrigada! Me fez sentir melhor!!!
    Adorei seu post sobre o saquinho de jornal. Vou aderir. Um bjooooo amiga

    ResponderExcluir
  13. Lucinha, Lucinha! Que declaração de amor, não é não??? Tô achando, heim? Que legal!!!. Fico aqui torcendo prá caramba, viu? Chega de lucubrações! Agora, veja só, eu tenho mania de transformar em barquinho qualquer papel que eu tenha em mãos. Eu amo fazer dobradura de barquinho e deve ser porque eu aprendi sozinha, quando criança. Essa sacolinha vai tomar mais um tempinho meu e também não assino mais jornal. Eu passo! Mas é boa idéia para quem assina jornal e põe na reciclgem. Em Americana, cidade vizinha os saquinhos já pararam. Agora a lei imperou. Meu abraço!

    ResponderExcluir
  14. Perdi meu comentário!!! Não acredito!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga
    Por aqui na minha região ainda se usam as sacolinhas, embora se digam sempre que vão acabar, não vejo ninguém com ecobag ... porque será?
    Adorei a idéia do saquinho de jornal, vou tentar fazer.
    Que voce tenha um lindo final de semana
    bjs
    Tina (MEU CANTINMHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir
  16. Minha querida amiga Lucinha, devido a muitos trabalhos não tive tempo de lhe fazer uma visita no dia do seu aniversário,fiquei muito triste de entrar aqui hoje e ver que eu não consegui dizer: "PARABÉNS PRA VC NESTA DATA QUERIDA, MUITAS FELICIDADES, MUITOS ANOS DE VIDA"no dia do seu aniversário, mas será que vc aceitaria mesmo atrasado?
    Depois de ver tantas homenagens fiquei feliz por vc . Tá vendo como que é ser uma pessoa querida?Voce consegue nos contagiar de amor.
    FELICIDADES!!!!!!!!!!!
    Te gosto muito, que Deus sempre te proteja e te abençoe!
    Beijãooooooooooooooooooooooo no seu
    coração.

    ResponderExcluir
  17. Os saquinhos são mesmo ótimos, mas quero nesse post, se você ainda aceitar, dar os meus sinceros parabéns pelo seu aniversário.
    E desejar toda prosperidade e alegria nessa sua nova idade.
    Xerossssssss

    ResponderExcluir
  18. Amei essa ideia!!! vou aproveitar que nao joguei os jornais dessa semana....
    E tamben vou colocar sobre post no meu blog pois temos e que espalhar as ideias que podem um dia salvar o mundo... quem Sabe neh?

    Ah!! Parabens atrasadinho! felicidades e Deus te abencoe!!

    Luciana

    ResponderExcluir
  19. Oi Lucinha
    Você sabe que eu estava mesmo querendo aprender fazer esses saquinhos de jornal?
    A idéia é ótima, poupa algumas sacolinhas de plásticos. Em casa, já reduzimos muito, para as compras usamos a ecobag. Por falar em ecobag, esses dias conversando com uma cliente, achei a idéia maravilhosa,ela aproveita os tecidos das sombrinhas, guarda-chuvas que se quebram (hoje são meio que descartáveis!) e faz lindas bolsas com o tecido. Ficam leves e muito práticas.
    Parabéns pela postagem
    Bjos

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias