Meu coração não é de papel, é de saco de estopa.



Há alguns dias atrás, eu estava passeando no blog Atelier Tapera Urbana, da Fernanda Eick, e me deparei com um post sobre o destaque que o "saco de estopa" vem recebendo no mundo da decoração e até na moda.

Lembrei-me que na fazenda do meu avô, eles utilizavam para ensacar arroz, café, milho, feijão etc. Eram empoeirados, principalmente aqueles que colocavam o fubá ou a canjiquinha. E nessa época, jamais um saco de estopa entrava na casa da fazenda. Ficava no paiol. Sei que eles não jogavam fora, pois meu avô não era homem de desperdiçar nada, mas com certeza eles não eram transformados em trabalhos artesanais e decorativos.

Eu achei esse saco de estopa aqui no celeiro. Juro que não sei por que eu o guardei, pois ele estava muito sujo e velho. Lavei, e ele se esfiapou bastante, mesmo assim, eu não me desfiz dele.

Ele deve ter sido muito usado, pois estava puído em alguns lugares, e não deu pra fazer o que eu realmente gostaria.
Então, inventei essa almofadinha, que me deu um trabalho enorme, pois o saco é mole, e foi complicado costurar. Ainda por cima, eu fui inventar de fazer patchcolagem de passarinhos. Risos. Só eu mesma! Sem contar que o tapete do quarto ficou cheio de fiapos, e tive que aspirar. Agora eu sei por que os sacos de estopas ficavam no paiol da fazenda. Risos

Esse bordado veio nas coisas que mamãe enviou logo assim que decidi aprender costura. Os botões são da Shabby Chic, que comprei na promoção e mostrei aqui. E os apliques são sobras daquela almofada sem costura.
Bem, melhor ser uma almofada do que ser um saco de estopa ou lixo, mesmo não ficando perfeita. Risos

Fiz esse coraçãozinho. E descobri que meu coração realmente não é de papel, ele deve ser de estopa, pois aguenta cada tranco da vida. Risos
O botãozinho dele e a renda foram das coisas que mamãe enviou também. A cordinha veio pendurada em uma moldurinha que comprei por 0.50, e não sabia pra que tinha guardado, e hoje, eu descobri.

Sobrou outro pedacinho, que vou tentar aproveitá-lo e mostro depois.

Eu gosto demais de reciclar, por isso, meu maior empenho em aprender trabalhos manuais. É muito gratificante transformar o que poderia ser lixo, em algo útil, sem gastar praticamente, nada, pois todo o material utilizado, eu já tinha, ou reaproveitei, como citei acima. E momento de reaproveitar tudo, no máximo possível. E o mais importante é dar uma pequena contribuição ao Meio Ambiente.

Além disso, eu viajei no tempo com as lembranças do tempo maravilhoso quando passava férias na fazenda dos meus avós.
Tenho certeza que o assunto "saco de estopa" vai avivar lembranças em muitos de vocês também.

Tenham um lindo e abençoado dia.

24 comentários:

  1. Esse teu coração ficou lindo demais e tudo aqui é recheado de carinho e amor.Por isso fica assim caprichado e lindo! Recordações fazem bem!(as boas, claro)...

    Beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Olha o título do post me conquistou de tão lindo e poético.As almofadas fofas combinaram ...
    beijo Lucinha

    ResponderExcluir
  3. Oi Amiga
    Seus trabalhos com saco de estopa ficaram um luxo, o que é o capricho!
    É verdade, quem viveu no interior têm muitas lembranças boas quando se depara com algum objeto, planta, comida, enfim dos bons tempos. E,o "saco de estopa" nos faz recordar os avós, as colheitas, fartura...só coisas boas, isso é muito interessante! Olha que estás inventando uma terapia, rsrs
    Parabéns pelos trabalhos e pelas palavras, está tudo muito lindo, como tudo que você faz.
    Abraços, tudo de bom

    ResponderExcluir
  4. Que fofo o coração e a almofadinha, rústicos e ao mesmo tempo delicados, gosto muito desta combinação!
    Parabens pela costura e eu estou me recuperando bem, já fez 1 mes da cirurgia, mas ainda sinto dores, normal!
    Beijos,
    jud-artes.

    ResponderExcluir
  5. Lucinha mas é claro que eu recordei da minha infancia......que faz muito tempo....meu pai tinha armazem em Bonfim distrito de ribreirão preto e tinha muitos desses sacos....minha mãe fazia tapetes...seus artesanatos ficaram show...beijos

    ResponderExcluir
  6. Lucinha do céu, acredite, mas meu próximo coração seria de estopa que compro de monte para os meus natais. Tenho estopas já de anos guardadas. Aqui vende-se a metros, como eu fiz numa cruz que já postei com fios dourados. Além de ter com fios dourados tem de toda a cor. Bem estou com febre de corações e almofadas também e fico guardando modelos, mas costurá-las é o pior, vc sabe. Tirei o meu chapéu para a beleza do seu coração que não é de papel, nem de estopa, achada num celeiro tão longe, do outro lado, nos confins do mundo, mas um coração que sabe amar e se doar com tanta ternura e bravura a tanta gente. Tirei o meu chapéu também pela lindeza da almofada, toda costurada com passarinhose carinho. Agora eu cheguei a ver, rindo, a sua dificuldade no manuseio, pois é triste mesmo trabalhar com estopa e a bagunça dos fios. Quando eu fiz as cruzes , além da fiarada que escapava levei tanta queimada com cola quente que vc nem tem idéia. Parabéns pelas lindezas. Sou vidrada no bonito! E chega!

    ResponderExcluir
  7. Ah! Com sua licença ou não, farei o meu coração de estopa como o seu e colarei seu nome. Eu também cresci com sacos de estopa quando morava na fazenda e na mocidade eu tive a idéia de fazer uma saia linda com estopa e nos bolsos coloquei fechos de mala. Ela espinhava umm pouco apesar do forro. Mas foi copiada e muito! Bjbjbj!

    ResponderExcluir
  8. Eu achei super bem feita a almofada e o coração de estopa. Mas deve ter sujado que só...rsrs.... MAs ficaram lindos. Lindos esses botões. E vc hoje está bem nostálgica mesmo!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  9. Querida, ficaram lindos mimos. Muito delicados. Você é muito caprichosa, trabalhos perfeitos, encantadores. Vai fazendo, mostrando e eu babando. Fique bem, com meu carinho e muitos beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Lucinha, essa almofada está, simplesmente, irresistível, bem como o coraçãozinho.
    Em tempos, quando frequentei um curso de pintura, realizei um trabalho sobre estopa que resultou maravilhosamente.
    Ofereci-o, depois de encaixilhado a uma pessoa de quem gosto muito.
    Quando houver oportunidade, vou fotografá-lo e depois mostro.
    Beijinhos, querida.
    Nina

    ResponderExcluir
  11. Ai Lucinha, sentei aqui no computador só para fazer um "trocinho" de nada e me deparei com o seu post. E fiquei. E gostei. E vou comentar:
    Sempre achei um grande potencial nesses sacos de estopas porque penso que elas poderim ser tantas coisas e até uma linda almofada, como a sua. Aqui em minas se faz muito artesanato com elas. Eu também reciclo tudo porque acredito que isso é ser evoluído, é ser inteligente, é ter amor ao nosso planeta (e ao nosso bolso).
    Pronto. Já falei o que queria. E agora by e vou correndo ver se tenho alguma no meu quartinho de despejo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Lu querida, que fofo que ficou o coração, e a almofada então!!!
    Achei mará sua idéia, e tudo reciclado, melhor ainda!!!
    Adoro seus posts sempre bem humorados e cheios de lições!
    Beijossssssssss e tudo de bom pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  13. Lucinha,

    Eu finalmente respondi ao seu e-mail, mil descupas! Acho que finalmente estava pronta para te escrever e assim o fiz, como também acho que estou pronta para voltar a blogsfera. O bloguito não ficou como queria, aliás até a pessoa para quem pedi a reforma teve problemas de saude e nao pode fazer, mas enfim estou de volta. Os seus trabalhos estão cada dia mais lindos, parabéns!
    Me identifiquei demais com o post anterior, estou nesta peleja pela casa própria, ou como nós passamos a chamar: "meu cantinho", pedindo a Deus pra que tudo dê certo.
    Obrigado pela companhia nesse momento de ausência, mesmo que a distancia.

    Grande abraço,

    Ley Freitas

    ResponderExcluir
  14. Que delícia reviver histórias da nossa vida e criar com elas. Não tive muito contato com sitio, fazenda, mas tenho boas lembranças de coisas que me foram importantes para criar essa consciência ecológica que tenho hoje:)
    Seu coração ficou muito lindo e a almofadinha também.
    O trabalho foi recompensado pelas maravilhas que criou, pode ter certeza!
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  15. Aqui chamamos serapilheira à estopa e, claro, que tenho muitas lembranças de tempos genuínos e dos trabalhos agrícolas. Os sacos de estopa eram muito utilizados para ensacar batatas e milho. Lembro-me ajudar a despejar as batatas ou espigas de milho, segurando a saca.Duravam uma vida e mesmo quando tinham buracos eram remendados pelas avós. Quando já não tinham utilidade nos trabalhos agrícolas eram reaproveitados para sacos menores (inconscientemente já reciclavam).
    Hoje, penso que eram as pessoas mais velhas quem costuravam porque deve ser complicado costurar estopa e dar-lhe a forma desejada.
    Gostei e apreciei muito estes trabalhos, Lucinha, foi muito criativo usar este velhinho tecido.
    ****grandes

    ResponderExcluir
  16. Sua criatividade e dedicação me encanta. Seus trabalhos sempre tão preciosos aos nossos olhos. ficaram lindos mesmo.
    Viajar no tempo é bom e nos faz sonhar e sermos mais e mais feliz com nossas doces recordações.
    Beijos muito, muitos!

    ResponderExcluir
  17. Ei Lucinha!
    Adorei a postagem. Linda as lembranças, a consciência ambiental, a os artesanatos, viajei nas suas lembranças, esse coração de estopa não é só um coração de estopa, é o símbolo de uma história familiar. Que seu coração continue firme e resistente como essa estopa.
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  18. lu, como mamis disse, meu avô tinha armazem e eu vi muito saco de estopa apesar de ser bme novinha rsrsrsrsrs pois como todos sabem, eu tenho 35 anos apesar de ter nascido em 1966 rsrsrs eu morria de medo da agulha de costurar saco!!!

    ResponderExcluir
  19. Querida
    Gosto desses trabalhos e da juta... o efeito é lindo e rústico...
    Bjm de paz e primaveril

    ResponderExcluir
  20. Oi querida
    Por aqui usamos muito sacos de estopa, para ensacar o café...nunca tinha pensado em fazer almofadas...e como ficou linda heim?
    ~Faço tapetes, com retalhos...amei seus trabalhos...ficaram lindinhos demais!
    bjs querida
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir
  21. Oi Lucinha.
    Tudo bem?
    Sempre morei na cidade. Quando eu era criança, meu pai teve um sítio aqui em Saquarema, no distrito de Bacaxá, mas tanto eu como minha irmã, desfrutamos muito pouco dele. Na verdade, só fui ter contato com a estopa(que conheço mais por juta), na adolescência, quando morava em Jacarepaguá. A mulher de um amigo do meu pai, fez uma bolsa para mim, para ser usada a tiracolo, que cabia certinho o material escolar (cadernos e livros) em pé. E ela ainda fez um bordado em ponto cruz na vertical, aproveitando a trama da juta, com linha azul. Lembro q logo q ganhei, não gostei muito, mas depois q comecei a usar, não larguei mais. Adorava quando ia sem uniforme para a escola, com ela e uns tamancos q estavam na moda naquela época (por volta de 72/73). Tinha tudo a ver comigo! E eu me sentia bem bonita assim!
    Foram essas as minhas lembranças.
    Espero que goste!
    Bom final de semana.
    Bjosss

    ResponderExcluir
  22. Nossa, minha amiga!!

    No estrangeiro, até os sacos de estopa conseguem ser diferentes(bonitos), heim? hehe
    Pois, pelo que pude notar eles são mais encorpados e coloridos.Correto?
    Mas, independente disso, os aplausos vão todos, para este coraçãozinho lindo, repleto de virtudes, sensibilidade e emoção. E que, mesmo com um passado escrito com muito esforço e luta, consegue viver o presente distribuindo carinho e afeto para com os seus amigos. Você é uma vencedora!!
    Saúde e sucesso sempre
    abção
    Fe

    ResponderExcluir
  23. Querida Lucinha!!!

    Fico admirada com sua criatividade e seu capricho.
    Sacos de estopa para mim e muito familiar..nasci no campo..e ele tava la..sempre preaente..rs
    Por sincronicidadade ontem usei a estopa para fazer uma embalagem para uma peca que irei presentear,
    FICOU BEM BACANA..

    UMA LINDA PRIMAVERA A VC!!

    BJ

    ResponderExcluir
  24. Amiga Lucinha,
    Que maravilha estes aproveitamentos dos sacos de estopa que me trazem as melhores recordações dos tempos de outrora junto dos meus queridos avós.
    O seu coração é enorme e lindo e é um privilégio tê-la como amiga.
    Um beijinho e bem-haja por esta linda partilha.
    Ailime

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias