Crianças brincando? Não. Elas estão catando lixo.

 Pequenos atos..
...que fazem à diferença.

Eu não planejava postar hoje, até por que eu estou devendo muitas visitas, mas resolvi compartilhar com vocês um ato que presenciei:

Estava caminhando no final da tarde, como de costume, e encontrei essas crianças no caminho. A princípio pensei que elas estivessem catando pinhas. Quando cheguei perto que vi que as elas estavam catando lixo na beira da estrada.

Como eu já comentei aqui, o lugar é limpo, o lixo reciclável é separado do lixo doméstico. Estou falando da realidade de onde eu moro, mas eu acredito que seja assim em todas as cidades.

Eu perguntei pra eles o motivo deles estarem fazendo isso, e a menina disse que é por que os cachorros muitas vezes derrubam as lixeiras e acabam voando lixos pra beira da estrada e caem nas valetas.

Eles paravam  e ficavam olhando em volta pra ver se tinha algum lixo. E eles encontraram como vocês podem ver nas sacolinhas deles. E reparem que eles estão usando luvas na mão direita.

A menininha da frente é tão solidária que me pediu pra esperar a amiguinha que vinha atrás para tirar as fotos. Ela disse que o trabalho é em equipe. Vou me candidar a fazer parte dessa equipe também. Risos

Agradeci por eles terem permitido que eu tirasse as fotos e os parabenizei pelo lindo gesto.

Não vou acrescentar mais nada, sei que vocês terão muito para acrescentar nos comentários.

29 comentários:

  1. Que maravilha isso...Acontece tão naturalmente.

    Enquanto isso... Aqui sabes o que acontece, não é?

    Pena tanta diferença e até quando viveremos vendo pais na frente dos seus filhos passar no carro e jogar de tudo pra fora da janela. Isso só falando no carro pois é em cada situação: praia, cidade e campo.


    Lindas as meninas, parabéns à elas!

    beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Lucinha, que grande exemplo que essas crianças estão dando, preservando a natureza e cuidando da saúde delas, quem dera aqui no Brasil fosse assim, infelizmente o que vemos é e xatamente o oposto...
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais linda amiga!
    Isso que é exemplo de cidadania...
    Que bom seria se todos pensassem assim! Amei seu post!!!
    Obrigada pela partilha.
    Abraços! Um dia abençoado e feliz.

    ResponderExcluir
  4. Que Deus abençoe as crianças, os educadores e gente assim como voce que valoriza atos de cidadania.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. De todas as flores que colhemos nos campos,
    a Amizade é o único sentimento que os ventos podem soprar,
    mas, suas pétalas jamais cairão.
    Estou com uma infinita saudades.
    A partir do dia 25 estarei voltando se Deus quiser.
    Farei o possivel para ir fazendo visitas visitas a noite.
    Beijos com infinitas saudades.
    Evanir

    ResponderExcluir
  6. Que gesto lindo dessas crianças....Deram lição em muita gente...inclusive em mim...

    ResponderExcluir
  7. Olá Lucinha!!

    Belo gesto o das meninas da imagem! Uma lição e tanto, não é? Tem dias que vejo coisas assim e fico imaginando que se todo mundo fizesse um pouquinho... Temos que despertar esse nosso Brasil para a atos assim, para que nossas crianças tenham atos como estes, sem que pareça um sacrifício, um ato de coragem, que seja parte do nosso dia a dia, pois somos um povo lindo e cheios de boas intenções, só precisamos praticar mais.

    Bjos

    Ley Freitas

    ResponderExcluir
  8. É bonito de ver crianças trabalhando com o objetivo de preservar o meio ambiente, uma realidade diferente da nossa, onde presenciamos crianças (catadores de lixo reciclável) juntando para poder vender e colaborar com a renda da família.
    Mas, temos esperança de um dia vivermos uma outra realidade, que sinto que já está mudando.
    Uma ótima notícia que ouvi esta semana foi que o rio Tietê que passa pela cidade de São Paulo está revivendo, que maravilha!
    Vamos continuar fazendo a nossa parte!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Aqui tambem e assim Lucinha.

    Acredito totalmente q se cada um de nos fizer sua parte as coisas melhoram. Sinto q no Brasil as pessoas ficam culpando umas as outras e a grande maioria nao faz nada. Isso tanto e verdade q a maioria das cidades sao sujas. Culpam os vizinhos, culpam os politicos, mas voce ja viu alguem catar lixo no Brasil?

    ps.: me desculpe o portugues sem acentos, mas estou no trabalho e o computador daqui nao aceita os acentos do portugues :(

    ResponderExcluir
  10. Lucinha,
    Acabei de comentar nos seus "posts" mais abaixo, porque também tenho andado atrasada nas minhas visitas.
    Este exemplo que aqui nos deixa é de louvar e só gostaria que adultos do meu país tomassem essa iniciativa!
    Quanto a crianças é espantoso o seu já tão elevado grau de civismo.
    Gata por partilhar.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderExcluir
  11. Lucinha, correndo o risco de ser repetitiva, permite-me que reafirme:

    GRANDE PAÍS!!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucinha!
    A educação faz muita diferença!
    povo educado é povo limpo, isto é um slogam bem antigo, mas que nunca fez o efeito desejado. A conscientização deve ser de todos!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Sabe Lucinha, peça muito a Deus para o seu próximo retorno, pois quando vc aqui morava, pelo que vc sempre nos contou, sua vida era muito corrida no trabalho e no trânsito sem ter tempo de "viver", de pensar, de analisar o ambiente ao redor! Agora vc vive o contrário do que vivia no Brasil: vive um outro mundo, do outro lado do mundo, com maior qualidade de vida e TEMPO de "viver", pensar, analisar ao seu redor. Sua consciência ampliou enormente e talvez voltando para cá sinta-se em choque. Mas tudo passa, ainda não conseguimos que a educação seja prioritária e meta principal dos governantes, embora haja gente muito batalhadora e arregaçando as mangas para que esse novo despertar aconteça. Fique com Deus! Bjbjb j!

    ResponderExcluir
  14. Belíssima iniciativa: tomara que outros seguissem o exemplo.
    BJ

    ResponderExcluir
  15. Dia virá eu creio que por aqui esse ato tão gratificante seja um ato do cotidiano tanto de crianças como de nós adultos.
    Que bom deve ser viver em um lugar assim.
    Beijos minha amiga e ficamos aguardando sua chegada.

    ResponderExcluir
  16. Olá, querida
    As crianças estão aprendendo o que é ecologicamente correto nas escolas e isso é bom demais... muito diferente da época passada...
    Bjm de paz e ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  17. Lucinha estou de volta e com saudades, obrigada pela preocupação.
    Uma das coisas que difere o mundo desenvolvido dos demais é em primeiro lugar a educação. Uma criança bem educada com certeza se tornará um adulto especial. Te agradeço, por sempre está nos presenteando com informações como essa. Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Um exemplo que deveria ser seguido em todas as partes do mundo. Não só o fato de catarem o lixo, mas o fato de serem educadas.
    Beijos
    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Olá Florzinha de Nova Zelândia!!!
    Que lindo, fiquei emocionada, com essas crianças, dá pra ver que o que elas aprendem na escola não fica apenas dentro das salas de aula. Pois aqui as crianças tratam isso apenas como mais uma matéria nova, que vai ficar ali na folha do caderno pra sempre.
    Porque o nosso país é lindo, mas muito sujo!!!
    Tem muita propaganda mais pouquíssima ação.
    Florzinha, caso as encontre novamente, mande meus parabéns também, diga a elas que aqui estamos precisando de crianças com atitudes assim iguais as delas.
    Um grande beijo minha querida e um lindo e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  21. Lucinha querida,

    Ainda bem que tenho uma neta preocupada com isto,seu tio jogou um papel no chão e ela o fêz voltar para catá-lo...infelizmente,não é normal isto.E se as crianças daqui fossem recolher o lixo,teriam que ter uma caçamba...nunca conseguiriam com uma bibicleta.
    Achei linda a atitude das crianças daí e a sua,fotografando-as.
    Já está chegando o dia de sua chegada?As malas já estão prontas?
    Que bom que vai comprar as roupas de verão aqui,é menos bagagem para trazer.

    Bjssssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  22. Na sociedade de hoje as crianças têm cada vez mais um papel importante , muitas vezes são elas que chamam a atenção dos adultos para reciclar, não deitam lixo para o chão e, como estas imagens bem mostram, recolhem lixo.
    A maioria dos cidadãos acha que a recolha do lixo e limpeza dos espaço públicos é responsabilidade da autarquia, município (não sei qual o nome da autoridade responsável aí), que obviamente devem assumir as suas responsabilidades, mas os cidadãos também têm de ser sensibilizados para não deitar o lixo para o chão.
    Por aqui ainda há muito trabalho a fazer nessa área...mas na NZ parece ser um país bem limpo!
    Bom FDS

    ResponderExcluir
  23. To aqui para matar a saudade vc sumiu la do Blog!]Bjkas e bom sabado!
    decorehouse

    ResponderExcluir
  24. Boa noite Lucinha, PAZ!
    Essas crianças são verdadeiras estrelinhas cadentes. Muitos são espíritos missionários que vieram pra ajudar na transição do Planeta para o terceiro milênio. E há os que dizem que o mundo está pior...
    Maravilhosa postagem amiga!
    Parabéns! Vocês nos induziu a refletir; "e eu, o que faço pra contribuir com a vida que me foi agraciada?"

    Beijos com gostinho de chuva mansinha,

    Mazza

    ResponderExcluir
  25. Querida Lucinha!
    Menina...Fiquei realmente encantada com a atitude positiva dessas crianças... Que maravilha! Quem dera que a nossa realidade brasileira acompanhasse, um pouquinho, este exemplo de uma saudável cidadania... Nem preciso destacar a nossa luta já antiga por uma educação melhor,e que possa nos trazer estes belos frutos no futuro. Por enquanto, o que vemos por aqui é o descaso do governo e a falta de consciência do nosso povo, que tem gerado terríveis consequências ambientais ( poluição de todo tipo, enchentes,doenças...). Puxa,Lucinha, é até vergonhoso falar,mas aqui mesmo na rua onde moramos, temos exemplos desagradáveis de poluição ambiental por lixo doméstico. Existe um grande terreno abandonado,onde está escrito que é proibido "jogar lixo"... Imagine se algumas pessoas levam isso à sério! Será que ninguém pára pra pensar que jogando lixo ali não irá trazer problemas para eles mesmos? Afinal, todos moramos na mesma rua!
    Pois é,minha amiga, diante desses fatos tristes que asistimos por aqui, fico até muito feliz em saber que em alguns lugares deste mundo, estão crescendo crianças conscientes e solidárias, que um dia farão a diferença na proteção deste nosso lindo planetinha azul!
    Te agradeço,Lucinha, por nos mostrar estes belos exemplos,porque de um modo ou de outro, eles nos dão um pouco de esperança em dias melhores por aqui também...Quem sabe um dia?
    Aqui no Rio, temos tido dias chuvosos e bem frescos,quase frio para os cariocas (Rs...)... Mas não reclamo de nada não, pois imagino sempre o verão muito quente que teremos à frente... (Rs...) Mas apesar disso, tivemos um florido feriado...Passa lá no bloguinho quando puder, pra ver as nossas flores...
    Beijinhos doces aqui dos cariocas!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
  26. estas crianças serão futuros adulto responsaveis pela natureza, ótimo exemplo - que elas provavelmente aprenderam com seus pais, na escola -
    achei coisa mais linda estas imagens - crianças catando lixo - e procurando - que consciência -
    aqui uma vez - na ong de Minas fomos fazer isto em uma escola super carente de uma região - acredita que as mães vieram pra cima da gente - dizendo que os filhos delas não eram lixeiros -
    é isto aéee - mas no final temos que ter pena de gente assim - o que falar ?o que fazer?
    eestas crianças devem ter ficado super orgulhosas de serem perguntadas e serem fotografadas - tu tb fez um belo ato
    parabéns
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  27. Bom dia! Entrei aqui pela primeira vez e realmente é muito bonito o blog e admirável a atitude das crianças! lindo demais, Parabéns estou gostando muito de conhecer seu Blog, estarei sempre visitando e prestigiando seu Blog!

    Abraços

    Claudia/SP

    ResponderExcluir
  28. Oi! Aqui é um pouco mais do que a Lucia falou.
    Parabéns pelo teu cantinho.
    Abraços

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias