Capuchinha - A trepadeira do meu Jardim Produtivo

 Lindo formato e cor.
 Essa eu fotografei caminhando. Resolveu enfeitar uma velha caixa de correio
 Ramos floridos da minha plantação.
A minha plantação dá a volta pelos fundos do quintal.

Tenho saudade do começo do blog quando eu tinha tempo pra pesquisar os assuntos que postava aqui. Aprendi muito pesquisando e me sentia realizada em poder passar algo que eu havia descoberto e aprendido.

As coisas tomaram novos rumos, e o tempo ficou curto. Mesmo assim, tento aproveitar os poucos momentos livres pra postar algo útil aqui no jardim.

Existe aqui no meu "jardim produtivo", é assim que vou chamá-lo a partir de agora, onde as plantas nascem espontaneamente nos fundos do meu quintal. Gostaria de ter tempo para descobrir o nome e as propriedades de todas, quem sabe um dia eu consiga. Risos

Dessa vez, eu escolhi a capuchinha, que é muito conhecida, e na maioria das vezes, nem um pouco valorizada. Já sabia de algumas propriedades dela, mas não imaginava que fossem tantas.

Creio que vocês devem saber ainda mais sobre as utilidades dessa planta que nos presenteia com tantos benefícios e flores de cores variadas que ajudam a enfeitar o nosso mundo.

A pesquisa diz que as cores da flores são alaranjadas ou vermelhas, mas eu já vi bem mais clara em tom amarelado também.


Medicinal Capuchinha

Folhas e flores ricas em vitamina C, combate bronquites, expectorante. anticatarral, combate queda de cabelos, previne prisão de ventre, bom para pele. Abre o apetite, facilita a digestão e são calmantes. Trata de infecções urinárias.
Infuso: 2gs de folhas em 100 ml de água fervente por 10 minutos. Tomar 3 ou 4 vezes ao dia ou usar como loção no couro cabeludo.

Cosmética:
Esmagar sementes, misturar sumo vaselina, passar espinhas. Poderoso aliado contra o envelhecimento da pele. É rico em vitamina C, podendo ser consumido em sucos ou saladas.Para ter cabelos fortes e brilhantes, ferva 50 gs folha fresca (2 col de sopa) triturada em um litro de água por cinco minutos. Esprema, coe e use para enxaguar os cabelos. A capuchinha também é usada popularmente para combater a queda de cabelos; para tanto prepare um emplastro triturando bem as folhas e flores frescas num pilão e friccione o couro cabeludo por 5 minutos. Enxague com água fria e repita uma vez por semana o procedimento.


Uso culinário:
Atualmente foi valorizada principalmente pelos restaurantes finos, que servem suas folhas e flores em saladas nutritivas e atraentes.Suas folhas contém grandes quantidades de vitamina C, de reconhecidas propriedades anti-escorbúticas. Comer suas folhas e flores cruas em saladas, ajuda a combater o início da gripe, abre o apetite e favorece a digestão. O suco das folhas é auxiliar na expectoração, ajudando a acalmar a tosse. Se consumida à noite, a Chaguinha atua contra a insônia. O sabor das folhas e flores da chaga lembra o agrião; as sementes, conservadas em vinagre, são conhecidas como alcaparra dos pobres, e podem perfeitamente substituir a própria na preparação de pratos.

Nomes Populares Capuchinha, chaguinha, chaga de cristo, nastúrcio
Nome Científico Tropaeolum majus / Família Tropeoláceas
Planeta O planeta regente é o SOL
Origem Sua origem remonta aos Andes peruanos.
Partes usadas Folhas, flores e sementes

Características e Cultivo Trepadeira ou prostrada de caule grosso, retorcido e suculento, com folhas grandes e arredondadas. Flores têm coloração alaranjada ou vermelho, com manchas escuras no seu interior. Seus frutos podem ser preparados como alcaparra, com água e sal. Terrenos incultos, melhora a saúde do pêssego (atrai nematóides), amiga da couve e do repolho. Afasta pragas. Em solos férteis reproduz-se por pedaços de caule e sementes, e raízes

Fonte de pesquisa

Com uma plantação dessas, e eu tenho queda de cabelo. Pode isso?
Quanta falta de informação, não é mesmo?
Muitas vezes, temos plantas preciosas ao nosso redor e não sabemos como utilizá-las.

Já perceberam que agora, sou blogueira de finais de semana? Pois é. Não tem jeito. Por mais que eu tente, não dá tempo durante a semana. 
Não falta assunto e fotos, mas falta tempo no momento.
Um abençoado final de semana para todos nós.

27 comentários:

  1. Lucinha, te vi chegar e como estou dando uma olhadinha aqui,m pois vamos sair e ficar fora hoje, vim rapidinho...

    Acho essa florzinha ótima e não sabia de tantas propriedades dela. Sabia que era alcaparra,srsr...

    Gosto desse teu jardim assim, ecológico e natural... Que teu fds e nova semana sejam lindos! um beijo,tudo de bom,chica e que bom que tua mãe já estava legal e feliz!! um beijo,chica

    ResponderExcluir
  2. Lucinha, te vi chegar e como estou dando uma olhadinha aqui,m pois vamos sair e ficar fora hoje, vim rapidinho...

    Acho essa florzinha ótima e não sabia de tantas propriedades dela. Sabia que era alcaparra,srsr...

    Gosto desse teu jardim assim, ecológico e natural... Que teu fds e nova semana sejam lindos! um beijo,tudo de bom,chica e que bom que tua mãe já estava legal e feliz!! um beijo,chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! O sábado começou lindo aqui com tantos pássaros cantando logo de manhãzinha. Pena que eu não tenha a capuchinha por perto e nem sei quem a tem, senão eu começaria a fazer o tal emplastro, porque a queda de cabelo aqui está feia. Meu cabelo muda todinho no inverno e fica insuportável de feio. Muito rico seu post, querida, a natureza é riquíssima. ela é a verdadeira farmácia. Obrigada por partilhar. Linda semana para vc e mesmo sabendo que vc não tem tempo, vou lhe enviar um Meme. Gosto deles e é um motivo de descobrirmos e conhecermos mais as pessoas e é claro conhecer mais você. Deixo claro que vc não precisa responder. Eu também quebrei uma regra, por não ter tempo. Beijão! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Olá Lucinha!!! Fico feliz com sua alegria com as plantas pois também sei ver a beleza das mais simples que aparecem aqui no meu jardim mesmo sendo pequeno.... Não sabia que essa planta com florzinha tão singela servia pra tanta coisa! Quando li "salada" realmente tive vontade de ter um pezinho desse aqui rsrsrs. Quanto a falta de tempo que vc citou, a vida é assim mesmo são fases...às vezes temos muito tempo e poucas inspirações rsrsrs. Fico sempre aqui esperando seus posts, mesmo que agora semanais, nunca deixe de postar pois adoro ler seus textos e compartilhar suas vivências. Um beijo grande e fique na paz de Deus...

    ResponderExcluir
  5. Não conheço Capuchinha. Pelo menos com esse nome.
    Vc conhece "onze horas"? Será que aí tem?

    ResponderExcluir
  6. Nao importa lucinha ser blogueira de finais de semanas, o importante eh q a gente acaba acostumando com as amigas, e umas q conheci ja pararam o blog, e deixa uma saudade imensa sabe, e um pouquinho de vazio...pq acabamos nos apegamdo de certa forma, entao minha amiga n nos deixe e nao se importe em vc postar so finais de semana, o bom eh que podemos mesmo de longe manter a conversa e as amizades, viu!!!

    Realmente hj com a internet podemos aprender tantas coisas nao, q as x temos aos nossos olhos e nem sabemos p q serve!!!

    Aqui em casa tbm costuma nascer do chao lindas flores, bem aonde colocao o carro e fica bem embaixo dele, nasceu uma florzinha linda...tomo todo cuidado p n passar a roda encima,,,,

    Bjinhso rose jp

    Conhece uma musica assim??....

    Nos galhos secos de uma arvore qq onde ninguem jamais pudesse imaginar

    O Criador fez uma flor a brotar...

    Sabe p que Lucinha?????

    Respostas!!!!


    Para nossa alegria!!!! Para nossa Alegria!!!!

    Para vc ver o cuidado q Ele tem p conosco,,,

    Bjinhos rose jp

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucinha,
    Já comi salada das folhas e flores também, e é ótimo tem várias propriedades!!!
    Beijo,
    jud-artes.

    ResponderExcluir
  8. Lucinha, ainda que ausente, sempre terás um lugar cativo no meu coração.
    Adorei a tua visita, o teu post, as tuas informações sobre a capuchinha.
    Beijos, amiga e fica bem!

    ResponderExcluir
  9. Lucinha querida!
    Gostei do título "Jardim Produtivo"
    Muito lindo! Se contemplarmos o jardim,o quintal,com esse olhar carinhoso faremos grandes descobertas. Amei sua postagem!
    Obrigada pela partilha.
    Abraços! Uma semana abençoada e feliz pra ti.

    ResponderExcluir
  10. Lucinha, você pode estar sem tempo, que está, pois eu noto isso durante os dias da semana, mas mesmo sem tempo para pesquisar assuntos e atualizar com mais frequência o seu blog, o que importa é que você tem sensibilidade para reparar, parar, clicar e partilhar connosco . Olhe, eu mesma faço 1, 2 post´s por semana e acho que cheguei a dizer-lhe que eu não conseguia fazer tantas postagens por semana como você . Acho que tudo é uma questão de hábito e logo, logo, você vai ver que afinal tem tempo para blogar. Vou ser franca consigo, pois já a considero minha amiga, acho que mais vale a qualidade do que a quantidade.
    Quanto à capuchinha e demais flores que alindam os nossos blogues:
    Aqui diz-se, que Maio é o mês das flores, pois é neste mês que todos os campos, os montes, jardins, quintais, se enfeitam de flores de vários tons. E mais... dizem por aqui que as plantas que nascem espontaneamente nas beiras dos caminhos e nos quintais, são as de que mais precisamos e, no fundo, é bem verdade. Repare só no que descobriu sobre essa flor tão simples, a capuchinha?
    Ela é aproveitada para fabricação de remédios, na cosmética, culinária e outras coisas mais. Reparei, ainda, que a capuchinha é conhecida por chaga de Cristo. Aqui as papoilas também estão associadas às chagas de Cristo. A partilha, a troca de ideias e conhecimentos tem efeito muito positivos, não acha?

    Beijinhos e tenha um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  11. Lucinha, bem senti a sua ausência. Falta de tempo às vezes é sinal de vida produtiva. Que Deus continue acompanhando a sua permanência por terras estrangeiras. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. estamos tentando fazer as cachorras se reunirem pra tirar a foto pra aparecer na nova zelandia rsrsrs ta uma comedia!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá amiga Lucinha,
    Que "post" maravilhoso!
    Adoro verde e plantas que nasçam espontaneamente. Ainda agora fui dar um pequeno passeio junto da zona onde moro e todos os dias descubro ruas novas com plantas lindíssimas a decorar muros e jardins.
    Conheço essa planta que também acho muito bonita e que aqui na minha zona também não é muito valorizada.
    Desconhecia essas propriedades.
    Grata por partilhar todas essas informações.
    Desejo-lhe uma ótima semana.
    Um grande beijinho.
    Ailime

    ResponderExcluir
  14. Passei aqui para conhecer o seu blog e achei ele uma gracinha!! Faço parte também das Blogueiras Unidas e estou te seguindo... Sucesso!

    Abraços,
    http://pedagogiccos.blogspot.com
    http://asmulheresdehoje.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. oi Lucinha!!!

    Também demorei a chegar,tá vendo?
    É que passei o final de semana com a casa cheia(graças a Deus).E hoje vou receber a visita de um amigo muito querido,morador de Tiradentes/Mg.Enquanto ele nào chega vou fazendo as minhas visitas que estão super atrasadas.Minha roupa já está na máquina e daqui a pouco vou estendê-la...enquanto isto falo com você.
    Sabe,amiga,em minha casa de Barbacena eu tinha chaguinhas de cores variadas que iam do amarelo ao vermelho escarlate.Infelizmente não trouxemos mudas e hoje vendo sua linda postagem,me lembrei delas...vou tentar encontrar por aqui.
    Gostei da visita e agradeço o comentário tão carinhoso...obrigada pelo "sorriso Lindo"...vc é um anjo!
    Estimo que sua mãezinha esteja bem.
    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  16. Oi Lucinha!
    Linda, delicada e santa capuchinha.rsss Apenas contemplamos estas belezas e esquecemos de conhecê-las melhor.
    Que enorme que fica, maravilha.
    Beijinhos e uma super semana!

    ResponderExcluir
  17. não conhecia esta planta....beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  18. OIii

    ai que lindo! Como eu queria ter esse dom de saber mecher com plantas...

    bjsss

    ResponderExcluir
  19. Oi Lucinha!
    Que lindo seu blog, até brinquei com o netinho, que fofo!
    Estou seguindo, sou BU e te espero também!
    Obrigada! Bjs!
    Mari

    ResponderExcluir
  20. Querida Lucinha!
    Fiquei daqui encantada em ver este teu exuberante "jardim produtivo",se espalhando e alegrando o teu cotidiano! Mas sabe que é mesmo verdade,minha amiga? Há inumeráveis plantas ditas "selvagens" que crescem ao nosso redor,cujo valor desconhecemos. Imagine se as pessoas aprendessem mais sobre isso, através das escolas e outros meios de comunicação? Realmente,poderiam trazer muitos benefícios à vida de todos!
    E eu adorei a tua pesquisa sobre a "capuchinha"...Sem dúvida uma plantinha de muitas qualidades!
    Ô,minha doce e querida amiga...Por favor,não fique preocupada se você só pode postar aos fins de semana... Eu mesma,na maioria das vezes, não tenho muitas chances de postar durante a semana também não (Rs...) E concordo com a Paula, o que mais importa em tudo é a qualidade, o carinho, o respeito e a amizade que temos entre todos nós,desta incrível blogosfera!
    E lembre-se que as tuas belas postagens,além de nos trazer doces inspirações, sempre nos enriquecessem de interessantes informações deste outro lado do mundo, e trazem paz, aconchego,alegria,esperança e amor aos nossos corações!
    Beijos doces pra ti,querida amiga e um abraço apertado aqui da nossa cidade maravilhosa!!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
  21. Lucinha filha querida e amada de Deus, sempre uma alegria para mim seus comentários, muito obrigada pelo seu carinho, vc é uma pessoa muito especial, acredite!
    Fique na paz de Nosso Senhor, que Ele te abençoe e te inunde do mais puro amor.
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Lucinha,
    também ando assim, com o tempo reduzido. Muito trabalho na profissão este mês, mais o curso, a blogagem e a lida diária.

    Gostei muito das suas dicas em relação à capuchinha. Tenho muita capuchinha na horta de varanda. E já postei um Ice Tea de poejo e flores maravilhoso (deixo o link).

    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  23. Lucinha meu amor, antes de tudo mil desculpas pela dmeora em te visitar, andei viajando, correndo de um trampo pro outro e pra escola enfim de correria sei que entende amiga, mas cá estou eu pra lhe dar um grande abraco cheio de saudades....
    Essa planta ai ajuda na prevencao da queda de cabelo? QUE TUDO, no Brasil meu cabelo caia de janeiro a dezembro, nao sei por que, aqui melhorou muito, quase nao sofre de queda de cabelo mais.
    A flor é linnnnnda, e vc super dotada nas pesquisa heim? Que maximo!!!
    Eu ainda nao lhe mandei meu endereco por que parece que minah rua vai mudar de nome, estou com receio de lhe dar o atual e caso vc me escreva mude ai nunca vou receber sua cartita, quando a ´´prefeitura´´ se decidir eu te mando tá, prometo, tenho seu email.
    Que estacao vc está ai Lu, que ainda tem flores pelo seu quintal? As flores comecaram a dar as caras por aqui, pois estamos na primavera.
    Amiga de oculos que recebe fio fio dos gateeeeenho, deixo um grannnnde, enorme abraco pra vc tá?
    Bom restinho de semana, e eu entendo vc, tb sou blogueira d eum post por semana, vida real nao espera rss noram!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá Florzinha de Nova Zelândia!!
    Me perdoe por só agora ter podido agradecer a sua visita, mas é que estive muito ocupada nesses dias, filhos indo morar no Rio de Janeiro, tirando o passaporte do meu filho e tentando tirar o visto que foi negado, fiquei muito triste pelo meu filho que ia para Califórnia amanhã, participar de um Campeonato Mundial, e frustaram o sonho dele, mas fazer o quê, faz parte da vida, prefiro pensar que ainda não era hora, pois desde o começo entregamos tudo nas mãos do Senhor.
    Também nunca tinha tirado passaporte, visto, pra mim foi muito confuso, e as vezes as pessoas não te explicam direito as coisas fiquei meio perdida.
    Como sempre acabei falando demais não é mesmo, kkkkkk
    muitas saudades de vc e espero que esteja bem minha querida.
    Ando meio desanimada, mas logo,logo vai passar.
    Um grande beijo, Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  25. Florzinha,
    já ia me esquecendo, que bom q vc gostou do blog a opinião dos meus AMIGOS, são muito importantes pra mim, obrigada pelo carinho.
    Bjim.

    ResponderExcluir
  26. Oi Lucinha
    Estava com saudades do seu jardim.
    Amiga, eu também passei a ser blogueira só nos finais de semana, assunto também não falta, mas o tempo... esse também está curto por aqui.
    Gostei de saber das propriedades da capuchinha. Esses dias vi pela televisão um cozinheiro preparando um prato de salada onde ele usou as folhas e as flores, confesso que fiquei curiosa para saber o sabor.
    Um grande abraço e tenha um lindo final de semana.
    Maria Luiza

    ResponderExcluir
  27. q legal, eu tenho essa planta no meu jardim,pensei q era "mato". Deixei porque achei a flor bonitinha !!!Não sabia da importancia dessa planta !!! obrigada, valeu a dica. um forte abraço,e ja estou te seguindo.

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias