Lixo que decora e organiza - Os amados caixotinhos de madeira

Caixotinhos que decoram e organizam o ambiente.
Foto cedida pelo meu irmão.

Quando eu fui ao Brasil, fiquei impressionada com a quantidade de caixotes de frutas, ou de feira como são chamados, jogados nos cantos das calçadas. Pra minha maior tristeza, muitos, misturados com o lixo. Fiquei tão chateada, que não tive coragem de fotografar.

Talvez, eu tenha passado por muitos enquanto morava lá, mas minha vida era tão centrada no trabalho e nas preocupações diárias que não os enxergava.

Alguns, em péssimas condições, mas juntando três, poderia ser aproveitado pelo menos um, fazendo uma reforma para reforçá-los.

O mais triste disso tudo é ver as pessoas passando e vendo todos aqueles caixotinhos como se fossem coisas sem nenhuma utilidade, ou seja, lixo. Lixo, que além de não ser reaproveitado, vai poluir ainda mais o nosso planeta, tão sofrido.

Uma pena! A prova de que eles podem e devem ser reaproveitados, além de decorar com muita beleza, são esses inúmeros trabalhos que temos visto nos blogs.

Aqui na NZ, eu não os encontro com essa facilidade.

Entendo que não é fácil perder a vergonha e pegar caixotinhos, ou seja, lá o que for, nas ruas, principalmente nas caçambas e levar pra casa.

Há algumas semanas atrás, eu vi um lindo objeto em cima de uma lixeira. Como estava longe de casa, e havia deixado meu carro na estação de trem próximo de onde moro, fiquei com vergonha de trazer, já que era grande. Só não fiquei com mais raiva de mim, por não ter tido essa coragem, porque a minha amiga que mora em frente a essa lixeira, pegou e levou pra casa. Que alívio! Se eu tivesse deixado aquele lindo objeto lá, sem dono, acho que perderia pelo menos uma noite de sono. Risos Mas ele está em boas mãos.

Por esse motivo, que entendo que não é fácil, principalmente no Brasil, onde tudo é "pagar mico", pra quem não sabe, quer dizer, "vergonhoso". Precisamos superar essa vergonha e fazer algo pelo nosso tão sofrido planeta, que vai gerar benefícios pra nós mesmos.

Como vocês devem ter percebido, a foto ganhou uma marca da logo do blog. Confesso que não gostei, mas foi a única forma que encontrei de inibir o plágio.

14 comentários:

  1. Lucinha,

    Li, abri pra comentar e o povo acordou por aqui. Voltei depois de um bita tempo. E estavas me esperando,sr...

    Aqui as coisas são mesmo estranhas e essas manias de vergonhas só atrapalham. Lindos caixotes, bem organizadinhos!

    Um lindo dia das mães, mesmo que tenha passado!

    Vale sempre!!beijos,tuuuuuuudo de bom,chica

    ( hoje senti falta de umas florzinhas daí,rsr..Estás muito trabalhadeira e organizadinha...Esqueceste o romantismo,rsrs Só uma brincadeira,tá? beijos,chica que te gosta muito!

    ResponderExcluir
  2. bom dia Lucinha,
    Vim agradecer a visita e os elogios.
    Desculpe ser breve no coment, mas hoje é um dia difícil. Meu filho está sendo operado agora de emergência.
    Volto aqui em outro momento melhor.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá, grande amiga, devotada à reutilização e ao reaproveitamento, como eu, como toda blogueira, que não tem vergonha de olhar caçambas e lixos. Ontem mesmo levei a Gabriela e na volta vi um tapetinho de crochê branco e azul, mas muito sujo, bem na calçada e não tive vergonha (um pouquinho só)de pegar e abrir. Olhei bem e só tinha um furo e como eu adoro crochês, trouxe-o para casa. depois de limpinho e consertado, ele durará muito e crochê dele é lindo! Lucinha, embora eu acho que tenha passado o dia das Mães aí, eu te abraço fortemente parabenizando-a por ser mãe e veja lá no Alquimia também! Grande e forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Lucinha querida. Com saudade e o mesmo carinho de sempre passo por aqui para ver as novidades e leio essa sua reflexão, que só faz por reforçar as minhas...
    Você tem razão, é preciso vencer a inibição diante do lixo. Feio é para quem jogou fora. Nós "caçambeiras de plantão" (estou pensando fundar essa associação, o que acha? rsrsr) deveríamos receber uma salva de palmas a cada objeto salvo do lixão. Exemplo lindo é da Lu Klein que um dia postou uma foto dela e de uma amiga indo para um casamento, toda vestida de gala e parando numa caçamba para recolher um objeto. Essa é a melhor de todas!!!! Essa mulher briga pelas causas éticas e verdadeiras. Admirável. E você, igualmente me encanta com sua gentileza e generosidade diante de todos.
    Um abraço grande e tenha um lindo sábado.

    ResponderExcluir
  5. e lindos caixotinhos!

    beijo

    ResponderExcluir
  6. A mim também não me espanta a vergonha, admira-me é ver em pleno Séc. XXI tanta quantidade de caixotes e outros monos amontoados ou jogados em qualquer lado.
    O tema que nos trouxe é muito importante e se é verdade que nós e todos os cidadãos anónimos temos o dever de ser mais responsáveis na defesa do nosso planeta, para isso acontecer também é de crer que o melhor é legislar e fazer cumprir, mas já é muito bom ver blogues como o seu e outros tantos disponíveis a divulgar e a interiorizar que é importante reciclar e reaproveitar. A Lucinha faz um ótimo trabalho e olhe, não se preocupe em comentar no meu blog, embora gosto muito de receber os seus comentários e de todos os que comentam, mas não é motivo de deixar de vir aqui, porque gosto de ler o que escreve e visitá-la já se tornou um hábito. Sempre que possa vou estar por aqui.
    Bj** e um Bom Fim de Semana m/ amiga.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucinha!
    Que legal ficou esta estante de caixotes. Ah, confesso, morro de vergonha, embora veja coisas que podem ser reaproveitadas.
    Beijinhos e um feliz domingo!

    ResponderExcluir
  8. Ótimos toques Lucinha!

    A minha vergonha já perdi foi há tempo, pego caixa de legumes, pallets, estrado de cama, cx de papelão etc.

    Um ótimo dias das mães p/ vc!

    Beijãoooooooooo

    ResponderExcluir
  9. Ficaram ótimos. È preciso criatividade e reutilizarmos, certamente.
    bjs
    Feliz domingo das mães.

    ResponderExcluir
  10. Lucinha, não ficou ruim. Talvez agora as pessoas se sintam constrangidas para copiar.
    Eu amo caixotes de Feira. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Lucinha,
    há quanto tempo que não venho ao seu cantinho. Tava com saudades. Menina, esses caixotes de frutas eu não encontro com facilidade aqui em Fortaleza não, mas se tivesse eu pegaria sem problemas e tentaria fazer lindas coisas que vejo pelos blogs afora.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga, passei aqui para conhecer o seu cantinho, amei tudo o que vi.Já estou te seguindo. Ficarei muito feliz se puder me seguir também.
    Sou blogueira unida 2094.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias