Descobri o nome dessa linda flor

Passei por baixo da trepadeira pra tirar esse foto.
 Olhem a fileira de flores

Os lindos frutos



Maracujá banana é o fruto de várias plantas do gênero Passiflora , e são, portanto, relacionado com o maracujá . Eles se parecem um pouco como um, em linha reta pequena de banana com extremidades arredondadas. Foi dado este nome em Nova Zelândia, onde o maracujá também são predominantes. No Havaí, ele é chamado de banana poka. Na sua pátria latino-americana, é conhecido como curuba, de curuba Castilla, ou sabanera curuba blanca (Colômbia); taxo, tacso, tagso, tauso (Equador); Parcha (Venezuela), tumbo ou curuba (Bolívia); tacso, tumbo , tumbo del norte, trompos, tintin ou purpur (Peru).

Existem várias espécies de maracujá banana, por exemplo:
P. tripartita var. Mollissima
P. tarminiana

Mollissima e seu parente próximo Passiflora mixta são trepadeiras com hastes cilíndricas densamente revestidos de pêlos amarelos, e são escaladores vigorosos, crescendo até sete metros. As folhas são de um verde brilhante, com veias bem definidas, a flor é grande, rosa e verde pétalas com um centro amarelo e branco. O fruto é amarelo-alaranjado quando maduro e contém uma polpa doce cor de laranja com sementes pretas comestíveis.

O maracujá banana é nativa da vales andinos da Venezuela ao Peru . Ele foi domesticado em torno da época da conquista espanhola e hoje é comumente cultivada e seus frutos são regularmente vendidos em mercados locais. A vinha é cultivada na Califórnia como um ornamental sob o "nomepassionflower softleaf ". É cultivada em certa medida, Havaí e do Estado de Tamil Nadu , Índia .

P. tripartita var. Mollissima e P. tarminiana foram até recentemente considerado uma espécie, P.mollissima.
[ editar ]Espécies invasoras

P. tarminiana e P. tripartita prosperar no clima da Nova Zelândia . Eles são de espécies invasoras , uma vez que pode sufocar margens florestais e regeneração da floresta. É ilegal vender, cultivar e distribuir as plantas.

Videiras maracujá banana são agora sufocando mais de 200 quilômetros quadrados (520 km 2) de floresta nativa nas ilhas do Havaí e Kauai. As sementes são espalhadas por porcos selvagens, aves e seres humanos. [1] [2] A videira também podem ser encontradas em toda as terras altas da Nova Guiné .

Maracujá banana é usada como porta-enxerto para enxertia das variedades de maracujá mais comumente cultivadas para a alimentação, especialmente em climas muito frios para o maracujá produtivas em crescimento. Rebrota de debaixo do enxerto é um meio de seu aparecimento como uma erva daninha, para os produtores devem estar atentos para o surgimento baixo na haste principal ou ao redor da base da planta, e deve puxar para cima e descartar a planta quando (normalmente após 6 - 9 anos), o maracujá enxertado não é mais produtivo.

Fonte Wikipédia.




Sabe gente, eu estou muito feliz, mas muito feliz mesmo. 
Nesse post aqui, mostrei essa linda flor que nasceu espontaneamente, lá nos fundos do meu quintal.  Como não a conhecia, pedia ajuda aqui no blog.

 A Graça lá de Portugal, conhecia a planta e escreveu no comentário o nome dela. A Ailime que também é uma amiga lá de Lisboa me ajudou a pesquisar. 

Encontrei muitas informações sobre essa trepadeira, e algumas até curiosas. Li que ela é considerada praga invasora em alguns lugares.
Descobri também que é  a fruta é um produto típico da Ilha da Madeira, como vocês podem ler nesse blog, que fala sobre os pratos típicos da Ilha.
Aqui na NZ ela é chamada de banana passionfruit, mas não é muito popular.

Baseado nessas informações eu resolvi buscar a fundo a origem e as particularidades dela, que vocês podem conferir na pesquisa no Wikipédia, acima.

Existem várias espécies dessa planta, e algumas delas são consideradas invasoras aqui na NZ, e em outros países. Mas, pelo que li e entendi, a espécie que eu fui presenteada é Passiflora mollissima. Sendo assim, acredito que não vou ter nenhum problema.
De qualquer forma vou procurar saber se ela causa dano à biodiversidade do país.

Pra mim ela é muito valiosa, e foi um presente do céu pra mim. Não plantei. Alguns pássaros a trouxeram de algum lugar do mundo.  Esse mistério eu não sei decifrar. Só posso imaginar.

Ela está crescendo rápido conforme a Manuela me alertou. Mas, como ela está num lugar que ninguém tem acesso, a não ser eu, ou o rapaz que faz a poda necessária, que vem uma vez por ano, ou mais, não vai incomodar e nem ser incomodada por ninguém. Só vai ser visitada e admirada por mim e pelos pássaros.
Os frutos já estão aparecendo como vocês podem ver nas fotos. Assim que fizer a primeira colheita eu mostro.

Não sei se vocês me compreendem, ou se me acham uma bobinha, mas o fato é que essas coisas mexem demais comigo, me emocionam. Vocês não podem imaginar como fico lá nesse jardim natural "nature garden". Sinto a forte presença de Deus em minha vida em cada flor que nasce, em cada folha que caí, nas gotas de chuva nas folhas, flores e etc.

Quem me acompanha há algum tempo, sabe o meu sonho de ter um jardim onde eu possa decorar do meu jeito. Tem um enorme aqui que eu chamo de jardim pelado. Isso porque só tem grama. Se fosse maior eu chamaria de campo de golfe. Rs Mas não é meu.

Aí... subitamente, eu descubro que já tenho o meu jardim. Um jardim natural, onde eu não preciso fazer nada, a não ser, admirar e mostrar pra vocês. 

Deus planta, Deus cuida, Deus frutifica, e eu colho as bênçãos.


Uma abençoada semana para todos nós.

23 comentários:

  1. Lindo e emocionante e sinto como tu essa emoção. Ganhaste a flor e ela dará frutos ali, no teu jardim.

    Isso nos alegra de verdade, porque ainda somos sensíveis ... Manter isso pra sempre é preciso!! Lindo post, informações,tudo! beijos,ótima semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Lucinha.
    Não pense que esqueci o seu aniversário, só não mandei um beijo para você ontem, 9-6-12, porque estava em um lugar que não tinha acesso a internet.
    Aqui vão os meus votos de que você faça muitas, muitas, outras primaveras. Que Deus te abençoe. Beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. Lucinha que bom que vc descobriu tantas coisas sobre essa linda planta! Seu texto me emocionou pois tb tenho um pequeno jardim, que eu planto as coisinhas, mas os animais que vêm desfrutar de tudo que planto é que me emociona sabe, e sinto o mesmo que vc quando estou sentada lá no meio dele, quietinha e eles chegam pertinho de mim...Lucinha vc me perguntou lá no bloguinho sobre minhas unhas rsrsrs, sabe que a alguns anos minhas unhas pareciam de papel, isso me desanimou muito. Tentei luvas mas não adiantou. Acredite faço tudo dentro de casa, tudo mesmo e hoje em dia elas não quebram mais. Só coloco luvas quando vou cuidar do jardim pois tenho medo de aranha rsrsrs. Obrigada pelos elogios lá no meu cantinho. Beijão e uma linda semana pra vc.
    cantinho da galega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucinha, que lindo esse maracujá. Eu conheço o Passiflora alata, mais resistente ao frio do Rio Grande do Sul(esse tem pétalas vermelhas).
    Um ótimo domingo para você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Lucinha, importante saber se ela é comestível, como as bananas ou os maracujás.
    Aí tem aquele florzinha rasteira chamada 11 h?

    ResponderExcluir
  6. Lucinha querida!
    Estou atrasada... Perdoe-me.
    Pessoas como você não dá pra esquecer és muito especial! Agradeço a Deus pela sua vida e desejo-lhe muita saúde, paz, felicidades e muitas alegrias... Que todos seus sonhos
    se realizem e que essas lindas flores
    continuem embelezando sua vida.
    Abraços! Um dia florido de Deus pra ti.

    ResponderExcluir
  7. EI Lucinha!
    A flor é realmente belíssima e realmente valeu toda a pesquisa!
    Querida, meus parabéns atrasado, que você seja muito feliz e continue sendo essa pessoa linda e simples que é com olhos para enxergar as belezas de Deus!
    Parabéns.
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  8. Se ainda não se inscreveu, se inscreva para o sorteio,ainda da tempo. Vamos edificar a cada dia mais a nossa vida. Grande beijo
    http://grandeigualdavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Lucinha, minha amiga,

    Obrigada pela pesquisa! Realmente, se bem observada, a gente percebe as semelhanças entre esta flor e a do maracujá propriamente, rsrs. Quero também te felicitar (com atraso, desculpe!) pelo aniversário e desejar que Deus te conceda uma vida sempre cheia de alegrias!

    Um abraço especial e boa semana!

    ResponderExcluir
  10. Que lindo! Mais do que a explicação científica, foi a sua declaração no final do post. Imagino vc por horas admirando o seu jardim, deve ser um momento de muita paz e conversa com Deus. Momentos maravilhosos.
    Fica na Paz! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Lucinha, querida, será que o meu abraço de parabéns ainda chega dentro do prazo!?
    Um , mil, abraços fortes para ti, linda.
    Nina

    ResponderExcluir
  12. pelo jeito aqui se tornou uma verdadeira aula de botânica! Muito interessante essa plantinha e como a flor dela é linda! Gostei muito do que voc~e disse: "Deus planta, Deus cuida, Deus frutifica, e eu colho as bênçãos." E o que mais imorta: Ele vê e sabe do seu cuidado e amor para com elas. Fique na paz Dele! Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Você tem a mesma empolgação que eu para as plantas e tudo que diz respeito à natureza.
    Tinha vista a flor e seu pedido de ajuda para descobrir, mas se tivesse visto a flor por baixo, teria dado um palpite.
    Há poucos dias mostrei uma flor de maracujá e reconheci logo a semelhança do miolo. Também já mostrei o maracujá banana no blog, mas não conhecia a flor. Assim, vamos trocando informações, ampliando nosso conhecimento e colhendo alegrias!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Gostei imenso, Lucinha deste post que me muito me eluidou. Já que és adepta da biodiversidade, digo.te que essa planta a comprei num viveiro, e cresceu de tal forma que amarrava-se a tudo. Tirei-a porque era invasora, mesmo sendo muito linda. Mas qual não foi o meu espanto que, mesmo ao fim de vários anos (5-6...) pequenas plantas crescem um pouco aqui e ali...sem a ter mais!
    Não sabia era que é da familia do maracujá!
    Obrigada
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  15. Lucinha parabens pelo aniversario, saúde, paz e amor, beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  16. Minha querida Lucinha,

    Seu jardim natural está cada dia mais lindo e compreendo perfeitamente a sua emoção,tenho certeza que sentiria também a mesma coisa...para você,longe da família,este jardim se torna a sua família e cada plantinha passa a fazer parte da sua vida.
    Bjsssss,amiga,
    Leninha

    ResponderExcluir
  17. Que bom que tem um jardim natural. Não conhecia esta flor, nem o fruto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oiii , tudo bem ?! Feliz dia dos Namorados, que Deus abençoe todas as áreas de sua vida. Grande abraço
    http://grandeigualdavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Que benção amiga , essa planta nascer assim no seu quintalsenti nsua alegria ...pois eu também me emociono com esse tipo de coisa ...adoro plantas , flores e pássaros, e me sinto realizada qdo vou a casa do mato e coloco as mãos na terra!
    eu nunca vi essa planta e os frutos dá para comer???
    abraços querida!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Oi Lucinha!
    É incrível mesmo, nascer assim e a presentear com estas lindas flores e agora frutos, que maravilha. Aproveite, aí tem o dedo de Deus.
    Fico feliz por você!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  22. Olá Lucinha,
    Linda essa flor e como compreendo a sua emoção ao vê-la crescer dessa forma bonita.
    Deus presenteou-nos com uma natureza muito bela recheada de flores lindas.
    E em cada estação elas têm o seu encanto!
    Enquanto não tenho tb o meu jardim privativo rsrs vou fazendo as minhas caminhadas por entre ruas em que as moradias estão repletas de flores lindas e admirando alguns campos aqui em redor.
    E vou tirando ideias para que um dia...quem sabe, como a Lucinha, poder também ter nem que seja um pequeno canteiro para cuidar.
    Não desista dos seus sonhos!
    Um beijinho e cont. de uma boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  23. Minha nossa minha querida amiga Lucinha. Ia comentar sobre a tua trepadeira mas lendo tua postagem anterior vi que esqueci completamente do teu aniversário... e agora? o que fazer? só me resta pedir desculpas (e espero que sejam aceitas, kkk), te desejar muitos anos de vida, que todos os teus sonhos ainda não realizados se tornem uma feliz e doce realidade e que no próximo niver você possar passar junto com teus familiares e amigos e receber muito afeto, carinho e calor humano. Um grande beijo amiga. Fique com DEUS.

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias