Não tem espaço para plantar? Não acredito!

Uma pequena grande horta.
Ele aproveitou as sacadas das portas e janelas. 
 De perto.
E pra quem não tem varanda ou sacada, dá pra plantar na bolsa. Rs


A coisa que mais se ouve e as pessoas dizendo que não têm espaço para plantar uma hortinha. Eu também pensava assim, até um tempo atrás. E, depois de ver tantos projetos realizados em apartamentos, varandas, áreas, etc. Penso que só não cultiva quem realmente não quer, ou não se interessa em ter alimentos orgânicos.

Hoje, eu tenho muito espaço onde moro, e no momento, estou começando a realizar o meu projeto de ter uma horta de verdade. Mas, enquanto isso não acontecia, plantei e colhi muitos legumes e verduras plantados em vasos. A cebolinha, coentro, salsa, nunca faltam.

E, buscando informações para aplicar na minha horta que é orgânica. Isso quer dizer que não coloco nenhum produto químico nela, e até o adubo, solo, sementes e até as mudas, eu faço questão de comprar com o selo de produto orgânico. Enquanto minha horta ainda não está no ponto de fotografar e mostrar aqui, devido estarmos na estação mais fria do ano, e os vegetais adequados para o clima, que já estão plantados, estão muito pequenos, ainda bebezinhos. Enquanto isso, trago pra você as imagens acima, que é de um blog  lá do Reino Unido, onde é mostrado como se pode plantar e colher em pequenos espaços.

Nesse caso, ele colheu 900 Euros em um ano em alimentos. Ele contabiliza todos os meses, e no final ele soma pra ver o resultado de cada ano.
A ideia é maravilhosa. Como vocês podem ver, ele plantou nesse pequeno espaço, e aproveitou até as sacadas das janelas. Deve ser muito lindo abrir a janela e ver uma plantação de saladas.

E, na última imagem, ele recebeu de cortesia de uma leitora, que mostra como se pode plantar até numa velha eco bag. Uma forma de reaproveitar ainda mais o que já foi reaproveitado.

Se vocês quiserem saber mais sobre esse maravilhoso projeto, é só clicar aqui no blog Vertical Veg. Não saio de lá buscando informações para o meu pequeno projeto sonho. Risos

E agora, vai sair ou não uma hortinha no seu cantinho?

Os comentários nos nossos blogs enriquecem as publicações, trocam-se informações, aprendizados e experiências. Muitos já viveram situações  parecidas com essa acima, ou gostariam de viver. Sendo assim, que tal partilharmos aqui as nossas histórias? Talvez, um pequeno vaso com cebolinhas plantadas. Ou, um projeto maior. Seja lá o que for vai trazer enriquecimento para todos nós.

Tenham um lindo e abençoado Domingo! O meu já está terminando. Rs

19 comentários:

  1. Muito legal, Lucinha. É bonito e viável para quem tem tempo integral de ficar cuidando. As plantas requerem muito cuidado, sim. Meu sonho era ter horta, mas acabou-se.Descobri que não tenho dedo verde! Rsrsrsr! Plantas dão muito trabalho e eu não tenho tempo para cuidar!E agora depois dos blogs, menos ainda! Eu sou bastante frustrada por não poder ter a minha horta. Parabéns por esse post tão animador e mostrando que quem quer, consegue, nem que for verticalmente! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei ver essa horta em todos os lugares por onde ele pensou plantar... Lindo isso!! Quando queremos, podemos!! Isso mostra!

    Acho legal e estou louca pra ver a tua que na certa ficará linda também...

    beijos,ótima semana,tudo de bom,chica( achei o máximo o que disseste sobre não ter visto cigarros por aí!)

    chica

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga Lucinha,
    Que ideias maravilhosas e que me transmitem sempre uma renovada esperança de um dia ter a minha hortinha.
    Neste momento por motivos de poluição tenho a minha varanda fechada o que não iria dar para realizar um projecto deste género.
    Quem sabe um dia!
    Deixo-lhe um grande beijinho e votos de uma excelente semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  4. Já tentei e até tive algum sucesso. Mas duram pouco. Meu apto não tem varanda e aproveitei parapeito de janelas.
    No jardim do Edf, plantei bananeiras e estou acompanhando o crescimento.
    Acho bananeira linda em jardins.

    ResponderExcluir
  5. Já tentei e até tive algum sucesso. Mas duram pouco. Meu apto não tem varanda e aproveitei parapeito de janelas.
    No jardim do Edf, plantei bananeiras e estou acompanhando o crescimento.
    Acho bananeira linda em jardins.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade qualquer cantinho desde que tenha sol em pelo menos um periodo do dia, já dá uma bela hortinha!!!!Beijos querida, adoro suas postagens!!!
    Jud-artes.

    ResponderExcluir
  7. Minha querida Lucinha,

    Gostei demais de saber que você terá a sua hortinha...e como é uma guerreira sei que irá conseguir.
    Achei o maior barato a hortinha aproveitando todos os espaços,amiga!Tenho uma prima que mora em apartamento e tem uma horta em vasos com alface,salsa,cebolinha,coentro,pepino,pimentão e até abobrinha!A varanda dela é muito linda e a gente quando vai visitá-la,senta em um banco e fica sentindo os aromas todos.
    Nós já temos um pequeno canteirinho com hortelã,manjericão e boldo do Chile.Vamos aumentar e plantar mais,depois mandarei as fotos.
    Uma boa e feliz semana para você,amiga.Que bom saber que vai ter mais tempo para nosso intercâmbio bloguístico,rsrsrs.
    Muitos bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucinha ,saudades..adorei o post,meu marido adora plantar e temos problemas com espaço,mas nas minhas bolsas nem pensar rsss
    meu beijo

    ResponderExcluir
  9. Super bacana!!!Eu estou com um projeto de uma horta aqui para casa, mas tenho os temperinhos em vasos perto da cozinha...Assim que tiver montada minha hortinha eu mostro...
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  10. ai que delicia!!! eu queria tanto cultivar horta ela em cravinhos mas nao deu muito certo! hortaliças precisam de cuidados diarios e como a gente so vai final de semana ou meu pai no meio da semana, os bichinhos acabam comendo tudo antes de nos rsrsr

    ResponderExcluir
  11. Olá Lucinha!Te vi no blog da Rose JP,e estou aqui conhecendo o seu,gostei, muito bacana!!
    Quem gosta de plantar e de vê-las sempre por perto, arruma sempre um cantinho, para um vasinho que seja!
    Um beijo!
    Simone
    rosaserendas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. .


    Engano seu, minha amiga
    querida.
    O elogio nem sempre jus-
    tifica o seu gosto por
    aquilo ou é prova de e-
    ducação, mas um incen-
    tivo para que continue-
    mos, no mínimo, fazendo
    igual.
    Um beijo cheio de cari-
    nho, de respeito e ad-
    miração pelo seus tex-
    tos.

    Palhaço Poeta







    .

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucinha!
    Que prazer deve ter esta pessoa que colhe o que planta com tanto carinho e dedicação. Lindo, até aproveitando os espaços sobre orats e janelas. Agora você me deixou curiosa para conhecer a sua.rsss
    E o munod se transforma nas mãos de pessoas tão criativas e empreendedoras.
    beijinhos e uma abençoada semana!

    ResponderExcluir
  14. Lucinha,
    Aí com certeza não existe lei/ou/estatutos do Condomínio. No meu prédio há apartamentos com floreiras e nem imagina "a guerra" que há entre os condóminos por causa das hortas nas floreiras...pois provocam infiltrações, dizem, porque no meu apt.º e pisos de cima e de baixo não há floreiras. Mas que é agradável de ver essas plantações, é!

    Cont. de Boa Semana

    ResponderExcluir
  15. Oi Lucinha!
    para quem tem o dedo verde dá certo sim , em qualquer cantinho...
    aqui planto em todos os buraquinhos que encontro...meu marido pira...
    kkkkk

    amo plantar!
    bjssssssss

    ResponderExcluir
  16. Olá Lucinha!Obrigada por sua visita!Realmente, não ficou feia, ficou sem vida e sem graça (a cortina)e não adianta a gente quando encrenca com uma coisa, não tem jeito, ela vai descer da parede e vou doá-la sim!!
    Um beijo!
    Simone

    ResponderExcluir
  17. Olá como vai vc...Adorei seu blog é tudo muito fofo, adoro jardinagem e decoração, parabéns bjs. e um lindo dia!

    ResponderExcluir
  18. Olha so Lucinha q otima ideia!!! Eu plantei tomates aqui na parte de tras da casa, e ele esta enorme, hj vou ate comprar um pedaco de ferro p colocar ela em pe...pois esta no chao....mas ali quem cuida eh meu marido , atras da minha casa tem a do vizinho e ali eh o jardim dele, mas ele n cuida na parte de tras..e tem demais uns pernilongos q aiaiai.. Ja pedi o meu marido n plantar mas ali, aqui eu tenho uma hortinha tbm. Tem pimentam cebolinha, beringela, pimentao. E em frente tem uma horta grde de um velhinho japones e ontem ganhei uma caixa de batatas e 2 alfaces...lindos....

    Bjinhos e adorei a foto dessa casa..l

    Rose jp

    ResponderExcluir
  19. Admiro a criatividade das pessoas e uma bela horta orgânica. Meu espaço é pequeno, mas as jardineiras suprem a minha necessidade mais básica, pelo menos de ervas aromáticas...
    Bjs.

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias