O encanto nosso de cada dia - O canto do Tui

Pra quem não viu quando postei aqui, esse é o Tui.

O encanto nosso de cada dia.


Ainda bem que o tempo passa! Já imaginou o desespero que tomaria conta de nós se tivéssemos que suportar uma segunda feira eterna? 
A beleza de cada dia só existe porque não é duradoura. Tudo o que é belo não pode ser aprisionado, porque aprisionar a beleza é uma forma de desintegrar a sua essência. Dizem que havia uma menina que se maravilhava todas as manhãs com a presença de um pássaro encantado. Ele pousava em sua janela e a presenteava com um canto que não durava mais que cinco minutos. A beleza era tão intensa que o canto a alimentava pelo resto do dia. Certa vez, ela resolveu armar uma armadilha para o pássaro encantado. Quando ele chegou, ela o capturou e o deixou preso na gaiola para que pudesse ouvir por mais tempo o seu canto. 
O grande problema é que a gaiola o entristeceu, e triste, deixou de cantar. 
Foi então que a menina descobriu que, o canto do pássaro só existia, porque ele era livre. O encanto estava justamente no fato de não o possuir. Livre, ele conseguia derramar na janela do quarto, a parcela de encanto que seria necessário, para que a menina pudesse suportar a vida. O encanto alivia a existência. Aprisionado, ela o possuía, mas não recebia dele o que ela considerava ser a sua maior riqueza: o canto! 
Fico pensando que nem sempre sabemos recolher só encanto... Por vezes, insistimos em capturar o encantador, e então o matamos de tristeza. 
Amar talvez seja isso: Ficar ao lado, mas sem possuir. Viver também. 

Pe.Fábio de Melo

Acabei de ler esse texto lá na Leninha e amei.



Um dia chuvoso de inverno, durante uma pequena estiada, fui lá fora dar uma olhada nas plantas. O silêncio foi quebrado com o canto do Tui, que parecia estar tão feliz quanto eu. Ele, por poder voar de galho em galho e cantar. Eu, por poder dar uma olhada nas minhas plantinhas.

Foram apenas alguns minutos, pois a chuva não demorou a cair novemnte. Não poderia deixar de partilhar com vocês o canto me fez parar, contemplar, ouvir e refletir. Deus é maravilhoso e sua criação é perfeita.

O vídeo não é de boa qualidade. Além, de não ter muita experiência nisso, eu estava tentando me aproximar o máximo pra poder filmar, sem espantá-lo. Vale à pena assistir. Ele dura menos que um minuto.



Um lindo e abençoado dia!

19 comentários:

  1. Lucinha,

    Que lindo!! E como é bom iniciar o dia assim..

    Enquanto Kiko e Neno ainda dormem, estou aqui a conversar com amigos, sentada, de pijama, com os pés em outra cadeira,sabes, os problemas com eles eme acompanham por onde vou) e ouvindo cantos e mais cantos, lindíssimos desses também amigos ...

    Daqui a pouco, hora do café e estará o danado do bem- te- vi nos olhando, na mesa ao lado, com cara de "pidão",rsrs

    Adorei ouvir teu amigo aí e conseguiste filmar de pertinho!!!beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia minha querida !!!!!!!!!!!!!
    Que lindo e tocante quando encontramos uma alma tão pura como a sua...eu me sinto tão pequena diante de vc.Mas prometo que ando em busca de melhoramentos...lindo seu post e,com a mensagem do Padre Fábio deu um canto maior...o vídeo tbm me fez recordar quando acordo com o seu cantar...
    bjssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Acho que já ouvi um Tuí.
    Como sempre fui urbana, meu contato com campo é muito rápida e esporádica. Mas uma coisa que tenho certesa é que pássaros tem que estarem soltos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucinha!
    Liiindo!
    Esta sensação de liberdade é que dá a felicidade mostrada em canto.
    Engraçado é que o canto dele é em etapas.rss
    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. Maravilha esta sensação de liberdade. ..
    Como cantar preso?...

    ResponderExcluir
  6. Lucinha querida,
    Já pensou o lindo Tuí em uma gaiola?Seria muito triste,né?Também adorei o canto,bonito demais...aqui em casa eu ouço um bem te vi e várias maritacas,cantando o dia inteiro.Quando você vier,vai gostar muito,amiga.E vamos conversar até o dia raiar...

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  7. Lembrei logo do Tui, mas ainda bem que mostrou novamente, vale mais 2 vezes do que nenhuma. E achei muito bonita a história para aprendermos com a liberdade dos pássaros.

    -/-
    Lucinha,
    A partir de Sexta estou de férias do trabalho e preciso ter uns dias folga do computador, pelo que se não voltar aqui, pelo menos, durante a 1.ª quinzena de Agosto não estranhe. Volto sem data marcada, mas espero chegar com bastante energia para continuar conectada com este espaço e ler tudo o que escreveu. Costumo dizer que a blogosfera proporciona-me melhor leitura do que certos livros por aí escritos. E este blog eu sigo sempre com muito prazer.

    Um abraço amigo/Paula.

    ResponderExcluir
  8. OLÁ!
    LINDO ...PARA MIM NÃO EXISTE SOM MAIS LINDO DO QUE OS PÁSSAROS CANTANDO.
    AMO DE PAIXÃO!
    BJSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  9. Vi agora teu recado.Entrei sem problemas!Tudo normal!!!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Querida
    Obrigado,por nos mostrar o Tui e seu belo canto,adorei lindooooooooo
    Bjosss
    Boa tarde

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucianha, meu bom dia foi com o canto do Tui que eu ainda nao conhecia. Onde moro tem vários cantos: sabiá, sanhaços, sabiás, cangaíba, menos o Tui. Que felicidade você poder filmá-lo pra nos dar de presente. Amei!
    Uma vez na infância, vi meu vizinho tb garoto, aprisionar vários pardais. No dia seguinte estavam todos mortos!
    A beleza deles era a liberdade.

    beijos
    Zizi

    ResponderExcluir
  12. Bom dia querida amiga Lucinha. Vim voando até aqui para matar a saudades... realmente a filmagem só não ficou melhor porque o Tui resolveu cantar pouco né... ele decidiu cantar mais quase no final... saudades minha amiga... um dia ainda vou conhecer NZ, mas não de motor home. Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós...viva a LIBERDADE. Um grande beijo Lucinha, tenha uma ótimo e abençoado final de semana. Fique com DEUS amiga.

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Querida
    Agradeço sua gentil e carinhosa vst no meu cantinho
    Acho que vc não é minha seguidora,eu ja sou a algum tempo.
    Um lindo final de semana
    Bjsss

    ResponderExcluir
  14. Lucinha que maravilha não é!? Obrigada por compartilhar com a gente! Lindo texto, bela mensagem! Beijo grande
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
  15. Querida Lucinha!
    Nem imaginas o quanto fiquei encantada ao ouvir este lindo canto do tui,vindo de tão longe,da tua bela Nova Zelândia...Simplesmente mágico!
    E sabe de uma coisa,Lucinha? A parte mais linda de tudo é sentir a tua doce emoção e o teu especial carinho em filmar e postar este raro momento para cada uma de nós...É como na estória tão bem relatada do Padre Fábio... São breves e belos momentos que nos enchem de uma duradoura felicidade!
    Beijo grande e um abraço carioca bem apertado, aqui do nosso Rio, pra você!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
  16. Ufaaaa! Tenho um tempinho livre no PC da Raïssa e vim correndo para cá para deixar o meu abraço e dizer do meu encanto sobre seu post, nos apresentando o passarinho. Seu relato denota muito carinho também. Adorei! Fique na paz do Senhor! Tenha uma semana rica! Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Lucinha, já é quase meia noite e eu aqui, passeando pelo NZ, ouvindo o canto do seu pássaro!
    Também sou assim como você, sigo os blogs que me agradam, mas comento quando sinto vontade. A maioria das vezes eu só leio.
    Beijos e boa noite para mim, bom dia para você (ou boa tarde). Sei lá quantas horas nos separam.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Lindo, Lucinha! Eu nem penso em prender passarinhos! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias