Visitas especiais no meu jardim + você sabe as funções das Joaninhas na natureza?


As Joaninhas vieram visitar o meu jardim
Foi uma princesinha chamada Haidy que as trouxe.

Hoje, foi um dia muito frio com uma ventania daquelas que dói e nos deixa desconfortáveis mesmo com agasalhos bem quentinhos. E, pra esse dia ter algo especial, recebi a visita pela cerca, da minha vizinha mirim de três anos de idade. Ela sempre vem conversar comigo e contar as novidades.

Ela veio especialmente pra mostrar os sapatos novos de balé, mas eu fiquei tão empolgada com as duas bonecas Joaninhas que ela estava nos braços que só percebi depois. Rs Tadinha, ficou com o pezinho pra cima mostrando e eu querendo ver as joaninhas. Risos

Depois que olhei os sapatinhos e os elogiei, contei pra ela que tenho uma amiga joaninha chamada Chica. Ela ficou curiosa e eu tive que contar a história. Contei que minha amiga Joaninha Chica é uma muito legal. Ela visita muitos amigos, comenta, faz homenagens, administra vários blogs e ainda cuida de sua linda família chamada Kikolino.

Ela colocou uma das bonequinhas no rosto pra tirar foto pra mostrar a Chica. E, por ser uma menina muito inteligente e esperta, ela me deu pra colocar na árvore de macadâmia e tirar outra foto. Afinal, as joaninhas gostam de ficar nas árvores e folhas.

Não é aniversário da Chica, nem dos blogs dela, mas há muito estava querendo fazer uma pequena homenagem. Essa ideia, partiu de meu amigo Germano, que sugeriu um dia em um dos comentários, fazermos homenagens ao nossos amigos blogueiros. Já fiz algumas aqui, mas essa tem gosto diferente.

Muito obrigada Chica pelo seu carinho por todos nós! Você é muito especial e muito amada aqui na blogosfera. Que Deus continue lhe abençoado e lhe dando forças em todas as áreas de sua vida.


Ontem, a Sonia do blog PlantaSonya que pra mim é uma escola, publicou as funções das joaninhas na natureza, e eu compartilho com vocês.

As joaninhas são insetos pequenos e coloridos, muito admirados por sua beleza e, em muitas culturas, símbolos de boa sorte e fartura. Esses simpáticos insetos pertencem à ordem Coleóptera, assim como os besouros, e à família Coccinellidae, para a qual já foram descritas mais de 5.000 espécies.
Estes insetos medem entre 0,3 mm e 10 mm de comprimento e possuem um par de antenas com função sensorial. As antenas são utilizadas na procura de alimentos, para localização espacial, procura por parceiros reprodutivos, entre outras funções. Para manter as antenas limpas, as joaninhas as esfregam com o primeiro par de patas, e, desta forma, removem resíduos que podem interferir em sua sensibilidade.

Elas se alimentam de pequenos insetos, ácaros, pólen e néctar. Apenas duas espécies se alimentam de tecidos vegetais. Por sua vez, as joaninhas são predadas por insetos maiores, algumas espécies de pássaros e anfíbios.

Para se proteger, elas contam com algumas estratégias. A coloração vibrante pode atuar como uma forma de aviso ao predador sobre a sua impalatabilidade, ou seja, seu gosto ruim, ou sobre a sua toxicidade, evitando que o predador a ataque. Outra forma de defesa utilizada por algumas espécies é o comportamento de deitar-se com o abdome para cima, seguido da liberação de um líquido com odor desagradável. Dessa forma, a joaninha finge-se de morta e esquiva-se da atenção de seu predador.

As joaninhas são predadoras vorazes de pulgões, alimentando-se tanto da forma adulta quanto da larva. Uma única joaninha pode comer mais de 50 pulgões por dia. Por esse motivo, as joaninhas são freqüentemente utilizadas para realizar o controle biológico desta praga em áreas de cultivo agrícola. Com esse objetivo, centenas de joaninhas são introduzidas na plantação para que, ao se alimentarem dos pulgões, livrem as plantas desse parasita.

Essa estratégia é interessante, pois evita o uso de inseticidas químicos, que podem ser tóxicos para o ambiente e para o homem. Porém, deve ser realizada com cautela e com base no conhecimento científico, uma vez que, caso seja introduzida uma espécie exótica, ou seja, que não ocorre naturalmente no local, corre-se o risco de provocar um desequilíbrio ecológico. O resultado pode ser desastroso, ocasionando o desaparecimento das espécies de joaninha nativas e também levando à desequilíbrios na cadeia alimentar do ecossistema.
Créditos do texto: PlantaSonya.


Hoje, 05 de Setembro é um dia muito especial. É aniversário de meu neto Luiz Gustavo. Já fiz minha homenagem no Facebook. Que Deus abençoe muito a vida desse menino que é importante demais na minha vida.

27 comentários:

  1. Noooooossa!! Mostraste a foto e agora só ,venhoi aqui! LINDA, carinhosa homenagem e sabes que adoro estar nos blogs e ver, ler amigos...
    De coração, agradeço e também mando um beijinho Á Heidy que levou minha amiguinha até teu jardim pra te mostrar os sapatinhos... Lindo isso, que bom ter amiguinhas assim!!

    Beijos,obrigadão e agora vou tomar café, feliz!! chica

    ResponderExcluir
  2. Claro que esqueci de falar do belo e elucidativo texto da funções delas e ainda, do niver do teu neto GUSTAVO. Parabéns e beijinhos! chica

    ResponderExcluir
  3. Adorei a homenagem a nossa querida amiga Chica, sempre presente nos nossos cantinhos virtuais.Ela merece.
    Que bom saber mais sobre Joaninhas,elas são um encanto!
    Parabéns ao seu neto Luiz Gustavo,e por sua bela postagem.
    bjus! tenha um lindo dia!
    yves

    ResponderExcluir
  4. Ô Lu tu olhou pra bonecas e esqueceu os sapatinhos da menina rsrs
    Fiquei curiosa pra ver esses sapatos rsrsrs
    Meu amor, obg por tudo viu, tb lhe admiro demais!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Lucinha querida!
    Amei a homenagem para nossa querida amiga Joaninha, que é muito especial e amada por todas nós.
    Abraços! Dias lindos e abençoados
    pra ti.

    ResponderExcluir
  6. Hoje, dia 05/set, seria aniversário de minha madrinha Helba.
    E agora fiquei sabendo do aniversario da Chica que sempre vejo pelos blogs.
    Nunca mais fui nos blogs dela pq nunca sei qual o que devo visitar. Ela tem muitos.

    ResponderExcluir
  7. Lucinha muito querida,

    Amei a homenagem à nossa joaninha/Chica, que merece esta e todas as homenagens por ser o doce de pessoa que é.E vc também é um delicioso doce de leite, destes bem molinhos...
    Sua amiguinha Heydi também é um encanto de menina indo conversar com vc pela cerca.
    Dê os parabéns ao seu neto,com os meus votos de muitas bençãos em sua vida.

    Bjsssssss amiguinha,
    Leninha

    ResponderExcluir
  8. Amiga Lucinha,
    Uma homenagem linda à Chica, que comecei a visitar há algum tempo e que considero uma pessoa maravilhosa.
    As joaninhas são talvez o bichinho que mais aprecio. Em criança gostava de as agarraer e brincar com elas. E essa princesinha sua vizinha linda!
    Os meus Parabéns pelo Aniversário de seu netinho Gustavo.
    Grande beijinho para si.
    Continuação de excelente semana.

    ResponderExcluir
  9. Oi querida
    nem sabia que tinha um netinho ...parabéns!
    mas tu é tão novinha!
    bela homenagem a chica, também gosto muito dela!
    bjsss

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucinha!
    Que maravilha de homenagem à nossa amiga Chica! Ela merece todo o nosso carinho, é uma pessoa muito especial.
    E que fofa a sua vizinha, imagino a cena dela te mostrando o sapatinho,linda!
    Parabéns para o netinho, o meu também aniversaria este mês.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. parabens para o neto, linda homenagem não tem como não lembrar da Chica, quando se ve uma joaninha,beijos

    ResponderExcluir
  12. Por isso amos este mundo, cada dia aprendemos mais e mais.

    A Chica merece todas as homenagens do mundo, além de ser uma excelente poetisa, é uma constante amiga.

    Beijos Lucinha, felicidades para o seu neto Gustavo.

    ResponderExcluir
  13. Volto aqui pra agradecer não só à ti, mas aos carinhos dos demais que por aqui passaram. beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucinha,,
    beijão ao neto, pelo dia 05.
    Menina essa joaninha é danada come até 50 pulgões por dia, tão pequena!
    Tô precisando achar uma urgente aqui pra minha azaleia, pois a danadinha está me dando o maior trabalho com os pulgões. Mas infelizmente nem sei quando foi a última vez que vi uma joaninha.
    Um beijo e um bom dia pra vc!
    Simone

    ResponderExcluir
  15. Que lindas joaninhas no rostinho da sua amiguinha que veio mostrar a sapatilha de balé. E que linda homenagem à Chica, ela amou de paixão!
    Muito interessante a publicação do PlantaSonya que fala sobre esses insetos tão lindos e úteis.
    São tão raras, que outro dia , ao encontrar uma joaninha aqui na sala, quis fotografar, só depois é que aprendi a tirar a foto macro. Graças a joaninha daquele dia. Até então eu nem sabia e ela ficou bem desfocada.
    Parabéns a você e a Chica, pela linda amizade.
    beijos
    Zizi

    ResponderExcluir
  16. Bom dia amada !!!!!
    Vc e seu coração tão grandeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee assim!!!
    Por isso que estás sempre sendo vista pela lente do criador,pois com esse coração só ganhas amor e carinho...homenagiar a Chica é tudo que a blogosfera exige,rsrsrsrsrsrs,ela é merecedora...
    Parabéns pra o neto que é uma obra de Deus...
    bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  17. Queria ter deixado os meus Parabéns ao Luiz Gustavo ontem, mas não consegui. Agora apenas me ocorre dar-lhe muitos parabéns e dizer-lhe que tem uma avó muito querida.
    Quanto às joaninhas, quando vejo uma, desde criança que tenho o hábito de dizer: "Joaninha, voa, voa, que o teu pai está em Lisboa”. É uma lenga-lenga, mas resulta, porque ela abre asas e voa…só não sei é se pra Lisboa lololol

    Que o futuro sorria à ‘pucanina’ Haidy e muitos êxitos para sua amiga ‘joaninha’ Chica, embora não conheça os seus blogues, dá para perceber que é uma pessoa querida na blogosfera.

    Para si, aquele abraço amigo.
    Paula

    ResponderExcluir
  18. Também gosto bastante da Chica! Ela tem alma colorida e espalha muita alegria!
    Parabéns para o netinho!! Que saúde e amor sejam sempre abundantes em sua vida!
    Não tenho visto mais joaninhas, elas estão em extinção? Seria muito bom ter no jardim. Tenho um ficus que vive com as folhas enroladinhas e para dentro de casa, comer ácaros... que bom isso! Será que existe viveiro de joaninhas. Sério, Lucinha... eu não tenho visto mais joaninhas.
    Bom restinho de semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  19. Olá Lucinha.
    Então sua amiguinha vai lhe mostrar as sapatilhas lindas e você nem mostra pra gente! ;)

    Por acaso já sabia das joaninhas, aliás os seres mais minúsculos nos surpreendem de tão complexos e maravilhosos - coisas de Deus, nas suas artes, né?
    Quando cheguei aqui em Portugal, havia muitas no jardim, agora são raras, e pudesse eu, bem "comprava" umas... enfim!

    Olha, vou te contar: fiquei admirada com seu post do aniversário de seu neto.
    Você me parece tão novinha :)
    Sabe que eu te descobri há poucos meses, e pra mim você era uma mocinha beeeeem mais jovem que eu, por quem eu acabei tendo carinho e seguindo sempre, por tbm estar num país distante do Brasil, e coisa e tal...e até ter muitos gostos em comum: você é doidona pela natureza, como eu rsrsrsrsss
    mas ainda não me tinha apercebido de que tinha filhos adultos e já com netinhos - tbm sou meio despistada, né!
    Parabéns pra seu neto, com muitas felicidades pela vida, e parabéns pra você por ser assim desse jeito eternamente jovem!

    Bjs gdes no coração

    ResponderExcluir
  20. Olá, minha amiga, somente hoje vi essa linda homenagem à Chica querida, a garota mais amada da blogosfera e ao Gustavo! Parabéns a ele e rogo a Deus que o proteja e lhe dê todas as bênçãos de saúde, paz e prosperidade! Para a Chica, também! Meu grande abraço e as minhas felicitações pela aula sobre as joaninhas! Gostei imenso!

    ResponderExcluir
  21. Voltei pra agradecer os carinhos de todos,valeu!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  22. Amei a homenagem!
    A Chica mora dentro do meu coração

    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  23. Lucinha,vim lá da Chica para conhecer seu blog e adorei!Linda a homenagem que fez a Chica!Ficou uma graça a historinha!Bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir
  24. Respondendo a pergunta do título:
    SIM! SIM!
    Estou cheia de trabalhos, volto depois.

    ResponderExcluir
  25. A Chica é mesmo uma pessoa muito legal, a tempos conheço ela, bonita homenagem a Chica !! :)

    ResponderExcluir
  26. ps: o aniversario ja passou mais fica um felia aniversario pro seu neto!

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias