A Menina que Roubava Livros + 2013 Literário





 Sinopse

Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História.


Quando comecei a ler A Menina que Roubava livros, achei a história muito triste, e fiquei sem vontade de continuar. Estava precisando ler algo mais alegre, e que elevasse o meu astral. Insisti um pouco mais por não gostar de interromper uma leitura. 
A história continuou triste, mas cheia de lutas de uma menina que não fez das dificuldades, obstáculos. Muito pelo contrário. Quanto mais difíceis eram as situações, mais ela buscava aprender e superar. Não tive pressa de terminar, aliás, não queria que ele terminasse.
Em minha opinião, um excelente livro. Talvez, um dos melhores que já li.


Uma viagem maravilhosa pelo mar sem fim.

“Tanto mar, invés de nos separar, nos uniu. Em 141 dias de ausência, do início ao fim, o Paratii fez a sua volta e retornou a Jurumirim. A Terra é mesmo redonda. Ao longo do caminho, pensando bem, nem vento, nem ondas, nem gelo tão ruins, porque no fim, nada impediu meu veleiro de voltar inteiro à sua baía. E nada foi melhor do que voltar para descobrir, abraçando as três, que o mar da nossa casa não tem mesmo fim.


Pior do que passar frio, subindo e descendo ondas ao sul do oceano Índico, seria não ter chegado até aqui. Ou nunca ter deixado as águas quentes e confortáveis de de Parati. Mesmo que fosse apenas para descobrir o quanto elas eram quentes e confortáveis. Eu senti um estranho bem estar ao contornar gelos tão longe de casa.


Hoje entendo bem o meu pai. Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é, que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.

Trechos do livro Mar Sem Fim.

O exemplar que está comigo, ficou meses guardado até chegar a vez de ler. E, pra minha surpresa, ele está autografado pelo autor. Não sou de tietar ninguém, mas não posso deixar de admirar um brasileiro como ele. E, por ter amado o livro e a viagem dele ao Mar Sem Fim, vou guardar com muito carinho.
Eu já havia falado sobre esse livro aqui no blog, mas como tive que escolher livros lidos em 2012, não poderia deixar de destacá-lo, já que é uma leitura que amei e recomendo. 


Essa postagem faz parte do Selo 2013 Literário, cuja regras são:

Citar o nome do Link que me escolheu. Foi a Leninha Brandão, do Blog Tudo a Ver. Obrigada querida amiga  pela indicação.

Citar dois livros lidos em 2012 (acima).

Indicar livros que pretende ler em 2013. Eu ainda tenho alguns livros que trouxe de minha viagem ao Brasil e dois deles são:
Morte e Vida de Charlie St. Cloud - Autor - Ben Sherwood e Um Amor pra Recomeçar - Nicholas Sparks.

Indicar blogs para receber o selo e continuar a campanha.

A lista de blogs eu deixo em aberto pra todos que gostam de leitura e desejarem aderir à campanha.


Agradeço a Selma do Blog Das Coisas que Vejo e Gosto., por ter me indicado para o premio Dardos, há alguns meses atrás. Aproveito a ocasião para pedir desculpas na demora em postar o selo e agradecimento.
Obrigada por ter lembrado de mim!
Selo indicado pela amiga Selma.

Uma semana abençoada pra todos nós!

24 comentários:

  1. Lucinha, ótimos livros ,bem apresentados aqui. Não li o primeiro e o segundo, vale a pena mesmo!

    beijos praianos, linda e alegre semana!Tuuuuuuuuuuuuuuudo de bom! chica

    ResponderExcluir
  2. nossa!á tempos que quero ler o esse livro a menina que roubava livros e agora com esse post já vou pegar ele na biblioteca com certeza
    bjussssss!!!!!

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA !!!!!
    MAGNIFICO ESSA LEITURA ,TIVE O PRAZER DE LER E EM MUITOS PONTOS EU ESTAVA NELE SIM...ALEGRIA E OTIMISMO É MEU CARRO CHEFE...VC COMO SEMPRE MERECE MEUS APLAUSOS MENINA LINDA !!!!!!

    ResponderExcluir
  4. lu, quando tiver um tempinho, da uma espiadinha, é rapidinho rsrsr porque a gente tem mania de falar no diminutivo?? rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Lucinha, saudades!
    Encontrei você no blog da Helena, minha primeira costura. Oxalá recupere rapidamente. Se me permite um conselho, escreva, escreva-nos, force-se a escrever. Ajuda!
    Um grande beijo da Nina

    ResponderExcluir
  6. Olá, Lucinha,

    Eu também tive a mesma impressão sobre o livro A menina que roubava livros, ao começar a lê-lo, por isso o deixei de lado e já li vários, depois disso. Mas quero retomar a leitura dele, rsrs.
    Não li ainda este do Amyr Klink, só o "Paraty" e o "Cem dias entre céu e mar". Ler é tão bom, né? Você leu bons livros! rsrs.

    Beijo e boa semana, querida!

    ResponderExcluir
  7. Good Afternoon Lucinha,
    Thank you for introducing us to these books, none which I have read. The first one seemed very sad....I will see if I can find it under Amazon.
    Thank you for the recommendations.
    Best Wishes
    Daphne

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lucinha! Comprei há algum tempo A menina que roubava livros mas ainda não li. Confesso que suas impressões sobre o livro despertaram minha vontade...vou começar a ler, com certeza. Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Lucinha, Raïssa pediu-me para pegar esse livro na biblioteca para ela, sendo que o prazo de entrega seria dia 26/12/2012. Imagine se ela se lembrou? Tive que pagar 12 reais de multa. Paguei e traria de volta para eu ler, mas desisti! Agora que li a sinopse, aí sim que desisto de vez! Lucinha, não tenho mais suportes para ler e assistir a assuntos tristes. Também me tem sobrado pouco tempo. Muito joia esse projeto de Leninha. Gostei muito. Grande abraço querida amiga Lucinha e tenha uma grande semana!

    ResponderExcluir
  10. Boas dicas e muito interessante este círculo para transmitir boas leituras.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Querida Lucinha, sabe que não li esse livro? Mas por falta de oportunidade.
    Como fui ladra de livros, qdo adolescente, mas de uma biblioteca que tinha jogado os livros num freezer, me sinto acompanhada nessa minha loucura por ler.
    Estou relendo, São Bernardo-Graciliano Ramos.
    Cuide-se.

    ResponderExcluir
  12. Olá Lucinha, deve ser bem interessante esse livro Mar sem Fim! Tive uma época da minha vida em que li muita coisa desse tempo. Esse eu não conheço. Esta iniciativa é uma boa forma de incentivar á Leitura. Beijinhos e boa semana. Ailime (tenho imensos livros para reler e muitos mais que ainda não li rsrs)

    ResponderExcluir
  13. Olá Lucinha...quanto tempo! Meu Deus, fiquei tão longe do blog e de vocês com quem criei um vínculo de amizade forte e sincero.
    Adorei a postagem dos livros e tive vontades de ler A menina que roubava livros, quem sabe quando as crianças voltarem às aulas...
    Como passou as festas? Espero que tenha sido com muita paz, amor e saúde.
    Beijos e um grande e apertado abraço.

    ResponderExcluir
  14. oi Lucinha
    este livro eulitambem
    minha filha acabou de ler também
    e nos sentimos orfãs quando acabamos de lê-lo
    agora tem uns tres me esperando
    saudades
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  15. Depois de ler a sua sinopse, fiquei com vontade de comprar e ler a menina que roubava livros.

    Gostei muito dos trechos do mar sem fim e guardei-os já num documento.

    Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  16. Lucinha
    não li nenhum dos dois. Minha nora leu o primeiro e ficou de me emprestar. Esqueceu. Mas pelo que eu vejo, é bom mesmo! Deu vontade de ler!
    Lindos selinhos que ganhou das amigas. Valorizam e estimulam a leitura .
    Lucinha, te desejo uma feliz semana bj
    Zizi

    ResponderExcluir
  17. Já estou com a menina que roubava livros na fila ...no momento estou lendo, Mulheres cheias de graça , faço parte do clube htp://meninasqueleem.blogspot.com
    boas dicas! beijosss

    ResponderExcluir
  18. Oi, Lucinha. Saudades!
    Ler. Como é bom! O último livro que li foi A cabana.
    Um beijo e um grandioso ano para você.

    ResponderExcluir
  19. Fiquei com vontade de ler o livro... Beijo e linda semana pra vc!

    ResponderExcluir
  20. Sabia que hoje vim aqui só pra te dar muitos beijinhos e dizer que vc é fantástica nas atitudes e ações...
    bjs de bom dia !!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Passando para deixar um forte abraço e desejar um bom dia.
    Nina

    ResponderExcluir
  22. Olá Lucinha,que lindo seu blog,suas postagens são bem legais,parabéns!!!
    Abraços,Daise.
    http://daisedantas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu li A Menina que Roubava Livros e assim como vc tive a mesma sensação.
    Acho que têm épocas certas pra determinados livros, de acordo com nosso astral. Mas fui lendo e me apaixonando. Gostei muito do final.

    Suas plantinhas estão encantadoras.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias