Feijoa - Vocês conhecem essa fruta?

Feijoa - Flores
Feijoa - Frutos

Ela é nativa do Sul do Brasil, mas é mais conhecida pelos consumidores da Europa, Estados Unidos, Japão e Oceania. Ela até pode ser encontrada em boas frutarias da cidade de São Paulo, entre março e maio. Mas só na versão importada da Colômbia, cuja produção só perde para a da Nova Zelândia (embora em nenhum dos dois países ela cresça naturalmente). 

Ela é conhecida como feijoa (Acca sellowiana), embora nada tenha a ver com o feijão. Também atende por goiaba-serrana, goiaba-crioula, araçá-do-rio-grande, goiaba-abacaxi, goiaba-ananás ou, em inglês, pineapple guava e fig guava

Trata-se de uma fruta oval, de 5 centímetros, casca verde e polpa branca macia, da família das mirtáceas. Aparentada, portanto, com a jabuticaba, a pitanga e a goiaba. Mas não com o abacaxi, apesar dos apelidos (derivados de seu sabor agradável, descrito como uma indefinida mistura de lembranças boas). 

Como toda fruta, a feijoa tem suas qualidades de alimento funcional: muitavitamina C; fósforo; magnésio; sódio; cálcio e uma bela dose de potássio, bom para combater câimbras e dar tonicidade aos músculos. Diferente do resto, porém, ela tem ainda um alto teor de iodo, componente importante dos hormôniossecretados pela tireóide, responsáveis pelo equilíbrio do metabolismo em nosso organismo. A carência de iodo leva ao desenvolvimento de uma doença chamada bócio e é por isso que o elemento é acrescentado artificialmente ao sal que consumimos. 

As qualidades únicas da feijoa não param por aí. De acordo com pesquisas desenvolvidas sobretudo na Itália, sua polpa é antioxidante (ajuda a “segurar” o envelhecimento) e antimicrobiana (combate bactérias e fungos). Uma pesquisa realizada no Japão vai mais além, atribuindo ao consumo da fruta o poder demodular a imunidade intestinal e reduzir a tolerância oral. Os japoneses testaram a polpa ao natural e uma versão in vitro digerida e, em ambos os casos, ospolifenóis presentes na feijoa reduziram a secreção de TGF-beta pelo intestino. TGF-beta é uma proteína comum em todo nosso organismo, mas sua secreção em excesso está associada ao crescimento de células cancerosas. 

Traduzindo para o português claro, isso torna a feijoa uma aliada importante na prevenção e no tratamento de certos tipos de câncer e doenças auto imunes, ou seja, doenças causadas pelo mau funcionamento do sistema imunológico(quando nossas “armas” de defesa atacam o próprio organismo). 

Com tantos benefícios passíveis de se obter com o simples consumo da fruta – ou de doces, sucos e sorvetes feitos com sua polpa – é de se perguntar por que a grande maioria dos brasileiros não conhece a feijoa. Parte da dificuldade está no fato de a espécie não estar bem domesticada e os frutos não resistirem à armazenagem por mais de 2 a 3 semanas, explica o agrônomo e doutor em genética, Onofre Rubens Nodari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), principal pesquisador da espécie no Brasil. 

Tem gente que aprecia essas mesmas pétalas em saladas. E elas são usadas para enfeitar pratos sofisticados na Nova Zelândia, fazendo parte do cardápio, eventualmente. 

Em resumo, prestem atenção neste nome – feijoa – vocês ainda vão ouvir maravilhas sobre ela! 

Fonte de pesquisa e texto: Planeta Sustentável.


Eu conheci essa fruta, aqui na NZ. Nunca havia ouvido falar nesse nome antes. Conhecia sim, uma fruta da família da goiaba, que se chama Araçá, mas o sabor é diferente.

A primeira vez que vi no mercado, pensei que fosse goiaba. Comprei, e quando dei a primeira mordida, me decepcionei. Eu estava com vontade de comer goiaba, e queria que o sabor fosse o mesmo. Risos.
Fiquei um bom tempo sem comer, até que um dia, ganhei uma sacola cheia delas, fresquinhas, tiradas do pé. E aí, eu aprendi a comer como na foto abaixo, cortando a fruta ao meio e comendo a polpa com a colher. Que delícia, que é essa fruta! E, mesmo que ela fosse ruim, eu passaria a gostar, depois de saber que ela entardece o envelhecimento, como destaquei em vermelho no texto. Brincadeira, ta? Isso é uma coisa que não me preocupa. O mais importante são as propriedades curativas dela.
Feijoa - Polpa

Aqui, ela é chamada de feijoa também. Só que muda um pouco a pronúncia, que fica mais ou menos assim "fijoa". Está na época da colheita, e eu ganho tantas que partilho com os amigos. E a floração é muito linda, como vocês podem ver na primeira imagem.

E, vocês, já conheciam essa fruta, e suas propriedades?

45 comentários:

  1. What a stunning and unusual colourful flower

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Lucinha!
      Estava procurando foto de feijoas para colar nos meus frascos de doce e encontrei este jardim duma minha homonima!
      Muito engraçado eu também tenho esta arvore no meu jardim há 20 anos e sempre comi este fruto que tinha como rico em vitamina C, Potassio e Iodo...e agora mais propriedades beneficas à saúde.
      Beijinho da Lucinha de Portugal

      Excluir
  2. Dearest Lucinha,
    Wow, how amazing this plant (fruit and flower) is☆☆☆ And its medicinal benefits. Even though you mentioned my county, I've never seen or tried it before(^^;)
    I hope your coming weekend will be as beautiful as the flower(*^_^*) 
    Sending you lots of love and hugs from Japan, xoxo Miyako*

    ResponderExcluir
  3. Lucinha, que linda flor ela tem. Não conheço por aqui essa fruta.

    Tenho certeza que nos mercados não a vemos.

    Achei interessante tua pesquisa e quantas propriedades ela apresenta. Vou dar uma olhada agora que vi, ver se encontro!


    Lindo e elucidativo teu post.

    beijos,tudo de bom, obrigadão pelos carinhos todos, chica

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Lucinha!

    Vim te agradecer as super dicas, o link e dizer que fiquei muuuito feliz de saber que vc tem raízes aqui!Que coincidência boa, menina! Tenho uma sobrinha do coração que morou e estudou muitos anos na NZ. Vc costuma vir passear aqui? Se vem, está super convidada a me visitar! Estamos morando em Aracruz-Santa Cruz, na orla. Não sei se vc conhece, mas estou amando viver aqui! Estamos construindo nossa casinha aos pouquinhos, hehe!
    Somos de V.Velha. Mas a violência por lá chegou a bairros tranquilos como Santa Mônica. Crescemos ali, mas não deu mais pra ficar. A violência chegou com requinte de crueldade, infelizmente!
    Então, ainda não conheço essa fruta com uma flor tão linda, mas vou comentar com o dono do hortifrut daqui. Quem sabe ele traz uma pra gente experimentar?

    Bjinhos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Menina do céu !!!!!!!!!!!!!!
    Vc hoje trouxe a fruta da minha infância,que legal!!!!!!
    Nem imaginas como fiquei feliz ,por saber das suas propriedades,rsrsrsrsrsr.Fiquei a pensar tbm.Será que ela é responsável pela minha jovialidade,rsrsrsrrs.Húmmm,fiquei com dúvidas.Pois passei minha infância e fase adulta comendo o araçá.
    Quero te dizer que moro no nordeste do Brasil e aqui tem muitas plantações do araçá.Temos um clima tropical que comporta muito bem;calor e umidade,prefere solos secos e não é exigente quanto ao clima pela maior parte se dão em terra fraca na vizinhança do mar.Por morar na zona litôrania,me tornei uma privilegiada e amante do araçá.
    Parabéns pelo belo post e,por me fazer ter belas recordações de infância!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Lucinha!
    eu nem sabia que era uma fruta , minha vizinha de mato tem um pé no jardim e dá lindas flores. já até fotografei.
    vi os cactos da Yves e me lembrei de ti!
    kkkk
    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Quando vi a imagem, pensei logo que fosse goiaba...é muito parecida até nos benefícios que ela trás para o nosso organismo.
    Adorei ler teu post e conhecer a Feijoa.
    Amiga passa lá no blog, tem uma idéia que eu aposto que você vai amar...
    Tenha um ótimo dia!
    bjus!

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante o assunto e linda a flor da feijoa ou "fijoa", que eu não conhecia, nem nunca sequer ouvi falar. Por cá parecido com o nome, só conheço o feijão e a feijoca, que não são frutas, mas sim leguminosas, como sabe.
    Diz você que aprendeu a comê-la, cortando-a ao meio e então com uma colher come a polpa - isto é o que eu faço com a pêra-abacate, só que eu adiciono à polpa um bocadinho de açúcar e Vinho do Porto, mexendo bem com a colher, e fica uma delícia! Experimente, se puder, mesmo que seja com outro vinho adocicado. Quem sabe não fica ainda mais deliciosa.

    Beijoca grande!

    ResponderExcluir
  9. Que fruta incrível! A flor lembra a de maracujá; ela é semelhante a uma goiaba mas tem a "coroa" da romã e o miolo é completamente diferente de tudo o que já vi! E, pelo que você diz, é gostosa! Aproveita a época! Lucinha, obrigada por sua visita! Sua participação na "segunda colorida" foi nota 10! Aliás, amei seu blog e já estou seguindo! Bjks Tetê - Avaliando a Vida

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucinha, nunca tinha ouvido falar dessa fruta, cheia de benefícios à saúde, sorte a sua de poder comer essa delícia, né? Existe um estudo sobre a graviola, que também tem esses poderes curativos, enfim, comer frutas é tudo de bom, adorei o post.
    Beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Lucinha,
    Não conheço esse fruto nem sei sequer se em Portugal o poderei encontrar.
    Fiquei curioso, tal a relevância que você lhe imprimiu nas suas qualidades e gostusura.
    Fico com inveja de si, por ter estas maravilhas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em portugal também há eu tenho uma e da bastante fruto

      Excluir
    2. Pode sim eu comprei a 1 euro o k,até desconhecia esses fruto maravilhoso!comprei numa feirinha de domingo numa aldeia de vila numa de famalicao Portugal.

      Excluir
  12. Linda flor! Parece com a de maracujá. E a fruta é parecidíssima com a goiaba.
    Nunca ouvi falar. Será que tem na Austrália rsrs?
    Faça geléia, deve ficar muito boa.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  13. Olá ...tem surpresa pra ti no blog! bjssssss

    ResponderExcluir
  14. Aqui não tem essa fruta, mas ela é muito parecida com o goiaba. Adoro ter plantas diferente, vou ve se consigo uma muda.
    Adorei conhecer uma nova fruta.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  15. Feijoa! não conheço.
    Seu texto explicou bem, é uma fruta com a aparência da nossa goiaba, mas com sabor diferente. Dentro,me pareceu polpa de maracujá. Então não consegui decifrar o sabor, rsrsrs
    Será que dá pra fazer geleia? Eu creio que você fará alguma experiência com essas frutas, pois vejo que há abundância.
    Muitas frutas exóticas tem vindo para o Brasil. quem sabe a feijoa não apareça aqui em nossas frutarias. Eu iria gostar!
    bj
    Zizi

    ResponderExcluir
  16. oi Lucinha
    nossa ela é tudo isto
    na casa da minha mãe tinha - a gente chamava de goiaba araça mesmo
    tem quase o mesmo gosto da goiaba branca
    é uma delicia
    e eu comia e nem sabia de todos estes beneficios
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  17. Olá, Lucinha! Bela novidade! Nunca vi essa feijoa, mas acho que tem uma pessoa que comentou achando que é araçá. Só se for araçá de Itú ou "goiaba trangênica". Vou procuar por aqui também, uma que ninguém conhece e postar, quem sabe a colega Severa Cabral conheça! Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Lucinha, nunca tinha ouvido falar de feijoa. Aqui não existe, tenho a certeza. Gostaria que existisse pois adoro experiências novas.
    Fiquei muito feliz com a sua participação na minha brincadeirinha.
    Desejo-lhe muita sorte!
    Ficaria feliz se a bolsinha seguisse para NZ.
    Beijos, linda!

    ResponderExcluir
  19. Ola Lucinha,menina o temporal foi feio,o pior mesmo foi o vento..a 120kms,foi apavorante ! por que aqui nao estamos acostumados com isso,fez bastante estrago...mas, aqui em casa ficou tudo bem ! Graças a Deus ! só ficamos sem energia e sem internet,dos males o menor. E quanto as cabeceiras de cama...com um pouco de criatividade,da para fazer coisas lindas né? um bjao e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  20. Parabéns, teacher, aprendi tudo sobre a feijoa. Nunca tinha ouvido alguém falar ou mesmo tinha visto uma. Apaixonei-me pela flor e vivo me perguntando porque será que Deus coloca flores tão elaboradas num fruto, assim? Muito bacana seu post, amei, Lucinha!Quanta gente diferente participando de seu blog, nos comentários! Grande abraço e que Deus lhe abençoe cada vez mais pelo dia das mães e lhe traga nesse dia muita paz no seu coração. Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá Lucinha, não conhecia não essa fruta! Além de nos oferecer uma flor linda tem essas propriedades muito importantes para as defesas do nosso organismo. Por aqui embora haja grande variedade de frutas de outros continentes não me recordo de ver essa. No entanto vou averiguar se pelo menos haverá compotas ou sumos:)) Agradeço muito esta preciosa informação e desejo-lhe um excelente fim-de-semana. Beijinhos Ailime

    ResponderExcluir
  22. Não também não conhecia essa
    fruta. Vou estar mais atenta
    a sítios onde vendam muita
    variedade de fruta a ver se
    encontro.
    Desejo que esteja bem.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Irene Alves

    ResponderExcluir

  23. Olá, Lucinha!...
    Gostei demais de saber dessa frutinha, não conheço... Pensei que fosse Goiaba! A flor é lindíssima!
    Gosto também de Araçá, mas é bem difícil encontrar...

    Um Beijo e Muita Paz...

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde!
    Parabens pelo lindo trabalho.
    Abraços
    Sinval

    ResponderExcluir
  25. Realmente uma fruta maravilhosa, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  26. Oi Lucinha! Ontem fiz de tudo pra vir aqui, mas caía num site de ofertas... Hoje consegui! Uma beijoka e bom final de semana! Tetê - Avaliando a Vida

    ResponderExcluir
  27. Lucinha eu sempre gosto de imaginar cenas, imaginei aq vc abocanhando a falsa goiaba que tem saber de lei lá o que, a mente deve que da um nó né! rs

    eu tambem se visse comeria pensado ser goiaba, nunca comi dessa fruta, mas já vi uma blogueira de Portugal falando dela, afinal, eu não sei se perdi ao meio do texto, mas que gosto tem essa fruta??

    abraços ;)

    ResponderExcluir
  28. Bom dia amiga Lucinha. Eu pensei que essa fruta fosse abacate, kkkk, entendo tudo de frutas né... Bem, hoje é DIA DAS MÃES, mas até hoje não consegui saber se você é mãe, mas com certeza é filha né... (dizem que um burro de bico fechado passa por inteligente) mas não fico chateado em pagar esse mico, comigo já aconteceu de me chamarem de pai (sou pai do Bolinha na verdade, kkk). Um grande beijo. Tenha um ótimo e inesquecível domingo.

    ResponderExcluir
  29. Lucinha querida, não conhecia, e fiquei com vontade!!! rsrssrsrs
    Que fruta apetitosa!
    A flor é maravilhosa, exótica, uma das mais belas que vi!
    Obrigada por compartilhar! Amo suas fotos!
    Beijosssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  30. Oi, Lucinha!!
    Que flor linda!! E quando vi a imagem pensei logo em goiaba por causa do biquinho na ponta...rs.
    Nunca comi, mas imaginei a mordida na casca que deve ser dura!
    A goiaba também é boa para o intestino, tanto é que com as folhas fazem chá para cólicas intestinais. Acredito que o poder curativo dessa fruta, deve ser o mesmo da goiaba. Será que não?
    Achei seu livro hoje...
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  31. Amiga Lucinha

    Não conhecia a decantada feijoa, resulta que não podia ter saber das suas potencialidades nutritivas. Considero muito as possibilidades que os blogges, através dos seus administradores blogueiros, contribuem para um conhecimento geral e mais global do mundo.
    Beijos de amizade

    ResponderExcluir
  32. Amiga Lucinha

    Não conhecia a decantada feijoa, resulta que não podia ter saber das suas potencialidades nutritivas. Considero muito as possibilidades que os blogges, através dos seus administradores blogueiros, contribuem para um conhecimento geral e mais global do mundo.
    Beijos de amizade

    ResponderExcluir
  33. Olhei a fruta e pensei em Goiaba, morro de saudades de Goiaba rs...Mas me deu uma vontade de provar...vou ver se encontro por aqui ou em Portugal...Depois te conto se achei rs

    Beijinhos amiga querida!!

    Sheila
    http://vidasuculenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Oi! Primeira vez por aqui e estou adorando! Logo que vi a foto achei que fosse uma goiaba e um dos nomes tem "araçá". Aqui no sul (RS) temos os dois, goiaba e araçá, mas esta tal de fejoa,por dentro não tem nada a ver nem com goiaba, nem com araçá. Vou continuar bisbilhotando por aqui, tá? Bjinho!

    ResponderExcluir
  35. Aqui onde moro em São Joaquim Santa Catarina, temos muita goiaba e a pouco tempo a conhecemos por feijoa,é nativa na nossa região.
    É uma delícia,tenho no meu quintal.
    Aqui já temos ela cultivada e a venda em grandes redes de supermercados de São Paulo,Paraná e Santa Catarina..
    Adorei saber de tantos benefícios pra nossa saúde..
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  36. Não conheço!!! Tentarei achar na época conforme o texto! Estou compartilhando seu post em minha fanpage!! Bjs querida e muito sucesso para o seu blog!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  37. GOSTO MUITO DE FEIJOA SO TENHO PENA NAO PODER ARRANJAR ESSA PLANTA

    ResponderExcluir
  38. quanto tempo demora para dar fruto?tenho uma a dois anos e nunca deu.obrigada

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde. Onde poderia encontrar uma muda, em São Paulo?

    ResponderExcluir
  40. Sou importador dessa fruta fruta, vinda da Colômbia, e infelizmente a procura por ela é muito pequena. Estou do lado do Ceasa SP e os comerciantes de lá não tem interesse nela. Uma pena . Excelente matéria ;)

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias