Magpie o pássaro temido e amado.

Esse é o pássaro Magpie australiano, cujo nome científico é Gymnorhina tibicen.

Existem muitas lendas e história a respeito deles. Uma delas e que eles atacam na época de aninhar, ao se sentirem ameaçados. E, nesse caso, o macho que toma conta da família e a protege. A fêmea fica no ninho chocando os bebês magpies. Outra lenda é que eles são pássaros azarões.

Esses pássaros ficaram hospedados em meu jardim, e nos jardins vizinhos, por alguns meses. Coisa não muito comum nessa região. E, com amo fotografar pássaros, lá foi eu com minha câmera. Foram muitas tentativas, pra conseguir essas imagens. Eles são muito rápidos e desconfiados. Além disso, fui muito bem alertada de que eles poderiam me atacar.

Se as lendas são verdadeiras, eu não sei. O que ouvi com meus próprios ouvidos, foram cantos lindíssimos, que mais pareciam orquestras sinfônicas. O que vi com meus próprios olhos foram os ataques a pássaros pequenos, ao disputarem alimentos.

Usei o verbo no passado, porque ao voltar das férias, eles não estavam mais aqui. Talvez, tenham encontrado o caminho de casa, ou estão quem sabe, cuidando de seus bebezinhos, para que fiquem bem espertos e venham me conhecer. E, se isso acontecer, serão muito bem vindos, pois eu não acredito que um tipo de pássaro tão lindo, obra do criador, venha a trazer algum tipo de falta de sorte. Risos.

.
Vídeo daqui
Pra saber mais clicar aqui.

Um lindo e abençoado dia para todos nós!

36 comentários:

  1. São lindos e que bom conseguiste fotografas . O canto,apesar de estranho, lindo igualmente! Parece um chamado! Tomara voltem ao teu jardim! beijos,tudo de bom, sempre lindo te ler e ver! chica

    ResponderExcluir
  2. OI Lucinha seu blog é um charme lindo, vim agradecer o carinho de me visitar e já estou de seguindo, ve poder vem me seguir tbm ...Olha como vc pois este Postagens mas recente que fica trocando a imagem achei o maximo será que vc pode me ensinar como faz isso , bjs♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucinha
    Que lindo jardim e que lindo pássaro.
    Não sabia desse tipo de pássaro, mas também não acredito em azar.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  4. Lucinha, gostei mesmo de conhecer esse pássaro... Fotos bonitas e é bem legal vê-los comendo e cantando...
    Um abraço carinhoso c saudade...

    ResponderExcluir
  5. Oii Lucinha, bacana saber sobre este pássaro, não conhecia, lindo além de tudo! Bjinhoss

    ResponderExcluir
  6. Oii não conhecia,são lindos mas não posso negar que eles realmente tem uma aparência um pouco assustadora,Srsrr
    Beijo e lindo da.
    decorehouse

    ResponderExcluir
  7. Bem diferente mesmo o canto deles. Eles são fofos! Pena que tem que manter a distância...rsr...
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  8. Atacam pessoas? Sim, Lucinha. Assim são assustadores.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucinha,
    Também não acredito que um pássaro tão lindo possa trazer qualquer tipo de má sorte!
    Acredito sim, que sendo tão ariscos nos trazem boas energias quando se aproximam de nossas casas e evidenciam nossa ligação com a natureza!
    Obrigada pela sua carinhosa visita! Você é muito especial pra mim...
    Estou um pouco melhor, embora meu médico tenha achado melhor voltar com o medicamento para depressão, o que me deixou um pouco preocupada, mas se é para ficar bem, vamos lá! E não parei com os medicamentos homeopáticos, que dão um ótimo resultado para a depressão.
    E assim os dias vão passando, têm dias que são melhores, outros a saudade aperta, as lágrimas escorrem, mas com fé em Deus tudo encaminha.
    Fique com Deus, beijos carinhosos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucinha,
    Coitadinho do pássaro, claro que não traz azar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, minha amiga!

    Achei este pássaro muito interessante! Talvez as lendas se devam ao fato de eles terem uma aparência (olhos, principalmente) um pouco assustadora. Aqui no Brasil também há muitas lendas que envolvem animais, principalmente aves, rsrs

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  12. Que interessante, Lucinha
    Gostei de conhecer
    Linda tarde para tí, querida
    Beijinhos e o meu carinho
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá Lucinha, que pássaros mais interessantes! Pelo vídeo não parecem assim tão de atacar! Recebem e dividem o alimento! Pelo cantar fazem lembrar aves de floresta. Pode ser que voltem com seus bebézinhos para visitá-la:))! Belíssimas as suas fotos. Beijinhos e um lindo dia para si tambéml. Ailime

    ResponderExcluir
  14. Estes pássaros são lindos e encantadores. O vídeo mostra um belo canto e a partilha do alimento impressiona.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Lucinha
    O tipo de pássaro é encantador, o vídeo mostra bem. Decerto eles serão aves migratórias, que nunca perdem o norte, quando regressam. Nessa altura terás agradáveis visitas.
    O que falam deles será pura superstição.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi querida! Tudo bem?
    Na semana passada o José Ricardo, marido da Zizi, fotografou um "quero-quero" aqui no Aterro do Flamengo. Esse ataca também, protegendo a família dele.
    A natureza é linda e sábia, imagina se essas maravilhas não trazem sorte.
    Só de olhar para eles e ouvir seu canto, já ganhamos o dia , e é sorte vê-los ..........
    Saudades desse rostinho rsrsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Adorei este pássaro Lucinha! Não só não acredito no azar, como não posso entender um Deus tão grandioso deixar de amar sua criação.
    Beijinhos minha querida...

    ResponderExcluir
  18. Lucinha!!!! Que lindo! Eu também não acredito que eles possam trazer qualquer tipo de azar. No vídeo eles não parecem nada agressivos e que filhote mais folgado, né? Quase maior que a mãe e ganhando comidinha na boa. Mas que barbaridade!!!! Amei eles! Bjinho!

    ResponderExcluir
  19. Que paizão ele é, exemplo pra muitos pais por aí,
    não creio que um passaro que tenha um compromisso tão grande com sua
    família seja azarão.

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Sempre há lendas em torno do que não é convencional ou seja, talvez por serem diferentes e belos, mas não tão comuns, ariscos e com um senhor bico! Eu os achei lindos! O canto dele não me agradou, achei um tanto gutural. Amei conhecer mais um amigo seu! Beijos! Saúde! Paz!

    ResponderExcluir
  21. Crendices!
    como um pássaro lindo como ele, que divide seu alimento com o filhote, pode trazer mau agouro?
    adorei ouvir o canto!
    é como se fosse um bem te vi !
    bjos
    Zizi

    ResponderExcluir
  22. Olá,querida Lucinha!
    Quanto tempo,hein,amiga? Já estava com saudades de te visitar, neste teu jardim cada vez mais bonito! E que incrível as estórias e lendas que cercam este belo pássaro, o "magpie"! Realmente nunca havia ouvido falar dele, e achei-o tão encantador e curioso! E o seu canto genuíno parece tão emotivo e diferente...Impossível não ser notado e admirado! A verdade é que em todos os lugares ao redor do mundo, muitos animais, por suas características singulares e costumes ditos "estranhos", acabam ganhando uma "fama" peculiar, e que na grande maioria das vezes, não tem nenhuma justificativa real...Simplesmente, acho eu, isso são apenas coisas de "seres humanos" também lá muito esquisitos e cheios de preconceitos e de supertições, que costumam exagerar nas suas suposições e medos... O que é uma pena, e pode até causar muitos problemas para os coitadinhos dos animais. Mas seja como for, fico contente que aí na tua vizinhança, eles tenham encontrado um ambiente de paz e segurança para viverem...E que bom você tê-lo fotografado e compartilhado essa beleza de pássaro conosco!
    Mas querida Lucinha, aproveito a minha visitinha de hoje pra me desculpar pela minha ausência, e também por não ter conseguido comparecer à "reunião" aqui no Rio com as outras meninas blogueiras. Na época, estava com minha madrinha muito doente, em véspera de uma cirurgia delicada, e não tive condições de ir ao teu encontro,amiga...Fiquei realmente muito chateada, mas por aqui tudo estava mesmo complicado...Coisas da vida,minha amiga! E lembro que até te enviei um "e-mail" explicando tudo...Você recebeu? Seja como for,Lucinha, sei que um dia ainda nos encontraremos pessoalmente e vou poder ter a alegria de te dar um abraço bem grande e apertado, e conversarmos muito sobre os assuntos que tanto temos afinidades!
    Meu beijo carioca bem carinhoso no teu coração de flor!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
  23. Lucinha, esqueci de dizer que no meu post recente, lá no bloguinho, postei também as fotos de um pássaro curioso, a chamada "asa branca" (aquela ave que está eternizada na bela música do inesquecível "Luís Gonzaga") que na verdade, é um tipo de pomba grande que existe em grande parte do Brasil...Meu marido conseguiu fotografar o ninho de um casal delas, bem no estacionamento do trabalho dele, no aeroporto (lugar de muito barulho dos aviões!). Se puderes, dá uma olhadinha pra ver a "mamãe passarinho" e seu enorme "filhote"...Uma graça!!! Vou adorar a tua visita!!!
    Beijos das flores e dos passarinhos daqui !!!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  24. Oi, Lucinha. Seu texto me fez lembrar da lenda que diz que o anú é um pássaro que atrai a morte. Tão lindo com suas penas negras... já cansei de vê-los e nunca aconteceu nada. Penso que a maldade está muito mais nos homens que nos pássaros. Um abraço!

    ResponderExcluir
  25. Lucinha, que lindo pássaro!
    Acho uma sorte ter pássaros cantando no nosso jardim!
    Um abraço
    Pedro

    ResponderExcluir
  26. Por aqui, muitos de nós já ouvimos contar como a presença e gritos dos corvos é sinal de morte, talvez pela sua cor negra e gritos. Já este pássaro custa acreditar que traga azar, até pelo canto. São superstições que não devemos ligar muito, mas tudo faz parte da nossa vivência, e se olharmos para nós, todos temos um pouquinho destas coisas. Creio ser importante também falar sobre...
    Adorei o 'post'.

    Beijinhos e passe um lindo dia.

    ResponderExcluir
  27. Lucinha, como é lindo esse pássaro!!!!Concordo com vc,não acredito que um ser tão lindo assim traga azar.Lucinha, aproveitando esse papo de pássaros, quero comentar uma coisa. Tenho calopsitas, sou apaixonada por elas e sei que são originárias da Austrália. Vc as vê por aí onde mora???Beijosss

    ResponderExcluir
  28. Que incrível aquele botão da helicônia, não? Meu entusiasmo foi tanto porque eu imaginava que ela demoraria muitos e muitos anos, pois o cacho dela é como um de bananas, comprido e quando vi, minha surpresa foi tão imensa que até Raïssa assustou-se com minhas exclamações, assim tão cedinho!. Em emoção, sou tremendamente exagerada! Abração!

    ResponderExcluir
  29. Perdão, esqueci-me de lhe dizer que para minha tristeza e saudades o Jingle ainda não apareceu! Ele devia estar chateado com o Branquinho que o rejeitava e naquele dia os dois não paravam de se estranhar e ainda por cima, ganhou a agulhada da injeção. Eu cuidei dele demais quando Raïssa o adotou bebezinho e logo em seguida ele adoeceu. Ainda estou esperando, mas algo me diz que tão cedo ele não volta! Um abraço!

    ResponderExcluir
  30. Lucinha.
    Você e seu jardim são uma benção para as aves.
    Eles cantam para si e fazendo casa no seu espaço, apenas querem dizer que estão felizes e em paz.
    Algo de especial os atrai, sem ataques ou maus presságios.
    Quanto a superstições, a amiga Aluap no seu comentário acima, fala dos corvos da nossa terra como sinal de morte. A isso junto o piar da coruja nas noites de inverno, também portadoras da mesma "mensagem". Afinal ambos tão lindos e inofensivos.
    Abraço grande.

    ResponderExcluir
  31. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
  32. Oi Lucinha que lindo está cada vez mais o seu cantinho, queria morar no seu jardim lindo, lindo um encanto, assim como o doce canto do pássaro. Parabéns pelo blog e a postagem. bjsssss

    ResponderExcluir
  33. Olá,
    que pena um pássaro tão lindo, tenho medo quando eu sei da história, mas geralmente os mais antigos que tem essa superstição. Minha tia não deixava nem varrer para a porta da frente por dava azar. Coisas do interior.
    Bjos e tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  34. Lucinha, o lay-out do seu blog ficou muito lindo - gosto mais desse nome. Esses utensílios de jardinagem me dá uma vontade ter uma casinha no campo, igual aquela que morei em Nova Lima (MG).
    Beijso

    ResponderExcluir
  35. Lucinha, adorei teus comentários todos e ri da minha eleição,rs beijos,lindo fds! chica( Amanhã trocamos para o horário de verão!)

    ResponderExcluir
  36. Olá Lucinha
    Passando para agradecer o comentário
    Um beijo
    Lua Singular

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias