Doença estranha VPPB- Semana Colorida dos Sapos + Brincando com a Chica # 24


O "Hoplobatrachus tigerinus" é chamado de sapo-boi indiano. Conforme o macho atinge a maturidade, seu corpo fica temporariamente amarelado para acasalar.

Imagem e Fonte. Natureza Exótica.

Quando eu morava no Brasil, eu vi vários tipos de sapos. Um deles foi o sapo-boi, na cor escura e um pouco malhado. Inclusive, tive vizinhos de sítio, que cuidavam de um deles como animal de estimação. O nome dele era Jacú, e tinha até vasilha de água e comida na varanda. As crianças eram tão apegadas ao Jacú, que quando ele sumia por algumas horas, eles ficavam procurando por todos os lados. Não tenho medo de sapos, mas, confesso que não ficava muito à vontade quando o Jacú estava por perto. Risos. Nunca vi de perto um sapo tão bonito como esse da imagem. 

Aqui na Nova Zelândia, nunca vi sapo. Acho que não tem. E, não deve ter mesmo. Dizem que, onde tem cobra tem sapo, onde tem sapo, tem cobra. Como aqui não tem cobras, não deve ter sapos também. 


Quer ver, ou ler mais sobre SAPOS
É só clicar aqui no blog da Menina Voadora.

Uma inciativa da querida Anne Liere, para colorir a nossa semana.

Agora vou falar um pouco de um assunto não muito colorido.

Há mais ou menos cinco meses, após sentir uma forte tontura, e um zumbido estranho no ouvido, procurei meu médico, e ele diagnosticou como hallpike maneuver, que a princípio, parece até um nome interessante, não é mesmo? Não é não, é uma coisa muito chata, que não dói, é benigno, mas incomoda demais. Como nunca havia ouvido falar tal nome, precisei pesquisar muito pra entender, e conseguir alguma ajuda para o tratamento. Separei essa matéria abaixo, que pode ajudar alguém, que como eu, ainda procura uma forma de amenizar esse incomodo. 

Vertigem de posicionamento paroxística benigna - VPPB

Introdução:

A vertigem de posicionamento paroxística benigna (VPPB) é um problema mecânico do labirinto e é a síndrome mais freqüentemente diagnosticada em ambulatório especializado vertigem, correspondendo a 25-35% dos pacientes atendidos. Há uma estimativa de que aos 70 anos 30% dos indivíduos já apresentaram ao menos um ataque de VPPB. Embora a doença tenha caráter benigno, sabe-se que a VPPB aumenta o risco de queda, e especialmente em idosos, estas quedas podem ter graves conseqüências. Uma em cada 10 quedas em idosos leva a ferimentos graves, fraturas ou traumatismos crânio-encefálicos. Dez por cento dos atendimentos e 6% das internações de urgência de idosos são decorrentes de quedas.

Incidência

A VPPB pode ocorrer em qualquer idade, mas acomete principalmente adultos acima de 50 anos com predominância do gênero feminino nos casos idiopáticos (sem causa determinada), enquanto nos pacientes com causa definida, a distribuição de homens e mulheres é semelhante.

Quadro clínico

Tipicamente o paciente com VPPB descreve crises de vertigem rotatória, de curta duração e forte intensidade desencadeados por movimentos rápidos da cabeça, sendo os mais freqüentes os seguintes: levantar da cama pela manhã, deitar e virar na cama, estender o pescoço para olhar para o alto e fletir o pescoço para olhar para baixo.

Diagnóstico

Ao avaliar o paciente, o médico não encontra alteração no exame neurológico, com exceção das manobras de Dix-Hallpike e de posicionamento lateral. Nestas manobras o médico deita rapidamente o paciente, na tentativa de desencadear uma crise típica de vertigem. Ao desencadear a crise, o médico pode observar o nistagmo, um movimento dos olhos causado pela alteração na função do labirinto.

Uma vez observado o nistagmo não há necessidade de exames complementares para o diagnóstico de VPPB. Alguns exames podem ser solicitados pelo médico se houver necessidade de identificar o que causou a VPPB ou se houver outra forma de vertigem.

Mecanismo

Em 1979 foi proposta uma teoria, que posteriormente foi confirmada, de que a VPPB é causada por partículas de carbonato de cálcio – otólitos – que se soltam do utrículo e caem no canal semicircular (ver anatomia).

Em condições normais tanto os otólitos do utrículo, quanto a endolinfa presente no canal semicircular se movem a cada deslocamento da cabeça e geram um estímulo normal do labirinto. Em pessoas com VPPB, a cada movimento da cabeça os otólitos se movem onde não deveriam estar (na endolinfa do canal semicircular), e conseqüentemente atrapalham o funcionamento normal do labirinto. Portanto, pessoas com VPPB têm vertigem durante movimentos da cabeça e ficam praticamente sem sintomas quando estão com a cabeça parada.
figura 1. Durante movimentos da cabeça, otólitos deslocados e flutuando no canal semicircular provocam estímulo anormal e conseqüente vertigem.

Causas

O mecanismo exato pelo qual as partículas saem do utrículo e caem no canal semicircular não é definido na maioria dos casos. Sabe-se que aproximadamente 50% dos casos são idiopáticos (sem causa definida), enquanto trauma e neurite vestibular são as causas mais freqüentes.

Tratamento

Na década de 1970 se preconizava cirurgia para o tratamento da VPPB. A técnica utilizada era a secção do nervo vestibular e sua complicação era a surdez.

Em 1980 Brandt e Daroff propuseram a primeira seqüência de exercícios para tratamento desta síndrome. Desde então foram descritas outras manobras para o tratamento da VPPB, sendo as mais utilizadas a de Semont e a de Epley. O objetivo destas manobras é promover o movimento dos otólitos de volta para o utrículo, o que por sua vez, leva ao desaparecimento da vertigem.


Texto e ilustrações Vertigem e Tontura - Dra.Cristina B.Pereira

Não pensava em trazer esse assunto chato para o blog, mas hoje, em especial, não estou me sentindo bem. Passei o dia inteiro tonta e com náuseas. Além disso, não tenho dormido bem por várias noites seguidas, devido ao zumbido no ouvido, ou sei lá o nome que se dá pra isso. E, já que essa Rede Social tem ajudado muitos em todos os assuntos, quem sabe essa matéria possa ajudar alguém, e eu mesmo possa ter esclarecimentos melhores de quem, vive ou tem conhecimento do assunto. 

Como não dou confiança pra nenhum tipo de doença, pois do jeito que ela veio, ela vai embora, vou  lá brincar com a Chica, que é muito melhor! Risos.

É fácil e divertido. Basta formar uma frase com SETE palavras como o termo dado.
Pra ver mais frases é só clicar aqui. ou na imagem abaixo.


Não entendo PATAVINAS, desse tal de VPPB!

Uma semana muito colorida e abençoada pra todos nós!

32 comentários:

  1. Lucinha, vamos por partes:

    O sapão galante e provocativo quando fica amarelo,rs... Danadinho sabe bem mostrar a que veio!rs

    Essa tal doença de nome complicado e tipo a minha labirintite que aparece volta e meia... E essas tonteadas são tristes."embrulham" o estômago até,né? Ficamos com a sensação que giramos e eu sempr tendo a cair para um lado, o que o médico disse que precisava uma tomografia, cuja requisição dorme há anos numa gaveta,rs...

    Espero que passe logo a crise e que fiques bem boa! Quem gosta de girar e rodar é pião, não nós,!

    E tua frase ficou ótima! Mas entendes ,sim, da doença pois foste estudar e buscar. Muito legal! bjs, melhoras e obrigadão por brincar! chica

    ResponderExcluir
  2. Obrigadão por estar no instantes de domingo, mesmo girando assim,rs bjs,te cuida! chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucinha! Eu tenho um pouco de nojo dos sapos e fiquei assustada com esse sapão! Nunca ouvi dizer sobre essa doença. Melhoras. Beijo! Renata

    ResponderExcluir
  4. OI Lucinha que bom que deixaste este tema de VPPB eu tive tb. Igualzinha à descrição toda e o médico me fez sentar numa cadeira, olhos fechados e baixou,rodou , me deixando quase a vomitar,depois me medicou , colocou coleira no pescoço e tive que dormir 3 dias sentada, 3 dias inclinada do lado contrário ao que tinha o problema, para mais tarde deitar. Levou uns 20 anos para aparecer novamente, mas tb tratei e hj me sinto ótima. Vai passar querida, nos dá uns sustinhos ... Te cuida querida.
    Quanto ao sapo adorei saber que exiiu um Jacú bem cuidadinho ...Eu tenho horror a sapos....
    Bom dia e obrigada por me visitar. Bjk

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lucinha, como vai? Ótimo post!
    Eu também não me sentiria à vontade com um sapo boi por perto, hahaha... sei que são raras as espécies que nos fazem mal, que são necessários para o equilíbrio nnatural, mas sempre tenho medo que pulem em cima de mim, kkk!
    A doença que descreveu é popularmente conhecida como labirintite. Tive uma crise leve um mês após o falecimento da minha avó, situação em que tive que controlar muito o que sentia para dar forças à mim mãe. Dizem que a causa emocional é a perda do controle emocional, no meu caso fez sentido. Tive outras pequenas crises sempre sob o mesmo contexto, situações de pressão.
    Patavinas, eu acho essa palavra o máximo, kkk!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Lucinha querida
    Você sabe que no sítio dos meus tios também havia um sapo de estimação...rs
    Era o LEOPOLDO...rs
    Gostei muito da sua interessante participação,viu?

    Espero que melhores rápido, querida
    Estou na torcida!
    Deixo um forte abraço e beijinhos
    Com carinho de
    Verena e Bichinhos


    ResponderExcluir
  7. Lucinha,que curioso ter tido um sapinho de estimação! É dificil eles ficarem sempre nos mesmos lugares! Quanto ao VPPB tb não entendo patavinas,mas gostei da sua explicação e espero que vc fique boa logo dessa crise! bjs e boa semaninha,

    ResponderExcluir
  8. Puxa vida! Que doença chatinha... Eu nunca tinha ouvido falar também. Espero que consigas tratar e dormir em paz novamente! Adoro sapos!!! Desde criança que gosto deles e até mantive a banheira das minhas tartas aqui em casa, para os sapinhos mas infelizmente, por causa da dengue tive que tirar a água da banheira. Fiquei curiosa imaginando qual comida que eles colocavam no pratinho para o Jacú! Fica bem! Bjinho!

    ResponderExcluir
  9. Lucinha, doença chatinha essa! Achei lindo esse sapão amarelo, muito legal sua participação!
    Vovó também tem essas tonturas!
    beijinhos Pedrinho

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca vi bicho de estimação tão exótico! Adorei a imagem do sapo!
    Lucinha, eu também tenho esses sintomas, o meu médico diagnosticou como labirintite.
    Quando tenho crise não posso sair de casa.
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida Lucinha
    Já tive labirintite quando muito pressionada (há quase 20 anos) pela vida e tomei o tal de higroton... dose forte mas tudo passou e uma vez ou outra no ano tenho uma sensação dela com pressões da vida... a espanto... relaxo e vou vivendo bem feliz... é o jeito (rs)...
    Tem coisa que a gente entende como é mas não entende patavinas porquê conosco...
    Minha filha morre de medo de sapo... eu, não...
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  12. Olá Lucinha!!! Bora ser sinceras? Nada de sapos amiga...kkk. Infelizmente não sou uma admiradora dos pobrezinhos, esse ai, metido a brasileiro (amarelo com azul), tbm tem nada de bonitinho...rsrs. Os admiradores que me perdoem. E essa doença? Putz..alem de complicada tbm não é bem vinda: Vá simbora logo! E brincando com a Chica nos encontramos querida e bom demais te-la em meu novo circulo de amizades, embora tão distante, isso só prova que a internet enfim é util e saudavel quando queremos. Abençoada semana pra ti! bjos

    ResponderExcluir
  13. Aff! Acho que tonteei de ler toda essa explicação! Conversei com uma amiga sexta a noite e ela me explicou que tem labirintite e ensinei a ela uma simpatia que consiste em ter por perto onde se passa, uma planta de nome labirinto. Ela imediatamente diz que virá aqui em casa buscar a tal planta. Não conheço patavinas sobre ela, eu a salvei de uma caçamba e agora ela vive na minha varanda e cresceu muito.Espero que ela vá embora de ti! Seu sapo amarelo é bonito de olhar na foto, mas não os acho bonitos. Quando vim aqui nesta casa, havia sapos que apareciam no jardim. Sumiram de vez. Fique bem e receba um grande abraço! Ótima postagem!

    ResponderExcluir
  14. Maravilhoso o colorido desse sapo amiga, mas mesmo assim só quero vê-lo em fotos rsrsrs...
    De vez em quando sinto umas tonturas...não sei se é a tal de labirintite, mas já observei que geralmente aparece quando estou passando por algum problema. Deve ser emocional...
    Tenha uma feliz semana amiga!
    bjus!

    ResponderExcluir
  15. Lucinha,
    Nao gosto de sapos, mas gostei das cores dele.
    A sua participacao na brincadeia da Chica ficou otima!
    Quanto ao zumbido no ouvido, deve incomodar muito mesmo! Meu pai tinha e a minha Irma mais velha tem!
    Mas, se cuide!!!! Bjs e uma semana de paz pra vc!

    ResponderExcluir
  16. UI é ruim mesmo, isto de rodar, Cuide-se. Parabéns por participar.

    ResponderExcluir
  17. Eu morro de medo de sapos!!! Só gosto dos fofinhos, de pelúcia, rs ...

    Eu achei que estava com labirintite, mas lendo o seu post, pode ser que eu tenha esse raio desse VPPB =S
    Passei muito nervoso semana passada e tive várias crises ...

    Melhoras pra vc!

    Bjinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  18. kkkkk, fiquei devendo essa! Se tu que escreveste não entende, imagina eu, não faço a menos ideia do que seja esse VPPB.
    Boa semana!
    Sonia

    ResponderExcluir
  19. Lucinha querida, o meu abraço nesta 2ª feira... Tivemos mais um Encontro Com Deus no fds e agora é que tou voltando à rotina... Foi maravilhoso!
    Torcendo para que fique logo boa dessa coisa, VPPB... Puxa, é cada uma, hein?!
    Linda participação!!
    Com carinho...

    ResponderExcluir
  20. Estimo suas melhoras o mais rápido possível.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Olá minha amiga Lucinha, gostei;)) de conhecer o sapo azul! Colorido ele é!
    Ainda estou a pensar o que irei colocar sobre sapos!
    Depois seu problema de ouvidos! Pela descrição e não sei se será a mesma coisa tenho uma irmã que tem a doença de Menière e eu própria tenho que tomar dois comprimidos por dia para as tonturas! As minhas eram violentas, mas graça a Deus não cheguei a cair!
    Ainda sobre os vómitos, o meu marido teve uma crise há um ano muito esquisita, com vómitos bem fortes ! Chamei a urgência Medica e foi para o Hospital onde diagnosticaram Labirintite!
    Será que são doenças semelhantes?
    E claro a sua frase não podia ter sido sido melhor aplicada!
    Deixo um beijinho desejando boas melhoras!
    Um afago também ao meu afilhado Cido!
    Ailime

    ResponderExcluir
  22. Olá Lucinha, adorei a forma como conduziu este post, desde o sapinho lindo e colorido, o problema com o VPPB e a brincadeira da Chica! Você apresentou tudo de forma séria, porém mt bem humorada, o que mt me cativou. Entregue nas mãos de Deus, Ele sabe td da nossa vida e por certo conduzirá mt bem todas as coisas! Com Ele a vitória é certa! ;)
    Grande beijo!
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  23. O sapo amarelo que lindo , aqui no mato só temos perereca..kkk
    três meses atrás procurei o médico por causa dos zumbidos no ouvido com náuseas e tonturas, estamos investigando , a labirintite já foi descartada...prosseguindo com exames, espero que eu fique boa logo , porque me dá muitas dores de cabeça também.
    Tu ficou boa/ qual o tratamento? e assim vamos levando .
    uma boa semana pra ti!
    bjsss

    ResponderExcluir
  24. Lucinha

    Patavinas! quem entenderia algo dessa doença se não tiver passado por ela ou conhecido alguém que a tivesse? Sobre o sapo, ele é muito espertinho ! Sabe fazer uso de suas cores sensoriais!

    Eu lamento que esteja com ela, mas creio que com o tratamento vai te livrar rapidinho incomodo do zumbido e das tonteiras!
    Como não sei muito a respeito, peço a Deus que te cure ! Que te livre desse mal e que possas estar tranquila sem esses sintomas!
    Quem tem esses problemas de zumbido, ouvi dizer que é bom evitar fones de ouvido enquanto estiver caminhando.
    Lucinha, fica com Deus, cuide-se bem e logo tudo voltará ao normal.
    beijos Zizi






    ResponderExcluir
  25. Lucinha vim conhecer tua casinha e adorei, tua participação sobre os sapos ficou excelente e eu também nunca vi um sapo bonito e divertido como o aqui da imagem, uma doença bem chatinha esta, acaba em suas crises impedindo de seguir a vida num ritmo normal, tomara que você se cure o quanto antes, bjos Luconi

    ResponderExcluir
  26. Oi, Lucinha!
    Eu nunca vi sapo pessoalmente. Somente uma pererequinha muito miúda, ainda sim porque meu gatinho na época segurou debaixo das patinhas.
    Senti vertigem em uma época e pensei que estava com labirintite. Fiz alguns testes que simulavam situações envolvendo barulho de água. Por fim, vim com uma folha de exercícios para fazer em casa e depois de 3 meses sumiu a danada. Não sabia da existência da VPPB.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Menina...q. nome complicadinho né? Não conhecia, obrigada por compartilhar...
    Ótimas participações...

    Um super bjo!

    Alê- Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  28. Uaiiiiiiiiiiiiiiiii! Um sapo.
    Mas não olhei, viu, Lucinha?

    ResponderExcluir
  29. Este sapão tem uma certa beleza Lucinha, não seria o tal principe?
    Bela construção e ilustração.
    Meu terno abraço na bela semana.

    ResponderExcluir
  30. Lucinha querida, em primeiro lugar votos sinceros de rapidas melhoras dessa tal VPPB de que não entendo patavina tambem! Mas tonturas são terriveis. Ja passei por isso.
    Em segundo lugar, por ver desde criança sapos acabei por gostar deles, mas tbm nunca vi um como esse da imagem, os que vi acho feiosos.
    Fica bem! Beijos e voltarei mais vezes, pois as ferias acabaram hoje. Bom fs.

    ResponderExcluir
  31. I hope you will feel better soon my father suffers from terrible vertigo so I know how miserable it can be

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias