Verão na NZ - Esculturas Maoris - Desaconselhável para menores de ...


O Verão começou oficialmente na NZ, dia 1° de Dezembro. Nesse dia, choveu muito e fez frio. No dia seguinte, fomos presenteados com um lindo dia de sol. Coisa rara no últimos meses, então, resolvi aproveitar o dia.

Durante o intervalo de um trabalho pro outro, parei pra dar a minha caminhada diária. Esse lugar é um centro turístico muito visitado e tem várias trilhas para caminhada. Aliás, o que não faltam aqui, são trilhas. Elas são muito bem feitas, sinalizadas e com mapas durante os trajetos.

Todas as vezes, que vou caminhar por lá, entro pra ver as esculturas Maoris, e diversas exposições que sempre acontecem lá dentro. Um passeio ecológico e cultural ao mesmo tempo. Olhando as esculturas, resolvi fotografar e mostrar aqui.  Sei que vão existir várias opiniões sobre as imagens. O que pode parecer estranho, tem um grande valor para o povo desse país.

Os Maoris (indígenas), foram os primeiros habitantes da NZ, e depois chegaram os europeus. Não houve colonização, e sim, o Tratado de Waitangi, assinado em 1840. Quem desejar se aprofundar mais, em Português e Inglês. É uma história muito interessante. Gosto demais da cultura deles e do Idioma, que é o segundo oficial do país.

Enquanto estava por lá, chegaram vários ônibus com turistas de vários países do mundo. E, todos paravam para fotografar a entrada (primeira foto abaixo). Engraçado é observar as reações das pessoas ao verem os órgãos genitais das esculturas. Risos. Por isso escrevi, desaconselhável para menores de .... no título.  A idade está na cabeça de cada um.  Espero que não tirem meu blog do ar por causa disso. Risos.

De cima para baixo- Tiriwa, Hape, Hoturoa, Te Kawerau a Maki e Te Hawiti.
The Hawiti - Visto de dois ângulos
Himiona Heketarere e Te Ure

 O povo Maori tem um respeito imenso pela natureza e pelos ancestrais.

Não fiquem com medo das esculturas. Tudo que vem deles, é do bem e para o bem. Como escrevi acima, pode parecer estranho para nós, para os neozelandeses tem um grande valor.

Apesar da previsão do tempo não ser das melhores para os próximos dias, não posso deixar de dizer:

Seja Bem Vindo Verão!

14 comentários:

  1. Lucinha, achei linda a moldura acima e fica perfeita para emoldurar aquele cenário que ao longe se descortina!

    Tu sempre interessada na cultura e nos passas as informações. Quanto às esculturas, pra mim não chocam os órgãos genitais, antes as caras feias e brabas, parecendo de fúria,rs. Mas pra eles tem valor e a cultura é deles, né? Cada um,cada qual!!

    Mais um lindo e informativo post que nos trouxeste! Que o verão seja lindo por aí! Não consigo nunca lembrar dessa diferença até nas estações do ano.Estranho isso,né? bjs, chica e tuuuuuuudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Menina, estava já preocupada sem notícias! Tudo bem? Um post alegre como o verão! Senti sua vibração pelo dia lindo que vc citou. Amei ver as esculturas. Eu tenho duas esculturas daí que ganhei de Sarahe adoro sentir o cheirinho da madeira! São levíssimas. Agora, não sei lhe dizer o que elas são, mas tenho certeza que elas não têm os genitais expostos! Rsrsrsr! São sim, muito cabeçudas! Seu título vai atrair curiosos! Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucinha, que o verão nos traga muita luz e muitas alegrias!!!!
    As esculturas são bem diferentes mesmo... Rsrsrsrs
    Cada povo com sua cultura e eu acho maravilhoso conhecer outros costumes, maneiras diferentes de viver e de ver o mundo!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Olá..............................
    Post cultural, Lucinha!
    Amei a primeira foto! As outras achei bem "sinistras"...
    Bom VERÃO!!!
    Com muitos abraços.............................

    ResponderExcluir
  5. A primeira foto realmente é linda,as outras são bem inusitadas rs...

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  6. Muito criativa a sua publicação! Os olhos que enxergam a beleza de uma arte não podem condenar nem julgar, tudo é natural e belo!... bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lucinha,

    Já ri demais de você, com esta estória de "espero que não tirem o meu blog do ar", hahahaha. Achei as esculturas muito interessantes. Os órgãos sexuais, responsáveis pela reprodução da espécie, sempre foram considerados muito importantes, pelas diversas culturas do mundo, então isso tudo é muito natural.

    Um beijo, bom fim de semana e bom verão!

    ResponderExcluir
  8. Apesar das carinhas não serem muito simpáticas rsrsrs...gostei muito de conhecer a arte dos primeiros habitantes da NZ.
    Amei essa primeira imagem Lucinha, a paisagem emoldurada nesse quadro vivo, é divina!!!
    Bjus e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  9. Pois é, né? Os brasileiros são tão "descolados" mas são capazes de estranhar uma escultura por causa desses... detalhes. :-) Cultura é para ser admirada e/ou respeitada. Adorei a moldura e que falta que fazem essas trilhas organizadas por aqui! Quem dera! Ficarei na torcida para que o verão dê as caras de fato por aí! Aqui ele nem chegou ainda e já tá queimando! Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  10. Lucinha querida. Nunca havia pensado na NZ como um possível país a ser visitado quando um dia pudesse fazê-lo. Mas desde que conheci seu blog e passei a acompanha-lo e ver a NZ através dos seus olhos,desenvolvi uma grande admiração pela paisagem e cultura deste país e também passei a nutrir um grande desejo de conhecê-lo e ver de perto todas as maravilhas que você nos apresenta. Mais uma vez só tenho o que lhe agradecer. Obrigada por mais este lindo passeio.

    ResponderExcluir
  11. Esqueci de lhe contar no outro post e venho aqui para lhe dizer que logo às 6 da manhã, pensei muito em você, tirando o pó das minhas esculturas daí de N. Z. e colocando alguns enfeites natalinos no móvel da T V onde elas ficam. Te contei que elas foram até num ofertório? Não me lembro do tema da missa, mas tinham que apresentar algo dos continentes e no da Oceania ficaram travados, ninguém tinha nada, mas alguém disse para virem aqui em casa pois eu tinha de tudo. E as duas estátuas foram. Acho que minhas coisas já foram para a missa, sempre fui da Liturgia, rsrsrs!. Falando em missa, postei no Pentecostes, viu? Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucinha!

    Mas que lugar lindo, hein?
    Essa "tela viva", o que é isso, amiga? Um deslumbre!
    Não, não me assustei com as esculturas maoris, pois, gosto de tudo isso.
    Verdadeiras obras de arte! Inclusive, gosto também das Máscaras Africanas, tenho duas em minha sala.
    Encaro as demais culturas como fontes de sabedoria e conhecimento, aprendo muito com cada uma delas.
    Parabéns pelo post!

    Linda semana!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  13. Uma bela partilha Lucinha, já tinha visto as imagens acima de maneira isoladas no Google.
    Interessante a historia e cultura .
    Grato amiga.
    Bju

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias