Caminhar - dê o primeiro passo

Final da trilha em Bethell's beach

Caminhar e correr é fácil, só exige boa vontade e pequenos cuidados.
Dentre todas as possibilidades de atividade física, nem o futebol, o esporte mais popular do país, é tão simples de praticar quanto a  caminhada ou a corrida. Se a falta de uma bola ou a ausência de parceiros impedem a partida, basta andar para banir o sedentarismo de nossa vida. A caminhada é o exercício mais natural ao ser humano e o menos exigente em termos de equipamentos e companhia. Tendo boa vontade, qualquer um pode começar.
Mas não se deve simplesmente sair aindando. Há alguns cuidados que devem ser tomados para que a atividade só faça bem à saúde - e não cause lesões nem complicações cardiovasculares. Antes de tudo, é recomendável procurar um clinico-geral e fazer um teste ergométrico. Um cardiograma e um hemograma, para verificar os níveis de ferro e colesterol, também são importantes. Feito o check-up, é hora de se programar e reservar pelo menos dois dias por semana para fazer a atividade regularmente. "Para os iniciantes, isso é o suficiente. Quem começa forçando a barra desiste logo", diz Alexandre Salicio, diretor técnico da Cronos Assessoria Esportiva.
Ele recomenda que, a princípio, o tempo de caminhada vairie de 15 a 30 minutos. "Meia hora já dá resultados fisiológicos significativos, como  a redução de nível de colesterol, a melhora da qualidade do sono e o combate à obesidade. Menos tempo que isso também é válido, mas os resultados se restringem ao nível psicológico, já que a pessoa se sente mais bem disposta, inserida na sociedade, e abandona a imagem de sedentária". Prevenção da osteoporose e combate à depressão são outros benefícios. Á medida que for melhorando seu preparo físico, troque a marcha e substitua gradativamente a caminhada pela corrida e alcance ainda mais rápido o bem-estar.
Previna riscos - Antes do primeiro passo, prepare seu corpo para o exercício:
Use um calçado adequado, de preferência tênis com solado plano e macio, que não  pressione a ponta dos dedos nem aperte o peito do pé.
Faça alongamento de 5 a 10 minutos antes e depois do exercício.
Faça também um aquecimento, estimulando a circulação sanguínea, girando as articulações dos punhos, tornozelos,m braços e pescoço. Dê pulinhos.
Mantenha uma alimentação balanceada. Dê preferência ao consumo de carboidratos (massas,pães), de  30 a 60 minutos antes do exercício e ao consumo de proteinas (frios, carnes) de 10 a 30 minutos depois. Frutas legumes e verduras podem ser consumidos à vontade.
Respeite seu limites -Mal praticada, a caminhada pode machucar. O corpo dá alguns sinais para avisar que está na hora de diminuir o rítmo ou parar;
Aumento súbito da frequencia cardiáca.
Aumento brusco da sudorese
Sensação de ardência e queimação nas panturrilhas e canelas
Boca seca
Dor na parte lateral do abdome.
Texto da revista Vida Leve da Hortifruit
~~~~~~x~~~~~~

Sou suspeita pra falar do assunto.rs Amo caminhar e de preferência longas trilhas.
Já fiz muitas trilhas aqui, variando de duas horas à quatro horas. 
A de quatro horas foi a mais linda e emocionante que já fiz, e só paramos 15 minutos para o lanche. Já estou sentindo falta disso e se não achar companhia, vou sozinha mesmo.
Nessa da foto estávamos chegando ao final, por isso tirei o tênis e já estava me preparando pra entrar na água. Geralmente gastamos duas horas nessa trilha e paramos uns dez minutos no pico da colina. Isso mesmo, todas essas trilhas são de muitas subidas, mas durante a caminhada somos agraciadas com as lindas imagens da natureza.

Acrescento algumas coisas que faltaram no texto, é que deve-se levar água nas caminhadas, usar filtro solar e boné dependendo do clima local. Evitar levar peso.
 No caso das trilhas, e necessário levar bastante água, frutas. Aqui não tem como deixar de colocar um casaquinho leve dependendo da estação, mas deve-se levar o mínimo de coisas possíveis.
Mas normalmente eu caminho  no mínimo uma hora diariamente, aqui perto de casa e só levo a garrafinha d'agua.
Concordo com o texto, caminhar faz muito bem ao corpo e a alma.
Se você pode caminhar ao ar livre, aproveite o momento e curta a natureza. Eu converso com Deus o tempo todo, enquanto caminho.

P.S. Mas se você não gosta de caminhar faça algum tipo de exercício fisico, o importante e não ficar ocioso (a).
Encontro vocês lá na caminhada. Beijos

12 comentários:

  1. Oi Lucinha
    Já fiz caminhadas de uma hora todos os dias, me sentia muito bem, agora estou ociosa, engordei uns belos quilos, fico cansada à toa, e vejo a necessidade de uma dieta e caminhadas com urgencia.
    Voce com esta postagem me deu uma chacoalhada, vou ver se começo com uma pequena caminhada...o difícil será jogar a preguiça fora, ela é graaaaande....torça por mim.
    beijinhos
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir
  2. Ah, Lucinha, morando num lugar assim tão fantástico, creio que nem eu não ficaria em casa paradacomo eu fico. Seu post está excelente como dica. Não há argumento que possa suplantar isso, por isso eu vivo de remorsos por ter parado de caminhar. Você está muito linda na foto. Parabéns e fique com Deus. Estou indo já, já escrever-lh. Bjbjbjbj!!!

    ResponderExcluir
  3. Que texto bom Lucinha! Eu me matriculei numa academia perto de casa ha algum tempo, mas não sou muito de fazer musculação, acho chato, gosto mesmo de atividades ao ar livre e por isso, acho que vou largar a academia e caminhar na rua mesmo, numa praça aqui perto. É bem melhor, mais prazeroso e nem preciso gastar dinheiro pra isso. quem sabe um dia não serei assim como você uma atleta de trilhas e caminhadas longas. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lucinha, estou precisando ouvir os seus conselhos sobre caminhada. Você tem razão, temos que mandar embora o sendentarismo, para melhorarmos a nossa qualidade de vida. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu tô tentando. Fazendo trilhas e mais trilhas.
    Veja aqui
    http://quemnaoandadesanda.blogspot.com
    é bom demais e caminho também com o maridão, ele precisa por conta do diabetes.
    Adorei o texto e quero te pedir permissão para colocar no blog do "quem não anda desanda". Muito bom mesmo.
    Lu muito obrigada pelo carinho de sempre para comigo.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Esqueci...
    você tá linda nessa foto qualquer dia convido o grupo meu para irmos fazer uma trilha por aí...rsrsrs!!!

    ResponderExcluir
  7. Lucinha vc é muito bonita, podia mostrar uma bem de pertinho pra eu te conhecer rsss.
    Eu caminhava tb, mas depois foi ficando dificil caminhar em horarios perigosos a noite, de manha nao dava mais , e acabei comprando uma esteira, deu que eu machuquei meu joelho e dai nao consegui mais caminhar, hoje estou sedentaria e sofrendo as consequencias disso.
    E a maquina??? Quando vou ver suas artes??? So ficar olhando meus tecidinhos nao te inspirou ??? hehhehhe


    Bjs Leila

    ResponderExcluir
  8. Bem...eu só posso dizer que aceitem o desafio, pois caminhar faz bem à saúde e alimenta o espírito. Na minha aldeia desde 2008 que é feita anualmente uma Caminhada na Natureza. Além do contacto com a beleza da natureza e apreciação da paisagem ainda podemos conhecer o património histórico e outro.
    Onde resido (cidade), felizmente tenho um percurso, mas como fica à beira de uma estrada onde há trânsito não acho o percurso muito atractivo, mas sempre que posso lá vou eu fazer uma caminhada e no final confesso que valeu a pena, sinto-me muitíssimo melhor.

    Boas caminhadas

    ResponderExcluir
  9. muito obrigada por comentar o meu blog :) sem duvida que a lua é linda e tem os seus mistérios ^^
    sem duvida que caminhar faz bem a saude (: temos e que contrariar a "preguicite"

    ResponderExcluir
  10. Outro dia li uma reportagem dizendo sobre como é difícil as pessoas saírem do sedentarismo - uma doença que vem e se instala. Não custa começar com uma caminhada de quinze minutos por dia, que não toma tempo e não é tão grande esforço assim, podendo com o costume ir acrescentando minutos. Tá certo que depois de se acostumar com uma caminhada acelerada, pode-se comecar a correr. Prefiro a caminhada por ter menos impacto e não afetar tanto as articulações do joelho, mas vai do prazer de cada um em praticar o esporte favorito! Pedalar, adoro!! Beijus,

    ResponderExcluir
  11. Caminhar é minha atividade favorita, mas tenho andado sem motivação, não consigo entender o porquê...
    Agora há pouco separei minha roupa de caminhada pra ver me animo a dar uma volta pela pista ao redor do Pão de Açúcar. Com esse visual, é um convite e tanto, não?
    Amanhã termina minha viagem e não posso perder essa oportunidade.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias