Como economizar água - Nós podemos ajudar


Imagem
http:/
As bacias sanitárias com caixa acoplada gastam, em média, 12 litros de água a cada vez que a descarga é acionada. Se você tem em sua casa descargas desse tipo e usa o banheiro cinco vezes por dia, gasta 60 litros de água diariamente. 

Existe, porém, uma maneira simples de reduzir este gasto, colocando uma garrafa PET (aquelas de refrigerante) de 2 litros, cheia de água, dentro da caixa d´água da bacia. Com isso, você estará economizando 2 litros por descarga, ou 10 litros por dia. 

Se esta prática for adotada em todos os banheiros da casa em que habita uma família de quatro pessoas, essa economia será de 40 litros por dia. Em um ano, essa água poupada é suficiente para matar a sede de 20 pessoas durante o ano inteiro. 

E não se esqueça de nunca usar o vaso sanitário como lixeira, pois cada vez que você aciona a descarga para se livrar de papéis ou pontas de cigarro joga fora sem necessidade água limpa e tratada. 

Existem bacias sanitárias mais modernas, com apenas 6 litros de água. Para saber se a sua é desse tipo, basta tentar colocar a garrafa PET dentro. Se não couber, significa que você já está gastando uma quantidade bem menor de água por descarga.
Créditos do texto - Revista O Globo - Caderno Razão Social nº 112 - 15/02/2011.
Nos blogs mostramos tantas coisas bonitas e muitas vezes esquecemos que de nada adianta tudo isso, se não deixarmos um mundo melhor para os nossos descendentes.
Quando reaproveitamos uma peça e a transformamos, dá uma sensação muito boa. Estamos fazendo bastante, mas ainda é pouco.
Outro dia eu estava refletindo sobre o assunto, e veio uma pergunta: O que será que eles vão pensar de nós? Acredito que eles não terão respostas. Não irão de maneira nenhuma entender o motivo de termos ajudado a destruir o planeta.
Temos tantas lembranças boas de nossoa bisavós e avós, quanto carinho por eles eu leio na blogosfera. Não imagino qual será o meio de comunicação até lá, mas se for tipo esse, eles vão postar muitos questionamentos.
Li essa matéria e resolvi partilhar com vocês. Uma coisa tão simples, que pode ajudar a economizar água.
Eu não sabia disso, e já vou pedir a minha filha pra verificar qual o tamanho da caixa do meu apartamento no Brasil e colocar essa sugestão em prática.
Tenho um galão que eu colho água da chuva para molhar as plantas, mas eu preciso de algo maior para reservar mais.
Sempre vi minha mãe economizando água. A água que ela enxagua as roupas finas, ela lava o banheiro. O amaciante do enxague, serve pra perfumar o vaso sanitário. O amaciante? Ela e minhas tias que fazem.
Não sou ambientalista, apesar de admirar os que são. Sou apenas uma mulher preocupada em deixar mundo melhor.
Estou preparando um post sobre como diminuir o lixo doméstico. Uma experiência vivida por mim no dia a dia.
Aqui está o link do site indicado por O Globo, caso vocês queiram consultar -  Instituto Akatu de Consumo Consciente
Fiquei muito feliz com os comentários e elogios a minha galinha carijó. Mamãe disse que eu comecei por uma coisa difícil deveria ter começado por uma costura reta. Mas eu me apaixonei pela galinha e insisti nela.
Ahhh econtrei os olhinhos na loja de 1.99. As próximas vão ficar mais bonitinhas. Prometo. Risos

Hoje foi um dia difícil pra mim. Como vocês sabem, eu estava planejando ir ao Brasil em breve. Mas as coisas não aconteceram como eu esperava e talvez eu tenha que adiar a minha viagem para o ano que vem.
Não é por um motivo ruim, muito pelo contrário, não se preocupem. Apenas não devo falar sobre ele aqui, mas sei que vocês vão compreender.
Me preparei pra ficar dois anos sem ver os meus familiares e amigos, e estava levando isso muito bem. 
Em Janeiro tive a visita de meu irmão, cunhada, sobrinha e meu neto Gustavo, como vocês acompanharam aqui. Foi maravilhoso, matamos a saudade e nos curtimos muito. Mas eu não tenho só eles.
Mas eu sou uma pessoa que supero muito bem a tudo, e vai passar. Deus sabe de todas as coisas, e só irei no Brasil no tempo que ele permitir.
Enquanto isso vou usando o ombro de vocês e aprendendo a costurar, bordar, pintar etc. Risos

A imagem do banheiro é linda. As paredes são de pedra e papel de parede. Vocês podem visitar o site, tem outros tipos de banheiros muito bonitos.

9 comentários:

  1. Tanta coisa pra falar aqui:

    1- ótima e muito prática essa dica para econmizar água...
    Precisamos disso e cada vez mais pensar no planeta.

    2 - Tua costura da galinha ficou DEZ e imagino se estivesses já acostumada. Foste logo pelo mais difícil.Vencer desafios é legal!

    3 - Pena por não dar certo a viagem ao Brasil. Em que estado eles moram?

    Mas as coisas acontecem nas horas certas. Na hora, pensamos que somos azaradas por não ter dado certo.Mas parece que depois vemos claramnte. E fica fria, vai dar pra vir, de repente... vais ver!

    um beijo,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. a ideia de ajudar o planeta, agora mais em ação no mundo todo, reverterá em nosso próprio benefício. Pena que tem gente que ainda não pense assim. beijos. boa quinta-feira.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lucinha,
    eu já conhecia essa prática, a diferença é que mandava colocar um tijolo.
    Aqui há autoclismos (é como chamamos à caixa da água) com duas dosagens, para grandes descargas e pequenas descargas, o que dá uma grande poupança de água despejando a pequena descarga quando for apenas para um "xixizinho".

    Tenho pena que os seus planos estejam a ser adiados, mas se é por uma coisa boa tudo bem, espero que tudo dê certo.
    Tenho uma irmã que mora no Canadá e todos os anos faz planos para vir cá, apesar de saber que não virá. Então, faz novamente planos para o próximo ano, e assim só está à espera um ano de cada vez. Este ano vem mesmo!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Oi, menina, seu post é oportuno, pois a partir de minha 1ª visita ao D.A.E com meus alunos para que eles conhecessem todo o percurso da água até chegar nas torneiras eu parei de lavar minha calçada e lavar carros, pq é água tratada que sai da torneira e fica muito cara para as prefeituras, para que ela fique potável nas torneiras. Esse é um assunto muito sério e tentei passar isso para eles, qdo ainda lecionava, com muita paixão! Aqui em casa também economizo tudo que posso e exijo de todos. Que pena sua viagem ser adiada, pois imagino como vc deva ter ficado chateada, mas se é para uma boa causa, seu coração jovem aguenta, né? Meu grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Toda dica para economizar água é muito útil. Gostei.
    A galinha carijó está linda...Você é muito habilidosa.
    Você virá ao Brasil na hora certa e com certeza verá que foi melhor e ficará muito feliz.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Lucinha
    realmente você tem razão. Temos que nos sensibilizarmos para poupar água, porque ela escasseia.

    Quanto à sua galinha, ficou linda e se tiver em conta que foi a peça pioneira de costura ainda mais valor se dá.
    Parabéns.
    beijinho

    ResponderExcluir
  7. Nós temos que fazer agora, não como falam que as crianças são o futuro,nós podemos mudar, conscientizando e dando exemplos...Ótimas dicas para saber se estamos gastando muita água..paz e bem

    ResponderExcluir
  8. Oi querida,
    É a água é um caso sério demais!!!
    Adorei as florzinhas, ficaram muito mimosas com lacinhos.
    Beijos,
    jud-artes.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucinha!
    Vamos fazer essa dica de colocar a garrafa dentro da cx de descarga aqui em casa, pois a nossa ainda é das antigas, gasta mais água que a nova, né?
    Vlw pelas dicas!
    Fica bem!

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias