E o frio chegou! Vamos nos preparar para recebê-lo

Muriwai Beach inverno 2010

Com a chegada da estação mais fria do ano, é hora de reforçar os cuidados com para manter nossa beleza e nossa saúde. Com a queda das temperaturas e clima seco, chegam também a tosse, os espirros, o ressecamento da pele, danos aos cabelos, alergias respiratórias, infecções, resfriados, dermatites atópicas e até rugas de expressão.
Para que esses males não se instalem, ou pior, não evoluam, aposte na prevenção. Confira alguns cuidados básicos para essa época:

Excesso de oleosidade nas regiões do corpo onde existe maior concentração de glândulas sebáceas, como couro cabeludo, rosto, supercílios e tórax, é o principal sintoma da caspa. A temperatura elevada também estimula a produção de sebo e pode provocar a dermatite. O ideal é, antes da chegado do inverno, consultar um dermatologista para fazer o tratamento adequado para evitar que a doença se manifeste.
Cabelos
Utilizar shampoo e condicionador de boa qualidade e adequados para seu tipo de cabelo e fazer hidratação é a melhor opção para manter os fios saudáveis no inverno. Primeiramente é preciso fazer uma limpeza profunda dos fios e retirar todas as impurezas. Em seguida, faça uma hidratação com um creme específico para o seu tipo de cabelo. A hidratação deve ser repetida semanalmente.Os lábios ficam mais sensíveis durante o inverno. O vento, frio, poeira, poluição e a baixa umidade agridem e ressecam muito os lábios. É preciso hidratar regularmente. Além do uso regular de filtros solares labiais, é importante beber muita água. Outra maneira de se prevenir contra as queimaduras e rachaduras que, às vezes, até sangram os lábios é evitar passar língua com saliva sobre eles. Na hora de escolher um protetor labial ou um batom, preste atenção na fórmula. Prefira produtos com filtro solar associado a preparações oleosas e produtos a base de cera de abelha, que mantém os lábios sempre com uma película protetora e ajudam na hidratação.
Lábios
Os lábios ficam mais sensíveis durante o inverno. O vento, frio, poeira, poluição e a baixa umidade agridem e ressecam muito os lábios. É preciso hidratar regularmente. Além do uso regular de filtros solares labiais, é importante beber muita água. Outra maneira de se prevenir contra as queimaduras e rachaduras que, às vezes, até sangram os lábios é evitar passar língua com saliva sobre eles. Na hora de escolher um protetor labial ou um batom, preste atenção na fórmula. Prefira produtos com filtro solar associado a preparações oleosas e produtos a base de cera de abelha, que mantém os lábios sempre com uma película protetora e ajudam na hidratação.
Rachaduras nos pés
No inverno, a umidade do ar diminui, causando o ressecamento da pele, inclusive dos pés. A hidratação é fundamental, mas também é necessário usar sapatos fechados e um bom hidratante, específico para a região dos pés. As rachaduras acabam por ser locais propensos a proliferação de bactérias e fungos, por isso é importante tratá-las com cuidado. Uma boa dica para acabar com as rachaduras é usar a pomada Bepantol.
Olhos
Característica do inverno, a baixa umidade do ar pode comprometer a visão com a chamada síndrome do olho seco. O problema provoca a diminuição da produção da lágrima ou a piora da qualidade de lubrificação. Os principais sintomas são: sensação de areia nos olhos, coceira e extrema sensibilidade à luz, para evitar esse problema a ingestão de água e colírios específicos para hidratar os olhos ajudam bastante.
Pele
A hidratação é essencial para termos a pele saudável e linda. Você sabe que danos sua pele pode sofrer se ela não for hidratada corretamente no inverno? Prurido, urticária e dermatite atópica, e muito mais. Para combater essas reações podemos recorrer a algumas regras básicas, tais como:
Para evitar o ressecamento da pele devemos beber muita água, consumir muitas frutas, legumes e verduras e evitar os alimentos gordurosos.
Não tomar banhos quentes e longos.
Usar sabonetes suaves e emolientes.
Usar toalhas macias.
Hidratar a pele do corpo, principalmente a do rosto que é mais sensível.
Se a pele do rosto não for hidratada adequadamente, vai surgir o ressecamento, que traz riscos como envelhecimento precoce (rugas finas) e diminuição da elasticidade da pele. Com a diminuição da temperatura, os banhos acabam por ser mais quentes, causando a perda da barreira de proteção da pele, levando a um ressecamento severo e, com isso, o aparecimento das rugas e diminuição da elasticidade.
Além da hidratação, não esquecer também da proteção solar e base facial, que formam uma barreira e protegem a pele dos raios solares, vento e poluição.
Alergias respiratórias
A grande maioria dos pacientes apresenta sintomas de rinite, bronquite e asma, queixando-se de nariz escorrendo, coceira nos olhos, tosse e dificuldade para respirar. Sem falar nas constantes crises de espirro, principalmente na parte da manhã. Veja algumas dicas para evitar o problema:
Limpe a casa com um pano umedecido em água ou álcool, evitando desinfetante e outros produtos químicos.
Evite usar espanador, cortinas de tecido e carpete, que concentram muita poeira. Os ácaros, principais causadores de alergia, são abundantes nos colchões e travesseiros, locais onde costumamos passar grande parte do nosso dia e por isso é imprescindível o uso de capas impermeáveis aos ácaros.
Evite almofadas, bichinhos de pelúcia e cortinas pesadas, pois tudo isso se torna ninho de ácaros. Deixe entrar ar e sol sempre que possível nos cômodos, evitando assim o aparecimento de fungos.

Não desaparecendo os sintomas com esses cuidados, consulte um médico. Em algumas situações é necessária a prescrição de medicamento antialérgico (corticoide como última opção).
Gripes e resfriados
Gripes e resfriados tendem aumentar em épocas de frio. Especialistas afirmam que o frio causa constrição e estreitamento dos vasos sanguíneos, responsáveis por transportar os elementos de defesa para o organismo. Por isso nossa imunidade fica mais baixa. Então prepare sua imunidade para manter a saúde em dia.
Dicas para prevenir gripes e resfriados:
Mantenha uma alimentação saudável
Beba bastante líquido
Poupe suas energias: durma bem e descanse
Não tome antibióticos desnecessariamente
Combata a febre e a dor muscular com dipirona ou paracetamol. Não use aspirina
Mantenha a casa bem ventilada
Evite aglomerações
Lave as mãos com frequência e use lenços descartáveis.
Soro fisiológico nas narinas ajuda a combater a obstrução.
Não agasalhe seu filho exageradamente, isso pode desencadear uma convulsão febril.
Não use medicamentos como xaropes, gotas nasais, ou descongestionantes sem uma avaliação médica.
Procure um serviço médico se tiver dúvidas ou ocorrerem complicações.


Hoje, quando saí pra caminhar de manhã, já eram por volta de 9.00 am, e a neblina estava ainda sobre os jardins. As 8.00 am, quando fui colocar a lixeira na estrada, não conseguia enxergar esse pinheiro.
De fato, o inverno já chegou por aqui. Não posso reclamar, pois ano passado, no Outono, fez muito frio.
Nessa época temos que tomar muito cuidado com a beleza, mas principalmente com a saúde.
Parece que as crianças sofrem mais que os adultos nessa época. Lembro-me que no Brasil, as clinicas ficam cheias de crianças fazendo nebulização.
Eu sempre gostei de Inverno, mas minha cidade brasileira é o Rio de Janeiro, não faz tanto frio como no Sul do País e Regiões Serranas.
Quando ia para o trabalha às 6.00 am, costumava pegar  entre 15 e 17º, pois o escritório era perto da Orla Marítima.
Quando eu pesquisei sobre o clima daqui, achei que seria fácil me acostumar. Mas não foi bem assim.
Não sei explicar, mas um dia vou me aprofundar nisso; é que devido a localização do país, a sensação de frio é maior, mesmo na mesma temperatura. Não sei se isso é comprovado, ou não. Sei que 12º aqui, eu sinto a sensação de 5º, ou até menos.
Na Ilha do Norte, onde moro, não neva. Na Ilha do Sul é muito mais frio e neva pra valer. Risos.
Desculpem-me pelo tamanho do post, mas esse assunto merece todo os esclarecimentos.
Vejam abaixo:
Meu irmão e sobrinha caminhando no gêlo em Janeiro de 2011 (verão). Imaginem no inverno. Rs
Nova Zelândia - Ilha do Sul

Tenham uma linda semana, mesmo com as cores do inverno!


15 comentários:

  1. LUcinha

    Ótimas tuas dicas para enfrentar o frio que aqui já está sentado ,instaladinho...


    As crianças sofrem mesmo e aqui os hospitais estão JÁ lotados.

    Lindas fotos ,adorei ver...

    uma linda semana, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucinha
    Por aqui também está fazendo muito frio. As suas dicas são ótimas para enfrentar os desconfortos da estação.
    Obrigada pela visita.
    Uma semana abençoada para você.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lucinha!
    Ótimo post.
    Gosto do inverno, mas temos que tomar cuidado mesmo, sobretudo as crianças! Aqui em casa estão todos gripados!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Minha Amiga Blogueira.
    Vim Agradeçer a sua visita,eu AMEI!!!
    Seu cantinho é uma graça.Linda Semana Pra Ti.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Olhei num repente e assustei-me: êpa, mas eu nem comentei?!! Você conquistou mais uma Maria Luiza. Que legal! Seu post é perfeito, aliás esse site é excelente e eu continuo a receber os assuntos por e-mail. Gostei demais de sua foto, mas a do seu irmão você não informou o lugar. Deve ser daí também de NZ, não? O frio está intenso e sem coragem de enfrentar a máquina de roupas. Vou dar um tempo. Lucinha, tenha uma rica semana com muita Luz. Bjbjbj!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    As suas dicas acho que interessam a todos. Aqui como estamos na época do calor, temos o Verão mesmo à porta, é altura de entre amigas partilhamos as dietas de Verão, mas também nos preocupamos em proteger a pele, olhos, lábios, pés, cabelos, que devido ao calor, praia, também merecem cuidados.

    Um abraço caloroso de Portugal

    ResponderExcluir
  7. Olá Lucinha
    Muitos e bons conselhos:)))
    Abracinho

    ResponderExcluir
  8. Oie... demorei para retribuir a visita mais vim =D
    Lindoo seu Blog Otimas dicas.. adoreiii

    to seguindo ja tbm..

    BjOssssss

    gliterizadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. No inverno é bom se cuidar. Eu sinto muito frio, no momento estou totalmente agasalhado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. miga valeu o toque.
    Seu texto é muito bom
    eu não gosto de frio.
    O verão é a minha estação.
    Uma linda semana amiga querida beijos meus,Evanir.

    ResponderExcluir
  11. Por aqui o verão está a chegar, já o calor vai dando um ar da sua graça. Aliás, vai dando mais do que isso, pois tem feito muito calor aqui, mais do que o normal para esta época do ano.

    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  12. oi Lucinha
    aqui tb na bhia está fazendo um frioo - de 26 graus - (mimata)
    aqui nesta epoca de inverno - chove muito e venta forte mesmo!
    não sei se aguentaria este frio todo- quando vou na minha mãe no RS quase morro de frio!
    e adorei as dicas - eu tenho problemas de caspa- e notei que a maresia deixa tudo oleoso e aqui piorou -
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  13. eu sofro um pouco nessa epoca do ano.... tenho bronquite asmatica alergica...o bom é o ceu sempre azul...mas toda noite vem um gatinho dormir comigo dentro do peito e tem noite que ele toca flauta a noite inteira rsrsrrs to perdendo a paciencia com os chas e ja faz 20 dias que tomo remedio...o q me deixa deprimida, nao gosto de tomar remedio! enfim, funciono muito melhor debaixo do calor de 40 graus na sombra que faz aqui em ribeirao na primavera...rsrsr aqui nao venta....eu ando na rua so olhando nas caçambas e calçadas pra ver se encontro alguma coisa pra catar...rsrsrsr mas as vezes ainda fico com vergonha de parar e levar....rsrsrs qdo vier pras paragens de ca ta convidada pra conhecer ribeirao, poços e cravinhos!! bjo (ó a mariazinha ein?? ta que ta nos comentarios!!!rs)

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga,
    Lindas suas imagens, adoraria ver a neve, apesar da minha idade ainda
    não tive oportunidade, na minha cidade não neva mas faz muito frio, uma linda semana para você e fica com Deus, beijos!

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias