BookCrossing 3ª Edição - Eu participei. E você?



Eu estava com muita vontade de participar desse  movimento chamado BookCrossing, organizado pela Luma. Eu já havia até postado o selo na lateral do blog, quando soube da 2ª Edição.
Comentei com uma amiga do Brasil, e combinamos que quando chegasse mais perto, eu enviaria pelo correio, e ela esqueceria por mim. Mas aconteceu a greve do correio brasileiro, e não enviei.

Mas nem tudo estava perdido, e a Luma deixou um comentário aqui no blog me convidando para participar,  e já estava em cima da data.

Não adiantaria eu deixar um livro em Português, num país de idioma Inglês. Pensei....pensei e resolvi fazer assim: fui no shopping antes de começar a aula e comprei um livro em Inglês. Como eu estava no curso, e lá circulam muitos estudantes, eu tive a ideia de deixar lá na recepção. Só que se eu tirasse foto lá, eles iriam ver  e perderia a graça. Esperei a atendente se distrair ao telefone, e deixei o livro.
Fui ao banheiro só pra ganhar tempo, e quando voltei, já o tinham levado. Risos 

Escrevi um bilhete em Inglês, informando sobre o movimento, como orientação da Luma, e também datei e coloquei o país que é a Nova Zelândia. Não sei se o BookCrossing, já existia por aqui, mas se não, agora existe. Risos

Parecia que eu havia cumprido a minha participação, mas não havia. Eu não conhecia o livro e não li. Portanto, não estava apegada a ele, pra sentir que eu havia me desprendido de um livro que estava guardado em minha estante. 

Eu tenho vários livros em Português que trouxe do Brasil, e eu sou muito apegada a eles. Isso eu já sabia, e descobri que era ainda mais quando resolvi participar do movimento.

Aí, eu fui fundo no meu sentimento de apego, e doei o que eu mais gostava.
"Buscai as Coisas do Alto", um livro editado em 2006, pelo Padre Léo, que foi um Padre muito amado por nós Católicos, que faleceu em 2007 de cancêr. Esse livro ele escreveu durante o tratamento. Eu tive o privilégio de participar de muitos acampamentos de oração com a presença dele, e ao escrever aqui, eu me emocionei e senti muita saudade.

Aderi à uma das sugestões da Luma, que é entregar o livro pessoalmente à alguém. Assim o fiz.
Esse livro vai pra uma brasileira que conheci há um mês. Ela vai ler o livro e passar para outra brasileira que está indo embora de volta para o Brasil. Sendo assim, o livro não atravessou o oceano da forma que eu planejei, mas da forma que Deus encaminhou.

Encontrar uma meta e manter o passo firme em direção às coisas que estão no Alto é próprio daqueles que sabem superar os desafios e que não se deixam abater diante das dificuldades. Para aqueles que não querem parar nem desanimar diante dos problemas, eis o ensinamento de Pe. Léo: é preciso continuar!

Luma, eu amei participar desse movimento tão importante que é despertar alguém para a leitura. Muito obrigada!

29 comentários:

  1. Essa iniciativa da Luma é muito legal e gostei da tua participação. Ainda mais ver tua capacidade de assumir a falta de "desapego" ao deixar um livro qualquer , que nada significava pra ti,rsrs.

    Depois foste fundo e a tarefa foi muito bem cumprida. Adoro teu jeitinho de contar e agir! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Lucinha, eu também recebi o convite da Luma, mas eu não consigo. Meu apego por livros é demais. Me arrependi amargamente de ter doado minha biblioteca inteira da minha infância e juventude para a escola em que eu trabalhava,quando me mudei para a minha casa, quando nova. Minha novidade agora é ir na biblioteca trocar revistas por livros luxuosamente encadernados como alguns que sempre sonhei em ter como Moby Dick de Herman Melville, Ernest Hemingway, Dickens. Sua atitude foi linda. Eu me despreendo sim de muitas coisas, mas de livros... esse exercício virá com o tempo. Agora eu sou gananciosa deles... livros... quero tudo! Tudo meu!Rsrsrsr! Abração! Vou lá no post anterior comentar.

    ResponderExcluir
  3. Minha doce amiga!
    Você é formidável!!!
    Amei ler sua postagem,senti que participastes desse projeto com tanto carinho e de forma amorosa.
    Abraços! Um dia abençoado e lindo pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Estava doida para participar desse movimento e não participei. Mas acho que mesmo assim vou fazer isso esse final de semana. Vou até o blog da Luma para ver como se faz.
    Esse livro do Pe. Leo deve ser maravilhoso mesmo. Adorava as pregações dele. A força de vontade que ele tinha de viver.
    Beijos e saudades de vim aqui. Tive dodoi e essa semana nem trabalhar direito eu vim...
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Olá queridíssma Lucinha!
    Cheguei, atrasada como sempre... Bom , antes tarde do que nunca, né?
    Não participei do BookCrossing com deve ser, mas já faço isso normalmente. Apendi com uma amiga já faz muito temp, não deixar livros encostados na prateleira. Sempre que leio passo para outras pessoas. Tenho pouquíssimos livros em casa, acredite. E olhe que sou uma leitora compulsiva. Todos os que tenho aqui e guardo como meus, já sairam e voltaram. Sairão novamente tenho certeza, seguirão com suas mensagens por aí.
    Padre Léo escreveu coisas maravilhosas, tbém pude participar de momentos muito especiais com ele.Li , releio e distribuo os livros que ele escreveu.Acabei de presentear um casal amigo com o "Sede fecundos". Vc já leu? Se não, mande seu endereço pra meu e-mail (cercavivadarenata@gmail.com) que envio pra vc.
    Adorei seu possante cortador de gramas...
    Bjks no coração
    Renata

    ResponderExcluir
  6. Essa foi a primeira vez que participei e já estou pensando na próxima!
    Muito bacana como você fez com seus livros. Ainda quero experimentar fazer exatamente como a proposta original, de "perder" um livro. Doei de uma forma diferente, mas mesmo assim foi uma experiência bacana.
    Parabéns por desapegar-se!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. desapego é difiiiiiiicil rsrs mas to tentando! ha duas semanas levei alguns livros numa biblioteca de cravinhos...veja a historia da biblioteca:
    http://cre-sercravinhos.blogspot.com/p/biblioteca-na-calcada.html

    depois da uma espiadinha na parte INSTITUCIONAL

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucinha!
    Foi muito simpática sua participação no Bookcrossing. Você tem mesmo um belo coração, com muita sensibilidade para ver que sem desapego não valeria a brincadeira. Muito bonito de sua parte, adorei!
    Beijinhos e um lindo fds!

    ResponderExcluir
  9. Oi.. Faço parte das Blogueiras Unidas n°1124 e já estou seguindo o seu blog... Venho te convidar para conhecer o meu e segui-lo tb
    http://maosdemocas.blogspot.com/
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Amiga muito querida,boa noite!!!

    Gostei demais de ver o seu desapego,preciso tentar praticar também...amo meus livros e para mim são como filhos.
    Mas um dia,que espero não esteja muito longe,aprenderei.

    Bjsssss,amiga,
    Leninha

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucinha
    Eu gostei desta ideia!
    Temos que desenvolver este hábito para que mais pessoas tenha oportunidade de conhecer o mundo da leitura.
    Difícil é escolher o qual se desfazer, mas é por uma boa causa!

    Agradeço sua visita sempre carinhosa!

    Um grande abraço e um final de semana abençoado!

    ResponderExcluir
  12. Adoraria ter participado, mas como estou meio fora da blogosfera só fiquei sabendo ao visitar Luma depois já ter passado o dia. MAs confesso seria muito difícil para mim, meus livros são como meus tesouros. Creio que faria o que você fez, compraria um e deixaria em lugar bem visível com o recadinho.
    Beijos minha e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  13. Participar do book Crossing deve ser muito bom!Gostei da idéia.beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi tudo bem?
    Vim retribuir a visita e dizer que seu blog é lindo...
    Meu n° é o 1124 no blogueiras unidas e já estou seguindo...
    Vc comentou que está seguindo o meu, mas a sua foto não apareceu lá, será que vc pode seguir novamente?
    http://maosdemocas.blogspot.com/
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Praticar o desapego exige um aprendizado e, infelizmente, acredito que tenho muito a aprender.
    Praticar o desapego em relação a livros é de uma nobreza absoluta, porque, por detrás do desapego está a missão, a missão de incentivar ao hábito da leitura.
    Repito, é nobre.
    Beijo, minha amiga querida.
    Nina

    ResponderExcluir
  16. Lucinha, a sua participação foi deliciosa e bastante especial, ainda mais doando um livro que tanto gosta! Obrigada por acatar o meu convite e participar!

    Agradeço também por ter-me ajudado a espalhar a ideia do BookCrossing Blogueiro e tudo o que vem agregado ao ato de "libertar" um livro.

    Aproveito para contar que já agendei a 4ª Edição para a segunda quinzena de abril de 2012 (16 a 23 de Abril). A explicação para esse intervalo grande é justamente para os "apegados" se acostumarem com a ideia.

    Vamos seguindo doando um pouco do que temos e motivando mais pessoas, praticando o desapego, espalhando cultura e quem sabe, despertando novos leitores?

    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  17. Amiga, estou passando aqui pra dizer oi e pra ver as novidades do blog, está tudo lindo como sempre!!! rsss, bjs da Mel, e bom fim de semana!
    Espero sua visita: www.coisasdemelissafraga.blogspot.com tem novidades... bjs

    ResponderExcluir
  18. Lucinha, voltei pra agradecer teu carinho por lá e desejar tudo de bom,ótimo descanso para nova semana! beijos,chica

    ResponderExcluir
  19. Oi Lucinha, obrigada pelo carinho com meu blog e com minhas peças... olha não fica repetitivo elogiar não rssss, faz bem pro ego da gente rssss. A gravidez vai muito bem graças a Deus, o bebê está crescendo e na próxima semana tudo indica saberei o sexo! daí te conto, bjs da Mel

    ResponderExcluir
  20. Olá querida, de vez em quando junto livros e deixo no mercado, padaria, banco da praça, etc., mas são livros que não vou reler. Eu até posso dar um livro, mas precisa ser um livro que poderei repor, pois a maioria dos meus autores preferidos, têm apenas um ou dois livros reeditados. Confesso que não estou preparada ainda para doar um livro que não poderei mais reler. Quem sabe no futuro. tenha uma semana de paz e alegrias. Você é uma amiga maravilhosa e adoro te visitar. Carinhos

    ResponderExcluir
  21. Oi, Lucinha!

    Que boa ideia.
    Lembrei-me de minha cunhada. Ela lê muito, muito e passa os livros para nós e para a vizinhança. É muito legal esta troca.

    Amiga, estarei ausente por um tempo.
    Vim lhe desejar muitas felicidades neste tempo de festas que vem por aí. Foi muito bom conhecê-la. Obrigada pelo carinho.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  22. Oi Lucinha !

    Que legal esse movimento, imagina vc encontra um livro desses que de alguma forma foi especialmente preparado para a pessoa, sem mesmo conhecer :)
    Em 2009 ano que cheguei aqui minha amiga Laura tb brasileira achou um livro em portugues no banco de um park, ficamos surpresas nao esperavamos encontra um livro do nosso pais aqui tao faraway, rsr. Ate preciso perguntar a ela se tinha algum recadinho sobre bookcrossing.

    Bjos

    ResponderExcluir
  23. Oi, Lucinha,

    O book crossing é uma coisa bem conhecida aqui em Brasília. Aqui há até um açougeu (isto mesmo! rsrs) que é biblioteca e que pratica o book crossing regularmente, rsrs. Este açougue, aliás, virou centro cultural (sem deixar de ser açougue!), por causa do apego do dono às coisas ligadas à cultura e muito artista de grande expressão já se apresentou lá! rsrs.
    Gostei da sua participação, eu dôo livros regularmente (muitos) mas isso, confesso, sempre me dói, sou amis desapegada de outros objetos, rsrs.

    Um beijo, querida!

    ResponderExcluir
  24. Esse livro é ótimo!
    Adoro pe Léo, acompanhei toda a doença dele e o vi em Cachoeira paulista a última pregação dele em 2007, foi emocionante, ele estava de cadeira de rodas, carequinha e até as sombrancelhas já tinham caído, disse que sentia muita dor, mas mesmo assim tinha que estar lá no Hosana Brasil, agradecendo a Deus.
    Uma alma grandiosa! Espero que quem ler o livro, sinto um pouquinho desse amor de Deus que pe Léo sentia.

    Gdbeijo

    ResponderExcluir
  25. Olá Lucinha,
    Há algum tempo que não vinha visitá-la.
    Tem coisas lindas aqui publicadas e como foi bom ver essa erva bem aparadinha.
    É uma senhora cheia de coragem.
    Essa experiência do crossing book é bem interessante.
    Os livros são os melhores presentes que poderemos oferecer e se dermos um dos que mais gostarmos é Deus a falar por nós.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderExcluir
  26. Lu querida, eu participei deste movimento no ano passado, e amei!!!
    Neste ano, não tive tempo, na verdade até me esqueci no dia, de tantas coisas que tenho na cabeça...
    achei linda a sua atitude e mais lindo ainda o livro que você doou, deve ser MARAVILHOSO!!!
    Você sempre me ensina coisas lindas e me traz muita paz através de seus posts!!!
    Obrigada
    Beijosssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  27. Querida Lucinha!
    Minha amiga, saiba que eu adorei ler o teu relato de hoje e a tua vontade tão sincera de participar desta campanha até me emocionou!
    Tenho um grande amor pelos livros, e uma pequenina biblioteca, que tenho juntado desde quando eu era bem menina. Nunca participei de uma campanha bacana como esta, mas posso dizer que ao longo dos anos, vou me "esquecendo" de alguns livros... (Rs...) E isto acontece simplesmente porque acabo emprestando muitos livros, e muitas vezes, eles acabam ficando com outras pessoas mesmo! (Rs...) A maioria fica com os meus parentes e amigos, e tem vezes que empresto pra terceiros,os quais nem cheguei a conhecer ainda... (Rs...)
    Mas sem dúvida, apesar disso, continuo apegada aos meus livros... E sei o quanto é difícil a gente "se esquecer" de algum deles... Deixo fluir tudo naturalmente, e desse jeitinho suave, vou tentando incentivar o gosto da leitura em outras pessoas ao meu redor. Mas te confesso,minha amiga, que tenho alguns livros que faço questão de guardar,pois são livros que tem alto valor emocional pra mim (como a minha coleção de clássicos da literatura que ganhei do meu pai,quando eu tinha uns 13 anos)...Esses fazem parte da minha estória e são meus companheiros de muitas aventuras...
    Mas valeu,Lucinha, pela tua boa vontade e alegria de doar a "mágica da leitura" para outras pessoas ao teu alcance!
    Como você deve lembrar, amanhã é feriado aqui no Brasil, e eu estava até planejando fazer um"piquenique" aqui mesmo no nosso quintal, com os meus meninos e as minhas sobrinhas... E eu queria aproveitar a ocasião pra fazermos uma "sessão literária" depois disso... Mas como está chovendo aqui no Rio,acho que vamos ter de mudar de idéia,e adiar a brincadeira... (Rs...)
    Beijinhos daqui dos cariocas e uma semana abençoada pra ti,minha querida!
    Teresa

    ResponderExcluir
  28. Lucinha, também gosto muito de participar e já guardei a data do próximo. rs
    Xeros

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias