O sol e o mar levaram a minha tristeza embora.

Piha Beach - Auckland - New Zealand

Depois que cheguei de férias, poucas vezes vi o sol. Já estava até pensando que o verão iria emendar com outono e inverno. Ou seja, frio e chuva o ano inteiro.

Parece que as previsões do tempo para esse verão estão acontecendo realmente. Li nas notícias ano passado, que o início do verão seria de muitas chuvas. Não me importei muito, eu não estaria aqui. Rs E, que no final do verão já seria mais quente. Já cheguei há 19 dias, já estava na hora de fazer um tempo bom.

Assim aconteceu. Depois de um temporal ontem à noite. O dia amanheceu lindo demais.

E, lá fui eu fazer uma caminhada na praia.

Na foto nº 1, é de onde tem um mirante que tem essa linda vista.

Nº 2, eu já estava lá na areia chegando à praia. Surfistas, banhistas, crianças brincando, e até gente acampada. A praia estava com vida. Praia e sol combinam demais.

Nº 3, trilha pra ver a vista lá de cima. Não fui dessa vez, pois deixei meu tênis no carro, e como tinha um compromisso no final da tarde, achei melhor não ir. Assim que fizer um dia lindo como esse, eu volto lá, preparada pra fazer essa trilha e fotografar lá de cima.

Nº 4, essa foto eu tirei lá de cima do mirante. Vendo essa imagem, caminhando descalça na praia, molhando os pés naquela água geladinha, vendo as gaivotas voando, e aquele céu lindo; eu comecei a me sentir de volta a realidade da Nova Zelândia.

É assim que Deus faz. Ontem, eu estava com muita dor de saudade. Até o cheiro dos lugares e pessoas no Brasil, eu ainda sentia.
Depois de desabafar com vocês aqui, e receber tanto carinho pelos comentários e emails, eu comecei a me sentir forte novamente. Muito obrigada a cada um de vocês.

Hoje, eu procurava  sentir o cheiro das praias brasileiras. Descobri que as praias daqui não têm aquele cheirinho gostoso das nossas. Cheirinho de mar. Não sei o motivo, e não me perguntem. Risos Mas é diferente.

E, foi ao descobrir que o cheiro do mar daqui não é o mesmo do mar do Brasil, foi que eu caí na real.
Não estou mais no Brasil e não posso viver aqui totalmente envolvida emocionalmente com as coisas que vi e vivi lá. Ninguém sobrevive assim longe de casa. Não dá pra viver as duas vidas.
Se  eu não separar as coisas, quando a tristeza e a solidão bater, não conseguirei suportar.
Chorar, ficar triste, sentir saudade, isso vai acontecer muitas vezes. Espero que no dia seguinte, faça um lindo dia de sol.

Aqui não tem carnaval. Irei acompanhar as notícias pela internet.

Desejo um carnaval de muita paz. 

14 comentários:

  1. Simplesmente maravilhosas tuas fotos e conclusões...

    Quando estamos num lugar, não pódemos querer o que temos no outro.

    Isso acontece a cada vez que volto da praia. Fico p da cara, danada pois a cidade é tudo o que não queria ter perto de mim.Trânsito, violência,etc...

    Mas, como precisamos estar na cidade, fazer o quê?


    Conformar e viver bem, senão piramos,né?

    E assim, pouco a pouco,vais sentir a normalidade da vida aí e que o anormal é quando estás aqui.

    Adorei te ler , cedinho assim! beijos,chica e tudo de bom! E muito sol nos teus dias...

    ResponderExcluir
  2. Essa é a Lucinha que eu queria ler! De volta, bastante consciente a fazer paralelos. Sensatez e lucidez, te fazem sobreviver nesses confins! Fique com Deus! Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga Lucinha,
    Comentei agora no seu "post" abaixo que já tinha lido ontem, mas já bem tarde!
    É muito natural que se sinta ainda com esses sentimentos nostálgicos mas muitos lindos dias de sol vão rodeá-la nessas terras longíquas da NZ que são um paraíso!
    Esse azul desse céu e esse mar (deslumbrante) fazem-me lembrar o azul imenso deste lindo embora pequeno País que é Portugal.
    Daqui lhe envie um imenso abraço cheio de sol neste inverno muito frio mas sem chuva.
    Tudo de bom Lucinha. Um excelente domingo.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  4. Imagens fantásticas!
    Estou feliz por ti...
    Essas são as bençãos Deus nos oferece a cada dia.
    Abraços carinhosos! um final de semana abençoado e alegre pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Olá,querida
    Que bom ter dado tudo certo mas a vida continua...
    Bjm de paz e alegria

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga Lucinha. Viva cada momento como se fosse o primeiro dia de sua vida. Viva Nova Zelândia a cada momento e quando sentir saudades tua terra amada te espera de braços abertos. Achei linda a foto da praia, embora a água azul, senti falta do calor humano. Saiba que eu estarei aqui postando fotos do nosso imenso e belo Brasil para que você possa matar a saudades de casa, ou aumentar né, kkkk. Um grande beijo. Um ótimo domingo, FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  7. Grande Lucinha! Gostei de ver.
    Tem tudo para ficar feliz aí, nesse local maravilhoso.
    O lema é AQUI e AGORA.
    Beijo, flor.
    Nina

    ResponderExcluir
  8. entao vamo separar as coisas:
    de um lado, praias maravilhosas da nova zelandia

    do outro lado, praias maravilhosas brasileiras com brisa de esgoto rsrsrsrsrs

    separou???w

    ResponderExcluir
  9. Querida Lucinha...bom vir aqui te ver...Imagino a saudade que deve sentir do Brasil..o mar parece o mesmo,mas as coisas da nossa terra tem um cheiro diferente um jeito de ser Brasileirinho...Mas fique bem docinho..muito linda as praias dai...que coisa mais linda!! aproveite o dia a dia verá que logo logo estará passeando no Brasil de novo...
    muitos beijos e tudo de bom para voce..
    sua amiga
    titi

    ResponderExcluir
  10. Até vim ver,se as letrinhas não estavam aqui,srrs Não estão.Tudo Tranquilinho!!

    Linda semana,beijos,tudo de bom,chica, diretamente da FORNALHA.O calor está incrível aqui!

    ResponderExcluir
  11. Pois é, Lucinha. Saudade doi e não tem remédio.
    O melhor é tentar não lembrar, não pensar. Aproveite essa praia linda e se cheiro.
    Quem sabe o cheiro das praias daqui não é por conta de urinarem e deixarem sujeira nas areias?

    ResponderExcluir
  12. Tem toda a razão, desse mirante tem uma linda vista. Sozinhas ou acompanhadas são sempre momentos de grande beleza os que podemos observar dos mirantes ou miradouros, momentos que nos proporcionam uma sensação de tranquilidade (acho eu) e acho que o céu, o sol, o mar e os cheiros da NZ lhe trouxe tranquilidade.
    Bjs/Paula

    ResponderExcluir
  13. Querida Lucinha!
    Ô,minha amiga... Ando com saudades de vir até aqui neste teu lindo jardim, e como eu estava viajando (e com os meninos fazendo muita bagunça! Rs...) não me sobrava muito tempo pra ficar na internet. Mas que delícia voltar até aqui e encontrar esta paisagem simplesmente deslumbrante! Menina, mas esta Nova Zelândia é realmente um lugar surpreendente e repleto de maravilhosas paisagens... Fiquei daqui encantada! Em lugares incríveis assim,certamente a gente sente o "toque" todo especial do Criador,e a Sua Presença majestosa... Tudo muito lindo!!!!
    E quanto às saudades do Brasil, imagino a intensidade dos teus sentimentos,minha amiga... Passei apenas 1 semana lá nas terras do Tio Sam, e já estava ficando com saudades do "nosso ninho carioca"...(Rs...) Mas tenho certeza que você é uma pessoa iluminada e especial, e com tranquilidade no teu coração, você sempre saberá conduzir-se por estes novos caminhos neo-zelandeses! Que Deus te abençoe,minha querida amiga, e que Ele te traga muitos dias azuis e ensolarados pelo teu caminhar!
    Beijo grande no teu coração e obrigada amiga, pelo teu carinho de sempre!
    Teresa

    ResponderExcluir
  14. Olá Lucinha, te descobri através do blog da Lu do"Calma, que estou com pressa".
    Chamou-me a atenção por você estar fora do Brasil.
    Olha, eu estou aqui em Portugal há 26 anos!
    Meu Deus, quando me dou conta do tempo que passou... parece mentira.
    Mas fato é que é verdade, e passei por todas essas fases que você tá descrevendo e mais algumas.
    E esse é sem dúvida o primeiro passo para a nossa boa relação com a vida em outro espaço, e para que a adaptação se faça.
    Eu por exemplo, depois de experimentar a praia aqui, me "enclausurei" e me recusava a ir à praia, porque "praia" para mim era outra.
    Tudo era razão para eu não gostar: o vento, o frio (por mais calor que estivesse, era sempre frio)rrsrsrsss
    Aí um dia, uma colega de trabalho me disse: "Graça, se tu gostas de praia, tens que aprender a gostar desta praia, porque é esta que está aqui à tua beira. Senão nunca serás feliz".
    Aí, acredite, que eu interiorizei as palavras dela: se não podia mudar a praia, tinha era que mudar minha atitude: aqui está vento? Comprei o que cá chamam de "pára-vento" que ajuda bastante quando a gente tá numa de "pegar sol na areia".
    Aprendi a levar sempre uma blusa ou casaco pra proteção.
    Aprendi a gostar da praia, mesmo sem ir ao mar todas as vezes (a água é hiper-gelada!)
    E aprendi o fundamental: aproveitar a praia independentemente da estação do ano, porque às vezes em pleno inverno se pega uns dias maravilhosos!
    Ora bem, isto não é tudo, mas foi uma das coisas mais maravilhosas que eu recuperei aqui em Portugal. E que contribuiu para eu superar minha saudade :)

    Ufa!
    Acho que nunca deixei um comentário tããão longo num blog, e logo na "1ª vez".
    Bjn no coração

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias