Já que chegou o inverno, o jeito é cultivar tulipas + Seis passos para cultivá-las

Essas eu comprei. Passei na loja no dia anterior estava por um preço, passei no outro, a metade.
 Não resisti ao preço e tanta beleza. Risos

O inverno começou oficialmente na Nova Zelândia. Extra oficialmente, em minha opinião, ele já chegou há muito tempo. Hahahaha. Desde o momento que eu começo a usar roupas de frio e calçar meias, já conto como inverno. Talvez, eu tenha me acostumado um pouco, mas no primeiro ano, pensei que fosse congelar.
Alguns dias da semana, eu saio de casa por volta de 6.10 AM, e me agasalho bem, pra poder me sentir confortável.
Não estou reclamando, sei que todas as estações do ano são importantes, mas não vou dizer que é fácil suportar os três meses, ou mais de inverno na Nova Zelândia.

E, pra quem pretende vir passear ou morar por aqui, eu indico esses dois blogs que sempre dão dicas preciosas de bem estar e vários outros assuntos sobre esse lindo país. É só clicar aqui no blog da Vanessa, e aqui no blog da Lis.

No inverno passado, eu cultivei várias tulipas, como vocês podem ver aqui e aqui. Não tinha nenhuma noção de como cultivá-las. Mesmo assim, elas não fizeram feio e enfeitaram o meu inverno. Esse ano, primeiro eu busquei mais informações para não cometer os mesmos erros. Já plantei as minhas, e vou ter um enorme prazer em mostrá-las na primavera.

Sei que na maioria dos estados brasileiros não dá pra cultivá-las devido ao clima quente, mas no sul do país elas devem florescer lindas devido ao clima frio. E, também para aqueles que moram em países frios e gostam dessa flor tão bela, segue abaixo seis simples passos para cultivá-las.
Simples assim:

Cultive tulipas em seis passos

1

Prepare o solo onde você deseja cultivar as tulipas. Quebre os torrões e are a terra. As tulipas precisam de um solo bem fofo e com excelente drenagem para evitar encharcamentos.

2

Com a ajuda de uma pá, enterre os bulbos a uma profundidade de 15 cm.
Os bulbos devem ficar com os brotos ou pontas para cima.

3

Se você quiser formar um maciço, plante mudas com uma distância de 10 cm entre si. Calcule cerca de 30 pés por metro quadrado. É o ideal.

4

Se preferir cultivar em vasos, não plante mais de cinco mudas em um vaso de 15 cm de diâmetro.

5

A rega deve ser mínima. Mantenha o solo úmido, mas nunca encharcado. O excesso de água facilita a proliferação de fungos, que prejudicam as tulipas.

6

Depois da primavera vem a época de floração. Deixe passar um mês e colha as mudas.
Conserve-as em um lugar arejado e fresco até o outono seguinte.

Essas dicas eu achei aqui na Comunidade Bem Simples.

Tenham um lindo Domingo. O meu já está terminando. Risos


24 comentários:

  1. Elas são lindas e trouxeste boas dicas pro seu cultivo!

    Que tua semana seja linda,aqui iniciando um domingo, parecendo ser lindo! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. nao gosto do inverno nem do outono....sofro muito, essa noite foi horrivel...parece que engoli um gato e uma flauta....um chiado insuportavel no peito....mas tudo bem...quero ainda ter muitos invernos assim rsrs

    ResponderExcluir
  3. Não sei se pior é aguentar inverno por 3 meses ou verão por 12 meses. Prefiro o 1ª, Lucinha.
    Vi no meu mapara escolar(adoro)que Nova Zelandia é longe. Mas como disse Richard Bach: "longe é um lugar que não existe". E a Nova Zelandia existe.
    Por que vc escolheu Nova Zelandia? Se importa de me dizer?

    ResponderExcluir
  4. Oi Bella!

    Em 2010 me trouxeram mudas de tulipa da Holanda, modificadas geneticamente, eram azuis... Quem disse que vingou nesta temperatura acima de 30 graus... Veio dentro de um sapato holandês de porcelana lindo! Fiquei super frustada!

    Lucinha, tem belo domingo!

    Beijoooooooooo

    ResponderExcluir
  5. Lucinha querida!
    Amo tulipas,acho-as maravilhosas..,
    Mas, por aqui só artificiais mesmo.
    Ainda bem que três meses passam rápido e por outro lado tem suas compensações.
    Abraços! Uma semana abençoada, repleta de paz e alegrias pra ti.

    Amei o post anterior!
    A cultura de um povo educado é lindo de viver...

    ResponderExcluir
  6. Lucinha
    Eu também amo tulipas e adorei as dicas de cultivo.
    Amiga, a foto do vaso ficou linda, parabéns!
    Então, agora só estou visitando as amigas no domingo, porque no meio da semana é um corre-corre,mas o que está consumindo o meu tempo na mercearia é a informatização, é muita coisa para uma cabecinha que mal sabe blogar,rsrs.
    Obrigada pela visita e o seu carinho sempre.
    Agora vou passear pelo blog para conferir as novidades.
    Um grande abraço e uma linda semana
    Maria Luiza

    ResponderExcluir
  7. Sabendo o quanto ama flores e sabendo que agora está com muito pouco tempo livre, plantar ver crescer as tulipas e demais flores, deve ser para si um prazer redobrado.
    Eu tive a minha infância ligada ao campo, natureza, agricultura e entendo um pouco o ciclo das coisas, mas só quando se está algum tempo longe e no meio da grande urbe, e se trabalha horas e horas dentro de um escritório, se apercebe como é bom usufruir da terra, dos ares, cores, paisagens, sons do campo. No fim-de-semana que passou tive o prazer de usufruir de tudo isso, mas aqui eu vivo numa urbanização de apartamentos e não dá para ter uma horta-jardim, ainda assim é bom poder admirar no decorrer da Primavera, na zona mais silvestre, todas as flores que são semeadas, nascidas e criadas pela natureza selvagem que dão cor à paisagem.
    Enquanto aqui estamos a um passo do Verão, aí agora já é Inverno, mas é como você diz, todas as estações do ano são importantes e têm a sua beleza, desde o verde do Inverno, às flores da Primavera, o prazer das sombras no Verão, aos frutos maduros do Outono.

    Um resto de bom fim de semana e passe bem a semana e continue a agasalhar-se, para não ficar doente "ouviu"?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá Lucinha!!!
    Também gosto muito de tulipas :)
    Aliás, eu adooooro tudo que é flor!

    Olha, quanto ao frio, como te entendo, amiga! Ó,Ó... para mim é uma depressão, mas não adianta, tem que se passar por ele. Não sei se te lembras, mas eu estou aqui em Portugal, que também é geladinho :)

    Bjn no coração e boa semana pra você

    ResponderExcluir
  9. Olá Florzinha,
    Obrigada por tentar votar, mais é que agora o site teve uma mudança e agora pede para cadastrar um login, ficou mais difícil e prejudicou a votação por isso vc não conseguiu, mas não tem importância, valeu assim mesmo, muito obrigada Amiga.
    Florzinha adoro tulipas, acho que aqui em Terê elas devem gostar do clima tá sempre frio, kkkkk, só que moro em apartamento e não tenho espaço, é uma pena, mais enfim adorei suas dicas de plantio.
    Bom finalzinho de domingo pra ti e e uma abençoada semana.
    Muitos mais muitos beijos em seu coração, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucinha ,lindas as tulipas gosto muito ,adorei as dicas , também não gosto do inverno mas suporto ,boa semana minha querida beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga Lucinha!

    Boa tarde!!!

    Aque ainda é domingo,quase cinco da tarde e o Brasil perde de 2 a 0 para o México.Ainda bem que não fico muito ligada na TV,vou blogando enquanto minha irmã sofre com o jogo.É amistoso,mas mesmo assim,é ruim perder...
    Ah Lucinha,sou a pai xo nada por tulipas,meu sonho sempre foi ter um campo de tulipas,mas enquanto morava na fazenda,o clima não era propício e depois,quando fui morar em terra mais fria,o terreno era pequeno...também prá que sonhar com tanto,né?podia ter um canteirinho...

    Seu passo a passo está excelente e por ele dá prá plantar pelo menos um vasinho.Gosto de ver a sua disposição,Lucinha,com pouco tempo consegue fazer muita coisa.E se agasalhe bem,amiguinha,não se arrisque a outra gripe...a virose foi feia,né?

    Um abraço também mineiro,beeeeem apertado!!!

    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  12. Lucinha obrigada pelos elogios, e carinho vc é um doce, adoro tulipas mas aqui só se colocar na geladeira...o trio parada dura estão otimas....beijos

    ResponderExcluir
  13. Lucinha já fazia mesmo muiito tempo que você não me visita depois de muitas visitas que te fiz....mas fiquei muito feliz que foi me ver e senti que você não havia me esquecido ...ufa ainda bem!!....Eu estive ausente também e estou mais ausente devido hoje a meus dois empregos,mas não deixei o blog e fico feliz em vir aqui te ver e ver tudo aqui lindo...como se cultivar Tulipas..enfim você é muito deicada a cada post..adoro...desejo a voce boa semana e aparece para me ver tomar um cafe comigo sempre que quizer..beijinhoss mi.l..titi

    ResponderExcluir
  14. Sou muito friorenta e assim que esfria, também já separo as minhas roupinhas fofinhas :)
    Se temos que passar pelo inverno, melhor passarmos da melhor forma possível e se isso quer dizer, aquecer os olhos e o coração, tanto melhor. As tulipas são lindas e cumprem os dois aspectos. Alegram os olhos e aquecem o coração! De vez em quando compro, apesar delas não aguentarem muito a temperatura daqui onde moro, mas coloco em ambiente refrigerado. Ah, não vou plantar, pelo mesmo motivo acima!! Adorei seu comentário no blogue! Eu te acho uma pessoa super doce e tenho certeza que as pessoas do seu convívio agradecem muito a sua presença. Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  15. Nosso inverno brasileiro e , principalmente, aqui pelo sudeste é bem pouco. Imagino a diferenças que deve sentir por aí. Suas tulipas estão linda, amo flores, mas nosso clima não é mesmo favorável a elas.
    Bom inicio de semana.

    ResponderExcluir
  16. olá lucinha amo tulipas e é a flor que mais linda p mim, aqui todo inverno as tulipas são plantadas e ficam lindas, aqui em casa nunca plantei mas esse ano quero te-las aqui, e o pap sobre as tulipas foram ótimas, assim terei idéia..

    Lucinha espero q estejas bem....

    Vou dar uma olhadinha nos blogs

    bjinhos rose jp

    ResponderExcluir
  17. Vim agradecer e como foi o teu feriado?Legal?É ótimo em 2ª feira,né? beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  18. Olá amiga Lucinha,
    Aqui está começando o Verão. E eu que prefiro o Inverno... rsrsrs. Para mim é mais calmo e adoro passear à chuva:))!
    No entanto têm estado uns dias muito agradáveis e o sol sempre revigora.
    Lindas essas túlipas.
    Grata pelas dicas para a sua plantação
    Vai ser bom vê-las crescer.
    Desejo-lhe uma semana bem agradável apesar do frio que começa a sentir.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  19. Oi Lucinha!
    Que boas dicas pena não poder aproveitá-las. Adoro tulipas, acho-as liiindas!
    Beijinhos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  20. .


    Adorei este blog. Acho que
    vou morar por aqui.

    Estou seguindo os seus pas-
    sos.

    Palhaço Poeta







    .

    ResponderExcluir
  21. Lucinha que saudade,
    Essa trepadeira ai de baixo é linda!!
    Bjoos e não some mais...
    decorehouse

    ResponderExcluir
  22. Olá, querida
    Quem me dar cultivar tulipas!!!
    Mas, as cultivo no interior a medida do possível...
    Lindo post!!!
    Bjm de paz

    ResponderExcluir
  23. Oi Lucinha... tudo bem?
    Pois é menina... aqui estou corujando o pé de pimentão... vamos ver que tamanho vai ficar!
    Mas me conta... como está o seu chuchuzinho? Tem fotinhas novas?
    Beijinhos e bom inverno prá você e os seus queridos...

    ResponderExcluir
  24. Nunca é tarde para postar um comentário, não é? Passou-me despercebido esse seu das tulipas! Rsrsrs! Logo eu que tenho um imenso amor por elas e por você, é claro, que até plantou uma pra mim? Como assim, eu não vi? Vim aqui agora para ver seu post novo, mas não encontrei. Está tudo bem? Desculpe-me! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias